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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 3:43 pm
por WSANTANA
Prezados,

Dando meu pitaco sobre a discussão em torno dos P3 aqui em Natal, de fato chama a atenção à reclamação de alguns moradores, estranhando as manobras. Aqui em Natal temos vasta gama de barulhos civis (TAM, TRIP, GOL, TAP, tem um turbo-hélice grande que passa sobre minha casa todo dia por volta das 17:30 h) e militares (Esquilo, Sapão, STa aos montes, em formação, sozinho, em dog fight) e outros barulhos que as vezes não dá pra identificar (corro pra ver já foi)!!

Fica patente a falta de comunicação por parte da FAB!

Mas acho que é importante dialogar um pouco com as dúvidas das "pessoas comuns". As vezes assusta mesmo o perfil de voo muito baixo!! Acho que em algumas ocasiões a altura mínima não é respeitada! Aí no jornal nacional logo em seguida divulgam que caiu isto, aquilo, de forma que me parece compreensível os medos e as dúvidas de alguns.

Neste sentido me pergundo se os voos de treinamento sobre zonas habitadas não deveriam ser evitados! Eu acho lindo, mas as vezes fico cabreiro com os que estes caras fazem sobre a cidade!!

Por fim, o P3 passou sobre o campus universitário! Bicho bonito! Barulho característico não muito alto! Imaginei que pelos 04 motores seria mais alto!! Achei os motores um pouco fumantes demais!

Forte abraço a todos.

Wsantana.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Jul 28, 2012 5:17 pm
por binfa
Imagem

Tempos atrás comentou-se que a qualidade do querosene brasileiro poderia ser o causador da fumaça, depois que vi a foto desse P-3AM na Espanha, essa teoria pra mim esta descartada. Não sou especialista mais chego a conclusão que a fumaça é caracteristica de alguns motores.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 3:26 am
por alcmartin
Wsantana, boa noite.

Nao existe treinamento, especificamente, sobre as cidades. Areas de instrucao, sejam militares ou civis, obrigatoriamente sao afastadas. No caso da aviacao de caca, sao areas restritas que, quando ativadas, tem inclusive o voo de outras aeronaves restritas ou proibidas.
O que acontece e' que inevitavelmente aviao tem que pousar e decolar e isso faz parte da instrucao. Ainda nao inventaram um jeito de piloto aprender a decolar e pousar que nao seja praticando. :mrgreen: E ai vem aquilo que eu citei no outro post: laaa' atras, quando fizeram o aeroporto, o entorno era desabitado. Mas ai o poder publico nem sempre cumpre seu papel e a cidade vai chegando, vai chegando e...aviao passa por cima ou perto de casa! :?

Para terem uma ideia do quanto isso e' serio para quem e' do ramo, uma vez um oficial de dia de um quartel da PM me ameacou, la em Volta Redonda, porque estavamos passando baixo demais sobre o seu recem construido quartel, so' por coincidencia, a ultima construcao antes da cabeceira da pista... :roll: Por telefone, ele informou que iria tomar as medidas cabiveis contra o responsavel pela instrucao aerea. No caso, eu. :shock: :mrgreen: Ai respondi que nao havia problema, que bastava ele me enviar um oficio com a "ordem", que eu pararia com o treinamento e a reenviaria ao DAC, ao III COMAR e ao CENIPA, orgaos do entao Ministerio da Aeronautica, que fiscalizavam tanto o treinamento, quanto as atividades do aerodromo. Ele, nao sei porque, desisitiu... :twisted: :mrgreen:

