JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2506 Mensagem por Bolovo » Qua Set 19, 2007 10:01 pm

Benke escreveu:Durante a Red Flag no Alaska os Gripens deram um SHOW (não me peça fuentes porque ninguem vai dizer abertamente). Não é só ALCANCE, mas uma combinação de FATORES, como EW, RADAR, TIDLS - q proporcionam a SUPERIORIDADE da INFORMAÇÃO - confiabilidade do MOTOR, DOUTRINA, TREINAMENTO, e LCC mais baixo q qquer concorrente. PROVADO
Vamos tentar sair dos preconceitos e pesquisar mais!
Mapinguari, concordo com tudo que vc escreveu

Na Red Flag Alaska eles até "derrubaram" uns F-15C agressor...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2507 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 10:04 pm

Degan escreveu:El punto no es si el Gripen "sirve" o "no sirve" para la FAB....

Evidentemente el avión es bueno y útil.
El punto es: ¿Cuál es la mejor opción costo/eficiente para invertir los escasos US$ de la FAB en nuevos vectores?.

Si fueran REGALADOS....yo quiero algunos... :wink:


A melhor opção? Gripen, claro!




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2508 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 10:19 pm

soultrain escreveu:
Carlos,

Até o Flanker tem problema de alcance


Problema de alcance?

Era bom que todos os caças tivessem o "problema" de alcance do Flanker, pode elaborar sobre o "problema"?

[[]]'s


Imagem

Imagem

Dados do fabricante, a Knaapo.
Compare esses dados com os de outros caças modernos. Até mesmo com relação aos do Gripen. Será que vale a pena comprar Flanker, com todo problema logístico que isso poderá trazer, sem contar um custo operacional três ou quatro vezes surperior?




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2509 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 10:25 pm

cb_lima escreveu:Olá

Para saber se o alcance do Gripen seria realmente pouco para as necessidades da FAB seria ter em mãos os requisitos especificados por ela durante o RFP assim como entender qual é o perfil operacional e de emprego dessas aeronaves.

Só assim é que daria para dizer se o alcance realmente é pouco não. Do contrário o que fica valendo são os valores 'nominais' que ficam escritos em magazines, na web e na Jane's, mas que na prática não servem para muita coisa.

Quando a FAB quiz voar os F-5 por milhares de KMs de Norte a Sul do País simulando ataques, ela assim o fez, assim como também fez com o AM-X e também fez com os M2k no seu translado utilizando os seus 'próprios meios' (REVO da FAB).

Ou seja, aparentemente, em caso de necessidade os caras sabem o quanto as suas aeronaves poderiam aguentar e como planejar ataques levando-se em consideração o melhor uso dos seus meios disponíveis.

Não estou tentando dizer que os colegas estão errados, é que sendo práticos alcance é relativo ao que a Força Aérea pretende fazer com a aeronave e como irá operá-la.

[]s
CB_Lima


Mas é exatamente isso o que eu sempre disse, cb_lima. Se o Gripen não atendesse aos requerimentos da FAB, não teria entrado na competição e não teria sido declarado vencedor duas vezes. Não levou porque alguns setores do Governo e os parlamantares de São Paulo colocaram a maior pressão pelo Mirage 2000-5...
Quem viu os requisitos da FAB, acredita que foram feitos sob medida para o Gripen. Se a FAB teve ou tem alguma reserva ou restrição com relação ao Gripen, creio que a versão Gripen N acaba com elas em definitivo. :D




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#2510 Mensagem por Alitson » Qua Set 19, 2007 10:28 pm

Mapinguari escreveu:
cb_lima escreveu:Olá

Para saber se o alcance do Gripen seria realmente pouco para as necessidades da FAB seria ter em mãos os requisitos especificados por ela durante o RFP assim como entender qual é o perfil operacional e de emprego dessas aeronaves.

Só assim é que daria para dizer se o alcance realmente é pouco não. Do contrário o que fica valendo são os valores 'nominais' que ficam escritos em magazines, na web e na Jane's, mas que na prática não servem para muita coisa.

Quando a FAB quiz voar os F-5 por milhares de KMs de Norte a Sul do País simulando ataques, ela assim o fez, assim como também fez com o AM-X e também fez com os M2k no seu translado utilizando os seus 'próprios meios' (REVO da FAB).

Ou seja, aparentemente, em caso de necessidade os caras sabem o quanto as suas aeronaves poderiam aguentar e como planejar ataques levando-se em consideração o melhor uso dos seus meios disponíveis.

