EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

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#256 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jan 02, 2008 6:25 pm

Como disse, o EB é o dono do projeto. Se a Iveco sair, repassa a outra empresa nacional sem o menor problema.




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#257 Mensagem por Túlio » Qua Jan 02, 2008 9:53 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Como disse, o EB é o dono do projeto. Se a Iveco sair, repassa a outra empresa nacional sem o menor problema.



E eu tenho minhas dúvidas que que a Iveco vá fazer um filhote de Centauro aqui e romanticamente repassar TODA a tecnologia ao EB, porque tudo o que eu vi até agora foi um desenho - horroroso, por sinal - e uma maquete - mais horrorosa ainda - e DUVIDO que 'daquilo' a IVECO vá fazer um carro de 25 tons, vão é fazer o carro DELES e nos vender, depois é o que o J. Ricardo disse, acaba a produção, fecha a linha e 'buenas noches, Sofia, o dinheiro tá na penteadeira e tua calcinha pendurada no prego da porta.'

Foi o que a Land Rover (equivocadamente considerada como parte da Ford, na verdade a aludida empresa ianque COMPROU MESMO a Land Rover, MENOS as unidades do Brasil e de um País da Ásia, que não recordo agora) fez... 8-]

Como diria o Finkenzito: Brazil-zil-zil!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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#258 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 03, 2008 1:42 am

O Urutu III vai ser desenvolvido junto ao CTEx. Não vai repassar a tecnologia, é mais que isso, vai é desenvolver o projeto conjuntamente.




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#259 Mensagem por Túlio » Qui Jan 03, 2008 8:27 am

Vinicius Pimenta escreveu:O Urutu III vai ser desenvolvido junto ao CTEx. Não vai repassar a tecnologia, é mais que isso, vai é desenvolver o projeto conjuntamente.


Sei lá, Pepper véio, cachorro mordido de cobra tem medo inté de barbante... 8-]




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#260 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 03, 2008 12:00 pm

Só nos resta aguardar.




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#261 Mensagem por Sideshow » Dom Jan 13, 2008 5:36 pm

Palestra do General Waldemir Cristino sobre a Familia de Blindados Média de Rodas - FBMR na INOVATEC 2007

http://www.feirainovatec.com.br/downloa ... istino.pdf

Imagem




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#262 Mensagem por Suntzu » Seg Jan 14, 2008 12:20 pm

Se sair do papel vai ser legal!!




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#263 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 14, 2008 8:38 pm

Esse foi só um conceito inicial. Ainda vai mudar muita coisa.




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#264 Mensagem por Túlio » Ter Jan 15, 2008 8:23 am

Sei não, 25 tons em seis rodas... :?




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#265 Mensagem por A.K. for T-7 » Ter Jan 15, 2008 11:36 am

Alguém leu o Edital de Concorrência nº 001/2005 do CTEx? Não deu pra ver que o peso máximo na versão de 6 rodas é 14 ton? Tem lá no Defesanet e no UFJIF extratos da documentação da licitação com as características gerais. Foi postado N vezes. Segue um extrato:

