NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#2506 Mensagem por Boss » Qui Jun 07, 2012 5:57 pm

Discutir política no Brasil é discutir sobre os mosquitos que sobrevoam um mar de merda.

Eles mudam, a merda é a mesma.

Até que caia esse Sistema podre que implementaram, desde o infame 15/11/1889 (que por mim, o único lucro que nos deu foi mais um feriado).

Mas como é o próprio Sistema que tem poder para modificar o Sistema... :lol: :lol: :roll:
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Bran
Júnior
Júnior
Agradeceu: 7 vezes

#2507 Mensagem por Bran » Qui Jun 07, 2012 8:42 pm

O suicídio pela palavra
Por Lúcio Flávio Pinto | Cartas da Amazônia – qua, 6 de jun de 2012

"Veja", uma das cinco revistas semanais de informações mais importantes do mundo, levou 2.272 edições, em 44 anos de circulação, para cometer o maior "nariz de cera" da sua história, do jornalismo brasileiro em muitos anos e talvez da imprensa mundial. Sua matéria de capa do último número, do dia 6, abre com 98 linhas da mais medíocre "encheção de linguiça", como se diz "no popular".

Se tivessem mesmo que sair, esses quatro enormes parágrafos, numa matéria de apenas oito períodos, tirando boxes e penduricalhos outros para descansar a vista (e relaxar a cabeça), caberiam na Carta ao Leitor, espaço reservado à opinião do dono. Mas lá já estava o devido editorial da "casa", repleto de adjetivações e subjetividades, conforme o estilo.

A tarefa do repórter Daniel Pereira não era competir em fúria acusatória com a voz do dono, mas dar-lhe — se fosse o caso — suporte informativo. Sua matéria devia conter fatos, que constituem a arma de combate do repórter, infalível diante de qualquer assunto sob sua investigação.

Ao invés disso, metade da sua falsa reportagem, com presunção de trazer novidades e gravidades suficientes para merecer a capa da edição, é um rosário de imprecações opiniáticas, no mais grosseiro e primário estilo, num desabamento de qualidade em relação à Carta ao Leitor.

Em tom professoral digno de um sábio de almanaque Capivarol, o editor da sucursal de Brasília, distinto e ilustre desconhecido (ainda, claro), faz gracejo insosso com o fracasso da estratégia de Lula de usar a "CPI do Cachoeira" como manobra diversionista para tirar o foco do julgamento dos integrantes da "quadrilha do mensalão".

Tentando reparar o efeito inverso gerado pela iniciativa, Lula procurou o ministro Gilmar Mendes, do STF, para um acerto, "movimento tão indecoroso que, ao contrário do imaginado pela falconaria petista, se voltou contra o partido", sentencia o jornalista.

Não sou petista. Nunca fui. Também não sou nem nunca serei filado a qualquer partido político, enquanto minha profissão me conceder um espaço para opinar e interpretar. É onde faço política: tentando armar o meu leitor para ter sua agenda atualizada aos grandes temas ao alcance da sua vontade.

Votei uma única vez em Lula para presidente da República, na primeira tentativa dele, contra Collor, em 1989. Ninguém encontrará um artigo de louvor a ele no meu Jornal Pessoal. Como não moro em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, mas em Belém do Pará, distante dois mil quilômetros da capital federal, não me atrevo a escrever reportagens a respeito dele.

Para isso, precisaria estar em contato com pessoas do centro do poder, testemunhar acontecimentos, criar fontes com acesso às informações diretas. Mas minhas análises, feitas à distância, não ultrapassam o limite da possibilidade de demonstrar com fatos o que digo. E só digo o que os fatos me autorizam.

Ao autorizar um repórter, encarregado de produzir uma reportagem, que requer tudo que está fora do meu alcance, justamente porque não disponho dos recursos ao alcance de Daniel Pereira, "Veja" mostra que não respeita a si, aos seus jornalistas e ao leitor. Desrespeita a própria história, que a fez ocupar um lugar tão destacado na imprensa mundial e ter-se estabilizado há muitos anos em 1,2 milhão de exemplares de tiragem.

