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Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 23, 2016 11:32 am
por arcanjo
eligioep escreveu:O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4o da Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar no 136, de 25 de agosto de 2010, combinado com o art. 1o do Decreto no 8.798, de 4 de julho de 2016, e considerando o disposto no art. 20, inciso VI, alínea “i”, da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto no 5.751, de 12 de abril de 2006, e o que prescreve a Portaria no 545-MD, de 7 de arço 2014, resolve
..............................................................
Art 2o Designar o Gen Ex GUILHERME CALS THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA, Comandante Logístico, e o Cel QMB WASHINGTON ROCHA TRIANI, do COLOG, para realizar a apresentação do Exercício Amazon Log 2017 no United States Southern Command (USSOUTHCOM), em Miami e, em prosseguimento, na Junta Interamericana de Defesa (JID), em Washington; participar de reunião de trabalho e acompanhamento de contrato de manutenção da família de blindados M109-A5, estabelecido com o Governo dos EUA, sob o programa de compras militares no exterior (Foreign Military Sales), em York e em Washington; verificar a situação de aeronave C23B - Sherpa e a possível negociação com o Exército Norte-Americano, em San Antonio; além de participar da Exposição Internacional de Produtos de Defesa da Association of the United States Army (AUSA), em Washington, Boletim do Exército no 38, de 23 de setembro de 2016. - 57tudo nos Estados Unidos da América (Atv PVANA Inopinada W16/135), no período de 25 de setembro a 5 de outubro de 2016, incluindo os deslocamentos.
Para quem não conhece o C23-B Sherpa.
http://www.aviacioncr.net/galeria/fotos/avcr_2252.jpg

abs.

arcanjo

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 23, 2016 11:43 am
por talharim
Uma aeronave bastante robusta e provada em combate

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 23, 2016 2:49 pm
por Tikuna
Estava na hora do EB reativar a aviação de asa fixa!

Espero que vingue!

Nossos deslocamentos com helicópteros são muito custosos!!!!!

Um avião seria bem vindo!

Abraços

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 23, 2016 5:54 pm
por Glauber Prestes
Ou muito me engano, ou esse avião da Short nem é mais fabricado...

Seria bom ver C-212, C-235, Caravan, e outros modelos de aeronaves.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 23, 2016 8:19 pm
por Bolovo
Se for pra pegar algo usado, que seja um Bandeco, oras!!! Que C-23 o que!

Prefiro um Caravan novinho, de longe a opção com melhor custo benefício.

Ou se quiserem algo parecido com o C-23, que peguem algo parecido novo, seja um C-212, PZL M-28, Do 228 ou mesmo um Twin Otter!

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 2:19 am
por Tikuna
Essa aeronave ai foi um sufoco pra retirar
Pelo que sei não queriam que saísse de jeito nenhum, o custo operativo baixo, 1/4 da do chinook com 70% da capacidade desse. será muito.

E creio que isso vai vir à preço de banana. O PW PT-6 também não é um desconhecido na operação no Brasil.

Abraços!

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 9:06 am
por eligioep
Glauber Prestes escreveu:Ou muito me engano, ou esse avião da Short nem é mais fabricado...

Seria bom ver C-212, C-235, Caravan, e outros modelos de aeronaves.
Desde 90 fora de linha..... :?

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 9:07 am
por eligioep
Bolovo escreveu:Se for pra pegar algo usado, que seja um Bandeco, oras!!! Que C-23 o que!

Prefiro um Caravan novinho, de longe a opção com melhor custo benefício.

Ou se quiserem algo parecido com o C-23, que peguem algo parecido novo, seja um C-212, PZL M-28, Do 228 ou mesmo um Twin Otter!

.......$$$$$$$$ Bolovo!

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 11:32 am
por julio_cmb
"According to an information sheet distributed by the Forest Service, the aircraft has a crew of four, two pilots and two loadmasters. It can carry up to 18 passengers or a payload of 7,280 pounds of fuel and cargo. It has a range of 550 miles (with 4,000 pounds of cargo), a cruise speed of 198 knots, is IFR capable, and costs $2,310 an hour to operate."

http://fireaviation.com/tag/c-23/

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 11:50 am
por arcanjo
set 26, 2016
US Army oferece C-23B Sherpa ao Exército Brasileiro
Por Tecnodefesa

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Foto_01_C-23B_Sherpa_Foto-US_Army-1.jpg
(Imagem: US Army)

O Exército Brasileiro (EB) está se preparando para reativar sua aviação de asas fixas, capacidade perdida em 1941 com a criação do Ministério da Aeronáutica e a Força Aérea Brasileira (FAB), e a transferência para a nova força de todo o material aéreo.