3. DESCRIÇÃO GERAL DA VIATURA-
3.1-A seguir são apresentadas as características gerais da nova VBTP–MR, 6x6:
A nova viatura será semelhante à VBTP Urutu em uso corrente no EB.
Como uma primeira aproximação da carcaça do veículo, deve-se tomar as
dimensões apresentadas na Figura 1.
Peso bruto total estimado: 140.000 N.
A massa específica estimada do aço da carcaça da viatura é de 7,87 g/cm3.
Trem de rolamento de rodas, tipo 6x6.
Veículo com capacidade de navegação terrestre e marítima (anfíbio).
A viatura transportará, de acordo com as normas de ergonomia em vigor:
01 (um) comandante, 01 (um) atirador, 01 (um) motorista e 07 (sete)
fuzileiros.
O motor se localizará na região dianteira da viatura, sendo adotados, como
uma primeira aproximação, os motores DaimlerChrysler OM 926 LA e
Cummins ISBe 275.
A caixa de transmissão será acoplada diretamente ao motor, sendo adotada,
como uma primeira aproximação, a transmissão Allison MD 3066.
A caixa de transferência será acoplada à carcaça da viatura. Como uma
primeira aproximação, adota-se a caixa ZF modelo VG 1600/396.
Sistema de suspensão do tipo independente e modular nos três eixos (com o
maior número de componentes comuns nos eixos). Adota-se, como uma
primeira aproximação, os eixos ArvinMeritor modelo R-611 (com sistema de
freios a disco).
A integração dos componentes do trem de força (caixa de transmissão, caixa
de transferência e eixos) será feita por meio de eixos cardans.
Os pneus adotados são, como uma primeira aproximação, do tipo: 12.00R–
20, sendo que a carcaça da viatura deverá possibilitar, também, a
instalação de pneus do tipo 14.00R–20.
Os 02 (dois) tanques de combustível serão instalados fora do compartimento
da guarnição transportada (externos à carcaça), na região superior da
traseira da viatura; sendo que a capacidade de armazenamento de cada
tanque será de 200 (duzentos) litros.
Todas as portas e escotilhas para o embarque e desembarque da viatura
obedecerão às normas MIL–HDBK 759C e MIL–STD 1472F.
As espessuras e o material das chapas de aço blindado que comporão a
carcaça da nova viatura serão repassadas pelo CTEx à empresa vencedora
da licitação. Para a elaboração da proposta, deve-se considerar que todas
as chapas da carcaça do novo veículo são de aço SAE 1020 e têm uma
espessura de 10,0 mm.
4. REQUISITOS DA VIATURA
4.1 - A nova VBTP–MR, 6x6, precisará atender aos seguintes documentos do EB:
1. Requisitos Operacionais Básicos no 09/99, VBTP–MR, de 11 de maio de
1999.
2. Proposta de Requisitos Técnicos Básicos, VBTP–MR, de 2005.
4.2-De modo geral, a nova VBTP–MR, 6x6, precisará atender aos seguintes
requisitos de desempenho:
a) Desenvolver e manter velocidade máxima superior a 90 (noventa) km/h em
rodovias asfaltadas.
b) Ser equipada com propulsão aquática, que lhe permita navegar em
velocidade igual ou superior a 9 (nove) km/h em águas calmas.
c) Sustentar, em rodovias asfaltadas, velocidade mínima de 4 (quatro) Km/h
(nesta velocidade, a caixa de transmissão automática não poderá ficar
mudando marchas de forma contínua).
d) Transpor, com carga máxima, rampa frontal de, no mínimo, 60% de
inclinação, com os sistemas de lubrificação, alimentação de combustível e
de arrefecimento em condições normais de trabalho, subindo e descendo, de
frente e de ré; e, ainda, executar parada e partida na rampa, incluindo
desligar e ligar o motor.
e) Trafegar, com carga máxima (com segurança e em ambos os sentidos), em
rampa lateral com inclinação de 30% (mínimo), com os sistemas de
lubrificação, alimentação de combustível e de arrefecimento em condições
normais de trabalho; e, ainda, executar parada e partida na rampa,
incluindo desligar e ligar o motor.
f) Transpor, com carga máxima, obstáculos verticais de pelo menos 0,5 (zero
vírgula cinco) m.
g) Acelerar, com carga máxima, de 0 a 32 Km/h em menos de 08 (oito)
segundos.
4.3- Os documentos citados neste projeto básico estarão à disposição das licitantes
para consulta no CTEx.

