Nova Metralhadora de Apoio para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Escolha a melhor opção de Metralhadora de Apoio para o EB

A. MAG/MINIMI
131
68%
B. IMI NEGEV
25
13%
C. MG
8
4%
D. DENEL
7
4%
E. PKM
9
5%
F. OUTRAS
14
7%
 
Total de votos: 194

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#256 Mensagem por Clermont » Sex Out 26, 2012 6:00 pm

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#257 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 26, 2012 6:09 pm

Clermont escreveu:Imagem
[018] [018]

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#258 Mensagem por Guerra » Sex Out 26, 2012 7:22 pm

FCarvalho escreveu:Guerra , me corrija se estiver errado, mas um GC da inf leve não passa de 7 homens, certo? Até em função disso eles realmente precisariam do máximo de poder de fogo e flexibilidade na disposição do mesmo.
O Gc no BIL já chegou a ter 8 homens pela imposição do equipamento. Parece que voltou para 9.

Já a inf mec, até onde sei, o GC vai estar nos 9 homens comentados aqui, pois me parece ser esta a capacidade de transporte do Guarani, ao menos na versão 6x6; na 8x8 já não sei dizer, caso venha a possuir uma versão de transporte. Qual a razão ou a lógica então de se diminuir mais ainda um GC já tão pequeno como este?
Acho que me expressei mal. O GC mec com certeza vai ter 9 homens. A tendência de diminuição do GC é pela possibilidade do combate embarcado. Mas isso é na inf bld.

O ponto é que a inf mec não precisa ter a configuração da inf leve devido diferença de emprego na manobra.

A inf leve pode ser empregada em situações que vai ter um apoio logistico e de fogos reduzidos. Isso leva a aumentar cada vez mais o poder de fogo do GC.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#259 Mensagem por Guerra » Sex Out 26, 2012 7:26 pm

Clermont escreveu:Guerra mandou dizer que agora está muito ocupado, castigando alguns recrutas re
Tô agarrado no estudo. O EB resolver me colocar par estudar depois de velho!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#260 Mensagem por gribel » Sáb Out 27, 2012 5:34 am

Túlio escreveu:
Clermont escreveu:
O sistema alemão da Segunda Guerra Mundial mantinha o GC como entidade única, nucleado por uma metralhadora de emprego geral, na função de metralhadora leve. Ele não era subdividido em esquadras simétricas. E o mesmo se dava com o GC americano do Exército. Foi o GC americano dos Fuzileiros Navais quem introduziu o conceito de "esquadras simétricas", no total de 3 (três) por GC, cada uma nucleada por um fuzil automático BAR.

Uma conseqüência dessa diferença de doutrinas é que, na teoria, o GC alemão só podia cumprir uma função tática: ou ele se movimentava, ou ele prestava apoio de fogo. Ou seja, ele era uma fração OU de movimento OU de fogo. Cabia ao pelotão a função de cumprir as duas funções, ou seja, o pelotão era uma fração de movimento E de fogo.

Já os GCs com esquadras simétricas, na teoria, podem combinar fogo E movimento.

Existem opiniões de que o modelo alemão era melhor, mas quem vai saber?


Afanando o GUERRA véio de novo: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Sgt Guerra escreveu em Qua Ago 03, 2005 5:07 pm (e teve a mensagem vergonhosamente afanada):


A proposta seria:


3° Sgt – Cmt Gc
Cb – Cmt Esq A
Sd – E1
Sd – E2
Sd – AT
Cb – Cmt Esq B
Sd – E3
Sd – E4 (granadeiro)
Sd – AT

Parece ser pouco, e realmente é. Isso não é nada sem blindados, sem artilharia etc, mas se analisarmos que aumentando o poder de combate dos GC vai aumentar o poder de combate dos pelotões e esse dos batalhões, eu diria que é um aumento significativo na força.


Como paisano palpiteiro inveterado que sou, creio que o GC ficaria ainda com maior poder de fogo se:

:arrow: O E2 também fosse granadeiro (seriam 2 Esq com o mesmo poder de fogo) ou, alternativamente, Atirador de Escol, com o mesmo Fz mas customizado e com luneta e bipé. Lembro que granadeiro para mim é um Sd com um lança-granadas acoplado ao Fz, granada de mão creio que todo mundo deveria treinar e portar em combate, se é que já não é assim.

:arrow: O FAP do AT fosse substituído por um Fz Mtr dedicado, talvez até um IA2 7,62 - se prestar - com mecanismo simplificado, cano reforçado mas com as mesmas 17 pol e atirando SEMPRE com o ferrolho na posição ABERTA. Fim do enguiço e do "cook-off".