O respeito e a admiração que as pessoas tem hoje pelos jornalistas da TV Globo era o mesmo, com outra substância, do início dos anos 1970, quando "Veja" se consolidou como a mais importante novidade na imprensa brasileira. Antes de passar a trabalhar na revista, via-me diante de humilhação partilhada por repórteres das outras publicações, como as minhas. Depois de dar entrevista coletiva, o personagem da reunião se desculpava e atendia à parte o representante de "Veja", que costumava assistir calado ao pingue-pongue de perguntas e respostas entre os colegas e o entrevistado.

Mas não ficávamos furiosos ou nos revoltávamos pelo privilégio dado ao concorrente. Veríamos, quando a revista circulasse, que o tratamento diferenciado tinha uma motivação fundamentada na qualidade do trabalho da revista. Por opção editorial, as matérias não eram assinadas. Mas tanto os profissionais que iam às ruas atrás das notícias eram bons como ótimos eram aqueles que reescreviam tudo na redação, estabelecendo uma homogeneidade de alto nível em todos os textos, do primeiro ao último.

Essa boa novidade levou ao exagero da padronização, logo corrigido pela liberação dos freios da centralização: cada jornalista pode desenvolver seu estilo e as matérias começaram a sair assinadas.

Muitas das matérias que forniram as páginas da revista eram do melhor jornalismo, vizinho dos textos de autores da melhor literatura. Tanto pelo domínio do vernáculo como pela consciência de que jornalismo é a vida pulsando todos os dias em sua materialização factual, sempre sujeita ao humano, demasiado humano (o que serviu de halo para o "novo jornalismo" americano).

Com a sucessão de textos do tipo que agride a essência do jornalismo já há bastante tempo, "Veja" está prestando um grave desserviço ao Brasil, a pretexto de brecar o avanço do "lulismo" tirânico e irresponsável. Está fazendo o país retroceder a um jornalismo praticado até seis décadas atrás, quando o Diário Carioca introduziu o lide no manual de redação jornalística. Sucederam-se a partir daí os aperfeiçoamentos que "Veja" consolidou.

A começar pelo curso de formação que deu aos seus futuros integrantes antes de começar a circular, uma revolução em matéria de recrutamento de quadros. E pelo elevado padrão de profissionalismo que estabeleceu, tornando-se uma meta para todos aqueles que queriam avançar no seu ofício e ter uma vida digna, decente e confortável — conquistas das quais só a última era frequente, à custa da venda da alma ao diabo; até "Veja" demonstrar que jornalista também pode ganhar bem sem se prostituir.

É profundamente lamentável que essa mesma revista esteja agora, num paroxismo editorial difícil de explicar e mais difícil ainda de entender, renunciando a todas essas conquistas para se entregar a uma voragem de apoplexia palavrosa, se a tipologia cabe nessa forma surpreendente de patologia. Lula pode sobreviver a esse tipo de vírus. O jornalismo, não.

Querendo ser a coveira de um líder político esquivo e ambíguo, "Veja" está, na verdade, cometendo um haraquiri patético, capaz de arrastar consigo muito mais gente do que a que sucumbiu sob outro desses líderes em transe: Jim Jones.

(Saio da bitola amazônica nesta carta jornalística pela necessidade de desabafar, que partilho com meus leitores. Quase meio século de jornalismo autorização a quebra da bitola, I presume.)

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/cart ... 05165.html
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#2508 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jun 08, 2012 2:11 am

Finalmente, teremos o julgamento do Mensalão. Espero que se faça justiça! Que os culpados paguem! Agora também espero que pau que bate em chico também bata em francisco...Também espero justiça e rapidez no caso Cachoeira. Que os SUPOSTOS líderes, contraventores, criminosos, políticos, empresários envolvidos, também sejam punidos! E não apenas Cachoeira e Demóstenes...
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#2509 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Jun 08, 2012 2:23 am