Aí um Zézão comete um erro de digitação, troca o 15 pelo 25 e já mudou tudo??? Peloamor, meus colegas... Como é que se faz um seis rodas de 25 Ton? Como isso é compatível com um dos requisitos primários (aditado), de ser aerotransportável em aeronave C-130 ou similar? Como é que um veículo de seis rodas e 25 ton consegue se deslocar off-road??? Alguém já parou para pensar nisso para ver o absurdo que está sendo escrito??? Vão colocar aqueles pneus de "Monster Pick-Up" para conseguir fazer a correta distribuição de peso no solo? E aí o veículo fica com quatro metros de altura !!! :lol: :lol: :lol:




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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#266 Mensagem por Suntzu » Ter Jan 15, 2008 11:44 am

Aí um Zézão comete um erro de digitação, troca o 15 pelo 25 e já mudou tudo??? Peloamor, meus colegas... Como é que se faz um seis rodas de 25 Ton? Como isso é compatível com um dos requisitos primários (aditado), de ser aerotransportável em aeronave C-130 ou similar? Como é que um veículo de seis rodas e 25 ton consegue se deslocar off-road??? Alguém já parou para pensar nisso para ver o absurdo que está sendo escrito??? Vão colocar aqueles pneus de "Monster Pick-Up" para conseguir fazer a correta distribuição de peso no solo? E aí o veículo fica com quatro metros de altura !!!

[009]




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#267 Mensagem por Túlio » Ter Jan 15, 2008 9:35 pm

Mas ia ficar BACANÃO, lá isso ia... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#268 Mensagem por jauro » Qui Mai 15, 2008 7:04 pm

DEFESA@NET 13 Maio 2008
DEFESA@NET
Programa VBTP-MR
Exército Avança com o Programa VBTP-MR

Leia a entrevista do Gen Darke Nunes, Chefe do DCT sobre o Programa VBTP-MR


Nelson Düring


Sem muito alarde porém de modo firme o Exército Brasileiro tem avançado no Programa Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR), que deverá substituir em futuro próximo todos os veículos blindados das famílias Urutu e Cascavel.

Popularmente chamado de Urutu 3 o projeto começa a tomar forma. No dia 21 de Dezembro de 2007 foi assinado o contrato entre o Exército Brasileiro e a FIAT Automóveis representando a IVECO Defense Vehicles, da Itália, para o “Desenvolvimento da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP-MR) e a Fabricação de um Protótipo e mais um Lote-Piloto de dezesseis Viaturas.”

No ato da assinatura do contrato, dia 21 de Dezembro de 2007, estavam presentes o General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e o General Ferraresi, Sub-Chefe do DCT, pelo Exército e o Dr Arberto Mayer pela FIAT / IVECO.

No ato da assinatura do contrato, dia 21 de Dezembro de 2007, estavam presentes o General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e o General Ferraresi, Sub-Chefe do DCT, pelo Exército e o Dr Arberto Mayer pela FIAT / IVECO.

No dia 09 de Janeiro 2008 era publicado a assinatura do contrato no Diário Oficial e no dia 27 de Fevereiro o CEO da IVECO Defense Vehicles, Engenheiro Pietro Borgo esteve com o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Peri e o Gen Darke em Brasília.

No início de março foi dada a partida do projeto nas instalações da FIAT / IVECO em Sete Lagoas, estado de Minas Gerais. O Gerente do Programa General Cristino ainda permanece no Rio de Janeiro, em quanto uma parte de sua equipe será instalada em Sete Lagoas (MG), nas instalações da IVECO.

O programa VBTP-MR tem um cronograma de 24 meses para o desenvolvimento do projeto e construção de um protótipo. Mais 12 meses para testes e avaliação com a produção de um lote piloto de 16 veículos.

No dia 30 de Abril o DCT abriu uma chamada internacional para fornecedores de canhão automático de 30 mm, que equipará uma das versões da VBTP-MR

A IVECO Defense Vehicles

A IVECO Defense Vehicles é atualmente a mais ativa fabricante de veículos blindados de rodas do mundo. Alguns dos seus produtos estão tornando-se padrão como é o caso do IVECO LMV (Light Multirole Vehicle), um 4x4 em uso pela: Itália, Inglaterra, Bélgica, Espanha e sendo avaliado pela Alemanha.. Possui o mais avançado sistema de proteção contra artefatos explosivos (IEDs).

