TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2446 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 19, 2008 12:42 am

Vinicius Pimenta escreveu:
knight7 escreveu:Concordo. Mas vale resaltar que a previsão para entrar em serviço do Pak é lá para 2018...E isso, se não ocorrer atrasos típicos de um programa como esses...
Entonces, para daqui há uns 12 anos, creio que teremos outros US$3bi, pois teremos de substituir os AMX e F-5M, mesmo se comprassemos um caça 4ª geração agora...

Abraços

Knight7
Mais aí a conta aumenta com os 2 bi dos caças 4ª geração pra agora, mais 3 bi para o PAK. São 5 bi pra já. Aí lá pra 2018 a gente começa a desembolsar os 6 bi.

Ou não teríamos um novo caça até 2018?

Como venho dizendo acho difícil uma composição de 4ª + 5ª. Oxalá seja feito.
Mas pela entrevista com o Jobim e o Mangabeira semana passada, é possível que nem venha um 4ª geração:
Jobim revelou que duas alternativas serão postas à mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira é de fazer a aquisição de caças de quarta geração - como o Rafale francês ou o Sukhoi russo - barganhando "ao máximo" a transferência de tecnologia. Outra opção é deixar essa compra de lado e investir todos os recursos com quatro finalidades: a modernização dos sistemas de armas dos caças já disponíveis na frota da FAB; o avanço de projetos próprios de veículos não-tripulados (primeiro de monitoramento e, depois, de combate); investimentos "maciços" em recursos humanos na Aeronáutica; e o desenvolvimento de uma quinta geração de caças. É um projeto "de décadas, não de anos", em que o objetivo "é mais aprender do que fabricar", disse Mangabeira.

Knight7

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#2447 Mensagem por Beronha » Sáb Abr 19, 2008 12:45 am

Pena não ter grana para comprar açoes... se compensasse financiar meu carro... mas acredito que os ganhos não cubram os juros :shock:

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

#2448 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 19, 2008 12:48 am

Poti Camarão escreveu:
knight7 escreveu:Ao observarmos a conjuntura dos acontecimentos, tudo tende a um caça Russo.
Agora a Dassault vai para os corredores dos jornais munida de malas de dinheiro para produzir contra-informação e críticas negativas ao projeto da entrada no Pak . Vai ao corredores de Brasilia também. Ah, com essas mesmas malas...
Se no processo de seleção anterior, cuja verba para a aquisição era 3x menor e tendo a forte Embraer do seu lado, a Dassault doou US$20 milhões à campanha do Lula, imagina o que ela pode fazer agora ...E ainda, com a possibilidade de perder também na Líbia...

Att
De onde você tirou essa história, velho? Os bancos foram os principais financiadores da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com doações que somaram R$ 10,5 milhões, segundo a prestação de contas dos candidatos que disputaram o segundo turno da eleição presidencial, enviada à Justiça Eleitoral. Nunca existiu essa doação de 20 milhões de dólares por parte de empresa alguma.
Você está se embasando apenas na prestação de contas de campanha ao TSE...
O Lula recebeu também dinheiro de Taiwan.
Mas o Serra recebeu também da Dassault, na campanha, US$10milhões...

Knight7

Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Abr 19, 2008 2:45 pm, em um total de 2 vezes.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2449 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 19, 2008 1:09 am

Salve Orestes,
orestespf escreveu:Foi na correria, errei ao não convidá-lo, mas não faltarão oportunidades, dia 21 de maio (acho) estarei aí novamente e já está convidado (combinaremos depois com mais calma).
Que não se repita! :mrgreen: :lol: Tô brincando. :wink:
Cara, é "natural", mas confesso que levei um choque ao saber das coisas com tantos detalhes. Fantástico tal notícia!
Sem dúvida!
E tem mais, muito mais, o valor é para o período de 2008-14 (ouvi, li e vi a coisa).
Oxalá se concretize!
Esta parte não ouso comentar, confesso que sai com mais dúvidas do que com certezas.
Que dirá nós!
O almoço e lanche foram "completos" (em todos os sentidos), você se "fartaria" como eu. :D :D :twisted: :twisted: :twisted:
:lol: :lol: :lol:

Abração!

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2450 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 19, 2008 2:26 am

Muito boas as noticias Orestes!!

