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Enviado: Ter Jul 24, 2007 9:52 am
por Koslova
Marino escreveu:Minha primeira intervenção neste tópico.
Abaixo uma reportagem do ESP, e após meu comentário:
APAGÃO AÉREO/MANAUS
Pane foi causada por sargento, diz FAB
Comandante da Aeronáutica, Saito disse ontem a Lula que falha no Cindacta-4, em Manaus, ocorreu durante manuseio de baterias
Aeronáutica investiga, porém, se funcionários aproveitaram o problema para passar uma imagem de caos; controladores negam
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o início da pane do Cindacta-4, em Manaus, foi causado por um sargento da manutenção que errou ao manusear as baterias de geração de energia. Foi o próprio responsável quem se apresentou ao comandante do centro e confessou que errara.
Saito, que esteve em Manaus no domingo, disse ainda ao presidente que as investigações continuam e que essa foi apenas a primeira apuração sobre a pane que interrompeu os vôos na área de Manaus durante duas horas na madrugada de sábado para domingo, com efeito-cascata em todo o país.
Conforme o brigadeiro disse a Lula, há ainda muitas perguntas sem resposta e não está descartada a hipótese de sabotagem -que o próprio Planalto a princípio não afasta.
Algumas dessas perguntas: Por que a pane demorou tanto tempo? Por que o sistema de back-up também não funcionou? Por que os efeitos foram tão drásticos, a ponto de vôos internacionais serem mandados de volta? Por que tudo isso aconteceu exatamente agora, dias depois da queda do Airbus-A320 da TAM?
Problema ampliado
Conforme a Folha apurou, uma das linhas de investigação é se funcionários do Cindacta-4, especialmente da área de controle aéreo, não aproveitaram uma falha humana original para amplificar o problema e passar a imagem de caos para o país e para o exterior.
Os controladores garantem que ocorreu uma pane e ne-gam enfaticamente essa possibilidade.
A Aeronáutica também investiga quem são os funcionários que vêm dando versões à imprensa e está particularmente interessada em um que deu entrevista à televisão contra a luz e com modificador eletrônico de voz, para não ser reconhecido, dizendo que dois aviões quase se chocaram na altura de Belém, no Pará -algo que a FAB nega.
Controladores ativos
Na versão da Força, as entrevistas e as versões confirmariam que, apesar das medidas repressivas tomadas contra os controladores de vôo, eles continuam ativos e mobilizados. Os líderes do movimento foram presos justamente por darem entrevistas à imprensa, criticando o sistema.
Outros líderes foram afastados das funções e estão sujeitos agora a um processo com base no IPM (Inquérito Policial Militar), realizado pela FAB e à espera de manifestação do Ministério Público, por suspeita de motim na greve de 30 de março passado, que parou os aeroportos do país.
Em Manaus, onde ocorreu a pane do fim de semana, houve revolta diante da prisão e do afastamento dos companheiros, e outros acabaram também punidos. Dos quatro Cindactas existentes, foi justamente o que mais reagiu contrariamente às punições.
Para mim foi sabotagem sim.
O sistema possui 5 redundâncias, de acordo com que ouvi de um amigo:
1) o sistema de alimentação principal, o da cidade, que não faltou energia;
2) Dois grupos geradores de emergência; e
3) Dois grupos de baterias.
O operador foi fazer uma manobra de paralelismo nos geradores, algo banal, que qualquer praça MO ou EL da Marinha faz 20 vezes por dia. Quando o paralelismo falha, repete a manobra em 10 segundos.
Claro que é uma opinião pessoal, mas acho que a FAB vai fazer uma limpa em Manaus agora.
Ola Marino
Também estou me manifestando a primeira vez neste tópico.
Vou em uma linha parecida com a tua, acredito que pela natureza do sistema de alimentação, que tem múltiplas redundâncias somente com o uso de má fé, ou de uma brutal inaptidão ao trabalho se consegue derrubar a os barramentos de alimentação com estas características.