As eleições municipais pegarão fogo! De um lado mensalão e agora crise no Banco do Nordeste (ver site da Época sobre suposto desvio de mais de 100 milhões). De outro Cachoeiragate. E ambos atingem situação e oposição! Mensalão há o federal e os mineiro e distrital. Cachoeiragate envolve parlamentares e governadores da oposição, mas via delta, supostamente atinge governadores da situação e oposição... De 2012 a 2014 o cenário político nacional pegará fogo! Talvez saiam perdendo o Lula e o PSDB e, principalmente o Dem, que urge uma mudança de nomenclatura e postura. Talvez nesta "guerrona" PT/PSDB, se Dilma manter os índices bons de governo e não existir algo que a atinja DIRETAMENTE, possa surfar sobre a onda partidária e se reeleger. Sinceramente, acho que até 2014 o Aécio não terá ainda a visibilidade NACIONAL que precisaria e Serra está desgastado fora de SP. Mas em 2018 dificilmente o PT terá alguém para fazer frente a uma mudança desejada para se evitar uma perpetuação de um só partido no poder. A oposição errou sim, desde os governos do Lula. Agora precisa de estratégia forte para bater não a Dilma que será difícil, mas não deixar surgir um "novo nome" e vir com tudo em 2018!
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#2510 Mensagem por Clermont » Sex Jun 08, 2012 9:18 am

João da Costa busca meios para ficar na disputa em Recife.

Impedido de concorrer à reeleição, ele diz que não vai se submeter a um ato de força.

Globo.com - 07.06.12.

RECIFE - Recebido pela militância em meio a palavras de ordem como
“Oi, Lula, decepção, em Recife você não manda não” ou “Golpe é covardia, respeita a democracia”, o prefeito João da Costa desembarcou no Aeroporto dos Guararapes disposto a enfrentar a Executiva Nacional do PT, que na terça-feira decidiu indicar o senador Humberto Costa para disputar a sucessão municipal.

Ele anunciou que faz reunião nesta sexta-feira com seu grupo político, para decidir a melhor forma de continuar lutando pela reeleição. Eufórico com a festa preparada pela militância, o petista só falou com a imprensa depois de cumprimentar os seguidores que o aguardavam e elogiou o calor da militância:

— É bom voltar ao Recife e saber que os companheiros que fizeram comigo esta luta, a luta pelo direito de ser candidato à reeleição, continuam ativos, alegres e conscientes de que lutaram e conquistaram uma vitória política.

Costa venceu as prévias do partido contra o deputado Maurício Rands, mas a primária foi anulada pela Executiva Nacional do PT. No entanto, apesar de alijado da disputa pela direção do partido, o prefeito diz que não vai desistir.

— Depois do resultado da reunião da Executiva Nacional, eu não tive nenhum convencimento político para o ato que foi tomado. Vou conversar com meus companheiros, que fizeram campanha comigo, para a gente definir uma posição com relação a essa questão — disse Costa, que completou: — Quando não há argumento político que me convença, eu não vou me submeter a um ato de força, apenas para que eu declare apoio sem o convencimento. Vou conversar com a militância, que está indignada e quer respeito à sua participação nas prévias e à democracia do partido.

No mesmo momento em que ele desembarcava, o senador Humberto Costa (PT-PE), indicado pela Executiva Nacional para disputar a sucessão, dava entrevista à imprensa local. Humberto é da corrente Construindo um Novo Brasil, a CNB, que é majoritária em Pernambuco e na representação nacional do PT.

No Aeroporto, o presidente do Diretório Municipal, Oscar Barreto, acusou a direção nacional do PT de “enrolar o processo do Recife”:

— Não há razão política nem administrativa para se cassar a candidatura. Vamos enfrentar essa decisão arbitrária.

Ex-presidente do Diretório Estadual, Jorge Peres dava o tom do grupo:

— A disputa ainda não acabou. A luta vai continuar. Vamos defender o direito de escolha. A vontade da base é João da Costa e as prévias mostraram isso. A intervenção da Executiva Nacional abre uma um precedente perigoso. Ou seja, quem não concorda com a derrota recorre ao diretório e pede a indicação de outro candidato. A gente defende uma segunda prévia, agora entre João da Costa e Humberto.

Na noite de quarta-feira, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) classificou a decisão da Executiva Nacional do partido de “estupro” e “violência”, e disse que, se preciso, o grupo liderado pelo prefeito pode até apelar à Justiça contra o que considera ser “uma aberração”.

Executiva Nacional do PT age como Politburo soviético.

Blog de Ricardo Setti - 08.06.12.

Que beleza, a "democracia interna" do PT, não?

Já comentei aqui a tratoragem que sofreram a realização de prévias entre filiados do partido para escolher o candidato a prefeito da maior cidade do Brasil, São Paulo, e, em consequência, a participação, nelas, da senadora Marta Suplicy - que durante muito tempo liderou as pesquisas de intenção de voto.

