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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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GDA_Fear
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Re: NOTÍCIAS

#23701 Mensagem por GDA_Fear » Qua Dez 14, 2011 8:43 pm

13 de Dezembro, 2011 - 10:19 ( Brasília )
Geopolítica
Avião teleguiado americano agora é propriedade do Irã


O avião teleguiado espião americano capturado em 4 de dezembro pelo Irã em seu território agora é de propriedade da República Islâmica, afirmou nesta terça-feira o ministro iraniano da Defesa, Ahmad Vahidi, ao comentar a demanda de Washington de devolução do aparelho.

"O avião espião americano é uma propriedade da República Islâmica, e vamos decidir o que vamos fazer com ele", declarou Vahidi em resposta ao pedido dos Estados Unidos.

"O avião deles violou (o espaço aéreo iraniano) e agora, ao invés de apresentar um pedido de desculpas, de maneira sem vergonha nos pedem que devolvamos o aparelho", completou o ministro, citado pela agência Isna.

Na segunda-feira, o presidente Barack Obama afirmou que Washington havia solicitado a restituição do avião teleguiado (drone) de observação RQ-170 Sentinel, do qual o Irã se apoderou em 4 de dezembro, quando o aparelho estava 250 Km dentro do espaço aéreo iraniano.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que Washington havia transmitido una demanda formal a Teerã, mas destacou que não esperava uma satisfação.

Uma parlamentar iraniano afirmou, segundo a televisão estatal iraniana, que o país pretende copiar o drone para equipar suas forças.

"A capacidade do Irã em termos de aviões teleguiados é muito elevada. Nossos engenheiros construíram ótimos aparelhos de reconhecimento e ataque", destacou nesta terça-feira o general Vahidi, confirmando implicitamente o projeto.



Elvis..Obamis não quis destruir o drone..vai ter a tecnologia copiada..."ai que burrro"




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Túlio
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Re: NOTÍCIAS

#23702 Mensagem por Túlio » Qua Dez 14, 2011 9:00 pm

thelmo rodrigues escreveu:Mais um........

Un drone norteamericano se estrelló en las islas Seychelles.

Los drones norteamericanos no están de fiesta en este momento. Después del asunto del drone furtivo RQ-170 Sentinel recuperado por las fuerzas iraníes la semana pasada, un MQ-9 Reaper se estrelló sobre el aeropuerto internacional de Mahé, la principal isla del archipiélago de las Seychelles.
«El MQ-9 no estaba armado y no ha producido ninguna víctima» precisó la embajada de Estados Unidos en Mauricio, que también tiene a cargo las islas Seychelles. La máquina se estrelló al regreso de una misión, cuya naturaleza no fue precisada.
Siendo así, sabemos que los MQ-9 Reaper han sido desplegados en las islas Seychelles en el 2009 para vigilar la actividad de los piratas que atacan en el Océano Índico. Además estos aparatos también pueden realizar misiones de vigilancia al sur de Somalia, país preso de una guerrilla llevada adelante por los islamistas de las milicias Shebabs, las cuales dejaron en segundo plano a al-Qaeda.
En cuanto al RQ-170 Sentinel perdido en Irán, el presidente Obama pidió a Teherán que restituya el drone a Estados Unidos. Aunque el período sea propicio para eso, no hay que creer en Papá Noel… Además, Irán hizo saber que de eso ni hablar y, más aún, que el drone va a ser copiado.

Fuente: OPEX 360 13 de diciembre de 2011


Qual é o drama, Thelmo véio, esses trecos vivem caindo, acho que é até por isso que não podem voar sobre cidades:
As of March 2009, the U.S. Air Force had 195 MQ-1 Predators and 28 MQ-9 Reapers in operation. Predators and Reapers fired missiles 244 times in Iraq and Afghanistan in 2007 and 2008. A report in March 2009 indicated that U.S. Air Force had lost 70 Predators in air crashes during its operational history. Fifty-five were lost to equipment failure, operator error, or weather. Four have been shot down in Bosnia, Kosovo, or Iraq. Eleven more were lost to operational accidents on combat missions.

http://www.nytimes.com/2009/03/17/busin ... wanted=all




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: NOTÍCIAS

#23703 Mensagem por Penguin » Qua Dez 14, 2011 9:27 pm

Túlio escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:Mais um........

Un drone norteamericano se estrelló en las islas Seychelles.

