Immortal Horgh escreveu:glauberprestes escreveu:
Acho difícil/impossível ter S-300 por aqui nos próximos anos.... O Exército está muito preocupado tentando criar uma doutrina sólida para a média altura, e consolidar a de baixa altura. Isso já é inédito no país!
Glauber, mas você não acha que essa possível aquisição dos S-300 que o Walter citou, como sendo para a FAB e não para o EB, que teria neles uma excelente arma para defesa das bases aéreas?
[ ]s
Não. Não temos o que mais importa consolidado. É 20 vezes mais importante estabelecer primeiro a SHORAD. Depois, é preciso estabelecer a MERAD, e depois que essas forem estabelecidas, é que pensaríamos no LONRAD.
Veja que eu não estou criticando a família S-300, o problema é que é um sistema inútil, que serviria apenas para criar um anel de defesa, e não aumentar a meia esfera que deve ser a defesa AAe.
ZeRo4 escreveu:FOXTROT escreveu:
O que você sugere?
Levando em consideração as possíveis ameaças, custo e etc...
Igla para tropas a pé...
Uma torre no estilo da usada pelos Israelenses no MacBath, que é uma Vulcam 20mm e um pod para 04 mísseis manpads apontados por sistemas ópticos, a FAB e o EB usariam o Igla e o CFN o Mistral, mas o sistema em si seria o mesmo...
Concordo 100% nisso. Poderia rolar com o canhão de 30mm nacional, sendo duas peças, mais os mísseis terra-ar. Talvez o Strelets nacionalizado com canhões e EDT.
http://www.kbm.ru/en/product/manpads/strelets
Pantsir-S1 como sistema de curto-médio alcance, sendo que as baterias seriam gerenciadas por um Ranzhir-M apoiado por radar Kasta-2E2 para baixa altitude e um outro radar para outras altitudes...
Em termos de Brasil acho que nada mais que isso é necessário, nem mesmo o S-300!
[]s
Então, eu acho que o pantsyr é um sistema muito bom, com alcance de 20km, e uma altura operacional de cerca de 15km. Pode mesmo ser a versão auto-rebocada.