Olá Francisco, tudo beleza?
Continuarei a minha discussão, colocando a minha opinião (e também da maioria) de que o A-12 deve continuar sendo a Capitânia da MB. Vou usar algumas partes de seu post (apesar de não gostar muito de "quotes"), somente para manter a linha, ok?
Francisco Daniel escreveu:Voar não é o bastante, A MARINHA NÃO É AEROCLUBE para os pilotos apenas treinarem apenas sua capacidade de pilotar. É preciso mais, ter valor militar, poder combater, poder destruir alvos, derrubar aviões.
Concordo em você dizer que a AN não é aeroclube, pois piloto militar tem que saber mais do que decolar e pousar. Concordo plenamente, mas temos que admitir que DOUTRINA não é coisa que se adquire de um dia para outro e isso leva anos para se consolidar. A AN começou tudo do ZERO e sofreu muito para colocar os primeiros pilotos operacionais. Também o A-12 para adestrar e adaptar os marinheiros e oficiais ao novo navio (mas sem muito trabalho, uma vez que a maioria já operava o A-11).
Desde a aquisição dos A4 e do A12 a coisa só tem piorado para a MB.
Da maior e melhor esquadra da AL, estamos perdendo posição para o chile, e quatro escoltas deram baixa sem sequer uma substituição. Os três Garcia e a T22 se foram e se há nem ao menos a articulação em substituí-las.[/quote]
Com certeza a ACh é uma excepcional Marinha de Guerra. Ela é melhor do que a gente? Não sei, pois não estamos jogando "Super Trunfo" para saber quem tem mais ou menos navios. A ACh tem as suas doutrinas e suas obrigações próprias e tem as feito com muita qualidade.
A MB sempre foi uma Marinha de projeção de poder. Não é só defesa que nos preocupamos, mas de mostrar que, abaixo da Linha do Equador, tem força de dissuasão. Não temos condições para vencer uma coalizão do tipo OTAN, mas quem teria? Talvez os russos ou chineses (talvez)...
As baixas como a que aconteceu com a Dodsword foi por problemas orçamentários provenientes de anos de contingenciamento e não porque o A-12 veio operar. Desde o governo anterior já se cortava o orçamento e não se tinha uma política de reparelhamento das Forças Armadas (lembrando que na década passada todas as Forças sofreram por causa do sucateamento e nenhuma teve um programa de aquisições condizentes).
O futuro dos A4 é permanecer nessa mesma merda de hoje! Até o momento em que o almiratando perceber que isso no momento não é possível ao Brasil.... e vender pra sucata.
Mas enquanto não vira sucata, ele é quem está sendo usado para doutrinar os pilotos navais a operarem no A-12. Quando virarem sucata, com certeza a MB já terá o seu sucessor.
A esquadra tá se acabando aí, quase nenhum navio está em perfeita condição. E tem gente que vem reclamar de retenção de royaltes??? Eu reclamo é da porra do A12 que precisa de 1.000 militares para navegar e não tem valor militar nenhum!!!!
NENHUM!!!
Nenhum? Nenhum mesmo? A Marinha do Brasil opera Porta-Aviões por volta de 40 anos e isso é um diferencial enorme. Temos recursos humanos preparados para uma guerra moderna e condições de manter a defesa de frota. A Argentina desfez do ARA 25 de Mayo e se arrependeu depois, pois tinha qualificação, doutrina e TUDO foi para o ralo.
Ficar pensando apenas em submarinos é um erro estratégico, pois... E quando precisar de intervir em um território? Os torpedos afundarão o continente? Não é só de mar que vive uma Marinha e quem o pessoal da Esquadra sabe muito bem disso.
Eu não vai mais discutir sobre esse porta-aviões. É o fim da Marinha, é o fim da Esquadra.
Não tem FREMM, não submarino nuclear, não tem nada mais enquanto não pararem de brincar de aviãozinho torrando uma porrada de dinheiro.
O maior elefante branco marítimo do mundo...
Elefante branco? Por que? Quem tem não quer se desfazer dele e quem não tem quer ter e respeita quem tem. A conjuntura mudou, a visão estratégica também. Não estamos onde gostaríamos de estar (ainda nossos governantes são miopes e questões estratégicas), mas muita coisa melhorou nesses anos para cá.
Se vcs comprovarem que o gasto do SP é infimo, mas como não vão comprovar, eu me permito o direito, para o alívio de vcs, a não responder mais sobre questões que envolvem o SP, por que sou voto vencido.
Pode não ser tão ínfimo assim, mas a MB já gastava praticamente o equivalente no A-11 que operou por cerca de 35 anos na MB.
Como todas as marinhas do mundo, a MB tem as suas responsabilidades e o Almirantando reconhece que, para cumprir com o seu dever é necessária a manutenção de uma ala aérea nucleada em um porta-aviões. Isso é um senso de responsabilidade e não uma briga de egos com a ARA, ACh ou MV. O EM não é um grupo escolar onde o A-12 é o seu brinquedinho caro que se mostra para os amigos (eu tenhôô, você não teeem!
)...
Se o A-12 tá lá é porque há anos a MB estuda sua posição no contexto hemisférico e tem uma idéia de seu papel nesse grande lago atlântico. Quem está mais perto da Marinha, que conhece a sua visão geopolítica e vê de perto o trabalho que tem sido feito reconhece a necessidade de uma esquadra de projeção de poder. O Marino postou uma enciclopédia inteira sobre Estratégia Naval e aquilo já dá uma boa visão de como a coisa é complexa e que vai muito além do que canhões e torpedos.
Acho que botar a culpa somente no A-12 pelos problemas que ela enfrenta é exagero de sua parte (não estou te censurando, apenas colocando minha opinião, beleza amigo?
). Se fosse assim, então o EB tem que se desfazer das divisões blindadas porque estão gastando rios de dinheiro para vê-los parados e gastando o dinheiro que seria usado para comprar a ração dos quartéis e a FAB se defazer dos A-1 porque não consegue voar o suficiente e não precisamos jogar bombas em ninguém...
Você coloca que a retirada do A-12 e do VF-1 da Marinha solucionará os seus problemas orçamentários, visto que a verba destinada a eles será repassada a outros meios da MB, mas isso não é verdade. Se isso acontecer, automaticamente as dotações destinada a mantê-los serão canceladas e para o Ministério do Planejamento, isso quer dizer: "Desfiz dos navios e esquadrões, então não preciso mais desse dinheiro". Outros setores do governo brigarão como abutres por esse "pressupuesto" e a MB pode chorar como quiser, mas esse dinheiro não será repassado, visto que os outros meios já tem os seus respectivos repasses e não será preciso suplementações...
Até mais!