Atirador de Elite do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#241 Mensagem por Lauro Melo » Qua Mai 03, 2006 8:55 pm

Lucas SSBN escreveu:EDIÇÃO 84
O emprego de Caçadores no Exército Brasileiro

Somente no início do Século XXI o Exército Brasileiro despertou para a necessidade de fazer uso de “Caçadores” (Snipers) em suas unidades de Infantaria. Mas, ao tomar a decisão, resolveu recuperar seu atraso nesta importante área.

http://www.segurancaedefesa.com/nestaedicao.html

O emprego de Caçadores no Exército Brasileiro

Imagem


Pena que esta revista realmente é muito difícil de encontrar !




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#242 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 03, 2006 11:40 pm

Esse sistema BT47 é muito interessante. Pelo que ví no Fantático um dia desses, o US Army se utiliza de um sistema semelhante a este (se não for o mesmo) para treinar os seus soldados.

:arrow: http://www.segurancaedefesa.com/BT-47_no_Rio.html


Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#243 Mensagem por rodrigo » Sex Mai 05, 2006 12:02 pm

Esse sistema BT47
tópico errado, não?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#244 Mensagem por rodrigo » Sex Mai 05, 2006 12:03 pm

Alguém leu essa revista? Eu queria apostar que não tem nenhuma novidade para quem já leu esse tópico todo.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#245 Mensagem por Alcantara » Sáb Mai 06, 2006 12:58 am

rodrigo escreveu:Alguém leu essa revista? Eu queria apostar que não tem nenhuma novidade para quem já leu esse tópico todo.

Com relação ao AGLC, tem sim.

rodrigo escreveu:
Só pra complementar. O mecanismo de disparo é baseado na mundialmente famosa ação Mauser, o que é completamente diferente de "aproveitado de velhos fuzís da década de 30/40", que dá a impressão de que o mecanismo é reaproveitado.

A ação Mauser é utilizada na maioria dos fuzis de precisão.
Não Alcântara, é aproveitado dos antigos Mauser do EB sim. Em agosto de 2004 participei de uma competição na AMAN, e fiz a prova duas vezes com o AGLC, então já tive um contato ´´íntimo`` com a arma. Sobre o reaproveitamento, isso significa que o mecanismo é muito bom, dura até hoje. Não é a ação Mauser que é utilizada na maioria dos fuzis de precisão, é a ação por ferrolho, sendo que a Mauser é uma marca, assim como a ação Winchester, ação Sako e etc... No Brasil, isso é muito confundido porque os Mauser antigos dominavam o nosso mercado, e o nome se tornou sinônimo do mecanismo. Isso ocorre da mesma forma das carabinas Winchester, que viraram sinônimo das armas de ação LEVER ACTION:
Imagem

A arma NÃO é um reaproveitamaento de antigos ferrolhos Mauser. Ao final da matéria "Emprego de caçadores no Exército Brasileiro" (páginas 22 à 24) da Segurança & Defesa Nº84 existe um box com a ficha técnica do AGLC. Reproduzo aqui:


O fuzil que deverá ser a arma dos Caçadores do Exército Brasileiro teve o inicio do seu desenvolvimento no final dos anos 90, quando o então E2 do Comando Militar da Amazõnia, Cel Inf Athos Gabriel Lacerda de Carvalho (daí as iniciais AGLC), desenvolveu um protótipo de fuzil sniper, utilizando-se da ação Mauser retirada do veterano fuzil Mauser, um cano de metralhadora .30 e uma coronha de competição, aos quais foram somados outros ítens, como bipé e luneta. Este arranjo deve ter sido a fonte de boatos de que o fuzil AGLC ora sendo entregue ao EB seria uma simples remanufatura de velhos Mosquefal (adaptação realizada pela IMBEL nos anos 60 em velhos Mauser 1908 do EB para que disparassem a mesma munição 7,62x51mm dos então novos FAL). Nada mais longe da verdade. Na realidade, o único ítem similar aos velhos Mosquefal é a conhecida e confiável ação Mauser. O cano do AGLC, por exemplo, teve pelo menos quatro geração, antes de chegar a versão atual: flutuante, tipo match, em calibre .308 Win (7,62x51mm), forjado a frio e adaptado para tiro com luneta.
O nível de precisão (99% de chance de acertar um alvo a 400 m no primeiro impacto) faz com que a arma seja a solução ideal para emprego operacional ou treinamento de forças militares e policiais.

A culpa desses boatos é do Rodrigo!!!! Tá vendo cara, o teu boato foi para na S&D!!!! [082] Os caras da S&D estão de olho aqui no fórum, hehehe :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#246 Mensagem por Alcantara » Sáb Mai 06, 2006 1:00 am

rodrigo escreveu:
Esse sistema BT47
tópico errado, não?

Na verdade, não. Eu pensei que o pessoal já tinha comprado e lido a revista. Estava comentando essa matéria da S&D Nº84.


Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#247 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 06, 2006 1:02 am

Bem que alguém poderia scanear essa revista e botar num PDF. Pra maioria do pessoal do fórum é díficil achar a revista, mas no meu caso, é falta de tempo mesmo! :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#248 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 06, 2006 10:34 am

Mas isso era meio que óbvio. Não dá prá fazer uma arma de precisão com cano fajuto, é a alma de um fuzil de precisão. Daí, usar cano velho de mosquefal não dá mesmo.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#249 Mensagem por Alcantara » Sáb Mai 06, 2006 2:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas isso era meio que óbvio. Não dá prá fazer uma arma de precisão com cano fajuto, é a alma de um fuzil de precisão. Daí, usar cano velho de mosquefal não dá mesmo.

Mas Carlos, o ponto principal do debate entre eu e Rodrigo era o fato dele afirmar que o AGLC era feito com o reaproveitamento dos ferrolhos dos Mauser 1908, o que se provou ser falso. :lol:




Ah, sim! Esqueci de comentar como é a configuração final do AGLC. De acordo com a S&D, o padrão é o seguinte:

... algumas informações dão conta que a IMBEL já está prontificando o primeiro lote de 50 AGLC encomendados pelo Exército Brasileiro. Essas armas já estão no padrão final, equipadas com coronha regulável (isso pra mim é novidade pois as fotos que eu tinha visto até agora só mostravam coronhas fixas!), bipé e miras Bushnell Elite 3200, dotadas de retículo do tipo MilDot.





Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#250 Mensagem por rodrigo » Sáb Mai 06, 2006 5:17 pm

Alcântara, eu acho que você ainda não entendeu nada do que foi discutido. Mas vamos lá:

Você disse:
A arma NÃO é um reaproveitamaento de antigos ferrolhos Mauser.

Depois no texto da revista transcrito:
Na realidade, o único ítem similar aos velhos Mosquefal é a conhecida e confiável ação Mauser.


Você disse:
A culpa desses boatos é do Rodrigo!!!! Tá vendo cara, o teu boato foi para na S&D!!!! Os caras da S&D estão de olho aqui no fórum, hehehe

Eu digo:
Onde foi que eu disse que o AGLC era um aproveitamento do Mosquefal? Por favor, encontre no tópico e poste para todos.

Você disse:
Mas Carlos, o ponto principal do debate entre eu e Rodrigo era o fato dele afirmar que o AGLC era feito com o reaproveitamento dos ferrolhos dos Mauser 1908, o que se provou ser falso.


Eu disse, a alguma páginas atrás:
Sobre a nova coronha:
com a coronha regulável, não são nada demais. São adaptações, que podem ser feitas por qualquer marceneiro.

Sobre a ação de ferrolho:
eu não disse que o os Mauser foram remanufaturados. Disse sim, que o mecanismo de disparo foi aproveitado dos Mauser. Isso significa que um fuzil Mauser foi desmontado, e a ação foi aproveitada, o cano e a coronha são jogados fora(?).

Sobre o cano:
Importou uma máquina européia (acho que SIG SAUER), que é do tamanho de uma sala, para confeccionar os canos. Esse é o segredo do AGLC, um cano nota 10. O resto do conjunto é muito ruim.

Sobre a arma:
O que o Cel. Athos fez, é feito há muitos anos pelos atiradores esportivos no Brasil. Como não existe arma de precisão fabricada localmente, a opção ao atirador é de pegar uma ação mauser e colocar um bom cano e uma boa luneta. Ele fez isso. A IMBEL topou fazer a produção em série. Agora, não acredito que ele tenha forjado nada, muito menos o ferrolho, e a câmara é parte integrante do cano.