Naquele programa de radio que citei no outro post, uma moradora reclamou da possibilidade de acidentes. Minha resposta: a senhora faria uma casa no final de uma grande estrada reta, em descida, bem numa curva fechada? Ai, o resto e' estatistica: uma decolagem em mil, ou em um milhao... pode passar anos, mas um dia... [002]
Ai, na mesma cidade, Volta redonda, recebo um oficio da prefeitura consultando sobre a nossa opiniao sobre a construcao de uma torre de celular proximo a cabeceira. Minha resposta, embasada com copia do gabarito oficial do COMAR que PROIBE construcoes acima de X metros na tal posicao. O que o responsavel da prefeitura faz? Avisa a operadora que ela tem que construir no fim de semana, quando ela nao fiscaliza... :shock: :? :evil:
Ai depois o camarada decola, perde um motor e deriva, acerta a P*%$# da torre,cai e mata gente no chao. E ele, o aerodromo e o aviao serao os culpados! :evil:
Nao vou nem falar dos lixoes, que as prefeituras adoram fazer perto de aeroportos. :evil:

Por essas e outras, o tal aerodromo de V.Redonda acabou acabando!! :mrgreen: Mas e' o destino final de qualquer atividade mais se'ria, em uma sociedade que nao percebe que nao tem "jeitinho", que o mal feito vai ter um preco amanha.

Melhor eu parar, ou vou estressar de novo!! :mrgreen:

Abs e espero ter contribuido.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 7:39 am
por binfa
Para ilustar o que o AlcMartin comentou.

http://static.panoramio.com/photos/1920x1280/75254841.jpg
BACO - Base Aérea de Canoas

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 11:12 am
por faterra
Pela foto acima, as cabeceiras da pista ficam bem próximas ao limite da área desapropriada. Quem tem propriedade limítrofe ao aeroporto não vai querer nunca ficar com um lote inúltil, mesmo que seja por pura e simples especulação e a prefeitura não conseguirá deter a expansão (com ou sem propina).
Pois bem, não seria o caso de se desapropriar uma área bem maior à necessária para a construção do aeroporto, de tal forma que quando uma aeronave, na aproximação ou decolagem, atingir entre 1000 e 500 m (sei lá, um exemplo apenas) estará dentro da área do mesmo?

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 11:41 am
por alcmartin
Valeu, Binfa! :wink:

Pois e', faterra... :) ai a questao, para variar, acaba no $ e suas implicacoes. E ai esta' o meu ponto: nao acho que as reclamacoes sejam todas descabidas, mas a questao, por envolver $ e mais importante, vidas, e' que nao da' para dar "jeitinho". Lei e' lei, onde pode, pode. Onde vai dar problema, deve-se negar. Assim como nas encostas de morro, beira de rio, etc. Mas tem que ter coragem politica.

Acho que agora entenderam o meu stress. Nao e' questao de lugar, nem classe social. O problema e' maior, engloba vontade politica de aplicar lei e ate', nossa, enquanto populacao, de cumprir lei. E' claro que a maioria nem sabe dessas leis, mas elas existem.

Mas, sobre o lado tecnico, uma final normal( a reta que terminara' na cabeceira da pista), de um aviao de medio/grande porte, com uma rampa de 3º, tera' no minimo 5-6 milhas. Ai seus 10 km. Ele estara no inicio desse segmento, de 1700 a 2000 pes(500 a 700 m). E' bastante espaco, muita terra. Por isso, quando se constroi um aeroporto, e' longe. As vezes, nem ha' um espaco disponivel para uma localizao ideal. Mas ai tem que ficar claro que havera implicacoes.

Abs!

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 12:09 pm
por Justin Case
alcmartin escreveu:Valeu, Binfa! :wink:

Pois e', faterra... :) ai a questao, para variar, acaba no $ e suas implicacoes. E ai esta' o meu ponto: nao acho que as reclamacoes sejam todas descabidas, mas a questao, por envolver $ e mais importante, vidas, e' que nao da' para dar "jeitinho". Lei e' lei, onde pode, pode. Onde vai dar problema, deve-se negar. Assim como nas encostas de morro, beira de rio, etc. Mas tem que ter coragem politica.

