Programa KC-2 Turbo Trader (ex- CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#256 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 14, 2011 3:02 pm

FCarvalho escreveu:Desculpem-me a pergunta novamente mas, qual a vantagem do E-2 sobre o S-2, e vice e versa, em uma versão futura de AEW operando no A-12.

se o E-2 foi a versão AEW da US Navy por anos, por que então a MB priorizar a versão S-2 para tal tarefa, haja vista esta plataforma ser ASW?

se a MB pretende adquirir aeronaves para patrulha, vigilancia e ASW, porque não o S-2 na função e o E-2 na AEW?

grato pela atenção.

abs
A primeira diferença é que o E-2 não é compatível com o A-12.

O S-2 "AEW" é a única (e melhor) alternativa possível, tirando Helis, no momento. Quem sabe no futuro UAVs serão uma alternativa.

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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#257 Mensagem por Jacobs » Ter Jun 14, 2011 6:48 pm

Já compramos os S-2? Que eu saiba compramos apenas alguns C-1 para COD/REVO.




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#258 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 14, 2011 6:52 pm

Jacobs escreveu:Já compramos os S-2? Que eu saiba compramos apenas alguns C-1 para COD/REVO.
Sim. E os C-1 podem ser 'convertidos' em S-2 "Turbo", já que são similares.

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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#259 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 20, 2011 9:03 pm

cb_lima escreveu:A primeira diferença é que o E-2 não é compatível com o A-12.

O S-2 "AEW" é a única (e melhor) alternativa possível, tirando Helis, no momento. Quem sabe no futuro UAVs serão uma alternativa.

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CB acho que me expressei mal. Quando disse E-2 queria dizer E-1, a versão de AEW do Tracker.
Esta creio ser compativel com o Nae SP.

abs.




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#260 Mensagem por lynx » Seg Jun 20, 2011 9:19 pm

Em 2001 a MB recebeu oferta de E-1 Tracers por parte de uma empresa americana rival da Marsch Aviation. Me faltou o nome. A DAerM recusou a proposta em função de consultas feitas à FAA, Grumman e USN.
Essa aeronave possui uma empenagem totalmente diferente dos S-2 e C-1, com dois estabilizadores verticais. Dessa forma, tem reações diferentes em voo. Como nunca foi remotorizada com turbo-hélices, seria necessária uma campanha de ensaios longa e custosa para obter sua homologação para voo. Isso teria que ser feito nos EUA e no Brasil. A Marsh já tem essa homologação para o S-2T e a FAA informou ser válida para o C-1T, pois as diferenças mínimas entre as aeronaves permitem isso.
Também seria necessária uma campanha completa de homologação para pouso em NAe, que só a USN teria capacidade de fazer. Os Argentinos já fizeram isso, nos EUA, para o S-2T.
Adicionalmente, a MB pretende usar os COD para treinamento dos pilotos de AEW (muito mais caro para ser arriscado em qualificação de pilotos em NAe). Isso não poderia ser feito com a adoção do E-1, pelos motivos expostos.




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#261 Mensagem por PRick » Seg Jun 20, 2011 9:34 pm

A grande vantagem do Tracer E-1 é seu sistema de dobrar a asa, o que permite uma antena de radar no dorso.

Quem sabe não seria possível montar um C-1 ou S-2 com a asa do E-1. Se as mesmas foram iguais.

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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#262 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 20, 2011 10:14 pm

lynx escreveu:Em 2001 a MB recebeu oferta de E-1 Tracers por parte de uma empresa americana rival da Marsch Aviation. Me faltou o nome. A DAerM recusou a proposta em função de consultas feitas à FAA, Grumman e USN.
Essa aeronave possui uma empenagem totalmente diferente dos S-2 e C-1, com dois estabilizadores verticais. Dessa forma, tem reações diferentes em voo. Como nunca foi remotorizada com turbo-hélices, seria necessária uma campanha de ensaios longa e custosa para obter sua homologação para voo. Isso teria que ser feito nos EUA e no Brasil. A Marsh já tem essa homologação para o S-2T e a FAA informou ser válida para o C-1T, pois as diferenças mínimas entre as aeronaves permitem isso.
Também seria necessária uma campanha completa de homologação para pouso em NAe, que só a USN teria capacidade de fazer. Os Argentinos já fizeram isso, nos EUA, para o S-2T.
Adicionalmente, a MB pretende usar os COD para treinamento dos pilotos de AEW (muito mais caro para ser arriscado em qualificação de pilotos em NAe). Isso não poderia ser feito com a adoção do E-1, pelos motivos expostos.
Obrigado pela Explicação Lynx!