Se foi realmente sabotagem, bem ai isto é gravíssimo, é um atentado contra o país, e isto precisa ser punido,
mas também precisa ser comunicado claramente a sociedade. Com os envolvidos, as provas e todos os detalhes mais sobre o ocorrido.
Faria um bem danado para a FAB e para o Brasil, se tudo fosse comunicado rapidamente, de maneira clara.
A FAB não pode mais tratar internamente este tipo de problema, isto desgasta ainda mais a sua imagem e
trás margem para toda sorte de oportunismo político e da imprensa.
Transparência e agilidade, isto é fundamental em gestão de crises quando existe um grande numero de informações desencontradas sendo vinculadas.
Enviado: Ter Jul 24, 2007 9:59 am
por Marino
Koslova escreveu:Marino escreveu:Minha primeira intervenção neste tópico.
Abaixo uma reportagem do ESP, e após meu comentário:
APAGÃO AÉREO/MANAUS
Pane foi causada por sargento, diz FAB
Comandante da Aeronáutica, Saito disse ontem a Lula que falha no Cindacta-4, em Manaus, ocorreu durante manuseio de baterias
Aeronáutica investiga, porém, se funcionários aproveitaram o problema para passar uma imagem de caos; controladores negam
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o início da pane do Cindacta-4, em Manaus, foi causado por um sargento da manutenção que errou ao manusear as baterias de geração de energia. Foi o próprio responsável quem se apresentou ao comandante do centro e confessou que errara.
Saito, que esteve em Manaus no domingo, disse ainda ao presidente que as investigações continuam e que essa foi apenas a primeira apuração sobre a pane que interrompeu os vôos na área de Manaus durante duas horas na madrugada de sábado para domingo, com efeito-cascata em todo o país.
Conforme o brigadeiro disse a Lula, há ainda muitas perguntas sem resposta e não está descartada a hipótese de sabotagem -que o próprio Planalto a princípio não afasta.
Algumas dessas perguntas: Por que a pane demorou tanto tempo? Por que o sistema de back-up também não funcionou? Por que os efeitos foram tão drásticos, a ponto de vôos internacionais serem mandados de volta? Por que tudo isso aconteceu exatamente agora, dias depois da queda do Airbus-A320 da TAM?
Problema ampliado
Conforme a Folha apurou, uma das linhas de investigação é se funcionários do Cindacta-4, especialmente da área de controle aéreo, não aproveitaram uma falha humana original para amplificar o problema e passar a imagem de caos para o país e para o exterior.
Os controladores garantem que ocorreu uma pane e ne-gam enfaticamente essa possibilidade.
A Aeronáutica também investiga quem são os funcionários que vêm dando versões à imprensa e está particularmente interessada em um que deu entrevista à televisão contra a luz e com modificador eletrônico de voz, para não ser reconhecido, dizendo que dois aviões quase se chocaram na altura de Belém, no Pará -algo que a FAB nega.
Controladores ativos
Na versão da Força, as entrevistas e as versões confirmariam que, apesar das medidas repressivas tomadas contra os controladores de vôo, eles continuam ativos e mobilizados. Os líderes do movimento foram presos justamente por darem entrevistas à imprensa, criticando o sistema.
Outros líderes foram afastados das funções e estão sujeitos agora a um processo com base no IPM (Inquérito Policial Militar), realizado pela FAB e à espera de manifestação do Ministério Público, por suspeita de motim na greve de 30 de março passado, que parou os aeroportos do país.
Em Manaus, onde ocorreu a pane do fim de semana, houve revolta diante da prisão e do afastamento dos companheiros, e outros acabaram também punidos. Dos quatro Cindactas existentes, foi justamente o que mais reagiu contrariamente às punições.
Para mim foi sabotagem sim.
O sistema possui 5 redundâncias, de acordo com que ouvi de um amigo:
1) o sistema de alimentação principal, o da cidade, que não faltou energia;
2) Dois grupos geradores de emergência; e
3) Dois grupos de baterias.
