Porta-Aviões

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Porta-Aviões

#2356 Mensagem por Marino » Qui Fev 13, 2014 12:32 pm

“Porta-aviões americanos estão ao serviço durante 50 e mais anos, o que se considera normal. O porta-aviões é um tipo de navios que se tornam caducos lentamente e têm um enorme potencial de modernização. Basta substituir seus grupos de aviação e o potencial do navio cresce bruscamente.”
Também incrível como compreendem isso e os estrategistas de teclado criticam a MB pela decisão de modernizar o SP.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36791
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Porta-Aviões

#2357 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 13, 2014 12:39 pm

Pois é Marino, vendo isto, e outros argumentos e fatos por aí, dá para entender porque que a SAAB trouxe aquela maquete para a LAAD, e a MB praticamente encampando a idéia.
Assim como a decisão inesperada pelos NG's, e todas as suas possibilidades.
O futuro pode até tardar para nós, mas ele sempre chega. :wink:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Porta-Aviões

#2358 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 13, 2014 9:43 pm

Acho bom não confundirmos marketing de feira com realidade.

O problema do Sampa para operações desse tipo de aeronave está relacionado ao comprimento da sua pista.

Ou seja... você pode até manipular a catapulta aqui e e ali e do mesmo modo aumentar a velocidade do navio para faze-lo "gerar vento", mas não há como com o atual comprimento da pista do Sampa ele operar com segurança esse tipo de aeronave.

Sem contar com o fato do próprio desenvolvimento de tal aeronave e todas as questões relacionadas a isso que estão sendo tratadas em outro tópico.

Temos que imaginar a próxima aeronave de combate da MB operando no Universo "Pós-A-12".

A-12 = A-4M. ;) E está de bom tamanho. :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36791
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Porta-Aviões

#2359 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 13, 2014 10:09 pm

Carlos, o A-12 irá sobreviver, pelo menos durante ainda algum tempo, a aposentadoria dos A-4M. Ele irá servir de base para o desenvolvimento do próprio navio que o substituirá como também servirá de base para o seu apronto. E quando o A-XX for encorporado em 2028, como se espera, aí sim veremos as coisas andarem a contento como pensamos nas operações embarcadas.

Mas até lá, teremos que lidar com as limitações apresentadas pelo navio. Mas será só por um tempo.

Ele ainda cumprirá bem a sua tarefa de "navio-escola" com os Sea Gripen, ou outro caça naval, no seu convés. E não mais que isso. 8-]

ps: entre a aposentadoria dos A-4M em 2025 e a entrada em serviço do A-XX em 2028, serão três anos de aprendizagem 'forçada' para a MB manter a mão de seus pilotos navais. Neste entretempo, o A-12 ainda terá de dar conta do recado, até que o seu substituto tome seu lugar.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Porta-Aviões

#2360 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 13, 2014 10:44 pm

Acho díficil.

O que vejo é o cenário indiano.

Um PA ainda operando as aeronaves que sairão de serviço (no caso deles os Sea Harrier) e outro com as novas aeronaves (no caso deles os Mig-29k).

Até porque existe o aspecto de desenvolvimento da nova plataforma (caso a idéia de Sea Gripen seja possível). Você não vai querer desenvolver seu novo produto tomando como parametro uma plataforma de operação antiga.

Todo o seu referêncial (até para poder operar o produto "novo") terá como limitação a sua plataforma antiga.

Com isso você irá certamente limitar o produto sendo desenvolvido e ainda correr riscos desnecessários até no aspecto financeiro.

Até aonde consta o PA "Escola" do future NAe brasileiro se chama Sao Paulo e a aeronave "escola" se chama A-4M.