Não estou tentando dizer que os colegas estão errados, é que sendo práticos alcance é relativo ao que a Força Aérea pretende fazer com a aeronave e como irá operá-la.

[]s
CB_Lima


Mas é exatamente isso o que eu sempre disse, cb_lima. Se o Gripen não atendesse aos requerimentos da FAB, não teria entrado na competição e não teria sido declarado vencedor duas vezes. Não levou porque alguns setores do Governo e os parlamantares de São Paulo colocaram a maior pressão pelo Mirage 2000-5...
Quem viu os requisitos da FAB, acredita que foram feitos sob medida para o Gripen. Se a FAB teve ou tem alguma reserva ou restrição com relação ao Gripen, creio que a versão Gripen N acaba com elas em definitivo. :D


Não foram 3 X que o JAS ganhou????

[]s :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

#2511 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 19, 2007 10:59 pm

E lá vamos nós outra vez.

Qual o alcance Hi-Lo-Hi e Hi-Hi-Hi do Gripen com 4000kg(16 X 250Kg) de bombas + 2WVR e nenhum tanque externo?

Qual o alcance do Gripen com 6 MAA + 1000Kg* de armas(impossível) e nenhum tanque externo?

*Os 4 R-27ER(250Kg cada) que sobraram do SU-27.

Agora, eu tenho guardado aqui em casa uma famosa tabela comparativa da S&D dos FX-1. Querem saber os dados?

SU-27SK: Alcance em Hi-Lo-HI --> 1.140Km com 2350Kg + 6 MAA.

GripenC: Alcance em Hi-Lo-Hi --> 638KM com 907Kg + 4 MAA + 2 X 1100l.

Assim, podemos ver que o SU-27SK(versão mais antiga) voa quase o dobro da distância levando 3 vezes mais armas sem precisar de um único tanque externo.

Então, a diferença não é pouca não, é muita.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2512 Mensagem por Skyway » Qua Set 19, 2007 11:05 pm

cb_lima escreveu:Olá

Para saber se o alcance do Gripen seria realmente pouco para as necessidades da FAB seria ter em mãos os requisitos especificados por ela durante o RFP assim como entender qual é o perfil operacional e de emprego dessas aeronaves.

Só assim é que daria para dizer se o alcance realmente é pouco não. Do contrário o que fica valendo são os valores 'nominais' que ficam escritos em magazines, na web e na Jane's, mas que na prática não servem para muita coisa.

Quando a FAB quiz voar os F-5 por milhares de KMs de Norte a Sul do País simulando ataques, ela assim o fez, assim como também fez com o AM-X e também fez com os M2k no seu translado utilizando os seus 'próprios meios' (REVO da FAB).

Ou seja, aparentemente, em caso de necessidade os caras sabem o quanto as suas aeronaves poderiam aguentar e como planejar ataques levando-se em consideração o melhor uso dos seus meios disponíveis.

Não estou tentando dizer que os colegas estão errados, é que sendo práticos alcance é relativo ao que a Força Aérea pretende fazer com a aeronave e como irá operá-la.
[]s
CB_Lima


Não aguentei, tive que destacar esse trecho que é o que eu digo e que é a verdade sobre a operação de qualquer aeronave. E a FAB sabe fazer bonito como o CB tambem demonstrou no mesmo post.

Parabéns por conseguir resumir isso tudo em um posto curto, objetivo e muito esclarecedor. :D




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#2513 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 19, 2007 11:09 pm

É, muito bom, mas se formos ver tudo assim, relativamente, nada é bom e tudo é bom, relativamente. :wink:




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2514 Mensagem por Mapinguari » Qua Set 19, 2007 11:09 pm

Carlos Mathias escreveu:E lá vamos nós outra vez.

Qual o alcance Hi-Lo-Hi e Hi-Hi-Hi do Gripen com 4000kg(16 X 250Kg) de bombas + 2WVR e nenhum tanque externo?

Qual o alcance do Gripen com 6 MAA + 1000Kg* de armas(impossível) e nenhum tanque externo?

*Os 4 R-27ER(250Kg cada) que sobraram do SU-27.

Agora, eu tenho guardado aqui em casa uma famosa tabela comparativa da S&D dos FX-1. Querem saber os dados?

SU-27SK: Alcance em Hi-Lo-HI --> 1.140Km com 2350Kg + 6 MAA.

GripenC: Alcance em Hi-Lo-Hi --> 638KM com 907Kg + 4 MAA + 2 X 1100l.