O operador foi fazer uma manobra de paralelismo nos geradores, algo banal, que qualquer praça MO ou EL da Marinha faz 20 vezes por dia. Quando o paralelismo falha, repete a manobra em 10 segundos.
Claro que é uma opinião pessoal, mas acho que a FAB vai fazer uma limpa em Manaus agora.
Ola Marino
Também estou me manifestando a primeira vez neste tópico.
Vou em uma linha parecida com a tua, acredito que pela natureza do sistema de alimentação, que tem múltiplas redundâncias somente com o uso de má fé, ou de uma brutal inaptidão ao trabalho se consegue derrubar a os barramentos de alimentação com estas características.
Se foi realmente sabotagem, bem ai isto é gravíssimo, é um atentado contra o país, e isto precisa ser punido,
mas também precisa ser comunicado claramente a sociedade. Com os envolvidos, as provas e todos os detalhes mais sobre o ocorrido. Faria um bem danado para a FAB e para o Brasil, se tudo fosse comunicado rapidamente, de maneira clara.
A FAB não pode mais tratar internamente este tipo de problema, isto desgasta ainda mais a sua imagem e
trás margem para toda sorte de oportunismo político e da imprensa. Transparência e agilidade, isto é fundamental em gestão de crises quando existe um grande numero de informações desencontradas sendo vinculadas.
Prezada Koslova
Assino embaixo o seu post.
Marino
Enviado: Ter Jul 24, 2007 10:08 am
por WalterGaudério
Koslova escreveu:Marino escreveu:Minha primeira intervenção neste tópico.
Abaixo uma reportagem do ESP, e após meu comentário:
APAGÃO AÉREO/MANAUS
Pane foi causada por sargento, diz FAB
Comandante da Aeronáutica, Saito disse ontem a Lula que falha no Cindacta-4, em Manaus, ocorreu durante manuseio de baterias
Aeronáutica investiga, porém, se funcionários aproveitaram o problema para passar uma imagem de caos; controladores negam
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o início da pane do Cindacta-4, em Manaus, foi causado por um sargento da manutenção que errou ao manusear as baterias de geração de energia. Foi o próprio responsável quem se apresentou ao comandante do centro e confessou que errara.
Saito, que esteve em Manaus no domingo, disse ainda ao presidente que as investigações continuam e que essa foi apenas a primeira apuração sobre a pane que interrompeu os vôos na área de Manaus durante duas horas na madrugada de sábado para domingo, com efeito-cascata em todo o país.
Conforme o brigadeiro disse a Lula, há ainda muitas perguntas sem resposta e não está descartada a hipótese de sabotagem -que o próprio Planalto a princípio não afasta.
Algumas dessas perguntas: Por que a pane demorou tanto tempo? Por que o sistema de back-up também não funcionou? Por que os efeitos foram tão drásticos, a ponto de vôos internacionais serem mandados de volta? Por que tudo isso aconteceu exatamente agora, dias depois da queda do Airbus-A320 da TAM?
Problema ampliado
Conforme a Folha apurou, uma das linhas de investigação é se funcionários do Cindacta-4, especialmente da área de controle aéreo, não aproveitaram uma falha humana original para amplificar o problema e passar a imagem de caos para o país e para o exterior.
Os controladores garantem que ocorreu uma pane e ne-gam enfaticamente essa possibilidade.
A Aeronáutica também investiga quem são os funcionários que vêm dando versões à imprensa e está particularmente interessada em um que deu entrevista à televisão contra a luz e com modificador eletrônico de voz, para não ser reconhecido, dizendo que dois aviões quase se chocaram na altura de Belém, no Pará -algo que a FAB nega.
Controladores ativos
Na versão da Força, as entrevistas e as versões confirmariam que, apesar das medidas repressivas tomadas contra os controladores de vôo, eles continuam ativos e mobilizados. Os líderes do movimento foram presos justamente por darem entrevistas à imprensa, criticando o sistema.