Para mim seria um GC dos buenos. Mas não paro aí:

:arrow: o Pel seria composto - como creio ser - por quatro GCs (3 de Combate como elenquei acima e 1 de Comando). A diferença:

:arrow: O de Comando teria duas Mtrs (1 AT, 2 aux cada) e ao menos dois paramédicos, além do Cmt Pel. Alternativamente, 2 Mtrs (1 AT + 1 aux) e uma dupla de caçadores (Sniper/Spotter), além dos paramédicos e Cmt. Seriam os mesmos 9 homens mas com um tremendo poder de fogo, quase um G Ap (como há a Cia Ap).


Creio eu, na minha ignorância, que seria um tremendo incremento da letalidade de um Pelotão...[/quote]


Dois faps eu rachei a cabeça, mas não me lembro. Agora...a granada era de bocal do FalFuderator . As de mão, fora em instrução e cursos, só em Olimpíada e competição. E olha que passei 6 meses indo pro mato toda sexta pra sábado, voltando pra guarda de domingo : )




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#261 Mensagem por gribel » Sáb Out 27, 2012 5:46 am

FCarvalho escreveu:
Guerra escreveu: A inf leve e a mec tem idéias um pouco diferentes. Na infantaria leve o foco esta nos GCs, Eles querem mais munição, mais cadencia nos GCs etc. Com a criação da inf mec começam a falar em novos sistemas de armas de apoio, combate embarcado, e outras coisas que pode diminuir os Gcs.
Guerra , me corrija se estiver errado, mas um GC da inf leve não passa de 7 homens, certo? Até em função disso eles realmente precisariam do máximo de poder de fogo e flexibilidade na disposição do mesmo. Já a inf mec, até onde sei, o GC vai estar nos 9 homens comentados aqui, pois me parece ser esta a capacidade de transporte do Guarani, ao menos na versão 6x6; na 8x8 já não sei dizer, caso venha a possuir uma versão de transporte. Qual a razão ou a lógica então de se diminuir mais ainda um GC já tão pequeno como este?

No caso da infantaria leve não chega a ser um tanto temeroso dispor de um GC tão pequeno nas nossas atuais condições, pouco armado e sem muitos recursos, e portanto, menos apto, suponho, a manter-se engajado em combate eventualmente com outra unidade que lhe seja congenere como por exemplo um GC Ranger ou da 101 Aeromóvel do US Army, ou mesmo um GC da legião estrangeira ou dos Royal Marines, exemplos de unidades leves de infantaria?

Aliás, apesar de ser repetitivo, a quantas anda no EB a definição do quantitativo sobre a composição dos GC' de slv, mth, pqdt, leve e de inf/cav mec? A atual organização, equipamentos e armas são suficientes para manter uma unidade neste nível para se bater em condições iguais, ou menos desvantajosas com outras congeneres suas estrangeiras? Ou aquela sugestão do Tulio deve ser buscada em algum tempo como modelo referencial do nosso GC futuro, com direito a mtl leves, fuzil de precisão, granedeiros e etc... já que não temos nada disso hoje?

abs.
9 caboco cheio de moral : )




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#262 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Out 30, 2012 4:28 pm

Túlio, esta é para ti:

Steyr Mannlicher STM556 AR-15 Rifle

Imagem

The most important innovation of this rifle is the quick change barrel. The barrel can be easily remove by the removing bolts that attach the gas block onto the one piece upper receiver/handguard. The STM556 is fully ambidextrous and is fitted with a Magpul stock and pistol grip.

Imagem

Steyr has finally introduced a credible modern service rifle (long ago having ceded development of the Steyr AUG to the Australians). This rifle, with its premium features, looks like a strong competitor to the SIG516 and the HK416. If the rest of the world follows the USMC lead and introduces IAR-style machine guns, the STM556 with its quick change barrel will have a distinct advantage over the before-mentioned competitors.

:arrow: http://www.thefirearmblog.com/blog/2012 ... -15-rifle/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#263 Mensagem por Clermont » Qua Out 31, 2012 7:35 am

cabeça de martelo escreveu:If the rest of the world follows the USMC lead and introduces IAR-style machine guns, the STM556 with its quick change barrel will have a distinct advantage over the before-mentioned competitors.[/b]
Eu não penso assim. Um cano de mudança rápida exigiria um auxiliar do atirador, com isso, transformando o fuzil automático pesado de arma individual para arma coletiva. Isso derrotaria uma vantagem desse tipo de armamento em comparação com uma metralhadora leve. Também, para o seu tipo de uso, não é tão importante o volume de fogo. Se fosse, os Fuzileiros Navais americanos teriam mantido suas M249. O que eles esperam do seus novos IAR é precisão, e maneabilidade. Agora, o que eu penso é que esse IAR-M27 bem poderia ter um cano de 20 polegadas. Isso já deveria ser o suficiente para aumentar a capacidade de fogo, talvez com alguma classe de carregador com mais cartuchos.