Legal saber essas histórias que levaram a MB as decisões que tomou nesse caso. [100] [009]

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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#263 Mensagem por henriquejr » Ter Jun 21, 2011 1:03 am

PRick escreveu:A grande vantagem do Tracer E-1 é seu sistema de dobrar a asa, o que permite uma antena de radar no dorso.

Quem sabe não seria possível montar um C-1 ou S-2 com a asa do E-1. Se as mesmas foram iguais.

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Não haverá necessidade já que o radar AEW dos Tracker da MB será instalado em baixo do avião e não em cima!




.
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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#264 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 21, 2011 11:32 am

lynx escreveu:Em 2001 a MB recebeu oferta de E-1 Tracers por parte de uma empresa americana rival da Marsch Aviation. Me faltou o nome. A DAerM recusou a proposta em função de consultas feitas à FAA, Grumman e USN.
Essa aeronave possui uma empenagem totalmente diferente dos S-2 e C-1, com dois estabilizadores verticais. Dessa forma, tem reações diferentes em voo. Como nunca foi remotorizada com turbo-hélices, seria necessária uma campanha de ensaios longa e custosa para obter sua homologação para voo. Isso teria que ser feito nos EUA e no Brasil. A Marsh já tem essa homologação para o S-2T e a FAA informou ser válida para o C-1T, pois as diferenças mínimas entre as aeronaves permitem isso.
Também seria necessária uma campanha completa de homologação para pouso em NAe, que só a USN teria capacidade de fazer. Os Argentinos já fizeram isso, nos EUA, para o S-2T.
Adicionalmente, a MB pretende usar os COD para treinamento dos pilotos de AEW (muito mais caro para ser arriscado em qualificação de pilotos em NAe). Isso não poderia ser feito com a adoção do E-1, pelos motivos expostos.
Linx, obrigado pela resposta. Mas uma curiosidade que me ocorreu com esta informação.

No futuro, a MB poderá ou terá de desenvover um novo AEW para seus Nae's, isto provavelmente demandará recursos e conhecimentos que não temos agora.

No caso dos E-1 Tracer, essa campanha de homologação necessária a operação do mesmo no SP, não nos ofereceria a oportunidade de conseguir a custos nem tão altos um conhecimento que demandaremos no futuro e que provavelmente não teremos com os S-2 Tracker? Além dos certamente altíssimos custos de impleantação e desenvolvimento do novo vetor, que poderiam ser diluidos naquele aspecto.

sua opinião.

abs




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#265 Mensagem por PRick » Ter Jun 21, 2011 12:46 pm

henriquejr escreveu:
Não haverá necessidade já que o radar AEW dos Tracker da MB será instalado em baixo do avião e não em cima!
O que implica numa enorme perda de capacidade, dada a limitação do tamanho da antena do radar.

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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#266 Mensagem por lynx » Ter Jun 21, 2011 5:28 pm

PRick escreveu:
henriquejr escreveu:
Não haverá necessidade já que o radar AEW dos Tracker da MB será instalado em baixo do avião e não em cima!
O que implica numa enorme perda de capacidade, dada a limitação do tamanho da antena do radar.

[ ]´s
PRick
Os requisitos da MB dão grande prioridade para a detecção de mísseis sea skimmer. Com a antena posicionada no dorço da aeronave existe um grande cone de sombra para baixo, que aumenta conforme se aumenta a altitude de voo. Em se pensando em mísseis lançados de submarinos, eles podem surgir literalmente do nada, ou seja, de dentro do cone. Esse cone é absurdamente reduzido com o radar na barriga da aeronave.
Por outro lado, o que se perde com o cone invertido, com o radar na barriga, não é tão prejudicial, pois as aeronaves incursoras podem vir a qualquer altitude e não têm como surgir derrepente dentro do cone. Essa foi, bem simplificadamente, a análise feita.
Os parâmentros utilizados foram os dos radares hoje presentes nos He AEW. Nem de longe é o melhor, mas é o que podemos ter e, pelo que estudamos, serão muitíssimo úteis.