Los drones norteamericanos no están de fiesta en este momento. Después del asunto del drone furtivo RQ-170 Sentinel recuperado por las fuerzas iraníes la semana pasada, un MQ-9 Reaper se estrelló sobre el aeropuerto internacional de Mahé, la principal isla del archipiélago de las Seychelles.
«El MQ-9 no estaba armado y no ha producido ninguna víctima» precisó la embajada de Estados Unidos en Mauricio, que también tiene a cargo las islas Seychelles. La máquina se estrelló al regreso de una misión, cuya naturaleza no fue precisada.
Siendo así, sabemos que los MQ-9 Reaper han sido desplegados en las islas Seychelles en el 2009 para vigilar la actividad de los piratas que atacan en el Océano Índico. Además estos aparatos también pueden realizar misiones de vigilancia al sur de Somalia, país preso de una guerrilla llevada adelante por los islamistas de las milicias Shebabs, las cuales dejaron en segundo plano a al-Qaeda.
En cuanto al RQ-170 Sentinel perdido en Irán, el presidente Obama pidió a Teherán que restituya el drone a Estados Unidos. Aunque el período sea propicio para eso, no hay que creer en Papá Noel… Además, Irán hizo saber que de eso ni hablar y, más aún, que el drone va a ser copiado.

Fuente: OPEX 360 13 de diciembre de 2011


Qual é o drama, Thelmo véio, esses trecos vivem caindo, acho que é até por isso que não podem voar sobre cidades:
As of March 2009, the U.S. Air Force had 195 MQ-1 Predators and 28 MQ-9 Reapers in operation. Predators and Reapers fired missiles 244 times in Iraq and Afghanistan in 2007 and 2008. A report in March 2009 indicated that U.S. Air Force had lost 70 Predators in air crashes during its operational history. Fifty-five were lost to equipment failure, operator error, or weather. Four have been shot down in Bosnia, Kosovo, or Iraq. Eleven more were lost to operational accidents on combat missions.

http://www.nytimes.com/2009/03/17/busin ... wanted=all
E vão continuar caindo. Dizem que a frota de drones deles chega a 7.000 unidades. É uma questão probabilística.

[]s




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#23704 Mensagem por Penguin » Qua Dez 14, 2011 9:29 pm

BBC, 14 December 2011 Last updated at 00:26 GMT
Who, What, Why: How useful is a captured drone?

An American surveillance drone has been captured and filmed in Iran, where experts are apparently examining it. But how much valuable information are they likely to glean?

Iran has rejected US calls for its return, and state television says military experts were in the final stages of recovering data.
So how easy is it to extract information from a drone?
It all depends what state the aircraft was in when they recovered it, says Nick Brown, editor-in-chief of Jane's International Defence Review.
"It could have crashed and come apart. The version seen on the video clips could be a reconstruction. But if the aircraft is relatively intact, you could take a fair bit from it."
One thing the Iranians might be doing is testing it with radar in an anechoic chamber, he says, to find its "radar cross-section", which is a measure of how detectable it is. They could also learn from some of the more exotic radar-defeating shaping and materials.
Some parts of the RQ-170 - such as the undercarriage and likely the fly-by-wire avionics and engine - have been taken from existing aircraft, so won't offer much that's new.
"But the real bonanza is likely to be the payload. We don't know what payloads are on there but there's probably signal intelligence, electro-optical sensors and/or a radar.
"The RQ-170 doesn't carry weapons and the two humps on the top of the fuselage are radomes or fairings covering satellite uplinks which send information back from those sensors to the aircraft's control station."
With the RQ-170 itself, the challenge is not so much building it but making it airworthy, says Mr Brown.
"There are complicated algorithms that control the aircraft. Getting a boomerang-shaped object to fly where you want it to fly is hard and only really possible with advanced flight modelling, powerful computers and software.
"So if you don't have that level of information gleaned from the aircraft's onboard hard drive and circuitry you won't easily be able to do anything but build something that's the same shape."
All the control algorithms would be encrypted, so it's not as easy as just reading a hard drive and replicating it, he adds.
Could the Iranians do it?
They are past masters at reverse engineering, says Mr Brown, and they have an awful lot of capability, without needing outside help, but sharing the platform with friendly states could offer Tehran substantial political capital.
"Anything is possible and theoretically Iran could copy quite a lot from the basic platform, but it's the control stuff and the avionics that make it usable."
Any form of unmanned technology is potentially very important to Iran, Russia and China, says Elizabeth Quintana, a senior researcher in air power, at the Royal United Services Institute.
"But how useful it is depends on how intact the aircraft is, and whether it had any self-destructive, self-disabled mechanisms on board. I suspect it had some but it looks like it's in one piece, from the pictures and video."
It would be capable of taking images and listening in, she says, so there's quite a lot of information on board, not least about the platforms themselves - how they work, how they communicate with satellites and how the Americans operate them. And identifying the materials that enable the drone to absorb radiated energy - rather than reflect it back - would also be very useful.
"I don't know the level of scientific expertise available to Iran, but if it's true that Russia and China have sent delegates then they do have the expertise."