Um Centauro 8x8 em operação no Afeganistão

Em 2001 e 2002 trouxe ao Brasil por sua própria iniciativa para testes no Exército os veículos Centauro 8x8, equipado com um canhão de 105mm, e os modelos Puma 4x4 e 6x6. Na oportunidade os veículos foram testados com exclusividade por DEFESA@NET.Todos os veículos equipam o Exército Italiano . A Espanha também usa o Centauro. Em 2002 na EUROSATROY foi lançada a versão Transporte de Tropas do Centauro.

Reunião, realizada em 27 de fevereiro de 2008, entre o General-de-Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro, General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia e o Sr. Engenheiro Pietro Borgo, CEO da IVECO Defense Vehicles

Além de colaborar com a Oto Melara no desenvolvimento de veículos de lagartas para o Exército Italiano. Com a alemã KMW (produtora do CC Leopard 1 e 2) desenvolve aplicações de veículos blindados de rodas como o projeto Grizzly.

Pietro Borgo, CEO da IVECO Defense Vehicles, em declaração para DEFESA@NET, mostrou confiança de que o relacionamento iniciado com o projeto da VBTP-MR poderá ser estendido para outros campos como o de veículos de transporte militar e outros veículos blindados atualmente produzidos pela IVECO Defense.

Na planta de Sete Lagoas a IVECO está expandindoas suas instalações industriais, incluindo a área de engenharia um uma pista de testes para veículos comerciais, que poderá ser usada para testes dos sistemas automotivos da VBTP-MR.

O futuro

A grande a expectativa do alto-comando do Exército Brasileiro com o Programa da VBTP-MR. Não só pela demanda que o próprio Exército tem em renovar o seu parque de veículos blindados mobiliado com os EE-11 URUTU e EE-9 Cascavel da extinta ENGESA, como pela limitação operacional e tecnológica dos veículos frente às necessidades.

A limitação desta geração de veículos foi demonstrada na própria Festa Nacional da Cavalaria, dia 10 de Maio, em Osório quando um esquadrão de Cavalaria Mecanizada, equipado com jipes Marruá e CASCAVÉIS e URUTUS ao deslocar-se em terreno de difíceis condições tiveram dois veículos que tiveram de ser retirados com a ajuda de um CC Leopard 1A1.

Isto em frente ao Ministro da Defesa e boa parte do Alto-Comando do Exército. Erro dos motoristas ou a constatação prática de uma defasagem tecnológica?

A declaração do Comandante do Exército demonstrou a certeza de que proximamente as VBTP-MR estarão presentes na Festa da Cavalaria. Mais que uma aspiração, uma necessidade.




DEFESA@NET 13 Maio 2008
DEFESA@NET

Programa VBTP-MR

Entrevista com o Sr. General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), do Exército Brasileiro.

DEFESA@NET - Os objetivos do EB com o programa VBTP-MR?
Gen. Darke Nunes – O Exército reestruturou algumas áreas de doutrinas e formas de emprego de seu material. O projeto da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal, Médio de Rodas (VBTP-MR) vem ao encontro dessa necessidade atual, complementando e substituindo o material. Salienta-se que o projeto é precursor de uma gama variada de Viaturas Blindadas Média de Rodas, e que também pretende-se fabricar versões de Reconhecimento, Posto de Comando , Ambulância, Socorro, Morteiro, Comunicações, Diretora de Tiro e Oficina.

DEFESA@NET - Haverá uma alteração no cronograma da VBTP – MR?
Gen. Darke Nunes – O cronograma inicial, que ainda está firme, compreende 24 meses para o desenvolvimento e fabricação de 1 protótipo e mais 24 meses, dois anos, para avaliação e fabricação de um lote-piloto de 16 viaturas. Em princípio, não existe qualquer intenção de se alterar ou postergar-se o cronograma acordado com a FIAT / IVECO. Inclusive, o presidente da IVECO, realizou, no início de março, em Minas Gerais, na Matriz da FIAT no Brasil, a reunião de início (Kickoff) do projeto, sendo também recebido pelo Exmo Sr Comandante do Exército na data de 27 de fevereiro de 2008.