Quem dirigiu o trator que passou por cima dos princípios "democráticos" do PT e de Marta foi ninguém menos do que o supremo Deus do lulalato, em pessoa. Ele decidiu, à revelia do Diretório Municipal, acima de tudo e de todos, que o candidato deveria ser seu ex-ministro da Educação Fernando Haddad - e pronto.

Tudo mundo bateu continência e engoliu em seco.

Agora, chegou a vez de o PT tratorar outras prévias e outras candidaturas bem situadas em outra grande cidade brasileira, o Recife. Ali, a Comissão Executiva Nacional do partido decidiu intervir no diretório municipal para impor – a palavra é precisamente esta - a candidatura do senador Humberto Costa a prefeito.

Como um bom e velho Politburo do Partido Comunista da extinta União Soviética, a Executiva do PT baixou, em nota oficial, uma espécie de AI-5 em que tomou quatro decisões:

1. Confirmar a anulação da prévia realizada no dia 20 de maio, vencida pelo atual prefeito, o petista João da Costa, por pouco menos de 600 votos. A anulação, decidida igualmente pela Executiva Nacional dias depois da votação, se deu porque os candidatos teriam "desrespeitado normas". Remarcou-se a prévia para 3 de julho.

2. Cancelar a novas prévia de 3 de julho.

3. Estabelecer que os dois postulantes à prévia - o prefeito e o secretário de Governo, deputado licenciado Maurício Rands - não poderiam mais disputar coisa alguma.

4. E que, de cima para baixo, ficava decidido que o senador Humberto Costa seria (como vai ser) o candidato.

O problema é, de novo, o chefão do lulalato. O governador Eduardo Campos (PSB) não queria o prefeito candidato à reeleição. E deixou claro que ou o PT escolhia alguém mais ou seu partido não apoiaria o candidato de Lula à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Veio, então o "dedaço" de cima, apontando para o senador Humberto Costa.

Costa, ex-secretário no governo de Eduardo Campos, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e ministro da Saúde (2003-2005). Elegeu-se bem senador em 2010, mas não foi bom de voto nas duas vezes em que disputou o governo de Pernambuco.

Da primeira vez, em 2002, massacrou-o o então governador Jarbas Vasconcelos, que teve 60% dos votos, contra 34% de Costa. Da segunda vez, em 2006, ele não chegou nem ao segundo turno, disputado pelo atual governador contra o então governador Mendonça Filho (DEM), ex-vice de Jarbas.

Agora, a "democracia interna" do PT lhe entregou de bandeja a disputa da capital do Estado.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2511 Mensagem por Guerra » Sex Jun 08, 2012 10:35 am

Rodrigoiano escreveu:Finalmente, teremos o julgamento do Mensalão. Espero que se faça justiça! Que os culpados paguem! Agora também espero que pau que bate em chico também bata em francisco...Também espero justiça e rapidez no caso Cachoeira. Que os SUPOSTOS líderes, contraventores, criminosos, políticos, empresários envolvidos, também sejam punidos! E não apenas Cachoeira e Demóstenes...
Eu tb penso assim, mas aqui no Brasil é querer demais. Pedir a punição dos articuladores do maior maior esquema de corrupção da história do brasil,e principalmente dos seu maior beneficiário que era o governo da época é querer demais.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#2512 Mensagem por Guerra » Sex Jun 08, 2012 10:37 am

Flávio Rocha Vieira escreveu:PSDB e imprensa histéricos, como disse anteriormente. Vá entender, de repente protelar o julgamento pode ter passado a ser uma boa para o PSDB. :mrgreen:

Um fraternal abraço,
Então o PSDB esta muito bem, porque não foi o Gilmar Mendes que disse que o Lula tentou negociar o adiamento do mensalão, que é o maior esquema de corrupção da nossa historia, que por coincidência foi bemna epoca que o Lula era presidente?
Guerra
Sênior
Sênior

#2513 Mensagem por Guerra » Sex Jun 08, 2012 10:41 am

GustavoB escreveu:O engraçado aqui é que admiradores das ditaduras latino-americanas, de notória repressão e censura, de repente se apresentam como grandes defensores da imprensa e da democracia. Puah!
E o que é mais engraçado que o partido do governo que se apresenta como quem lutou pelademocracia é a favor da censura a imprensa
Guerra
Sênior
Sênior