O Projeto 32 ou a expansão das instalações do Comando de Aviação do Exército, localizado em Taubaté (SP), foi implementado observando também os requerimentos colocados pelo EB para um bimotor de transporte para cargas e pessoal (dotado de porta rampa), e capaz de voar nas imensidões amazônicas da região norte.

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Foto_02_C-23B_Sherpa_Foto-US_Army2.jpg
A frota de C-23B Sherpa retirada de serviço no US Army encontra-se estocada em condições de voo (23 exemplares) em Fort Sill, Oklahoma. (Imagem: US Army)

O Comando Logístico da Força Terrestre, segundo publicado no Boletim do Exército nº 38 está nos Estados Unidos da América para reunião de acompanhamento do contrato de manutenção e upgrade de 32 obuseiros autopropulsados M-109A5 BR, além de uma visita à Exposição Internacional de Produtos de Defesa da Association of the United States Army (AUSA), em Washington, e um encontro para verificar a situação da aeronave C-23B Sherpa e uma possível negociação direta dos estoques do United States Army (Exército Norte Americano).

Desativados no início de 2014 após duas décadas de serviços na Guarda Nacional (16 exemplares), os C-23B Sherpa continuam sendo reconhecidos pela robustez, capacidade de carga, porta rampa, excelente alcance e independência operacional em áreas remotas desprovidas de serviços básicos de apoio em solo para aeronaves. Este é exatamente o perfil operacional que o EB procura para operar em segurança na Amazônia, e com uma vantagem, o custo de aquisição menor frente a uma aeronave nova de fábrica.

A proposta norte-americana poderá incluir a venda (por um valor vantajoso via FMS) de todo o ferramental, material de apoio e manutenção, sobressalentes, motores reservas, componentes, manuais e documentação, mais a entrega das aeronaves na condição em que se encontram, com ou sem a realização de serviços necessários para recolocá-las em condições de voo.

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Foto_03_C-23B_Sherpa_US_Army1.jpg
Um C-23B Sherpa passa por serviços de manutenção nas instalações da M7 Aerospace em San Antonio, Texas. (Imagem: US Army)

O C-23B Sherpa da Guarda Nacional difere dos empregados pela United States Air Force (USAF) pelas janelas nos dois lados da fuselagem, e pelos motores, dois Pratt & Whitney Canada PT6A­65AR com 1.425 HP

Este certamente é o ponto de maior interesse dos militares brasileiros, pois esse grupo propulsor possui uma longa e confiável tradição em serviço militar no Brasil, e existe um bem montado parque MRO preparado para apoiá-lo com custos atraentes.

O C-23B Sherpa pode transportar 30 soldados equipados, com tripulação formada por dois pilotos e mestre de carga/mecânico de voo, dependendo da missão. O alcance máximo é de 1.240 Km, com velocidade média de quase 400 km/h (cruzeiro).

Dentre os remanescentes de uma frota declarada de 43 exemplares, existem pelo menos duas dezenas estocados no Aerospace Maintenance and Regeneration Group em Tucson, no Arizona.

O Fator M7 Aerospace e os contratos do C-23B Sherpa

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Foto_04_C-23B_Sherpa_US_Army3.jpg
O C-23B Sherpa emprega motores PT-6, conhecidos pelos militares brasileiros, e possui cauda dupla com porta rampa de carga que permite ao mesmo transportar inclusive turbinas de helicópteros da Aviação do Exército. (Imagem: US Army)

O Aeroporto Internacional de San Antônio é a base da M7 Aerospace, subsidiária da israelense Elbit Systems nos Estados Unidos, e local da visita do general-de-exército Theófilo Gaspar de Oliveira e do coronel-QMB Washington Rocha Triani.

A M7 Aerospace presta serviços de manutenção, reparos, manufatura de aeroestruturas, serviços de suporte logísticos governamentais, apoio e suporte/gerenciamento de cadeias de suprimentos/aquisições, etc.

Dentre outros contratos sob sua responsabilidade, está o trabalho de reconstrução e upgrade dos Grumman C-1A Trader adquiridos pela Marinha do Brasil para futuramente serem operados no NAe São Paulo (A-12) empregando motores turboprop Honeywell TPE331.

No caso dos C-23B do US Army, a M7 Aerospace venceu, no final de 2011, contrato de mantenimento (ciclo de vida) da frota de Sherpa que acabou desativada três anos depois. Este contrato, de US$ 27,7 milhões, tinha previsão de cumprimento até o final de 2014.

A M7 possui acordo com a distribuidora exclusiva de partes e componentes de aeronaves Shorts 330, da qual o Sherpa é derivado, e garante disponibilidade e suporte customizado com custos reduzidos de entrega para usuários do C-23B que adquirirem esses serviços, peças e componentes em San Antônio.

