Centauro escreveu:Srs, existe alguma restrição ao EB com relação ao emprego de aeronaves de asa fixa, como a imposta a Marinha?
Até o presente momento a legislação atual proíbe que EB e MB operem aeronaves de bases em terra.
Supõe-se então que o EB esteja em conversações com o MD para derrubar esta limitação. Bom para a Avex, para a AN, e principalmente para a FAB.
Acredito que aeronaves do porte do C-235 para baixo deveriam ser operadas pela aviação daquelas duas forças, que não tem tanta necessidade assim de operar meios aéreos maiores que o avião hora exposto em oferta ao EB.
Ademais, um KC-390 só faria sentido na Avex se a FAB não conseguisse dar conta de encomendar um número tal deste modelo que fosse suficiente para atender as suas necessidades e das demais forças. Neste sentido, o atual número proposto de 28 undes não condiz com o arranjo desta capacidade. Salvo engano, li aqui e ali que a FAB pretenderia, no longo prazo, operar também o KC-390 no 1o/9o Gav em Manaus, e talvez também no 1o/15o Gav em CG. Se isto chegar a tornar-se real, pode ser que o 2o/10 Gav também venha a ser aquinhoado com esta mesma aeronave em uma versão SAR/C-SAR especializada. Temos ainda o 1o/2o GT que precisa substituir os seus E-145 no médio/longo prazo.
Ao menos para mim faz todo o sentido que a FAB demande que tais esquadrões também possam operar o KC-390 tendo em vista uma melhor distribuição da sua capacidade de transporte e apoio as demais forças. Levando-se em consideração a quantidade encomendada, isso dá em torno de 8/9 aeronaves por esquadrão de transporte(3), sendo necessário entre 32 a 36 undes a mais para encomendar. O que pode ser feito em lotes pequenos ou simplesmente em mais um grande lote de encomenda. Se todos aqueles esquadrões de transporte da FAB chegarem a operar o avião da Embraer, isto com certeza faria a Avex voltar sua atenção mais tarde para vetores mais específicos de suas necessidades. Um suposto helo pesado talvez pudesse ser pensado somente se for demonstrado sua real necessidade. O que vale obviamente para a FAB também.
No mais, um KC-390 na MB vejo apenas em missões SAR, tendo em vista o cumprimento de nossas responsabilidades na FIR Atlântico, que por si só já é um baita problema, tendo em vista que a AN não contar com meios em quantidade e qualidade adequados ao cumprimento integral de suas funções relativas a este tipo de missão. Mas isso já é uma outra história para um outro tópico.
abs.