talharim escreveu:Helis de ataque são os melhores caçadores de tanques que existem.
Eles não servem para ficar dando apoio para a infantaria o tempo todo.....tipo ficarem rodando numa área fica muito fácil acertar um heli desses aí ele fica muito vulnerável.
My two cents...
Prefiro cerca de 30 Fennecs com sistemas Top e data-link, do que 12 Apaches Longbow.
para o Piffer. Já existe uma versão armada do Eucureil B3/esquilo B3?
Concordo com sua colocação, ainda mais levando em conta que, excluíndo a nossa força de blindados e a chilena, nenhum outro país tem força que represente ameaça à nós. E como tanque não sobe cordilheira......
Re: Re:
Enviado: Seg Ago 04, 2008 3:25 pm
por WalterGaudério
Kratos escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
My two cents...
Prefiro cerca de 30 Fennecs com sistemas Top e data-link, do que 12 Apaches Longbow.
para o Piffer. Já existe uma versão armada do Eucureil B3/esquilo B3?
Concordo com sua colocação, ainda mais levando em conta que, excluíndo a nossa força de blindados e a chilena, nenhum outro país tem força que represente ameaça à nós. E como tanque não sobe cordilheira......
Vamos botar as barbas de molho que o chaveco está de olho nos T-90...
Re: Aviação do Exército
Enviado: Seg Ago 04, 2008 9:34 pm
por Pereira
Até agora,só vi o pessoal da FAB cotando helis de ataque dedicados e de transporte e nada sobre o EB.
Me disseram que o EB é mais discreto e não divulga mesmo essas informações sobre pretensões de compra,mas alguém tem mais notícias ? A Av Ex está pensando em que ?
Ficaremos mesmo com os Fennecs modernizados ou não tem jeito mesmo,só com outras aeronaves ?
Outra coisa,os Fennecs 'possuem motor' para receberem blindagem ? Não consigo ver a FAB com Mangustas,Tigres,Apaches,Havocs ... e o EB com Fennecs .
Re: Aviação do Exército
Enviado: Seg Ago 04, 2008 10:17 pm
por WalterGaudério
Pereira escreveu:Até agora,só vi o pessoal da FAB cotando helis de ataque dedicados e de transporte e nada sobre o EB.
Me disseram que o EB é mais discreto e não divulga mesmo essas informações sobre pretensões de compra,mas alguém tem mais notícias ? A Av Ex está pensando em que ?
Ficaremos mesmo com os Fennecs modernizados ou não tem jeito mesmo,só com outras aeronaves ?
Outra coisa,os Fennecs 'possuem motor' para receberem blindagem ? Não consigo ver a FAB com Mangustas,Tigres,Apaches,Havocs ... e o EB com Fennecs .
Boa provocação.
Venho já a algum tempo falando na substituição dos Pantera(não por estarem se aproximando dos seus 20 anos de serviço), mas pela sua pequena capacidade de tranporte(cerca de 9 soldados, ou até 8 como já ouvi falar), pór outro heli, médio (se for de origem européia)_tirando os russos, que a bem da verdade só tem o Ka-60 Kasatka, restaria como novo airframe e iniciando sua carreira operacional já com 300 encomendas(as entregas estão no airframe 138) o AB -139.
Na versão civil esta máquina tem capacidade para transportar cerca de 15 passageiros. Na versão militar, levando-se em conta que haveria os dois artilheiros com metralhadoras nas laterais terpiamos uma redução teorica de 2 assentos.
O motivo de eu citar redução teorica é a última foto.., vejam a amplitude da cabine...
Com um pouco de esforço poder-se-ia acomodar uns 15 manos, metade de um pelotão?
O único operador militar é o IAC-Irish Air Corps Corpo aéreo da República da Irlanda, que opera em clima temperado...
Mas seria/é uma opção qdo. chegar a hora de se mecher na composição dos helic de manobra(Médios) da AVEX.
O Bixo é bonito e não se fala mais nisso!
Olha ele...
Por favor reparem a largura da cabine...
Re: Aviação do Exército
Enviado: Ter Ago 05, 2008 9:57 pm
por Pereira
cicloneprojekt escreveu:
Pereira escreveu:Até agora,só vi o pessoal da FAB cotando helis de ataque dedicados e de transporte e nada sobre o EB.
Me disseram que o EB é mais discreto e não divulga mesmo essas informações sobre pretensões de compra,mas alguém tem mais notícias ? A Av Ex está pensando em que ?
Ficaremos mesmo com os Fennecs modernizados ou não tem jeito mesmo,só com outras aeronaves ?
Outra coisa,os Fennecs 'possuem motor' para receberem blindagem ? Não consigo ver a FAB com Mangustas,Tigres,Apaches,Havocs ... e o EB com Fennecs .
Boa provocação.
Venho já a algum tempo falando na substituição dos Pantera(não por estarem se aproximando dos seus 20 anos de serviço), mas pela sua pequena capacidade de tranporte(cerca de 9 soldados, ou até 8 como já ouvi falar), pór outro heli, médio (se for de origem européia)_tirando os russos, que a bem da verdade só tem o Ka-60 Kasatka, restaria como novo airframe e iniciando sua carreira operacional já com 300 encomendas(as entregas estão no airframe 138) o AB -139.
Na versão civil esta máquina tem capacidade para transportar cerca de 15 passageiros. Na versão militar, levando-se em conta que haveria os dois artilheiros com metralhadoras nas laterais terpiamos uma redução teorica de 2 assentos.
O motivo de eu citar redução teorica é a última foto.., vejam a amplitude da cabine...
Com um pouco de esforço poder-se-ia acomodar uns 15 manos, metade de um pelotão?
O único operador militar é o IAC-Irish Air Corps Corpo aéreo da República da Irlanda, que opera em clima temperado...
Mas seria/é uma opção qdo. chegar a hora de se mecher na composição dos helic de manobra(Médios) da AVEX.
O Bixo é bonito e não se fala mais nisso!
Não conhecia essa aeronave.Gostei,bem larga,numa versão militar,tirando todo aquele acabamento e as poltronas dá para uns 15 sim,mais os equipamentos.
Mas qual o nome dele ? Tô tentando pegar mais informações sobre motor pra ver a real capacidade do bixão,que é bem bonito mesmo.
O grande problema é recomeçar todo o processo diplomático e aliança de comercialização e toda a burocracia,licença e bla bla que levaria mais uns 10 anos.
Eu gosto do Pantera,mas realmente capacidade de 'carga' tá um pouco obsoleta mesmo.Particularmente não gosto dessas configurações para ataque com metralhadoras e lança foguetes axiais,ocuparia grande parte do potencial de levantamento de peso com as armas.
E o EC-175 ?
Accommodation: Crew 2, Passengers 16
Weights: Max Weight 7,000 kg (15,432 lb)
Performance: Cruise Speed 280 kph (174 mph), Max Range 740 km (400 nm)
Other: Main Rotor Blades 5, Number of Engines 2
Parece ser uma boa ? Levando em conta que nossos pilotos já estão habituados com esse tipo de aeronave,o pessoal de suporte com a mecânica,já temos parecerias com a fabricante e parece que será produzido aqui no sul de minas.
O que acham ? Seria uma boa para substituir os Panteras ?
Re: Aviação do Exército
Enviado: Ter Ago 05, 2008 11:47 pm
por brisa
Este bicho seria pra transporte VIP?
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 12:12 am
por Pereira
Seria uma boa pra AvEx ?
EC-Tigre
brisa escreveu:Este bicho seria pra transporte VIP?
Parece né,poltrona relativamente confortável e tem até luzes para leitura a noite.
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 1:55 am
por thicogo
Pereira escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Boa provocação.
Venho já a algum tempo falando na substituição dos Pantera(não por estarem se aproximando dos seus 20 anos de serviço), mas pela sua pequena capacidade de tranporte(cerca de 9 soldados, ou até 8 como já ouvi falar), pór outro heli, médio (se for de origem européia)_tirando os russos, que a bem da verdade só tem o Ka-60 Kasatka, restaria como novo airframe e iniciando sua carreira operacional já com 300 encomendas(as entregas estão no airframe 138) o AB -139.
Na versão civil esta máquina tem capacidade para transportar cerca de 15 passageiros. Na versão militar, levando-se em conta que haveria os dois artilheiros com metralhadoras nas laterais terpiamos uma redução teorica de 2 assentos.
O motivo de eu citar redução teorica é a última foto.., vejam a amplitude da cabine...
Com um pouco de esforço poder-se-ia acomodar uns 15 manos, metade de um pelotão?
O único operador militar é o IAC-Irish Air Corps Corpo aéreo da República da Irlanda, que opera em clima temperado...
Mas seria/é uma opção qdo. chegar a hora de se mecher na composição dos helic de manobra(Médios) da AVEX.
O Bixo é bonito e não se fala mais nisso!
Não conhecia essa aeronave.Gostei,bem larga,numa versão militar,tirando todo aquele acabamento e as poltronas dá para uns 15 sim,mais os equipamentos.
Mas qual o nome dele ? Tô tentando pegar mais informações sobre motor pra ver a real capacidade do bixão,que é bem bonito mesmo.
O grande problema é recomeçar todo o processo diplomático e aliança de comercialização e toda a burocracia,licença e bla bla que levaria mais uns 10 anos.
Eu gosto do Pantera,mas realmente capacidade de 'carga' tá um pouco obsoleta mesmo.Particularmente não gosto dessas configurações para ataque com metralhadoras e lança foguetes axiais,ocuparia grande parte do potencial de levantamento de peso com as armas.
E o EC-175 ?
Accommodation: Crew 2, Passengers 16
Weights: Max Weight 7,000 kg (15,432 lb)
Performance: Cruise Speed 280 kph (174 mph), Max Range 740 km (400 nm)
Other: Main Rotor Blades 5, Number of Engines 2
Parece ser uma boa ? Levando em conta que nossos pilotos já estão habituados com esse tipo de aeronave,o pessoal de suporte com a mecânica,já temos parecerias com a fabricante e parece que será produzido aqui no sul de minas.
O que acham ? Seria uma boa para substituir os Panteras ?
A Avex ficaria bem servida com 3 helicópteros, um para treinamento, o Super Cougar BR para transporte de tropas e o Mi-28 para ataque???
São necessários outros modelos de helicópteros?
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 2:29 am
por knigh7
Pereira escreveu:Seria uma boa pra AvEx ?
EC-Tigre
O Tiger está além das possibilidades orçamentárias do EB.
O Mi28N faz o mesmo e custa 4 vezes menos (US$14mi)
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 2:38 am
por knigh7
cicloneprojekt escreveu:
Pereira escreveu:Até agora,só vi o pessoal da FAB cotando helis de ataque dedicados e de transporte e nada sobre o EB.
Me disseram que o EB é mais discreto e não divulga mesmo essas informações sobre pretensões de compra,mas alguém tem mais notícias ? A Av Ex está pensando em que ?
Ficaremos mesmo com os Fennecs modernizados ou não tem jeito mesmo,só com outras aeronaves ?
Outra coisa,os Fennecs 'possuem motor' para receberem blindagem ? Não consigo ver a FAB com Mangustas,Tigres,Apaches,Havocs ... e o EB com Fennecs .
Boa provocação.
Venho já a algum tempo falando na substituição dos Pantera(não por estarem se aproximando dos seus 20 anos de serviço), mas pela sua pequena capacidade de tranporte(cerca de 9 soldados, ou até 8 como já ouvi falar), pór outro heli, médio (se for de origem européia)_tirando os russos, que a bem da verdade só tem o Ka-60 Kasatka, restaria como novo airframe e iniciando sua carreira operacional já com 300 encomendas(as entregas estão no airframe 138) o AB -139.
Na versão civil esta máquina tem capacidade para transportar cerca de 15 passageiros. Na versão militar, levando-se em conta que haveria os dois artilheiros com metralhadoras nas laterais terpiamos uma redução teorica de 2 assentos.
O motivo de eu citar redução teorica é a última foto.., vejam a amplitude da cabine...
Com um pouco de esforço poder-se-ia acomodar uns 15 manos, metade de um pelotão?
O único operador militar é o IAC-Irish Air Corps Corpo aéreo da República da Irlanda, que opera em clima temperado...
Mas seria/é uma opção qdo. chegar a hora de se mecher na composição dos helic de manobra(Médios) da AVEX.
Ô Ciclone,
Os Panthers do EB serão substituídos infelizmente pelo tal Super Cougar.
O Governo já formalizou o compromisso de adquirir 50 unidades. Um jornal já declarou que irão 20 a 24 para o EB.
Provavelmente futuramente serão completadas por mais unidades a medida que os Panther forem retirados de serviço.
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 12:01 pm
por WalterGaudério
knigh7 escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Boa provocação.
Venho já a algum tempo falando na substituição dos Pantera(não por estarem se aproximando dos seus 20 anos de serviço), mas pela sua pequena capacidade de tranporte(cerca de 9 soldados, ou até 8 como já ouvi falar), pór outro heli, médio (se for de origem européia)_tirando os russos, que a bem da verdade só tem o Ka-60 Kasatka, restaria como novo airframe e iniciando sua carreira operacional já com 300 encomendas(as entregas estão no airframe 138) o AB -139.
Na versão civil esta máquina tem capacidade para transportar cerca de 15 passageiros. Na versão militar, levando-se em conta que haveria os dois artilheiros com metralhadoras nas laterais terpiamos uma redução teorica de 2 assentos.
O motivo de eu citar redução teorica é a última foto.., vejam a amplitude da cabine...
Com um pouco de esforço poder-se-ia acomodar uns 15 manos, metade de um pelotão?
O único operador militar é o IAC-Irish Air Corps Corpo aéreo da República da Irlanda, que opera em clima temperado...
Mas seria/é uma opção qdo. chegar a hora de se mecher na composição dos helic de manobra(Médios) da AVEX.
Ô Ciclone,
Os Panthers do EB serão substituídos infelizmente pelo tal Super Cougar.
O Governo já formalizou o compromisso de adquirir 50 unidades. Um jornal já declarou que irão 20 a 24 para o EB.
Provavelmente futuramente serão completadas por mais unidades a medida que os Panther forem retirados de serviço.
Essa eu não estava sabendo...
Achava que os Cougars a serem construídos aqui seriam apenas para mobiliar as cias de transporte pesado de cada batalhão de aviação. E não para serem usados como aparelhos de manobra como são os Pantera.
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 12:29 pm
por Matheus
Mas os Panteras não são meio novos não? Se não me engano são da década de 90...
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 1:41 pm
por Glauber Prestes
Na minha opinião besta, eu acho que São necessários 4 helicopteros diferentes no EB. Ataque(Tigre por exemplo), Transporte médio (Cougar), Transporte pesado (CH47, CH53...), e treinamento/transporte leve (Esquilo, ou mesmo EC 635)
Re: Aviação do Exército
Enviado: Qua Ago 06, 2008 2:11 pm
por Vinicius Pimenta
Também não vejo o EB com menos de 3 modelos, no mínimo, sendo um leve (transporte e treinamento) como o Esquilo/Fennec ou um substituto da categoria no futuro, um médio de transporte, no caso o Super Cougar e um dedicado para ataque, seja qual for.
Ainda assim, digam o que quiserem, não vi na vez que visitei a AvEx (nem soube depois de) nenhuma intenção real do EB em operar aeronaves dedicadas de ataque. Desejar é diferente, claro que gostariam, mas são pragmáticos. Com a realidade orçamentária atual, um modelo mais polivalente me pareceu ser a solução buscada. Aí que entra o Fennec. Se fosse equipado com bons equipamentos, um bom míssil AS, etc, já estaria razoável. Pode ter mudado isso, claro, mas...