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Re: NOTÍCIAS

#23705 Mensagem por Túlio » Qua Dez 14, 2011 9:32 pm

Leias com calma: tinham 195 Predators: destes 195, 55 caíram por falha do equipamento, do operador (na verdade são TRÊS) ou problemas meteorológicos; 04 foram abatidos e 11 perdidos em acidentes operacionais durante missões. Em 195, 70 baixas. Em 7.000........................?




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#23706 Mensagem por Thor » Qua Dez 14, 2011 9:36 pm

rodrigo escreveu:
E' por isso que mencionei o livro do BlackBird que saiu de servico antes do SIVAM... e ai eles davam umas passeadas 'indesejadas' pela Am. Latina.
O SR-71 nunca precisou vir à América Latina. Era utilizado em ambientes hostis, contra países com capacidade antiaérea e de interceptação. Nas décadas de 60/70, as capacidades dos países latino americanos era pífia, só mudando depois da entrada em operação de caças supersônicos na maior parte dos países, mas ainda com cobertura radar e alerta deficientes. O exemplo mais próximo é o Brasil. O que poderia intimidar a espionagem em áreas como Amazônia e Nordeste? Mesmo em outras regiões do país, o único lugar com um interceptador dedicado era o Planalto Central com os Mirage III. A solução de usar o F-5 como interceptador era/é indicador da nossa precariedade.
Não sei se entendi direito, mas o fato de não termos capacidade de interceptar uma aeronave voando no FL500 ou mais, a MACH 3, automaticamente dá o direito dos EUA invadirem nosso espaço aéreo sem sofrer qualquer retaliação?
Tenho certeza que uma simples atividade de uma aeronave desconhecida, seja de espionagem ou não intencional, de outro Estado, sofrerá severas críticas ou retaliações diplomáticas do Brasil.
No ano passado, o simples fato de um Porta-Aviões realizar voos de F-18 em águas internacionais, quando contornando a América, porém cruzando algumas aerovias que se dirigem à Europa, fez com que eles tivessem que restringir seus voos e buscassem um oficial da FAB a partir de Natal para ficar na Centro de Operações para controlar as atividades deles durante o traslado na costa brasileira, a mais de 100 milhas.
A alguns anos atrás, ouvi dizer (não sei se é verdade) de uma aeronave americana que descumpriu a autorização de sobrevoo no Brasil, saindo algumas milhas da rota previamente autorizada. Teve muito papel pedindo explicações e pedidos de desculpa formal.
É claro que a postura dos americanos com os países que eles não mantém relações diplomáticas ou mesmo possuem crise declarada é totalmente diferente.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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#23707 Mensagem por Penguin » Qua Dez 14, 2011 9:46 pm

Túlio escreveu:Leias com calma: tinham 195 Predators: destes 195, 55 caíram por falha do equipamento, do operador (na verdade são TRÊS) ou problemas meteorológicos; 04 foram abatidos e 11 perdidos em acidentes operacionais durante missões. Em 195, 70 baixas. Em 7.000........................?
Comi mosca :oops:
Realmente alta taxa de quedas por falhas.

[]s




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#23708 Mensagem por Túlio » Qua Dez 14, 2011 10:00 pm

Mas é o normal com aparelhos assim, a tendência é melhorar com o tempo. Não duvido nada que em cerca de uma década já voem sobre cidades, dado um grande aumento em sua confiabilidade.

O que quero dizer é que há mais uma onda se formando, a dos UAVs/UCAVs: será que ao menos NESTA vamos embarcar?