[009]

Agora e' torcer para que essas coisas se cumpram e planos deixem de ser planos e virem pr'atica!!

[100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#2451 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 2:28 am

Pelo menos a onda russa deixa o povo acordado até 2:30AM. :D

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2452 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 19, 2008 2:31 am

Carlos Mathias escreveu:Pelo menos a onda russa deixa o povo acordado até 2:30AM. :D
Heheheh... aqui ainda sao 10:30 pm :lol:

[]s e boa noite!
[100]
CB_Lima

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2453 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 8:20 am

cb_lima escreveu:Muito boas as noticias Orestes!!

[009]

Agora e' torcer para que essas coisas se cumpram e planos deixem de ser planos e virem pr'atica!!

[100]

[]s
CB_Lima
Bem, Lima, documentos para alguns não prova nada, mas depois de ver até as planilhas finalizadas, não sei não... :lol: :lol: :lol:

Abração,

Orestes

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#2454 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 19, 2008 8:56 am

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Muito boas as noticias Orestes!!

[009]

[100]

[]s
CB_Lima
Bem, Lima, documentos para alguns não prova nada, mas depois de ver até as planilhas finalizadas, não sei não... :lol: :lol: :lol:

Abração,

Orestes
Bom Orestes... que bom que voce tem mais certesa do que n'os depois do que viu [100]

Eu enquanto isso continuo aqui com a minha filosofia C3Q e o quarto 'Q' (Quem?) deixo por conta do povo...

'E nessas horas que torcer para o Typhoon 'e 'otimo... est'a em servico, ja deu 'trabalho' para o F-22, est'a sendo exportado, ja tem mais de 100 em servico, alcanca super-cruise (mesmo que nao seja o melhor), 'e caro mesmo, 'e para quem tem $$$$, e aos trancos e barrancos est'a por a'i... e vai ficar por a'i por algum tempo.

Hehehehehe :mrgreen:

[]s
CB_Lima

orestespf
Sênior
Sênior

#2455 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 10:08 am

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu: Bem, Lima, documentos para alguns não prova nada, mas depois de ver até as planilhas finalizadas, não sei não... :lol: :lol: :lol:

Abração,

Orestes
Bom Orestes... que bom que voce tem mais certesa do que n'os depois do que viu [100]

Eu enquanto isso continuo aqui com a minha filosofia C3Q e o quarto 'Q' (Quem?) deixo por conta do povo...

'E nessas horas que torcer para o Typhoon 'e 'otimo... est'a em servico, ja deu 'trabalho' para o F-22, est'a sendo exportado, ja tem mais de 100 em servico, alcanca super-cruise (mesmo que nao seja o melhor), 'e caro mesmo, 'e para quem tem $$$$, e aos trancos e barrancos est'a por a'i... e vai ficar por a'i por algum tempo.

Hehehehehe :mrgreen:

[]s
CB_Lima
Ontem tive uma confirmação (novamente) que já sabemos aqui pelo "povo do mar", a MB não vai comprar nada que não esteja operacional no país de origem. Já a FAB... Bem, pelo menos esta determinação ela não tem, é aí que a coisa pega. Se esta visão existisse na FAB (não sei se existe ou não), então o Typhoon provavelmente estaria no páreo. Uma grande pena mesmo...

Abraços,

Orestes

Bender

#2456 Mensagem por Bender » Sáb Abr 19, 2008 11:04 am

Já que só o Flavio comentou :wink: Eu citar a mim mesmo já que o assunto recursos continua em pauta.
Bender escreveu:
Existe uma preocupação muito grande com os recursos nescessários para o reaparelhamento das FA. mas na realidade o maior problema sempre foi vontade politica,os recursos existem no tesouro,no bloqueio dos royaltys,no banco internacional que quer emprestar a perder de vista,etc. Mas a questão da segurança nacional sempre foi o 25.o item em importância para os sucessivos governos,e parlamentos,era a eterna choraminguéla dos militares. Mas veio o Chaves,as Farc,o Morales,a Raposa Serra do Sól,e principalmente PETRÓLEO! E parece que não vai parar de vir! Isso sim catapulta a questão da segurança nacional para outro patamar,como proteger essa riqueza,com a estrutura atual? Até os políticos mais relapsos,já perceberam que não dá,que o buraco é mais embaixo. As descobertas sob a camada de sal,estão atropelando a agenda tartaruga da segurança nacional,e a cada nova descoberta o argumento se torna mais forte,e irreversível. Eu não tenho mais preocupação com recursos,eles vão aparecer,é sempre assim quando o inevitável de Almeida bate a nossa porta.