Outros líderes foram afastados das funções e estão sujeitos agora a um processo com base no IPM (Inquérito Policial Militar), realizado pela FAB e à espera de manifestação do Ministério Público, por suspeita de motim na greve de 30 de março passado, que parou os aeroportos do país.
Em Manaus, onde ocorreu a pane do fim de semana, houve revolta diante da prisão e do afastamento dos companheiros, e outros acabaram também punidos. Dos quatro Cindactas existentes, foi justamente o que mais reagiu contrariamente às punições.
Para mim foi sabotagem sim.
O sistema possui 5 redundâncias, de acordo com que ouvi de um amigo:
1) o sistema de alimentação principal, o da cidade, que não faltou energia;
2) Dois grupos geradores de emergência; e
3) Dois grupos de baterias.
O operador foi fazer uma manobra de paralelismo nos geradores, algo banal, que qualquer praça MO ou EL da Marinha faz 20 vezes por dia. Quando o paralelismo falha, repete a manobra em 10 segundos.
Claro que é uma opinião pessoal, mas acho que a FAB vai fazer uma limpa em Manaus agora.
Ola Marino
Também estou me manifestando a primeira vez neste tópico.
Vou em uma linha parecida com a tua, acredito que pela natureza do sistema de alimentação, que tem múltiplas redundâncias somente com o uso de má fé, ou de uma brutal inaptidão ao trabalho se consegue derrubar a os barramentos de alimentação com estas características.
Se foi realmente sabotagem, bem ai isto é gravíssimo, é um atentado contra o país, e isto precisa ser punido,
mas também precisa ser comunicado claramente a sociedade. Com os envolvidos, as provas e todos os detalhes mais sobre o ocorrido. Faria um bem danado para a FAB e para o Brasil, se tudo fosse comunicado rapidamente, de maneira clara.
A FAB não pode mais tratar internamente este tipo de problema, isto desgasta ainda mais a sua imagem e
trás margem para toda sorte de oportunismo político e da imprensa. Transparência e agilidade, isto é fundamental em gestão de crises quando existe um grande numero de informações desencontradas sendo vinculadas.
Marino & Koslova assino embaixo da posição dos dois. Para mim tb foi sabotagem.
Principalmente pela quebra de procedimento. O fato do sgt eletricista não ter comunicado à nenhum oficial superior a faina de inspeção/manutenção que ora estava sendo implementada.
sds
Walter
Enviado: Ter Jul 24, 2007 10:44 am
por pafuncio
orestespf escreveu:Está mais do que caracterizado que esta mobilização dos controladores quer confusão e querem tirar o Saito do comando da FAB. O governo parece que compreendeu isso e já está dando mais apoio ao comandante. Isto é pouco, precisa dar carta branca para o Saito "trabalhar". Acredito que, com a substituição do ministro da Defesa as coisas possam melhorar, diminuindo as interferências de ordem política. O governo já compreendeu que medidas duras precisam ser tomadas em relação aos controladores e que negociações não bastam.
Ingenuamente o governo interferiu acreditando que se tratava de reinvidicação salarial, mas não, trata-se de lobby bem articulado de certos setores que "patrocionam" esta categoria com a intenção de privatização total do setor.
Por outro lado, o governo já declarou que prefere retornar ao modelo "antigo" (militar no controle), mas que não tem disponibilidade orçamentária para uma "modernização" em todo o sistema. Assim, terá que dividir parte do setor com a iniciativa privada (PPP).
As más líguas dizem que cabeças rolarão entre os controladores e que o movimento será "forçadamente desarticulado". O governo cortará na carne mais uma vez e terá que sofrer durante algum tempo com ações não populares que desagradarão à vários setores, principalmente o dos controladores que serão demitidos.