De resto o que temos são maquetes e propagandas. 8-] ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: Porta-Aviões

#2361 Mensagem por cassiosemasas » Qui Fev 13, 2014 11:20 pm

camaradas, será que alguém aqui tem um video completo sem corte de um pouso do A-4M no São Paulo? dei uma olhada na net, mas só achei videos onde o avião toca a pista e em seguida o vídeo ou acaba ou é cortado. :(




...
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Porta-Aviões

#2362 Mensagem por Paisano » Qui Fev 13, 2014 11:25 pm





Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: Porta-Aviões

#2363 Mensagem por cassiosemasas » Qui Fev 13, 2014 11:46 pm

Paisano escreveu:
ai sim!!!!! :D :D :D :D 8-]
obrigado Paisano! [009]




...
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18198
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2283 vezes

Re: Porta-Aviões

#2364 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 14, 2014 12:01 am

Carlos Lima escreveu:Acho bom não confundirmos marketing de feira com realidade.

O problema do Sampa para operações desse tipo de aeronave está relacionado ao comprimento da sua pista.

Ou seja... você pode até manipular a catapulta aqui e e ali e do mesmo modo aumentar a velocidade do navio para faze-lo "gerar vento", mas não há como com o atual comprimento da pista do Sampa ele operar com segurança esse tipo de aeronave.

Sem contar com o fato do próprio desenvolvimento de tal aeronave e todas as questões relacionadas a isso que estão sendo tratadas em outro tópico.

Temos que imaginar a próxima aeronave de combate da MB operando no Universo "Pós-A-12".

A-12 = A-4M. ;) E está de bom tamanho. :)

[]s
CB_Lima
As catapultas Mitchell-Brown, os elevadores e o gancho de parada do São Paulo são preparados para o peso de aeronaves de até 33.000lb.

A questão de riscos de desenvolvimento é outra estória. Mas que o nosso NAe pode operar uma versão naval do GripenNG, ele pode. Aliás é o único modelo dos 6 que disputaram o FX2 que se poderia desenvolver um capaz disso.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Porta-Aviões

#2365 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 14, 2014 6:29 am

Como eu já disse o problema não é a catapulta ou a capacidade de fazer vento (embora a idade do Sampa pesa nessas duas categorias).

O problema é o comprimento da pista.

Temos que ter uma plataforma que se adeque e caiba nos novos planos da MB e não desenvolver uma plataforma cujos requisitos mínimos é operar em um PA de 50 anos de idade.

Isso limita o resultado final a ser desenvolvido e o nivela por baixo.

Ou seja... não tem nada a ver com o que o Sampa pode operar hoje ou não.

Para isso temos o A-4M que está de bom tamanho.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Porta-Aviões

#2366 Mensagem por denilson » Sex Fev 14, 2014 9:01 am

Carlos Lima escreveu:Acho bom não confundirmos marketing de feira com realidade.

O problema do Sampa para operações desse tipo de aeronave está relacionado ao comprimento da sua pista.

Ou seja... você pode até manipular a catapulta aqui e e ali e do mesmo modo aumentar a velocidade do navio para faze-lo "gerar vento", mas não há como com o atual comprimento da pista do Sampa ele operar com segurança esse tipo de aeronave.

Sem contar com o fato do próprio desenvolvimento de tal aeronave e todas as questões relacionadas a isso que estão sendo tratadas em outro tópico.

Temos que imaginar a próxima aeronave de combate da MB operando no Universo "Pós-A-12".

A-12 = A-4M. ;) E está de bom tamanho. :)

[]s
CB_Lima
Desculpe CB_Lima, acho que não entendi essa sua colocação, confirme pra mim por favor.
Tu esta afirmando que o São Paulo (que foi feito para operar Super Etendard, Etendards IVP, Crusaders F-8P e Alizé, e ainda opera A-4 e já operou o Rafale) não serve para operar o Gripen?
É isso?
Abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36791
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Porta-Aviões