Acho que agora entenderam o meu stress. Nao e' questao de lugar, nem classe social. O problema e' maior, engloba vontade politica de aplicar lei e ate', nossa, enquanto populacao, de cumprir lei. E' claro que a maioria nem sabe dessas leis, mas elas existem.

Mas, sobre o lado tecnico, uma final normal( a reta que terminara' na cabeceira da pista), de um aviao de medio/grande porte, com uma rampa de 3º, tera' no minimo 5-6 milhas. Ai seus 10 km. Ele estara no inicio desse segmento, de 1700 a 2000 pes(500 a 700 m). E' bastante espaco, muita terra. Por isso, quando se constroi um aeroporto, e' longe. As vezes, nem ha' um espaco disponivel para uma localizao ideal. Mas ai tem que ficar claro que havera implicacoes.

Abs!
Amigos, boa tarde.

Sobre as inevitáveis reclamações daqueles que moram nos setores de aproximação e pouso de novos aeroportos (e do risco também) os japoneses têm adotado duas soluções interessantes.
1. Uma delas é criar ilhas para os aeroportos. Os peixes não reclamam e o crescimento da região é praticamente impossível.
2. Para aeroportos em terra, é mais difícil. Mesmo que sejam escolhidas áreas "no meio do nada", em pouco tempo existirá uma cidade completa em torno do aeroporto. Neste caso, a solução encontrada foi desapropriar grandes áreas nos setores de aproximação/pouso e designá-las como "áreas de proteção ambiental". É impressionante, mas os "verdes" têm maior capacidade e interesse de evitar invasões e uso inadequado da terra do que os estados.
Abraços,

Justin

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 2:19 pm
por alcmartin
[009] [009] muito bem citado, justin.

E sobre o poder dos "verdes", lembro de um "conselho" quando estava fazendo curso de seguranca de voo: se um dia voce for responsavel pela seguranca de voo de um aeroporto e estiver matando urubus (provavelmente pelo lixao proximo :? ) e for flagrado por um fiscal do IBAMA, nao titubeie. Mate o fiscal tambem!! :shock: o crime de matar o urubu e' inafiancavel. Mas o fiscal, voce foge e depois de 3 dias, se apresenta voluntariamente. Sera reu primario e respondera em liberdade... :shock: :shock: [101] [101]

Piada, claro, provavelmente imprecisa, mas ilustra o quao complexa e' a questao juridica nesse cenario. :)

Abs!

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 2:23 pm
por osolamaalua
O grande problema é que hoje existe uma pressão grande pelas areas de bases e aeroportos que ficam em grandes centros. Vejam hoje o Aeroporto Salgado filho que tem sua expansão limitada pelo Trensurb numa cabeceira e por outra por uma comunidade carente que recebe apoio de alguns políticos locais. Além disso sofre grande pressão da capital pois ela conta com o limite de altura para construção em seu entorno. No Rio de Janeiro tem gente doida pela Base Aérea dos Afonsos e esta sofre um pouco por estar na vertical da rota de aproximação do Santos Dumont e assim é por quase todas as capitais. Em Natal está sendo construído um novo aeroporto longe do atual bem como será feito um novo ainda mais longe em florianópolis. O que o povo não vê é que estão jogando os aeroportos para longe o que trará uma queda de renda em prol da pressão imobiliaria. Quanto ao povo de Natal estar assustado com avião, pera ai, é muito comum mesmo as aeronaves voltares da área de treinamento e realizarem um passagem pela Ponta Negra curvando a direita do Morro do Careca. Isso ai é falta de pauta do jornal local.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 2:59 pm
por WSANTANA
Prezados,

Obrigado pelas diversas respostas!!

Problema de fato complexo!! Imagino o que sofrem de pressão os gestores destes aeroportos! Pior ainda deve ser a vida dos responsáveis pela segurança!

Só pra citar um caso sintomático, alguém se lembra daquele puteiro de luxo que estava ou foi construído bem na aproximação de Congonhas?? O cara andou preso, foi solto e disse que iria retomar os trabalhos (neste caso, não o dele diretamente, mas das moças...).