#2514 Mensagem por Guerra » Sex Jun 08, 2012 10:52 am

Neste Fórum as pessoas criticam ou elogiam Serra, FHC, Lula, Rafale, Gripen, Sukoi, A-12, Forças Armadas etc, etc, etc. A crítica vem do debate. O elogio também. O que não pode é carteirada.

mas quando alguém fica indignado pelo fato do Lula estarsendo acusado de negociar o mensalão que foi o maior esquema de corrpução dopais, tb é só uma critica.Não é nada pessoal.
Guerra
Sênior
Sênior

#2515 Mensagem por Guerra » Sex Jun 08, 2012 10:55 am

GustavoB escreveu:Aqui há novamente inversão, deturpação, como é do gosto do cidadão em questão. A radicalização começou QUANDO FALAR BEM DO GOVERNO VIROU CRIME. Tópicos foram fechados, falar sobre política foi proibido.
Eu não me registrei no forum paradebatr sobre politica.Registrei parafalar sobre defesamuitoantes desses governos idolatrados. O problema começou quando o debate ficou impossivel,porque a patrulhnão deixa falarmal do governo. e todomundoestacareca de saber que o problema da defesano Brasil épolitico.
GustavoB escreveu: E talvez ninguém saiba melhor o que é patrulhamento do que eu. O Guerra é seu principal expoente, inviabilizando o debate, provocando e fazendo punir seus "adversários ideológicos". A tática é: "eu falo mais e mais alto, ganho a discussão". Ele ganha, perde o DB.
Eu já tedisse, Gustavo,que qualquer dia vou abrir um topico só paravc darsua opinião sobre mim?
Guerra
Sênior
Sênior

#2516 Mensagem por Guerra » Sex Jun 08, 2012 11:06 am

Flávio Rocha Vieira escreveu:Em tempos de Comissão da Verdade:

Luiz Claudio Cunha: Volte às pantufas, general Leônidas!

Em: http://www.viomundo.com.br/politica/lui ... nidas.html

:shock:

Um fraternal abraço,

Mas uma prova que a tal comissão da verdade é a comissaõ da meia-verdade (por favor, eu estou usando as palavras com cuidado para não ofender os militantes virtuais do governo (militante não é um termo pejorativo, só para lembrar))
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#2517 Mensagem por Paisano » Sex Jun 08, 2012 11:33 am

Tópico temporariamente bloqueado pela Moderação para análise
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 6688 vezes
Contato:

#2518 Mensagem por Túlio » Sex Jun 08, 2012 7:59 pm

O Conselho da Moderação do Fórum Defesa Brasil (CMFDB), por Ato Motivado, trancou e debateu o que tem ocorrido neste tópico. Dos debates emergiu que o usuário GUSTAVOB excedeu amplamente suas prerrogativas ao desqualificar o usuário GUERRA mas sem exagerar demasiado no modo de expressão, o que o tornaria passível de sanção de ADVERTÊNCIA.

Não obstante, o aludido forista avançou ainda mais ao insinuar que este Conselho dá preferência a determinados usuários, prejudicando a outros mas, mesmo instado, não o demonstrou, limitando-se a, pública e informalmente indagado por Moderador, na prática manter o que disse sem comprovar.

Ademais, este tópico começa a se tornar novo viveiro de flames, o que em nada ajuda à finalidade do Fórum Defesa Brasil, ou seja, promover o sadio e civilizado debate em assuntos de Defesa.

Assim, o Conselho, após debates

DECIDE

1 - MANTER TRANCADO este tópico por dois dias, na esperança de que os usuários lhe dêem o devido valor. Em 10/06 retornará à normalidade.

2 - Sancionar com TRÊS DIAS DE SUSPENSÃO o forista GUSTAVOB, recomendando-lhe maior reflexão e automoderação ao postar, tendo o cuidado de não atacar a colegas ou ao Conselho.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 6688 vezes
Contato:

#2519 Mensagem por Túlio » Dom Jun 10, 2012 12:00 pm

Destrancado.