Roberto Caiafa

http://tecnodefesa.com.br/us-army-ofere ... rasileiro/

abs.

arcanjo

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 12:05 pm
por gabriel219
Tikuna escreveu:Essa aeronave ai foi um sufoco pra retirar
Pelo que sei não queriam que saísse de jeito nenhum, o custo operativo baixo, 1/4 da do chinook com 70% da capacidade desse. será muito.

E creio que isso vai vir à preço de banana. O PW PT-6 também não é um desconhecido na operação no Brasil.

Abraços!
Bem, que eu saiba um C-23B pode transportar 7,280 Libras (pouco mais que 3 toneladas) e um CH-47 pode transportar 24,578 libras (cerca de 11 toneladas), é bem menos que 70%, na verdade cerca de 30% da carga do Chinook.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 12:50 pm
por Tikuna
gabriel219 escreveu:
Tikuna escreveu:Essa aeronave ai foi um sufoco pra retirar
Pelo que sei não queriam que saísse de jeito nenhum, o custo operativo baixo, 1/4 da do chinook com 70% da capacidade desse. será muito.

E creio que isso vai vir à preço de banana. O PW PT-6 também não é um desconhecido na operação no Brasil.

Abraços!
Bem, que eu saiba um C-23B pode transportar 7,280 Libras (pouco mais que 3 toneladas) e um CH-47 pode transportar 24,578 libras (cerca de 11 toneladas), é bem menos que 70%, na verdade cerca de 30% da carga do Chinook.
Tem razão amigo, eu confundi as especificações. De qualquer forma dadas as proporções, faz mais economicamente translados de cargas. Capacidade que o EB não tem, e cumpre com um custo exorbitante com helicópteros, ou pedindo ajuda da FAB.

à esses eu agregaria uns C-208 Grand Caravan e o C-295 em um futuro.
E quem sabe o KC-390 na proxima década.

Hoje saiu uma nota interessante na T&D

http://tecnodefesa.com.br/us-army-ofere ... rasileiro/

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 1:00 pm
por Tikuna
"ECEME – O peso dos custos do apoio aéreo para o Exército na Região Amazônico vem sendo estudado em profundidade desde o início da década passada.
Exemplo disso são os dados e tabelas constantes no longo texto intitulado “O emprego de aeronaves de asa fixa orgânicas na Aviação do Exército”, tese apresentada, em 2008, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), pelo então major QMB Warley França Abreu (a 30 de abril de 2013 promovido a coronel), com o objetivo de obter o título de Doutor em Ciências Militares daquela instituição de Ensino.
Um estudo do Comando de Operações Terrestres reproduzido pelo major Warley mostrou que, somente nos anos de 2002 e 2003, as aeronaves SA-365K Pantera (HM-1), Sikorsky Black Hawk (HM-2) e Cougar (HM-3) do 4º BAVEx consumiram 636.716,46 dólares.

Segundo o mesmo trabalho, caso as missões por elas realizadas tivessem ficado a cargo de um modesto bimotor CASA C-212 400M Aviocar – aeronave de concepção antiquada e aviônica de sofisticação limitada –, esse valor cairia para (inacreditáveis) 62.189,40 dólares – ou seja, 10% da quantia gasta pelo 4º BAVEx…"



Pra quem quer o estudo completo do Major Warley, aqui vai:



ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO
Rio de Janeiro
2008
Maj QMB WARLEY FRANÇA ABREU
O emprego de aeronaves de asa fixa orgânicas
na Aviação do Exército
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct= ... 0528,d.Y2I

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 1:46 pm
por FABIO
Quantos aviões sherpa C-23 o EB estuda comprar?

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 26, 2016 2:17 pm
por gabriel219
Tikuna escreveu:
gabriel219 escreveu: Bem, que eu saiba um C-23B pode transportar 7,280 Libras (pouco mais que 3 toneladas) e um CH-47 pode transportar 24,578 libras (cerca de 11 toneladas), é bem menos que 70%, na verdade cerca de 30% da carga do Chinook.
Tem razão amigo, eu confundi as especificações. De qualquer forma dadas as proporções, faz mais economicamente translados de cargas. Capacidade que o EB não tem, e cumpre com um custo exorbitante com helicópteros, ou pedindo ajuda da FAB.

à esses eu agregaria uns C-208 Grand Caravan e o C-295 em um futuro.
E quem sabe o KC-390 na proxima década.
O Exército já deveria dispor de sua frota, pelo menos alguns C-295. Algo como KC-390 não seria necessário, já que é mais tarefa da FAB.
Hoje saiu uma nota interessante na T&D

http://tecnodefesa.com.br/us-army-ofere ... rasileiro/