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#267 Mensagem por lynx » Ter Jun 21, 2011 5:34 pm

FCarvalho escreveu:
lynx escreveu:Em 2001 a MB recebeu oferta de E-1 Tracers por parte de uma empresa americana rival da Marsch Aviation. Me faltou o nome. A DAerM recusou a proposta em função de consultas feitas à FAA, Grumman e USN.
Essa aeronave possui uma empenagem totalmente diferente dos S-2 e C-1, com dois estabilizadores verticais. Dessa forma, tem reações diferentes em voo. Como nunca foi remotorizada com turbo-hélices, seria necessária uma campanha de ensaios longa e custosa para obter sua homologação para voo. Isso teria que ser feito nos EUA e no Brasil. A Marsh já tem essa homologação para o S-2T e a FAA informou ser válida para o C-1T, pois as diferenças mínimas entre as aeronaves permitem isso.
Também seria necessária uma campanha completa de homologação para pouso em NAe, que só a USN teria capacidade de fazer. Os Argentinos já fizeram isso, nos EUA, para o S-2T.
Adicionalmente, a MB pretende usar os COD para treinamento dos pilotos de AEW (muito mais caro para ser arriscado em qualificação de pilotos em NAe). Isso não poderia ser feito com a adoção do E-1, pelos motivos expostos.
Linx, obrigado pela resposta. Mas uma curiosidade que me ocorreu com esta informação.

No futuro, a MB poderá ou terá de desenvover um novo AEW para seus Nae's, isto provavelmente demandará recursos e conhecimentos que não temos agora.

No caso dos E-1 Tracer, essa campanha de homologação necessária a operação do mesmo no SP, não nos ofereceria a oportunidade de conseguir a custos nem tão altos um conhecimento que demandaremos no futuro e que provavelmente não teremos com os S-2 Tracker? Além dos certamente altíssimos custos de impleantação e desenvolvimento do novo vetor, que poderiam ser diluidos naquele aspecto.

sua opinião.

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Fcarvalho
Será que vamos realmente desenvolver esse tipo de avião? Se o PAEMB for atendido, nossa demanda será de 8 aviões AEW. E, talvez, outros 8 COD. Vale a pena investir nisso? Veja que os franceses e, muito provavelmente os ingleses, preferiram comprar o Hawkeye.
Eu acredito mais nos Tilt-rotors. Estão só no começo.




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#268 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 21, 2011 5:45 pm

lynx escreveu:Fcarvalho
Será que vamos realmente desenvolver esse tipo de avião? Se o PAEMB for atendido, nossa demanda será de 8 aviões AEW. E, talvez, outros 8 COD. Vale a pena investir nisso? Veja que os franceses e, muito provavelmente os ingleses, preferiram comprar o Hawkeye.
Eu acredito mais nos Tilt-rotors. Estão só no começo.
Bom, diria eu que é uma aposta ousada. Por enquanto o V-22 não foi vendido ou cedido para ninguém, menos por suas qualidades e mais por uma questão de preço e custo.

Eu tenho certeza que seriam muito úteis por aqui tanto na MB quanto na FAB. Mas será que os yankees nos cederiam tais aeronaves, porque nos próximos 10/15 anos não temos perspectivas de desenvolvimento de nenhuma nova aeronave til-rotor. A não ser que algo de novo surja no campo dos VANT. Mas a que preço? E talvez essa seja nossa única opção.

a ver... :wink:




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#269 Mensagem por Túlio » Dom Jul 31, 2011 4:20 pm

lynx escreveu: PRick
Os requisitos da MB dão grande prioridade para a detecção de mísseis sea skimmer. Com a antena posicionada no dorço da aeronave existe um grande cone de sombra para baixo, que aumenta conforme se aumenta a altitude de voo. Em se pensando em mísseis lançados de submarinos, eles podem surgir literalmente do nada, ou seja, de dentro do cone. Esse cone é absurdamente reduzido com o radar na barriga da aeronave.
Por outro lado, o que se perde com o cone invertido, com o radar na barriga, não é tão prejudicial, pois as aeronaves incursoras podem vir a qualquer altitude e não têm como surgir derrepente dentro do cone. Essa foi, bem simplificadamente, a análise feita.
Os parâmentros utilizados foram os dos radares hoje presentes nos He AEW. Nem de longe é o melhor, mas é o que podemos ter e, pelo que estudamos, serão muitíssimo úteis.

Interessante. Então os requisitos para um AEW&C naval são tão diferentes dos de um terrestre? Que faz sentido faz... 8-]




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Re: CHUPA QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#270 Mensagem por gogogas » Dom Jul 31, 2011 4:56 pm

C-1A,S-2T,S-70,A-4 BR, acho que esta bom ,na minha opinião ,sera a aviação mais poderosa da região ,crio eu @ :!:




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