Talvez o motivo desse engano técnico, seja o desconhecimento das peças de um rifle de ferrolho. Eu já expliquei antes, mas talvez não tenha sido suficientemente didático:

Aqui está a ação do rifle, que eu chamo de ação de ferrolho(bolt action), e quem quiser pode chamar de ação MAUSER:
Imagem

Na sua extremidade direita, a IMBEL retira o antigo cano, podendo ser de um MAUSER original do EB ou um mosquefal. Depois tira a velha coronha. E fica só que vemos na foto. Você pega a velha ação e dá uma oxidada, um novo processo na superfície do metal, para deixar com aparência de novo, Depois encaixa um novo cano, dá uma ajustada no mecanismo, para amaciar, põe uma coronha, e pronto, está feito o AGLC. Como eu disse antes e reproduzi acima, isso é um processo comum entre os atiradores esportivos, e até mesmo entre os militares que praticam tiro, o aproveitamento de uma ação que existe em quantidade abundante, e é só colocar um bom cano que nasceu uma arma de precisão. É bom? Não, é médio. mas para quem não tinha nada já é um começo, principalmente com os excelente canos produzidos pela Imbel. Agora, é importante entender que a IMBEL não fabrica o ferrolho(ou ação mauser). Ele é aproveitado de armas antigas, e quem duvidar pode perguntar para a IMBEL ou para o Cel. Athos, projetista da arma. O problema é que existem pessoas que tem vergonha de admitir isso, principalemente na área de engenharia do EB. Eu não vejo motivo para vergonha nenhuma, apenas temos que ter a humildade de reconhecer que não fabricamos o item mais complexo da arma. E temos que agradecer que ainda temos ações de fuzil em condições de serem reaproveitadas.

Apenas para curiosidade: na década de 80 a IMBEL aproveitou essa mesma ação dos mauser e fabricou uma arma que conheci como pistolão, que disparava calibre de espingarda(acho que 20) e tinha capacidade de 3 tiros, se assemelhando a uma arma curta, com ferrolho.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

#251 Mensagem por thicogo » Seg Mai 08, 2006 1:43 pm

Pessoal,fuzileiros snipes,no Haiti.VALEU :wink:
Imagem




Avatar do usuário
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 317
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 5:46 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Agradeceram: 6 vezes

#252 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Dom Mai 21, 2006 10:32 pm

Alcantara escreveu:Esse sistema BT47 é muito interessante. Pelo que ví no Fantático um dia desses, o US Army se utiliza de um sistema semelhante a este (se não for o mesmo) para treinar os seus soldados.

:arrow: http://www.segurancaedefesa.com/BT-47_no_Rio.html


Imagem


Meio bagaceira essa joelheira, não!?

Abraços.




"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#253 Mensagem por Fábio Nascimento » Seg Mai 22, 2006 8:18 am

Cavaleiro Teutônico escreveu:
Alcantara escreveu:Esse sistema BT47 é muito interessante. Pelo que ví no Fantático um dia desses, o US Army se utiliza de um sistema semelhante a este (se não for o mesmo) para treinar os seus soldados.

:arrow: http://www.segurancaedefesa.com/BT-47_no_Rio.html


Imagem


Meio bagaceira essa joelheira, não!?

Abraços.


acho que o problema está nas pernas de sabiá(fina) do soldado! srsrs :lol:




_______________________________________________.
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#254 Mensagem por Piffer » Seg Mai 22, 2006 6:11 pm

Eu não fico olhando perna de homem, mas isso já é meio off-topic :lol:

A joelheira é essencial no combate urbano. É só tentar rastejar no asfalto que vc vai ver isso.

Abraços,




Carpe noctem!
Carlos Mathias

#255 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 22, 2006 9:56 pm

A IMBEL fabrica ações sim, não tem nada de difícil ali. O mais difícil de fazer com extrema precisão é o cano, tanto que importou-se a tal máquina. Tomara que aproveitem e passem a fabricar uma carabina .22 civil...




Responder