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Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 3:16 pm
por bcorreia
LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:As catapultas, como certa vez colocou o Marino aqui, podem ter a sua capacidade de lançamento revistas, se for o caso, por aqui mesmo no Brasil. Mas isso demandaria altos custos com os quais a MB não pode arcar de seu próprio bolso. Somente com verba federal específica para tal seria possível a revisão de ambas as catapultas para poderem lançar o Mig-29 em peso máximo de missão, e que está na faixa das 24,5 tons.
O Mig-29/35 pode mesmo operar através de catapultas? Tentar isso não vai acabar arrancando fora o trem de pouso ou mesmo a frente inteira do avião? Pelo que sei ele foi projetado com reforços da estrutura aplicados para suportar pousos e decolagens usando rampas Sky Jump, e não catapultas.


Leandro G. Card
Acho que se esse avião fosse operado em catapulta, o mais provável é que operasse igual aos A4, com aquelas barras/ganchos no dorso do avião do que o gancho no trem frontal.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 5:57 pm
por gabriel219
FCarvalho escreveu:O Mig-29 K/KUB podem/poderiam ser operados apenas a partir do elevador de ré, visto que o seu comprimento o impede de fazê-lo no elevador de vante.
Ele só é 30 cm maior que o elevador central. Isso é muito pouco e pode ser resolvido.
A questão do peso pode ser resolvida facilmente, uma vez que, por padrão e lógica operacional, as aeronaves embarcadas em Nae são sempre abastecidas e municiadas no convés de vôo. O hangar é utilizado primariamente para manutenção e guarda das aeronaves.

As catapultas, como certa vez colocou o Marino aqui, podem ter a sua capacidade de lançamento revistas, se for o caso, por aqui mesmo no Brasil. Mas isso demandaria altos custos com os quais a MB não pode arcar de seu próprio bolso. Somente com verba federal específica para tal seria possível a revisão de ambas as catapultas para poderem lançar o Mig-29 em peso máximo de missão, e que está na faixa das 24,5 tons.

Os Mig-29K/KUB tem um comprimento de 17,30 mts, com 8 mts de largura com asas flexadas, e uma área total de 43m2. Neste sentido, como o hangar do Nae SP possui cerca de 185 x 24, e uma área de 3.300m2, pode-se presumir que, numa missão real, este espaço possa abarcar até vinte caças, mantendo-se os padrões de segurança e espaçamento entre as aeronaves para operação no hangar e demais aeronaves do grupo aéreo embarcado, como os Helos e Revo/Cargo. Em todo caso, como podem ser operados somente a partir do elevado de ré, este número seria algo menor, entre 12 a 16 caças, tendo em vista a distribuição de peso x espaço no hangar. Mas enfim, numa missão real, podem ser levados além destes, ao menos mais 6 a 8 caças no convés de vôo, perfazendo 18 a 24 caças.
Como eu havia dito :wink: , mas sua explicação foi melhor que a minha, convenhamos.
Para um Nae de outros tempos, com caças também de outros tempos, até que é uma capacidade nada desprezível. Mas isso, lembrando, numa missão real, pouco ou nada provável de ser ver no caso do Nae SP.

Contudo, se ele já conseguisse levar uns 8/12 Mig-29 KUB em missões de treinamento e operacionais, com vista à formação de nossos quadros de aviadores navais, já estaria com certeza de bom tamanho.

abs

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 5:59 pm
por gabriel219
bcorreia escreveu:
LeandroGCard escreveu:O Mig-29/35 pode mesmo operar através de catapultas? Tentar isso não vai acabar arrancando fora o trem de pouso ou mesmo a frente inteira do avião? Pelo que sei ele foi projetado com reforços da estrutura aplicados para suportar pousos e decolagens usando rampas Sky Jump, e não catapultas.