DEFESA@NET - O parque de viaturas Urutu e Cascavel terá uma modernização maior ou seguirá no programa de revitalização empreendido no Arsenal de Guerra de São Paulo?
Gen. Darke Nunes – O Exército, atualmente, não pretende aumentar o rimo dos trabalhos de revitalização das viaturas Urutu / Cascavel que vem sendo realizado, diga se passagem, primorosamente, pelo Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP). Mas essa situação pode evoluir dependendo dos acontecimentos internacionais ou nacionais em que o Exército seja chamando atuar.

Recentemente, tivemos que adaptar várias viaturas Urutu para emprego na Força de Paz do Haiti com a colocação de pá dolzer, torreta blindada, posição elevada e blindada do motorista, preparação de um Urutu UTI móvel, dentre outros serviços menores. Também cabe destaque que estamos sendo sondados constantemente pelos exércitos de países amigos na avaliação e possível recuperação de seus blindados Urutu/Cascavel como no caso dos Exércitos da Bolívia, Suriname, Paraguai, Uruguai e Equador.

DEFESA@NET - Qual a expectativa do EB no programa VBTP-MR?
Gen. Darke Nunes – Como já foi dito, a melhor possível. Esperamos que seja o projeto inicial de toda uma família de blindados médios de rodas que venha a equipar todo o nosso Exército. Todos projetados e fabricados em território nacional, com as nossas características, para nossas doutrinas e nossas hipóteses de emprego. Em suma, blindados brasileiros.


O Gen Darke Nunes com o Diretor de Redação de DEFESA@NET durante a
LAAD 2007


DEFESA@NET - Poderá haver alterações significativas no pré-projeto do CTEx?
Gen. Darke Nunes – Todas as alterações terão que obedecer aos estabelecido nos documentos formais do projeto, ou seja os Requisitos Operacionais Básicos – ROB; os Requisitos Técnicos Básicos – RTB; e o projeto Básico da VBTP – MR.

DEFESA@NET - A participação da FINEP garantirá uma estabilidade financeira ao projeto ao longo do desenvolvimento.
Gen. Darke Nunes – A FINEP é vista como parceira na primeira fase do projeto - Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias ainda não dominadas no país, como exemplo a blindagem. A primeira fase do projeto será desenvolvida nos dois primeiros anos. Tanto a FINEP como o Exército estão descentralizando recursos orçamentários para o projeto, garantindo assim, maior estabilidade financeira ao mesmo.

DEFESA@NET - Como será desenvolvida a parte da blindagem já que é um sub-programa do VBTP-MR?
Gen. Darke Nunes – Com a participação vários órgão de pesquisas nacionais e internacionais, do Exército e fora dele.

DEFESA@NET - As experiências recentes do EB no Haiti e outros TOs serão incorporadas ao veículo de que forma?
Gen. Darke Nunes – A nossa doutrina é dinâmica e busca uma constante atualização. É previsto no projeto a participação de oficiais combatentes juntos dos engenheiros militares para garantir a interação emprego/técnica.
Puxei os assuntos para esse tópico para não embrulhar rodas com lagartas.




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#269 Mensagem por Alcantara » Sex Mai 16, 2008 10:33 am

A limitação desta geração de veículos foi demonstrada na própria Festa Nacional da Cavalaria, dia 10 de Maio, em Osório quando um esquadrão de Cavalaria Mecanizada, equipado com jipes Marruá e CASCAVÉIS e URUTUS ao deslocar-se em terreno de difíceis condições tiveram dois veículos que tiveram de ser retirados com a ajuda de um CC Leopard 1A1.
Rsrsrsrsrs... pra ficar completo, só faltou a presença do Presidente da República... :twisted:


Abraços!!! :wink:




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#270 Mensagem por Moccelin » Sex Mai 16, 2008 8:41 pm

Cara, só te digo uma coisa... Atolar um Cascavel ou Urutu é difícil!!! Afinal ele tem o diferencial traseiro bloqueável, e fazendo isso as 4 rodas traseira rodam juntinhas, ou seja, tem que dar o azar das 6 rodas estarem em terreno mole, ou o clássico jeito de atolar qalquer veículo que é encostar a parte de baixo no chão.




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