Se o caminho seguido for mesmo este, quem "subirá" será o comandante Saito. Ponto! O governo precisa assumir publicamente seus erros, precisa fazer um mea-culpa, mas precisa deixar muito claro que a sociedade está sendo vítima de boicotes maquiavélicos criados com interesses terceiros.
Sds,
Orestes
Paisano dixit.
É uma notícia que eu jamais li em qualquer veículo de imprensa. Realmente, eu estava por fora disso.
Valeu, Orestes.
Obrigado por compartilhar a informação. E se alguém mais tiver subsídios, agradeço.
Alexandre.
Enviado: Ter Jul 24, 2007 11:02 am
por orestespf
alexandre lemos escreveu:orestespf escreveu:Está mais do que caracterizado que esta mobilização dos controladores quer confusão e querem tirar o Saito do comando da FAB. O governo parece que compreendeu isso e já está dando mais apoio ao comandante. Isto é pouco, precisa dar carta branca para o Saito "trabalhar". Acredito que, com a substituição do ministro da Defesa as coisas possam melhorar, diminuindo as interferências de ordem política. O governo já compreendeu que medidas duras precisam ser tomadas em relação aos controladores e que negociações não bastam.
Ingenuamente o governo interferiu acreditando que se tratava de reinvidicação salarial, mas não, trata-se de lobby bem articulado de certos setores que "patrocionam" esta categoria com a intenção de privatização total do setor.
Por outro lado, o governo já declarou que prefere retornar ao modelo "antigo" (militar no controle), mas que não tem disponibilidade orçamentária para uma "modernização" em todo o sistema. Assim, terá que dividir parte do setor com a iniciativa privada (PPP).
As más líguas dizem que cabeças rolarão entre os controladores e que o movimento será "forçadamente desarticulado". O governo cortará na carne mais uma vez e terá que sofrer durante algum tempo com ações não populares que desagradarão à vários setores, principalmente o dos controladores que serão demitidos.
Se o caminho seguido for mesmo este, quem "subirá" será o comandante Saito. Ponto! O governo precisa assumir publicamente seus erros, precisa fazer um mea-culpa, mas precisa deixar muito claro que a sociedade está sendo vítima de boicotes maquiavélicos criados com interesses terceiros.
Sds,
Orestes
Paisano dixit.
É uma notícia que eu jamais li em qualquer veículo de imprensa. Realmente, eu estava por fora disso.
Valeu, Orestes.
Obrigado por compartilhar a informação. E se alguém mais tiver subsídios, agradeço.
Alexandre.
Ok Alexandre!
A coisa é pior do que se mostra. A mídia, "sempre vendida", prefere usar os meios que deveriam ser de informação para fazer política. Lamentavelmente a imprensa paulista tem seguido esta linha. Nada contra a imprensa paulista que é uma das melhores do país, mas está defendendo seus "interesses".
Lamentavelmente sabemos que todos os governos tem rabo preso em alguns pontos, mas este deveria vir a tona para a sociedade tomar conhecimento do jogo podre que toma conta dos bastidores. Se isto acontecer, pessoas ligadas ao PT cairão, bem como de outros grandes partidos. O mais interessante é que certos setores da imprensa serão desmascarados e a credibilidade de alguns jornais e revistas (jornalistas ligados a certos grupos) ficarão totalmente expostos.
O problema é que não sei o quanto este governo terá coragem de ir adiante. Mas aproveito para cutucar a onça mais uma vez: os interessados neste processo de "privatização" estão "ligados" com ofertas de material bélico para as FFAA.
Vocês se lembram quando no passado recente foi dito aqui no DB que os correntes do "FX" tinham cartas na manga??? Pois é...
Só não sei quando estas coisas virão a tona... Isso me faz lembrar as aquisições de caças nos anos 70 e nos anos 80, quando recebemos produtos que não era o desejado, mas tivemos que "discursar" (na época) que compramos o que havia de melhor. Vidinha danada essa... rsrs
Sds,
Orestes
Enviado: Ter Jul 24, 2007 11:10 am
por pafuncio
Cascalho !!!