Por fim um testemunho, que leva a um certo desacordo em relação ao fato de que muitas vezes são utilizados os espaços aéreos sobre áreas urbanas. Quando eu tinha 11 anos, parte de minha família mudou de Minas pra Anápolis! Um belo dia, eu entretido batendo uma bolinha no quintal fui surpreendido por um voo em formação de 05 F103. Eu sabia da existência da base e dos aviões F103, mas não fazia idéia do barulho. Deu uma bambeza nas pernas, achei que era o fim do mundo, cai de susto. Só me dei conta do que estava acontecendo, pois uma vez recomposto segui o barulho das aeronaves, identificando-as. Neste momento fiquei maravilhado!! Depois adorava ver os caras fazendo dog fight sobre o bairro de operários da tecelagem da Vila Jaiara! Mas de qualquer forma a população local sempre reclamava de diferentes problemas... Não sei como está isto hoje!

Acho que precisamos voltar para discutir os P3. Fim do off topic.

Abraços a todos.

Wsantana.

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Dom Jul 29, 2012 4:09 pm
por Skyway
alcmartin escreveu:[009] [009] muito bem citado, justin.

E sobre o poder dos "verdes", lembro de um "conselho" quando estava fazendo curso de seguranca de voo: se um dia voce for responsavel pela seguranca de voo de um aeroporto e estiver matando urubus (provavelmente pelo lixao proximo :? ) e for flagrado por um fiscal do IBAMA, nao titubeie. Mate o fiscal tambem!! :shock: o crime de matar o urubu e' inafiancavel. Mas o fiscal, voce foge e depois de 3 dias, se apresenta voluntariamente. Sera reu primario e respondera em liberdade... :shock: :shock: [101] [101]

Piada, claro, provavelmente imprecisa, mas ilustra o quao complexa e' a questao juridica nesse cenario. :)

Abs!
Interessante, ouvi a mesma piada também em um curso de segurança de vôo! Rsrsrs. Mesmo professor?

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Ter Jul 31, 2012 2:39 pm
por alcmartin
Quem sabe? :wink: No meu caso, um major do CENIPA.

abs!

PS- Wsantana, a "casa de diversoes" na final da 17R de Congonhas está lá. É a construção mais proxima da trajetoria dos avioes. Dizem que foi por ela que alteraram o grau da rampa de aproximacao, bem como o deslocamento da cabeceira, para frente. Ou seja, é tudo uma zona, mesmo... :mrgreen:

Mas, voltemos ao P3 e desculpas pelo off aos demais colegas. :wink:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Ter Jul 31, 2012 3:19 pm
por kekosam
Caramba... tava olhando a foto daquele P-3 espanhol e imaginando ele decolando do São Paulo... Nem iria precisar de Destróier pra fazer cortina de fumaça!!! :mrgreen:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Ter Jul 31, 2012 10:12 pm
por Skyway
alcmartin escreveu:Quem sabe? :wink: No meu caso, um major do CENIPA.

abs!

PS- Wsantana, a "casa de diversoes" na final da 17R de Congonhas está lá. É a construção mais proxima da trajetoria dos avioes. Dizem que foi por ela que alteraram o grau da rampa de aproximacao, bem como o deslocamento da cabeceira, para frente. Ou seja, é tudo uma zona, mesmo... :mrgreen:

Mas, voltemos ao P3 e desculpas pelo off aos demais colegas. :wink:
Ihhh, acho que é o mesmo heim! Um abraço!

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Enviado: Sáb Ago 11, 2012 4:19 pm
por Fábio Nascimento
P-3 treinando muito esta tarde, passando acima do meu prédio baixinho em uma rota incomum para aviões.
Acho que estão treinando aproximação e pouso porém não sei porque eles não seguem as rampas normais para o aeroporto de Salvador.