O Conselho espera que os colegas debatam com RACIONALIDADE e não com EMOTIVIDADE.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#2520 Mensagem por Clermont » Dom Jun 10, 2012 7:08 pm

Triunfo da vontade.

Dora Kramer - O Estado de S.Paulo - 10.06.12.

O PT já foi um partido vivo, orgânico, movido ao embate das tendências e regido pela vontade da maioria tal como é descrito hoje em algumas análises cuja visão tem evidente referência no espelho retrovisor.

O PT não é mais aquele do tempo em que até as interferências resultavam de processos, alguns traumáticos, mas tinham o componente da participação da militância. Exemplo disso foram as sucessivas candidaturas de Luiz Inácio da Silva à presidência da República, sempre resultado da expressão majoritária do partido.

Mesmo as mais difíceis. Uma delas, a de 1998, deu especial trabalho à direção. Havia postulantes de peso à prévia (Tarso Genro, Eduardo Suplicy e Cristovam Buarque) e uma questão complicada a ser resolvida no Rio.

Lula, José Dirceu e companhia articularam uma chapa com o PDT e Leonel Brizola de vice. Para isso possibilitar a aliança com Anthony Garotinho, então no PDT, na eleição estadual, foi preciso atropelar a decisão da seção regional que havia escolhido Wladimir Palmeira como candidato ao governo do Estado.

Houve reação, muito barulho e confusão, além de um resultado desastroso que praticamente dizimou o partido no Rio.

Mas, quem estava na reunião do partido no hotel Glória onde se decidiu que Lula seria o candidato a presidente e Brizola o vice com a primazia de indicar o titular da chapa estadual, testemunhou uma decisão colegiada. A força da militância era tão incisiva, o apoio a Lula tão evidente que os pretendentes a disputar com ele a indicação já chegaram ao encontro na condição de desistentes.

E por que esse preâmbulo de passeio pelo passado?

Para que se note a diferença entre a época em que postulantes desistiam premidos pelas circunstâncias, vencidos pela maioria, e o tempo atual da imposição de uma só vontade, subtraída a instância da consulta ao coletivo.

Não há, no Brasil, partidos vivos, orgânicos nem celebrantes da democracia interna. É verdade. Mas são duas outras verdades também. Mesmo nos outros partidos existe o contraditório interno, essa é uma.

No velho PFL Antonio Carlos Magalhães imperava, mas fora da Bahia não imperava sozinho, o grupo de Jorge Bornhausen fazia o contraponto. No PSDB as escaramuças dispensam apresentações e no PMDB nem se fale, embora nada disso possa ser entendido como sinal de vivacidade partidária.

A outra verdade decorre da impossibilidade de comparação: o PT nasceu e se criou propondo-se a atuar de modo diferente das ditas legendas tradicionais. E durante muito tempo foi. Seus encontros eram abertos e o embate de embate de posições internas, livres.

Direção sempre houve. Daí a organicidade do partido. Mas não havia o que hoje vai se consolidando como uma prática despótica e, sobretudo, contraditória em relação à história do partido.

O que era exceção virou regra. O que mal ou bem encerrava algum sentido estratégico, hoje não requer nem argumentação. É assim que Lula quer? Assim se faça.

Com requintes de humilhação, ao arrepio do convencimento e das especificidades regionais. No Maranhão os petistas já foram obrigados a prestar reverência eleitoral ao clã Sarney, em Minas a bater continência ao PMDB, em São Paulo quase foram tangidos feito gado palanque de Gilberto Kassab acima.

A senadora Marta Suplicy não servia aos planos de Lula de reeditar na disputa paulistana o exitoso "dedazo" que levou Dilma Rousseff à presidência da República, mas serve para ser tratada como "tarefeira" e, em caso de derrota de Fernando Haddad, para como expiatório.

Com João da Costa, prefeito de Recife, foi ainda pior: ganhou uma prévia, cujo resultado foi simplesmente anulado e "nomeado" o senador Humberto Costa como candidato. Se o prefeito de fato perder a legenda só falta o PT considerá-lo um traidor se não quiser participar da campanha.

Pode ser um modo pragmático de preservar o poder, mas a simpatia reinante em torno da resistência de Marta e João da Costa sinaliza que talvez não seja a melhor maneira de se resguardar a unidade necessária ao sucesso do projeto.
Trancado