JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#2521 Mensagem por Alcantara » Qui Set 20, 2007 7:41 am

Mapinguari escreveu:
Carlos Mathias escreveu:
Além disso, vc está comprando raio de interceptação Hi-Hi-Hi do Flanker (1.140km),

Negativo, ambos em HI-LO-HI. Se puder, coloco a tabela aqui para todos verem.

Carlos,

Pode colocar, mas adianto que a tabela está errada. Alguns dados são de JAS39A e foram colocados como sendo de JAS39C.
Admito isso aqui, pois fui eu quem preparou tal tabela. Na época, muitas informações sobre o Gripen não estavam disponíveis e os que estavam, eram confusos. Mas eram os dados que estavam disponíveis à época.


HEHEHEHE... aí fica difícil competir, Carlos. O cara é de lá, sabe como foi feita a tabela.

Inté!!! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#2522 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 20, 2007 9:45 am

Em vez de compararmos os extremos...que tal compararmos o Gripen com um caça menor como o F-16E.

Por quê adquirir o Gripen em vez do F-16E?

O que ganhamos com isso?

O F-16E tem mais potência.
Leva mais armamento.
Leva mais combustivel.

:?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
PRick

#2523 Mensagem por PRick » Qui Set 20, 2007 10:34 am

Luís Henrique escreveu:Em vez de compararmos os extremos...que tal compararmos o Gripen com um caça menor como o F-16E.

Por quê adquirir o Gripen em vez do F-16E?

O que ganhamos com isso?

O F-16E tem mais potência.
Leva mais armamento.
Leva mais combustivel.

:?


Exatamente,

Além do Gripen ser inferior ao F-16E em quase tudo, seu fornecedor tem peso político. E ainda é o detentor direto de muita tecnologias usados no Gripen, e não verá motivos para lucrar por tabela, se pode vender diretamente, um produto que é, em muitos aspectos supérior ao Gripen. E ainda temos o preço, o Gripen é caro.

A ordem clara para as escolhas de caças, são Rafale e Su-35BM, em caso de decisão não subordinada, e F-16E ou F-16I em caso de decisão subordinada. E tais escolhas se devem muito mais aos fornecedores, que aos caças em si.

Continuamos a discutir aviões, quando o problema é o pacote/fornecedor.

[ ]´s




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#2524 Mensagem por rcolistete » Qui Set 20, 2007 11:13 am

Degan escreveu:Chm0d...fuera de bromas...

Ese no es el problema...esa es la REALIDAD y hay que asumirla.

Seguir soñando con Rafale, F-15 o Su-35 es no entender la REALIDAD.

Con la siempre escasa, muy escasa, grana hay que optimizar la defensa, eso es un dato y llorar por eso es solo una perdida de tiempo.

Más vale F-16MLU AHORA que soñar y soñar, y no avanzar NADA.

Entre paréntecis. La USAF ya envió a AMARC los primeros F-16C/D...una magnífica oportunidad para la FAB (y la FACH... :wink: ).

Saludos,



Pessoal, vocês não aprendem ??? O Degan fala mal de qualquer sistema militar que seja diferente das escolhas do Chile. Deprecia o Rafale, Eurofighter e Gripen em relação ao F-16 Block 50/52. Argumenta a favor do C-295MP em relação ao P-3 (pois esse será substituído no Chile e começará a ser usado pela FAB). Etc, etc. Ninguém desconfia disso ?

[]s, Roberto




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

#2525 Mensagem por henriquejr » Qui Set 20, 2007 11:34 am

rcolistete escreveu:
Degan escreveu:Chm0d...fuera de bromas...

Ese no es el problema...esa es la REALIDAD y hay que asumirla.

Seguir soñando con Rafale, F-15 o Su-35 es no entender la REALIDAD.

Con la siempre escasa, muy escasa, grana hay que optimizar la defensa, eso es un dato y llorar por eso es solo una perdida de tiempo.

Más vale F-16MLU AHORA que soñar y soñar, y no avanzar NADA.

Entre paréntecis. La USAF ya envió a AMARC los primeros F-16C/D...una magnífica oportunidad para la FAB (y la FACH... :wink: ).

Saludos,



Pessoal, vocês não aprendem ??? O Degan fala mal de qualquer sistema militar que seja diferente das escolhas do Chile. Deprecia o Rafale, Eurofighter e Gripen em relação ao F-16 Block 50/52. Argumenta a favor do C-295MP em relação ao P-3 (pois esse será substituído no Chile e começará a ser usado pela FAB). Etc, etc. Ninguém desconfia disso ?

[]s, Roberto


Acho que sim Roberto, so que até agora ninguem quis comentar sobre isso... :lol: :lol:
O Degan não consegue disfarçar seu nacionalismo xiita!!!




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#2526 Mensagem por Degan » Qui Set 20, 2007 11:44 am

Há uma penca de F-16s estocados no deserto, bem verdade que a maioria são dos modelos A e B, mas dentre esses, há um grande no. da versão ADF (Jordânia e Itália utilizam essa versão) que é um pouco mais avançada em relação às versões originais (compatível com o AIM-120 por exemplo). Os modelos Ce D que estão chegando no AMARC são do block 25 recém transferidos da Guarda Aérea Nacional de New Jersey


Amigo…los F-16A/B de AMARC se pueden comprar después de Falcon Star y MLU, quedando MUUUCHO más avanzado que cualquier ADF.
Los modelos C/D llegados de AMARC no se van a ninguna ANG…pues vienen de ellas… :lol:

http://www.f-16.net/news_article2518.html

b) Apresente os raios de combate do F-16 com 3 LGB de 500kg e com 2 LGB, perfil de vôo Hi-LO-Hi, para comparações, então.


Mapi…lo he hecho muchas veces…aquí voy otra ves (de Jane´s ATWA):

Imagem

c) Tê-las a mais de mil quilômetros do Teatro de Operações, também é um grande problema. Uma base a 300 ou 500 km do TO, não é um problema maior e permite um resposta muito mais rápida, principalmente quando se pode contar com AEW. Além disso, defesa AAé existe também para de3fender bases aéreas.


Vamos amigo….la AA no es una protección 100% segura, mucho menos las pocas que tenemos aquí en LA.
A esa distancia lo único que logras es tener poca profundidad estratégica…haciendo que casi todos los SdA del enemigo estén a alcance.

d) Diga-me um caça que não seja dependente de REVO, Degan...


Entonces amigo…basta y sobra con los F-5….

e) pode ser, mas isso vale para qualquer caça que seja escolhido, não? Ou, mais uma vez, as leis da física e da logística só se aplicam ao Gripen?


Mapi…tú mismo dices que el corto alcance del Gripen se soluciona poniendo las bases más cerca del frente. Con otros aviones con más alcance, eso no es necesario.

E não seria muito pior tentar impedir o inimigo a partir de uma distância muito maior? Em caso de um alerta contra um ataque aéreo a uma base ou cidade próximo à fronteira, o que levaria mais tempo: interceptar o ataque a partir de uma base a 300 ou 500 km, ou a partir de uma a 900 ou 1000 km de distãncia. Sinceramente, não consigo ver onde voc~e quer chegar por essa linha de pensamento...


Si en esa ciudad está la base aérea…esta será el primer blanco, para así ganar la superioridad aérea.

Então, mais uma vez, coloque aqui os dados para comparação, Degan.


Qué más quieres…??.

Até posso concordar, Degan. Mas, infelizmente, é a aeronave que o F-X terá que substituir, dentro de alguns anos.


Claro, y por eso tienes que conseguir un SdA que sea superior.

Na Red Flag Alaska eles até "derrubaram" uns F-15C agressor...


Bolovo, sabes que eso no significa mucho…
En los ´80, antes del upgrade a Tigre III, nuestros F-5 “derribaban” F-18 de la Us Navy…y yo se los hubiese cambiado inmediatamente... :shock:

Dados do fabricante, a Knaapo.
Compare esses dados com os de outros caças modernos. Até mesmo com relação aos do Gripen. Será que vale a pena comprar Flanker, com todo problema logístico que isso poderá trazer, sem contar um custo operacional três ou quatro vezes surperior?


El Mig-29 original es conocido por su pobre alcance.

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#2527 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 20, 2007 2:08 pm

Aí está a tabela:

Imagem

Se estes dados estão errados, então podemos também considerar dados do SU-35BM, certo?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2528 Mensagem por Bolovo » Qui Set 20, 2007 9:29 pm

Luís Henrique escreveu:Em vez de compararmos os extremos...que tal compararmos o Gripen com um caça menor como o F-16E.

Por quê adquirir o Gripen em vez do F-16E?

O que ganhamos com isso?

O F-16E tem mais potência.
Leva mais armamento.
Leva mais combustivel.

:?