A vingança pela perda do Sivam ?
E viva o Talha ...
Enviado: Ter Jul 24, 2007 11:37 am
por orestespf
alexandre lemos escreveu:Cascalho !!!
A vingança pela perda do Sivam ?
E viva o Talha ...
Pegou as coisas rapidamente Alexandre... rsrsrs
Enviado: Ter Jul 24, 2007 11:41 am
por pafuncio
"Criptologia semântica", matéria optativa ofertada pelo Tio Orestes.
Enviado: Ter Jul 24, 2007 11:48 am
por faterra
Obrigado Marino e Orestes por compartilhar conosco estas notícias.
Leigamente, sempre desconfiei de algo no gênero, - não com esta gravidade - mas não tinha argumentos. Minhas "fontes" infelizmente, é a imprensa que, juntamente com os adversários do governo, informam o que lhes é conveniente.
Boa hora para o governo dar o troco à altura, provando, prendendo e desmoralizando os autores e cúmplices destas sabotagens.
Enviado: Ter Jul 24, 2007 11:50 am
por helio
Eu acho importante esclarecer que , o que aconteceu em Manaus afetou todo tráfego aéreo da Brasil.Afetou também os vôos internacionais, prejudicando a nossa imagem perante o mundo.
Se for sabotagem, é necessário punir exemplarmente os responsáveis.
É preciso esclarecer entretanto que a imprensa não vai deixar de publicar um assunto de gravidade como o que aconteceu. O que alguns aqui querem é uma imprensa totalmente chapa branca que só publique as versões oficiais de cada orgão , distribuidos em press releases. Se for assim é só assinar o diario oficial!
Todo homem público, da mesma maneira que tem sua imagem divulgada pela assessoria de imprensa ,necessita também estar preparado para críticas.
Tem que saber também analisar as consequencias previamente, antes de cometer atos inoportunos.
Da mesma maneira que existem imprensa anti-governo, existem também os pró-governo, mas a credibilidade deles é medida também pelos leitores que podem apoiar ou repudiar estas mídias.
Se os jornais paulistas fossem alarmistas assim, não venderiam tanto, afinal, a maioria do país aprova o governo atual e sem dúvida iriam criticar a mídia.
Hélio
Enviado: Ter Jul 24, 2007 12:15 pm
por Marino
Outra notícia reforçando minha impressão.
Do Correio brasiliense:
Engano admitido
Afonso Morais
Da equipe do Correio
A Aeronáutica começou a ouvir ontem os controladores e técnicos que trabalhavam no momento em que aconteceu a pane elétrica no Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo em Manaus (Cindacta-4), em Manaus, na madrugada do último sábado. Depois de acompanhar pessoalmente o início das investigações, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que uma falha técnica teria sido causado pelo erro de um sargento especialista em eletricidade. O militar teria admitido o erro ao próprio comandante.
Por determinação de Saito, peritos foram enviados a Manaus para avaliar as causas da interrupção do fornecimento de energia elétrica que afetou os radares do centro e prejudicou vôos domésticos e internacionais e ainda ontem provocava reflexos em terminais de todo o país.
Apesar da confissão do técnico, as investigações da Força Aérea Brasileira (FAB) vão considerar todas as hipóteses que podem ter causado a pane, inclusive sabotagem. O coronel responsável pelo Cindacta-4, Eduardo Carcavalo, confirmou que as “investigações conduzem para uma falha técnica”. De acordo com a FAB, ainda não se sabe se o erro foi deliberado ou não. “O sargento já reconheceu que cometeu um erro sério”, teria dito Saito, segundo relato de interlocutores.
Segundo a versão oficial, por volta das 23h (horário de Brasília), durante uma inspeção de rotina, foi constatada uma anormalidade no chaveamento de um dos dois geradores do Cindacta-4 (operação do sistema de alimentação elétrica). O sargento eletricista teria pedido auxílio a um cabo para conter um vazamento na bateria do gerador principal o que reforça a suspeita de sabotagem. Os procedimentos adotados pelo profissional, no entanto, levantaram suspeitas.