Concordo Bender, o assunto Defesa só evoluirá e ganhará importância quando sair dos círculos restritos do âmbito militar e passar a fazer parte das questões relevantes para toda a sociedade brasileira. Acredito até que este processo já tenha sido iniciado, pois vem sendo colocado de forma acertada na pauta política nacional pelo Ministro Nelson Jobim.

Tigershark
Sênior
Sênior

#2457 Mensagem por Tigershark » Sáb Abr 19, 2008 11:58 am

cb_lima escreveu:

CB_Lima
Lima,não sou "torcedor" do Typhoon mas faço parte do C3Q! :mrgreen:

Abs,

Tigershark

RenaN
Sênior
Sênior

#2458 Mensagem por RenaN » Sáb Abr 19, 2008 12:04 pm

orestespf escreveu:Olá amigos e colegas,

estive fora o dia inteiro hoje, mas em um "excelente ambiente". Existem alguns que odeiam o que vou fazer, mas não deixarei de dizer o que ouvi (ouvi e li) hoje e de gente lá de cima.

- As reservas de petróleo do Brasil ainda não podem ser anunciadas oficialmente, mas já se sabe desde já que o Brasil passa a ser a maior reserva de petróleo do Planeta. Acredite quem quiser.

- Os investimentos até 2014 para as FFAA são superiores a 30 bi dólares.

- O caça para o FX ainda não foi escolhido, não tem nada definido. E da "turma" que ouvi a preferência ainda é pelo Rafale.

- O MOU assinado com os russos não tem garantias que será ratificado.

- O resto eu não posso falar (nem por MP), é dose cavalar (sinto por isso, porque nem precisava comentar).

Sds,

Orestes
Se a primeira e segunda afirmativas suas estiverem corretas e não ficarem só no papel, já podemos começar a beber até cair, as outras serão consequência.
E a última, pessoalmente você pode falar? :twisted: :twisted: :twisted: 8-]

Mundo ingrato. Você lá num banquete de primeira e eu aqui até altas horas tentando resolver uns Laplaces "a la Orestes". :cry: :cry: :evil: :x :twisted:

Sds.

[<o>]
Tigershark
Sênior
Sênior

#2459 Mensagem por Tigershark » Sáb Abr 19, 2008 12:13 pm

RenaN escreveu:

estive fora o dia inteiro hoje, mas em um "excelente ambiente". Existem alguns que odeiam o que vou fazer, mas não deixarei de dizer o que ouvi (ouvi e li) hoje e de gente lá de cima.

- As reservas de petróleo do Brasil ainda não podem ser anunciadas oficialmente, mas já se sabe desde já que o Brasil passa a ser a maior reserva de petróleo do Planeta. Acredite quem quiser.

- O caça para o FX ainda não foi escolhido, não tem nada definido. E da "turma" que ouvi a preferência ainda é pelo Rafale.

- O resto eu não posso falar (nem por MP), é dose cavalar (sinto por isso, porque nem precisava comentar).

Sds,

Orestes
Se a primeira e segunda afirmativas suas estiverem corretas e não ficarem só no papel, já podemos começar a beber até cair, as outras serão consequência.

Mundo ingrato. Você lá num banquete de primeira e eu aqui até altas horas tentando resolver uns Laplaces "a la Orestes". :cry: :cry: :evil: :x :twisted:

Sds.
Olha,Renan,não vai agora não,me espera por JF que eu não vou perder esta bebemoração! :D

Abs Etílicos,

Tigershark

orestespf
Sênior
Sênior

#2460 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 12:27 pm

RenaN escreveu:

Sds,

Orestes

Sds.
Deixei de beber em casa para beber com uns 4 Estrelas (não é a "estrela" do Prick, heim! rsrs). :lol: :lol: :lol:

Se estudar direito pra prova de Cálculo IV, abro o bico sobre o último item. :D :D :twisted: :twisted:

Abração,

Orestes

Responder