Pode ser. Tem que ver o resto, como os offsets, política de venda/uso, tecnologias. No FX1, a SAAB ofereceu até a produção sob licença do Gripen no Brasil, investimento na Mectron e uma pourrilhada de coisa. E Prick, não, o Gripen não é um lacaio caça do imperialismo norte-americano, por mais que repita, ninguém vai acreditar em tal falácia.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#2529 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 20, 2007 9:58 pm

Bolovo, infelizmente está sim sujeito aos humores americanos. Lembra do Tucano prá Venezuela, dos CASA? Pois é, os americanos fazem sim uso disso sempre que acham necessário, na visão deles. E como eles estão sempre metidos em rolo no mundo todo...

Estão errados? Absolutamente não. Minha opinião? A SAAB deveria colocar logo outro motor e outros sistemas similares aos americanos, assim, se o cliente se sentir ameaçado pela sombra da águia, eles oferecem a opção.




Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

#2530 Mensagem por Benke » Qui Set 20, 2007 10:14 pm

como se o humor americano fosse mais negro que o humor russo ou francês :roll:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2531 Mensagem por Bolovo » Qui Set 20, 2007 10:19 pm

Carlos Mathias escreveu:Bolovo, infelizmente está sim sujeito aos humores americanos. Lembra do Tucano prá Venezuela, dos CASA? Pois é, os americanos fazem sim uso disso sempre que acham necessário, na visão deles. E como eles estão sempre metidos em rolo no mundo todo...

Estão errados? Absolutamente não. Minha opinião? A SAAB deveria colocar logo outro motor e outros sistemas similares aos americanos, assim, se o cliente se sentir ameaçado pela sombra da águia, eles oferecem a opção.

Não sei o que um motor, um HUD e um giroscópio tem de tão assustador assim. Além do mais, tudo isso teria sua manutenção feita no Brasil, não nos EUA, nem na Suécia. O Brasil nunca chamou os EUA de demônio, lacaio imperialista ou coisa do tipo, pelo menos oficialmente, assim como fez Venezuela, Bolívia, Irã, Coréia do Norte, então, não tenho com o que me preocupar. Considero os EUA uma nação irmã do Brasil. Entendo a idéia da opção por outros sistemas, mas não compreendo. A Venezuela só quis os aviões brasileiros e espanhóis, pois SABIAM que seriam vetados, daí que teriam a excelente desculpa de comprar tudo da Rússia, que entre nós aqui, sempre foi o que Chavez queria. Alias, liguem para o desavisado Comandante Saito de que sua Força Aérea tem praticamente 100% equipamentos com algum sistema norte-americano.

GABINETE DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA - GABAER
Esplanada dos Ministérios - Bloco "M" - 8º Andar
70045-900 - Brasília - DF
DDD: 61 - PABX: 3329 9700
Comandante: 3329 9601


Quantas vezes o Mapinguari vai ter que aparecer aqui para repetir o mesmo?!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#2532 Mensagem por Degan » Qui Set 20, 2007 10:27 pm

Si USA aprovó la venta del F-16 Plus a Brasil...no veo porqué podría vetar los sistemas del Gripen.... :?

Comparar a Lula con Chavez respecto a USA es exagerar mucho...




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#2533 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 20, 2007 10:31 pm

E quantas vezes vocês vão ter que repetir isso e convencer o povo da FAB? Como eu sei disso? Como? Bem, com as ofertas mirabolantes de F-16BR Chuck-detoneitor e F-35Fura-fila, só não pega se for maluco mesmo, ou...

A questão é que os EUA arrumam quizumba o tempo todo no mundo todo. Uma hora esbarra aqui. E tem aquelas histórias antigas, dos vetos e tal. Isso deixa uma marca forte numa força. Veja que os franceses, com todos os problemas do M-III, continuam fortíssimos.

Eu já falei, que não sou eu que penso assim, isso é pensamento enraizado na força. Tem que ser super São Tomé prá crer nas promessas deles.

Pode crer Bolovo, se trocassem estas peças o Gripen tinha vaga cativa aqui.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2534 Mensagem por Bolovo » Qui Set 20, 2007 10:38 pm

Então Carlos, você já sabe, já tenho opinião formada a muito tempo, então para mim, essa história não cola.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#2535 Mensagem por Degan » Qui Set 20, 2007 10:42 pm

Vamos amigos....estamos aquí solo para opinar... :roll:

Aveces es aburrido que la FAB no se decida de una ves por algún avión definitivo, CUALQUIRA!!!
Creo que por esta falta de definición, en este foro los temas son demaciado circulares...es dificil avanzar... :(




Editado pela última vez por Degan em Qui Set 20, 2007 10:43 pm, em um total de 1 vez.
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Responder