Leandro G. Card
Acho que se esse avião fosse operado em catapulta, o mais provável é que operasse igual aos A4, com aquelas barras/ganchos no dorso do avião do que o gancho no trem frontal.
O gancho para BAR, ou seja, arrebatamento por cabos durante o pouso, já possuem. O que só falta é modificar um pouco a estrutura frontal para ser operado por catapulta.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 6:02 pm
por gabriel219
LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:As catapultas, como certa vez colocou o Marino aqui, podem ter a sua capacidade de lançamento revistas, se for o caso, por aqui mesmo no Brasil. Mas isso demandaria altos custos com os quais a MB não pode arcar de seu próprio bolso. Somente com verba federal específica para tal seria possível a revisão de ambas as catapultas para poderem lançar o Mig-29 em peso máximo de missão, e que está na faixa das 24,5 tons.
O Mig-29/35 pode mesmo operar através de catapultas? Tentar isso não vai acabar arrancando fora o trem de pouso ou mesmo a frente inteira do avião? Pelo que sei ele foi projetado com reforços da estrutura aplicados para suportar pousos e decolagens usando rampas Sky Jump, e não catapultas.


Leandro G. Card
Poderia com uma modificação frontal, reforçando sua estrutura.

A Rússia chegou a cogitar que seu próximo NAe seria com catapultas e a Mikoyan relatou que poderia fazer tais modificações nos MiG-29K's, apenas reforçando a estrutura frontal, trem de pouso frontal e parte da fuselagem. Para uma aeronave já existente, ficaria mais caro, pois teria que desmonta-la, mas para Mig's novos, poderiam já virem de fábrica com tais modificações, seria um pouco mais caro que um MiG-29K normal, mas ainda sim seria barato.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 6:20 pm
por bcorreia
gabriel219 escreveu:
bcorreia escreveu: Acho que se esse avião fosse operado em catapulta, o mais provável é que operasse igual aos A4, com aquelas barras/ganchos no dorso do avião do que o gancho no trem frontal.
O gancho para BAR, ou seja, arrebatamento por cabos durante o pouso, já possuem. O que só falta é modificar um pouco a estrutura frontal para ser operado por catapulta.
Não, para serem catapultadas mesmo.

Imagem

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 6:29 pm
por gabriel219
Ah, entendi, desculpe.

Mas esse gancho pode ser colocando no próprio trem de pouso, assim como nos F/A-18.
Imagem

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 7:08 pm
por irlan
Vamos ficar com os AF-1 até o próximo PA chegar.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 7:13 pm
por gabriel219
Mas isso já sabemos, só estamos discutindo o que seria melhor.

Por exemplo, quando chegar o 2ª NAe (1ª do PRONAe), deveríamos enviar o A-12 para São Luís e a 2ª frota, enquanto o 3ª NAe não chegar.

O A-12, com aquele upgrade, dá um belo caldo ainda.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 8:19 pm
por irlan
O A-12 não se locomove. [001]

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 8:47 pm
por gabriel219
Esse ano que navegou, inclusive operando os SH-60.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 10:13 pm
por FCarvalho
Bem, como já foi dito, o Mig-29 K/KUB poderiam ser adaptados para operar com as catapultas. Mas isso como sempre, demandaria custos de alteração estrutural que estão bem acima do que a MB poderia prover via orçamento próprio, no projeto.

Segundo a Wiki, embora não confiável, a versão naval custa em torno de US$ 32 mi. Se tal mudança fosse feita, talvez aumentasse para uns US$ 35/36 milhões. Ainda assim, bem mais em conta do que se tem por aí em termos de caça naval. E que não são muitas, aliá.

abs.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 11:05 pm
por gabriel219
Mas, com a compra de uns 18, poderíamos compra outros 40 depois, para equipar 2 NAe's om 24 caças cada.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sex Nov 29, 2013 11:27 pm
por bcorreia
gabriel219 escreveu:Ah, entendi, desculpe.

Mas esse gancho pode ser colocando no próprio trem de pouso, assim como nos F/A-18.
Imagem
Pode, a maioria dos aviões lançados de catapulta usam o gancho no trem frontal, mas esses nasceram como aviões com esse tipo de lançamento, e nesse caso, como seria uma modificação, acho que vai ser mais barato reforçar a estrutura dorsal e colocar as amarras do que modificar estrutura e trem.

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sáb Nov 30, 2013 1:16 am
por Justin Case
Amigos,

Belíssimo vídeo em alta definição sobre as operações no CDG. Inclui imagens em câmera lenta.



Abraços,

Justin

Re: Porta-Aviões

Enviado: Sáb Nov 30, 2013 7:23 am
por Sávio Ricardo
irlan escreveu:O A-12 não se locomove. [001]
:mrgreen:

Já nem considero o A12 um NAe, apenas um aeroporto em alto relevo.

[000]