#2367 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 14, 2014 9:29 am

Carlos Lima escreveu:Como eu já disse o problema não é a catapulta ou a capacidade de fazer vento (embora a idade do Sampa pesa nessas duas categorias).
O problema é o comprimento da pista.
Temos que ter uma plataforma que se adeque e caiba nos novos planos da MB e não desenvolver uma plataforma cujos requisitos mínimos é operar em um PA de 50 anos de idade.
Isso limita o resultado final a ser desenvolvido e o nivela por baixo.
Ou seja... não tem nada a ver com o que o Sampa pode operar hoje ou não.
Para isso temos o A-4M que está de bom tamanho.
[]s
CB_Lima
Carlos, mas não vamos e nem estamos pensando em desenvolver um caça naval a partir dos parâmetros do A-12. Não pelo menos que eu saiba. A questão não é por aí. O novo caça atenderá os padrões do Pronae, que serão como se sabe, navios de maior porte entre 55 e 65 mil tons como já comentado.
É para ele(s) que se está pensando os novos caças, e não para o SP. Este apenas irá ser aproveitado em seus derradeiros dias para oferecer uma boa plataforma de treinamento e formação da aviação naval, assim como realizar as avaliações finais do apronto deste mesmo caça para a aviação naval, antes da entrada do novo Nae.
E isto se dará pelo simples motivo que de o A-12 é a única plataforma que teremos disponível para realizar este tipo de testes, até que o novo Nae esteja pronto para operar, o que só deve ocorrer entre 2028.
Notar que entre 2025 e 2028 este novo Nae estará em fases de teste e avaliações na MB afim de que seja provado antes de ser incorporado a esquadra. Neste meio tempo, ele com certeza irá operar tanto com os A-4M como com os novos caças navais, em regime de teste, obviamente.
Assim, não faz sentido afirmar-se que o A-12 estaria aparando a decisão da MB pelo Gripen Naval ou por qualquer outro caça, já que sabemos que ele apenas servirá de "escola" nos próximos 10 anos, tanto para os A-4M como para possíveis Gripen navais da marinha.
É só isso.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Porta-Aviões

#2368 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 14, 2014 4:53 pm

denilson escreveu:
Carlos Lima escreveu:Acho bom não confundirmos marketing de feira com realidade.

O problema do Sampa para operações desse tipo de aeronave está relacionado ao comprimento da sua pista.

Ou seja... você pode até manipular a catapulta aqui e e ali e do mesmo modo aumentar a velocidade do navio para faze-lo "gerar vento", mas não há como com o atual comprimento da pista do Sampa ele operar com segurança esse tipo de aeronave.

Sem contar com o fato do próprio desenvolvimento de tal aeronave e todas as questões relacionadas a isso que estão sendo tratadas em outro tópico.

Temos que imaginar a próxima aeronave de combate da MB operando no Universo "Pós-A-12".

A-12 = A-4M. ;) E está de bom tamanho. :)

[]s
CB_Lima
Desculpe CB_Lima, acho que não entendi essa sua colocação, confirme pra mim por favor.
Tu esta afirmando que o São Paulo (que foi feito para operar Super Etendard, Etendards IVP, Crusaders F-8P e Alizé, e ainda opera A-4 e já operou o Rafale) não serve para operar o Gripen?
É isso?
Abraço
Eu estou dizendo que o Sampa tem várias limitações com relação ao comprimento de pista que limitariam o uso de aeronaves tipo um Gripen Naval da vida.

Desenvolver uma aeronave Naval em torno dessas limitações não me parece a melhor solução. Lembre-se, o Gripen Naval não foi desenvolvido ainda...