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Re: NOTÍCIAS

#23709 Mensagem por alcmartin » Qua Dez 14, 2011 10:49 pm

Thor escreveu:
rodrigo escreveu: O SR-71 nunca precisou vir à América Latina. Era utilizado em ambientes hostis, contra países com capacidade antiaérea e de interceptação. Nas décadas de 60/70, as capacidades dos países latino americanos era pífia, só mudando depois da entrada em operação de caças supersônicos na maior parte dos países, mas ainda com cobertura radar e alerta deficientes. O exemplo mais próximo é o Brasil. O que poderia intimidar a espionagem em áreas como Amazônia e Nordeste? Mesmo em outras regiões do país, o único lugar com um interceptador dedicado era o Planalto Central com os Mirage III. A solução de usar o F-5 como interceptador era/é indicador da nossa precariedade.
Não sei se entendi direito, mas o fato de não termos capacidade de interceptar uma aeronave voando no FL500 ou mais, a MACH 3, automaticamente dá o direito dos EUA invadirem nosso espaço aéreo sem sofrer qualquer retaliação?
Tenho certeza que uma simples atividade de uma aeronave desconhecida, seja de espionagem ou não intencional, de outro Estado, sofrerá severas críticas ou retaliações diplomáticas do Brasil.
No ano passado, o simples fato de um Porta-Aviões realizar voos de F-18 em águas internacionais, quando contornando a América, porém cruzando algumas aerovias que se dirigem à Europa, fez com que eles tivessem que restringir seus voos e buscassem um oficial da FAB a partir de Natal para ficar na Centro de Operações para controlar as atividades deles durante o traslado na costa brasileira, a mais de 100 milhas.
A alguns anos atrás, ouvi dizer (não sei se é verdade) de uma aeronave americana que descumpriu a autorização de sobrevoo no Brasil, saindo algumas milhas da rota previamente autorizada. Teve muito papel pedindo explicações e pedidos de desculpa formal.
É claro que a postura dos americanos com os países que eles não mantém relações diplomáticas ou mesmo possuem crise declarada é totalmente diferente.
Abraços
Ola', Thor! Acho que o caso a se referiu foi esse:
abs! :wink:

Imagem
Avião dos EUA sobrevoou reserva irregularmente

O Globo 05 Junho 2005 - Rodrigo Rangel

BRASÍLIA. O governo brasileiro guarda a sete chaves um incidente registrado na passagem de um avião-radar americano pelos céus da Amazônia, numa operação ousada que incluiu sobrevôos na reserva Raposa Serra do Sol, área de grande importância estratégica para o Brasil por ter reservas de minerais como urânio.

O Itamaraty não confirma o incidente. A Força Aérea Brasileira (FAB) nega. Mas O GLOBO teve acesso a informações de um relatório reservado do serviço de inteligência do governo brasileiro que esmiúça a peripécia do avião americano pela Região Norte. Fontes civis e militares também confirmaram o episódio.

O avião, modelo P-3, prefixo VVR-2674, tinha autorização para cruzar o espaço aéreo brasileiro no dia 9 de outubro do ano passado, rumo a Buenos Aires, com escala em Manaus. A chancela fora publicada na véspera no Diário Oficial da União. Dizia que a aeronave seguiria para Buenos Aires, na Argentina, em missão de “pesquisa científica”.

O avião, entretanto, acabou subvertendo o que estava no papel. O P-3 passou pelo Brasil apenas no dia 10. E a escala que seria em Manaus acabou transferida para Boa Vista. Na capital de Roraima, nem toda a tripulação desceu. Nenhuma autoridade brasileira teria entrado no avião, segundo consta do documento reservado.

AVIÃO VOOU BAIXO E DIFICULTOU A DETECÇÃO POR RADARES

O relatório a que O GLOBO teve acesso informa ainda que, após entrar no espaço aéreo do Brasil, o avião variou altitude e chegou a voar abaixo de três mil pés, supostamente para dificultar sua detecção pelos radares.

Durante o vôo, os equipamentos do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) suspeitaram da irregularidade. Militares do Centro Amazônico, a torre de controle do sistema em Manaus, tentaram fazer contato com a tripulação. Não obtiveram êxito. Os americanos não respondiam aos chamados pelo rádio.

As tentativas de comunicação foram ouvidas por pilotos de aviões civis que voavam na região. A tripulação do P-3 só viria a responder mais tarde. O comandante informou que não respondera antes porque a cabine do avião sofrera “pane de rádio” (o sistema comunicação teria parado de funcionar). “O P-3P Orion foi várias vezes assinalado nos radares de tráfego aéreo, mas não foi possível nenhuma interceptação de vôo porque estava voando abaixo de 3 mil pés”, registra o documento.

- Foi um claro golpe - disse ao GLOBO um oficial da Força Aérea Brasileira que acompanhou o episódio.

A terra indígena Raposa Serra do Sol não teria sido a única sobrevoada pelo avião americano. O aparelho teria passado também, a baixa altitude, na reserva Waimiri-Atroari, localizada entre os estados de Roraima e Amazonas.

O avião, de quatro motores e quase do tamanho de um Boeing 737-400, tem sensores eletrônicos que permitem, por exemplo, fazer mapeamento geológico das áreas que sobrevoa. Uma fonte da Aeronáutica informou que autoridades aéreas brasileiras teriam reclamado junto ao Comando Sul, unidade do Pentágono sediada em Miami que coordena as operações militares dos Estados Unidos na América Latina.

DE PATRULHAMENTO MARÍTIMO A MISSÕES DE ESPIONAGEM

Os aviões da linhagem P-3 Orion são velhas máquinas de guerra e vigilância que vêm servindo aos Estados Unidos há mais de 40 anos. De performance elogiável, foram sendo remodelados ao longo do tempo e deixaram de ser usados excluSIVAMente no patrulhamento marítimo para ganhar outras missões, inclusive a de espionagem, com a instalação de sensores capazes de fazer prospecção de superfície e de captar imagens e sinais eletrônicos.

Até o ano passado, a Marinha dos Estados Unidos possuía cerca de 230 unidades do P-3 em operação, em diferentes frentes. Os quatro motores do velho avião são impulsionados por hélices. De asa reta, a aparelho tem praticamente o mesmo desenho dos antigos Electra, do mesmo fabricante, também americano. Ao redor do mundo, há atualmente cerca de 450 exemplares deste tipo de avião em uso.




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#23710 Mensagem por alcmartin » Qua Dez 14, 2011 11:06 pm

Mas, em materia de "enganos", a gente e' fichinha perto dos venezuelanos... :mrgreen:
Aqui, 3 casos envolvendo os ianques e a Venezuela.
Abs!

Um U2 e' interceptado por um F16:



Chaves anuncia que 2 F16 interceptaram um P3:



Um S3 invade o espaco aereo venezuelano e e' indagado pelo controle venezuelano:





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Re: NOTÍCIAS

#23711 Mensagem por soultrain » Qua Dez 14, 2011 11:06 pm

Especula-se que no Irão eles empastelaram o sinal de controlo e tomaram efectivamente controlo com tecnologia Russa, eles não entregaram os S-300, mas entregaram equipamento de "softkill". Essas especulações são baseadas em informações reais.

No caso das Seychelles, os Chineses estão lá, mas já é teoria da conspiração.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: NOTÍCIAS

#23712 Mensagem por rodrigo » Qui Dez 15, 2011 12:05 pm

Não sei se entendi direito, mas o fato de não termos capacidade de interceptar uma aeronave voando no FL500 ou mais, a MACH 3, automaticamente dá o direito dos EUA invadirem nosso espaço aéreo sem sofrer qualquer retaliação?
Não é matéria de direito, é de capacidade. Quem não tem a capacidade de se contrapor a uma ameaça, só resta o direito de espernear. O SR-71 voou impune até a entrada em serviço do MIG-25. Até aquele momento, nem mesmo os soviéticos podiam fazer alguma coisa, a não ser acompanhar os vôos na tela do radar. A mesma situação aconteceu no espaço aéreo iraniano relativo ao MIG-25 soviéticos de espionagem, que voaram impunes até a entrada em serviço dos F-14 armados de phoenix.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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Re: NOTÍCIAS

#23713 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Dez 15, 2011 12:16 pm

Túlio escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:Mais um........

Un drone norteamericano se estrelló en las islas Seychelles.

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Qual é o drama, Thelmo véio, esses trecos vivem caindo, acho que é até por isso que não podem voar sobre cidades:
As of March 2009, the U.S. Air Force had 195 MQ-1 Predators and 28 MQ-9 Reapers in operation. Predators and Reapers fired missiles 244 times in Iraq and Afghanistan in 2007 and 2008. A report in March 2009 indicated that U.S. Air Force had lost 70 Predators in air crashes during its operational history. Fifty-five were lost to equipment failure, operator error, or weather. Four have been shot down in Bosnia, Kosovo, or Iraq. Eleven more were lost to operational accidents on combat missions.

http://www.nytimes.com/2009/03/17/busin ... wanted=all
Túlio Ricardo Moreira, gente boa!!!! :D
Não existe drama, apenas o fato curioso de que num curtíssimo espaço de tempo dois sofisticados e caros aparelhos de espionagem ,da mesma origem por sinal, simplesmente se estatelaram ou sofreram pane, ou interferência... :wink: Só isso!!!

Grande abraço.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: NOTÍCIAS

#23714 Mensagem por Penguin » Qui Dez 15, 2011 8:13 pm

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#23715 Mensagem por Penguin » Qui Dez 15, 2011 8:14 pm

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