A comissão da FAB que investiga o problema apontou quatro indícios de ação criminosa: o horário que ocorreu o blecaute seria o de maior concentração de vôos internacionais, o sistema reserva também não funcionou, a falha durou quase três horas (mais do que o tempo considerado normal) e, desde o acidente da Gol, em setembro do ano passado, o sistema apresentou mais problemas do que nos últimos 30 anos.
O diretor do Cindacta-4, coronel Eduardo Antonio Carcavalo, disse que, dificilmente, uma pane como a ocorrida no sábado voltará a acontecer. “Se alguma coisa pode dar errado, dará. Para mim, o que houve foi casual e a chance de voltar a acontecer é remotíssima, mas a Lei de Murphy existe. O que estamos fazendo é aperfeiçoar os sistemas de segurança. A gente sempre aprende com esses momentos”, afirmou.
Enviado: Ter Jul 24, 2007 1:03 pm
por Pedro Gilberto
O momento é bom para relembrar uma notinha que saiu uns 2 meses atras:
jambockrs escreveu:Conspiração do caos aéreoOs serviços de inteligência das forças aéreas do Brasil, Argentina e Uruguai, em operação conjunta, detectaram um plano bem orquestrado de descrédito dos sistemas de controle de tráfego aéreo do Cone Sul. Seria uma ação unificada de quatro grandes companhias dos EUA com vendedores de equipamentos e
softwares para a área.
As companhias querem o rebaixamento de categoria do Cone Sul no quesito segurança. Assim, os três países teriam suas freqüências para os EUA congeladas. O processo jurídico para recuperar o antigo
status pode durar dez anos. Lula, Nestor Kirchner e Tabaré Vasquez já sabem. O argentino é o mais indignado dos três. Está prometendo pôr a boca no trombone.
fonte: revista IstoÉ 30 mai 2007 Um abraço e até mais...
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=8073&postdays=0&postorder=asc&start=30
Como diria o bardo inglês "Something is rotten in the state of......".
[]´s
Enviado: Ter Jul 24, 2007 1:15 pm
por gingerfish
Ah cara, na boa... horrível essa reportagem hein... fiquei uns dias sem entrar no DB, e tava lendo a reportagem da Veja, e dizendo da transferência dos Super Tucanos... putz, fiquei encucado.
A globo e a veja... e o pior de tudo é que são "as populares".
Fico pensando porque que eles não sentavam tanto o pau no FHC quanto metem no Lula... acho que é porque o FHC encheu os olhos da globo...
submundo é isso aí....
Abraços!!
Enviado: Ter Jul 24, 2007 1:46 pm
por Koslova
Agora, Walter, Marino, também tem o revés desta história.
Se eu fosse ministra da defesa e lê-se a reportagem da VEJA com uma série de acusações sobre a atuação do SIVAM, como uma lista de radares inoperantes, aviões transferidos de bases áreas da Amazônia, sistemas de comunicação inoperantes etc...
A minha primeira reação, caso tivesse convicção que aquilo tudo é mentira, seria pedir para o meu setor de comunicação social convidar duas dúzias de jornalistas, dos principais veículos de imprensa, colocar em um VC-99 e mandá-los para um tour de 2 dias pelas instalações do SIVAM, mostrar os radares operando, os aviões A-29 em alerta, mostrar os vídeos das interceptações e treinamentos.
Já que estamos no campo das “teorias” eu temo que a FAB esteja sendo chantageada.
Isto é, que uma fração da FAB com interesses escusos ao bem comum da força e do país, esteja se prevalecendo do acesso de informações que não sejam interesse da FAB divulgar porque pode comprometer o seu comando.
É uma afirmação? Não, é apenas uma teoria, uma hipótese sem a retoma chance de comprovação.