Agora, uma coisa boa nesse tipo de mudança rápida de cano para o fuzil, é que, assim, uma tropa poderia ter a capacidade de selecionar a melhor ferramenta para o tipo de engajamento à mão. Isto é, se o pelotão, hoje, irá engajar em guerra de rua, então, todos os soldados trocariam o cano-padrão do fuzil por um cano curto, tipo 12 polegadas. Se o combate vai ser em área rural ou de montanha, então, o cano-padrão, digamos, 16 polegadas seria mantido. E tudo isso feito pelo próprio fuzileiro, sem a necessidade da intervenção dos armeiros.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#264 Mensagem por Túlio » Qua Out 31, 2012 6:53 pm

Bueno, razões similares às acima aduzidas pelo CLERMONT me fizeram abrir mão da exigência (ó eu me achando de novo :mrgreen: ) de cano de troca rápida num Fz Mtr. Acho que atualmente só não abro mesmo mão é da SIMPLICIDADE (leia-se FIABILIDADE E BAIXO CUSTO) e do ferrolho na posição inicial ABERTA, além da alimentação EXCLUSIVAMENTE POR CARREGADOR, seja bifilar simples, seja C-MAG-style.

O resto para mim é FIRULA! :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#265 Mensagem por Bolovo » Dom Nov 04, 2012 6:02 pm

cabeça de martelo escreveu:Túlio, esta é para ti:

Steyr Mannlicher STM556 AR-15 Rifle

http://www.thefirearmblog.com/blog/wp-c ... 56-tfb.jpg

The most important innovation of this rifle is the quick change barrel. The barrel can be easily remove by the removing bolts that attach the gas block onto the one piece upper receiver/handguard. The STM556 is fully ambidextrous and is fitted with a Magpul stock and pistol grip.

http://www.thefirearmblog.com/blog/wp-c ... 6-tfb.jpeg

Steyr has finally introduced a credible modern service rifle (long ago having ceded development of the Steyr AUG to the Australians). This rifle, with its premium features, looks like a strong competitor to the SIG516 and the HK416. If the rest of the world follows the USMC lead and introduces IAR-style machine guns, the STM556 with its quick change barrel will have a distinct advantage over the before-mentioned competitors.

:arrow: http://www.thefirearmblog.com/blog/2012 ... -15-rifle/
Nossa... a plataforma AR-15 parece que virou commodity no mundo. Toda fabricante tem uma versão própria. Vi esses dias que até a Izmash russa, a que fabrica as AK originais, tem uma...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#266 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 31, 2013 2:25 pm

Oportunidade perdida? :|

Imagem

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#267 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 13, 2013 12:27 pm

As ML em 7.62mm estão a voltar em força!

:arrow: http://www.thefirearmblog.com/blog/2013 ... chine-gun/

E faz sentido, afinal qual é a função das ML? E olhem que estas novas ML em 7.62mm têm práticamente o mesmo peso que as suas primas em 5.56mm.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#268 Mensagem por Wingate » Qua Fev 13, 2013 2:08 pm

cabeça de martelo escreveu:As ML em 7.62mm estão a voltar em força!

:arrow: http://www.thefirearmblog.com/blog/2013 ... chine-gun/

E faz sentido, afinal qual é a função das ML? E olhem que estas novas ML em 7.62mm têm práticamente o mesmo peso que as suas primas em 5.56mm.

Comentário interessante de leitor na matéria recomendada acima:

"The 5.56 keeps their heads down, the 7.62 takes their heads off."


Wingate




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#269 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 13, 2013 10:08 pm

Gostaria de ver os comentários dos colegas militares do fórum a despeito da matéria acima.

Aparentemente há divergencias de visão e opinião entre as diversas ffaa's ao redor do mundo frente esta questão 5,56 x 7,62, com cada exército tratando o assunto de acordo com opiniões e experiências próprias.

Qual seria a posição do EB hoje em relação a esta discussão? Ou será que nem começamos, ou chegamos, a discutir o assunto?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#270 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 26, 2013 11:46 am

Linda e em 7.62mm! :D 8-]





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder