Mensagem
por eligioep » Qui Dez 27, 2012 10:47 pm
Quanto ao uso de blindados de uso das Forças Armadas, não sei se isso será autorizado pelo Comando das FA.
Mas cito como exemplo, a Jordânia, onde o seu Batalhão de Polícia no Haiti Jordanian FPU é equipado com os nossos Urutus, e um JORBATT (tropa do exército) é equipado com um blindado 8x8, se não me engano de origem russa, e outro com M113.
Outro país que usa blindados de origem militar em unidade policial é o China FPU.
Cito também, que em 2007, durante a ocupação de uma favela em Port-au-Prince, usamos os nosso Urutu e suas MAG como base de fogos, para manter os meliantes abrigados enquanto a infantaria brasileira avançava, até que não houve solução.
Os haitianos estavam protegidos dentro uma mansão, bem fortificada, com portões de aço e muros com parede de quase um metro de espessura e 4 de altura.
Resultado: pararam os nosso soldados e a solução foi chamar os jordanianos com os M113, os únicos com capacidade de passar sobre os destroços que entulhavam as ruas e becos (e derrubar outros tantos barracos, coisa que os jordanianos são "hábeis") e então derrubar o portão e uma parte do muro com duas viaturas M113, e só assim o reduto foi dominado.
Na minha opinião, as PMs deveriam ter um blindado, do nível no mínimo do Urutu, com proteção blindada e boa capacidade de transporte de pessoal. Mas se terão autorização para isso é que são......