Porque digo isto?
Porque as ações de motim entre sargentos em Brasília, a divulgação de informações desencontradas para jornalistas, o que resultou na matéria da VEJA, ou supostas ações de sabotagem como a de Manaus, só são encorajadas quando existe alguma hipótese de que a punição não será tão provável quando parece em teoria.
Fazendo uma analogia, a meses atrás o Brasil perdeu uma grande chance de abrir a caixa preta da INFRAERO e conhecer a “sacanagem” que é esta empresa. Não o fez porque, PT, PSDB e Aeronáutica todos tem um pouco de rabo preso nesta historia. Iria sobrar lama pra todo mundo, então o melhor foi deixar quieto.
Temo que exista situação parecida na FAB, entre comandantes e comandados, existe tanto rabo preso que tudo precisa ser tratado com uma grande cortina de aparências.
Volto a dizer, é apenas uma teoria, mas não a descarto.
Enviado: Ter Jul 24, 2007 1:54 pm
por orestespf
helio escreveu:Eu acho importante esclarecer que , o que aconteceu em Manaus afetou todo tráfego aéreo da Brasil.Afetou também os vôos internacionais, prejudicando a nossa imagem perante o mundo.
Se for sabotagem, é necessário punir exemplarmente os responsáveis.
É preciso esclarecer entretanto que a imprensa não vai deixar de publicar um assunto de gravidade como o que aconteceu. O que alguns aqui querem é uma imprensa totalmente chapa branca que só publique as versões oficiais de cada orgão , distribuidos em press releases. Se for assim é só assinar o diario oficial!
Todo homem público, da mesma maneira que tem sua imagem divulgada pela assessoria de imprensa ,necessita também estar preparado para críticas.
Tem que saber também analisar as consequencias previamente, antes de cometer atos inoportunos.
Da mesma maneira que existem imprensa anti-governo, existem também os pró-governo, mas a credibilidade deles é medida também pelos leitores que podem apoiar ou repudiar estas mídias.
Se os jornais paulistas fossem alarmistas assim, não venderiam tanto, afinal, a maioria do país aprova o governo atual e sem dúvida iriam criticar a mídia.
Hélio
Olá Hélio,
sou radicalmente contra a imprensa "chapa branca", isso é coisa do Chávez. Porém sou radicalmente contra a chamada "imprensa marrom".
Sempre digo, em regimes democráticos temos de tudo, temos a boa imprensa e má também, precisamos filtrar.
A imprensa precisa levar a informação nua e crua aos leitores. Podem e devem dar suas opiniões sobre os fatos, o que sou contra é distorcer os fatos com intenções terceiras.
Você disse que se os jornais paulistas fossem tão "alarmistas" assim, não venderiam tanto. Acho que errou em sua análise, os jornais e revistas escrevem para um público alvo, para aqueles que compram e querem ler determinados assuntos. Veja como exemplo o que acontece na Inglaterra e seus "Tablóides" sensacionalistas, vendem mais do que água.
Não falo apenas da imprensa brasileira, falo de maneira geral, não se escreve com a intenção de informar, mas de vender. Leio os jornais e revistas sim, mas com a intenção de ver os "assuntos da moda" e as abordagens da imprensa, não leio para formar minha opinião, as tenho formadas.
Não critico a imprensa pelo tom alarmista, devem mesmo fazer isso e tem mesmo que denunciar, mas sou contra imprensa fazer política (anti ou pró governos). Isto não ajuda a população. Quer um exemplo? Veja o que fizeram durante as eleições presidenciais (a última), não deu em nada e o Lula vencer de forma esmagadora. Parecem que não aprenderam a lição...
O lado bom é que mostraram os podres que estavam acontecendo, o lado ruim é que perderam a credibilidade por politizarem demais o assunto. Quem perdeu e quem ganhou mais neste jogo? Deixo a resposta para cada um.
Abração,
Orestes