Caro Júlio isso não se faz por decreto!! Demora décadas a desenvolver!Túlio escreveu: ↑Seg Jun 06, 2022 11:43 am
EQUIPAMENTOS - Eu não GASTARIA um centavo para ajudar a BID dos outros a crescer e enriquecer; antes INVESTIRIA na daqui, especialmente na produção dos insumos necessários ao desenvolvimento e produção do que citaste. P ex, NADA importante do Gripen é realmente Made in Brazil (ou acreditas que a AEL produz alguma coisa sofisticada do WAD? Ela recebe de Israel - Elbit - monta aqui e escreve Made in Brazil no produto acabado).[/Justificar]
Formar pessoas, dar-lhes experiência, desenvolver capacidades…criar indústrias a começar pelo básico.. a transformação da matéria prima…depois acrescentar-lhe valor……
Eu dou-te o meu testemunho pessoal:
Trabalho em France na indústria aeroespacial.
Na França, dos poucos países no mundo que consegue construir um avião de A a Z desde o mais pequeno parafuso ao mais complexo motor…
E mesmo assim: cada vez que aparece um projeto novo .. são anos a estudar, projetar, a testar a ensaiar peça por peça.
Só o processo de industrialização, produzir o que está no papel com as características pretendidas são milhares de horas, milhões de investimento em tentativa e erro!
A gente está a tentar desenvolver o que vai estar por aí a dominar os céus daqui a 10 anos… mas cada peça cada componente é fruto de outras tantas dezenas de anos de investigação e de estudo!
Tu não consegues fazer do gênero: tenho muito dinheiro , vou comprar a fórmula mágica de construir um caça… isso não existe!
Começa na engenharia de materiais. E acaba no engenheiro aeroespacial…
O conhecimento não se compra. Adquire-se!