Assim, podemos ver que o SU-27SK(versão mais antiga) voa quase o dobro da distância levando 3 vezes mais armas sem precisar de um único tanque externo.

Então, a diferença não é pouca não, é muita.


Carlos,

Onde foi que disse algo diferente disso? O Flanker tem obrigação de oferecer maiores préstimos do que o Gripen, pois tem praticamente 3 vezes o PMD do Gripen. O que sempre disse é que não sei se isso justifica sua compra pela FAB, por conta das desvantagens que traria (questões de logística, manutenção, custo operacional, filosofia, etc, etc). E acho que os dados aí em cima estão misturados. E na época do artigo de S&D não havia informações quanto ao JAS39C. As informações referiam-se ao JAS39A mas foram apresentadas como sendo referentes ao JAS 39C.
Além disso, vc está comprando raio de interceptação Hi-Hi-Hi do Flanker (1.140km), com 10 mísseis ar-ar (BVR e WVR) com raio de ataque do Gripen (638km) em missão de ataque com 3 LGB de 500 kg, mais pod Litening e 4 mísseis, sem tanque externo, em perfil Hi-LO-Hi, onde boa parte do trajeto (penetração e ataque) é feito a baixa altitude (3 mil pés). É óbvio que a aeronave que voa o tempo todo a grande altitude leva vantagem. para ser mais justa, deveria comparar essa configuração de interceptação do Flanker com 10 mísseis em perfil de vôo HI-HI-HI, com a de interceptção do JAS 39C com 6 mísseis e um tanque extra, que é de 900 km (240km a menos do que a do Flanker).
Mas dou razão a quem diz que esse tipo de discussão não vai nos levar a conclusão enhuma, após páginas e páginas de discussão. O importante é que a gente saiba que, qualquer que seja o caça escolhido, a FAB vai se adaptar a ele, em sua logística, doutrina operacional, táticas e estratégias de emprego. Ponto final.




Editado pela última vez por Mapinguari em Qua Set 19, 2007 11:19 pm, em um total de 2 vezes.
Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2515 Mensagem por Skyway » Qua Set 19, 2007 11:09 pm

Carlos, por favor, não incentive esse tipo de discussão que já foi feita várias vezes até mesmo nesse tópico, acabando sempre com todos os argumentos expostos, incluindo esse que você colocou agora, sendo rebatidos com fontes e provas, porem isso valendo em ambos os lados com argumentos do Gripen sendo rebatidos tambem.

Não tem fim prático e nunca acaba bem. :wink:

Vamos evitar esse tipo de comparação gente.




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#2516 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 19, 2007 11:41 pm

Além disso, vc está comprando raio de interceptação Hi-Hi-Hi do Flanker (1.140km),


Negativo, ambos em HI-LO-HI. Se puder, coloco a tabela aqui para todos verem.

Podemos parar sim, mas se vamos ser coerentes e justos, sejamos para ambos. Se não eu chego aqui e digo que um Flanker cruza o Brasil de Norte a Sul com 8000kg de armas e ninguém pode contestar, porque senão eu vou dizer que é discussão sem fim e etc, etc, etc. Se me questionarem, eu digo que é com REVO, afinal, ninguém perguntara antes.

Sem tanques ou com tanques? Versão antiga ou nova? Carga de armas igual?

Vamos tentar um BM com apenas 6 MAA + um tanque de 6000l???? :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2517 Mensagem por Bolovo » Qui Set 20, 2007 12:20 am

Gripen em treinamento CAS com GBU-12.

Imagem
Imagem
Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#2518 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 20, 2007 12:23 am

Treino com bomba inteligente.... Parece aqui, né?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2519 Mensagem por Bolovo » Qui Set 20, 2007 12:24 am

Carlos Mathias escreveu:Treino com bomba inteligente.... Parece aqui, né?

Praticamente idêntico hahaha :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#2520 Mensagem por Mapinguari » Qui Set 20, 2007 12:36 am

Carlos Mathias escreveu:
Além disso, vc está comprando raio de interceptação Hi-Hi-Hi do Flanker (1.140km),


Negativo, ambos em HI-LO-HI. Se puder, coloco a tabela aqui para todos verem.


Carlos,

Pode colocar, mas adianto que a tabela está errada. Alguns dados são de JAS39A e foram colocados como sendo de JAS39C.
Admito isso aqui, pois fui eu quem preparou tal tabela. Na época, muitas informações sobre o Gripen não estavam disponíveis e os que estavam, eram confusos. Mas eram os dados que estavam disponíveis à época.




Mapinguari

Imagem
Responder