Na minha opinião o A-4 é a aeronave do Sampa e a próxima aeronave da MB é a aeronave para o novo PA.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Porta-Aviões

#2369 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 14, 2014 4:58 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Como eu já disse o problema não é a catapulta ou a capacidade de fazer vento (embora a idade do Sampa pesa nessas duas categorias).
O problema é o comprimento da pista.
Temos que ter uma plataforma que se adeque e caiba nos novos planos da MB e não desenvolver uma plataforma cujos requisitos mínimos é operar em um PA de 50 anos de idade.
Isso limita o resultado final a ser desenvolvido e o nivela por baixo.
Ou seja... não tem nada a ver com o que o Sampa pode operar hoje ou não.
Para isso temos o A-4M que está de bom tamanho.
[]s
CB_Lima
Carlos, mas não vamos e nem estamos pensando em desenvolver um caça naval a partir dos parâmetros do A-12. Não pelo menos que eu saiba. A questão não é por aí. O novo caça atenderá os padrões do Pronae, que serão como se sabe, navios de maior porte entre 55 e 65 mil tons como já comentado.
É para ele(s) que se está pensando os novos caças, e não para o SP. Este apenas irá ser aproveitado em seus derradeiros dias para oferecer uma boa plataforma de treinamento e formação da aviação naval, assim como realizar as avaliações finais do apronto deste mesmo caça para a aviação naval, antes da entrada do novo Nae.
E isto se dará pelo simples motivo que de o A-12 é a única plataforma que teremos disponível para realizar este tipo de testes, até que o novo Nae esteja pronto para operar, o que só deve ocorrer entre 2028.
Notar que entre 2025 e 2028 este novo Nae estará em fases de teste e avaliações na MB afim de que seja provado antes de ser incorporado a esquadra. Neste meio tempo, ele com certeza irá operar tanto com os A-4M como com os novos caças navais, em regime de teste, obviamente.
Assim, não faz sentido afirmar-se que o A-12 estaria aparando a decisão da MB pelo Gripen Naval ou por qualquer outro caça, já que sabemos que ele apenas servirá de "escola" nos próximos 10 anos, tanto para os A-4M como para possíveis Gripen navais da marinha.
É só isso.

abs.
FC,

Eu não acho que o A-12 é uma boa plataforma de "treinamento' utilizando uma aeronave tipo Gripen Naval (ou outra), pois para você treinar você tem que lidar com tolerâncias e ter uma margem extra de manobra para cometer erros e o A-12 é limitado nesse sentido para qualquer aeronave naval que a MB poderia pensar em comprar (SHornet, Gripen Naval, Rafale, Mig-29k, F-35C).

O A-12 é limitado hoje, daqui a 10 anos ele estará mais velho e mais limitado. Tem coisas nele que não tem como mudar e tem coisas nele que certamente estarão mais degradadas daqui a 10 anos.

Ele serve para treinamento "Sim" caso estejamos falando da utilização do A-4 como plataforma. Pois o A-4 "sobra" dentro do Sampa... Aí sim você pode treinar o quanto quiser sem problemas.

;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36791
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Porta-Aviões

#2370 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 14, 2014 5:54 pm

Certo, compreendo sua posição Carlos e as limitações do SP também, mas veja que de qualquer forma, o caça que a MB comprar para os seus próximos Nae's irá precisar de uma plataforma naval para as avaliações e testes necessários ao seu desenvolvimento final.

E eu tendo a crer, olhando nossa realidade daqui, que esta plataforma terá de ser o SP, com todas as suas limitações, porque simplesmente não teremos o novo Nae antes de 2025, e em todo caso, mesmo tendo sua construção terminada neste ano, como se planeja, ele só poderá receber aeronaves em seu convés provavelmente um ou dois anos após ser lançado ao mar naquele ano. Ou seja, novo caça naval com novo Nae só em 2026/27, no mínimo.

Todavia, ressalto que os parâmetros do novo caça serão estabelecidos de acordo com o projeto que for selecionado no Pronae, e que esperamos seja definido ainda esta ano, para que ano que vem se possa começar a sua construção.

Eu imagino, levando em consideração os países que estão fazendo ofertas, que devemos nos basear no projeto deste novo caça levando em consideração algo do porte de um QE, e nada menor do que isso.

Acho que se for assim, e presumo que será, estamos bem na fita com o Sea Gripen ou outro qualquer.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder