TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Booz
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23071 Mensagem por Booz » Dom Nov 15, 2009 12:32 am

Santiago escreveu:
14/11/2009 07h00 - Por UOL Notícias
Know how é argumento dos EUA na venda de caças ao Brasil

Segundo o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Thomas White, existem três boas razões para o país optar pela compra dos caça-militares F-18 fabricados pela americana Boeing. A mais importante, de acordo com Thomas White, é o "know how" norte-americano no segmento bélico. Na opnião dele, se o acordo não for fechado, o Brasil vai perder uma boa oportunidade.

Video:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi ... 6EC4A97366

Vai perder uma boa oportunidade em não comprar o Rafele :mrgreen:

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#23072 Mensagem por Booz » Dom Nov 15, 2009 12:36 am

Bender escreveu:Não dou esse post com endereço a nenhum forista,é só um livre pensamento.

O PREÇO!No final resta aos perdedores,aos inconformados a imprensa louca por um escândalo, apelar para o PREÇO,é a ultima pedra do saco.

Quantas vivandeiras técnicas e /ou participantes/disputantes no processo,empresariais com interesses diretos no negócio e políticas da oposição, não sonham não só com um confronto entre a FAB e a presidência da república tendo como pano de fundo o tal relatório técnico, quanto com um preço exorbitante que jogue todo esse processo na lama e na sujeira da “negociata” escusa, são os patriotas do caos e da confusão .

O Rafale é o escolhido desde a decisão governamental de afastar do processo o SU35 e a Russia,e nunca houve super trunfo na escolha,mas ao contrário deste,o Rafale carregava consigo um empecilho para a “política interna” a beira de uma eleição chamado PREÇO, e o GF sabia que teria que barganhar.

O processo de escolha chegou onde chegou,justamente por causa do PREÇO,seriam tão inocentes os artífices dessa escolha pela França,a ponto de pagarem não só um PREÇO exorbitante pelo pacote de caças,mas também o custo político eleitoral desse desatino?

É óbvio que não, dessa vez não existem amadores a frente das negociações,os franceses sabem desde o 7 de Setembro de forma clara e direta e pública o que já sabiam por avisos privados, que ou ajustam o PREÇO,para o patamar do “justificável” para opinião pública interna ou não levam,nem tendo parceria estratégica e ecológica,o justificável é o mesmo que o F18 no máximo e vejam que não é nada “baratinho” de xepa,precisa somente ser justificável quando a imprensa for querer comparar pra criar um clima de sujeira,e só se compara com justificativas os semelhantes nunca os “diferentes”.

Nada seria mais gratificante para o Governo Federal em ano de eleição,do que encerrar o processo e anunciar que não comprou os caças que estão na short list pois os 2 bi-turbina são caros demais e o projeto do outro é inseguro e pode ficar mais caro ainda do que os dois primeiros,seria a defesa e a responsabilidade com o “dinheiro do eleitor”.

Desculpa melhor que essa para satisfazer as vivandeiras melando o processo todo não existe, mas infelizmente nessa hipótese algumas iriam chorar pois nesse caso ninguém leva nada,será que a FAB já não foi alertada dessa possibilidade?Afinal não se comprará nada em ano de eleição e a decisão ficará para o próximo governo. Pois é, imaginem então a pontuação do Rafale no relatório, acham que vai haver algum melhor pontuado que ele em algum quesito técnico?

Eu tenho certeza que não.

Portanto a escolha está feita faz tempo,resta só garantirem no papél que não tirarão as cuecas da FAB nos próximos anos para que ela possa operar e manter os caças de maneira confortável.

Se não o fizerem, Jacó não leva Sara pra jantar no restaurante Francês,vai bra casa de mamãe mesmo,vão dormir lá mesmo e sem transa.

Sds.

Raios! Raios!!!
Porque tenho que admitir essas verdades inquestionáveis dessa lata de sardnhas enferrujada (By dr. Zachary Smith).
Irretocável (raios! Raios!!)

Imagem
Bender

#23073 Mensagem por Bender » Dom Nov 15, 2009 12:39 am

gomugomu escreveu:Gostaria de uma comparação racional. Não estou questionando preço.

Autonomia, armas, raio de ação, etc.

Quero ver essa superioridade de 40% e 50%. E não é em todos os critérios técnicos que o Rafale vai ganhar não.
Já parou pra pensar se a imprensa que chama super tucano de jato,vai chegar a alguma conclusão crível e razoável tentando comparar tecnicamente por números os caças da disputa?Nem em 50 anos.

Nem aqui no DB onde tem conhecimento e informações sobrando se consegue convencer alguém da torcida adversária que seu oponente é “tecnicamente em números” superior ao outro.

O que não falta em 120 tópicos aqui no DB são números.

Nessa altura do certame,números técnicos só importam aos aficionados e apaixonados pois é bacana sabê-los para estabelecimento de parâmetros operacionais e de capacidade de combate possíveis no futuro da Força, nessa altura do campeonato nem quem comanda a comissão de seleção da FAB ta querendo saber de números e das 32000 páginas.

Os números que importam agora e estão sendo “refinados” são os do custo operacional e de manutenção do Rafale e só,é o famoso "dá ou desce".

Estão querendo que se decida logo e bata o martelo antes do fim do ano se não é F5M pela eternidade ou na melhor e mais improvável hipótese cachorro louco.

Sds.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#23074 Mensagem por Carlos Lima » Dom Nov 15, 2009 12:41 am

Que venha então o Rafale... [100]

Continuo com a minha opnião desde que visitei os caras por lá...

Precisava dar uma maneirada na parte $$$$ e outras "cositas" ... no mais o avião em si... vixi! :)

Enfim, vamos ver o que dizem por aí... nos próximos dias... :wink:

A coletiva da Dassault foi bem "pontual" :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#23075 Mensagem por Wardog » Dom Nov 15, 2009 12:49 am

Bender escreveu:
gomugomu escreveu:Gostaria de uma comparação racional. Não estou questionando preço.

Autonomia, armas, raio de ação, etc.

Quero ver essa superioridade de 40% e 50%. E não é em todos os critérios técnicos que o Rafale vai ganhar não.
Já parou pra pensar se a imprensa que chama super tucano de jato,vai chegar a alguma conclusão crível e razoável tentando comparar tecnicamente por números os caças da disputa?Nem em 50 anos.

Nem aqui no DB onde tem conhecimento e informações sobrando se consegue convencer alguém da torcida adversária que seu oponente é “tecnicamente em números” superior ao outro.

O que não falta em 120 tópicos aqui no DB são números.

Nessa altura do certame,números técnicos só importam aos aficionados e apaixonados pois é bacana sabê-los para estabelecimento de parâmetros operacionais e de capacidade de combate possíveis no futuro da Força, nessa altura do campeonato nem quem comanda a comissão de seleção da FAB ta querendo saber de números e das 32000 páginas.

Os números que importam agora e estão sendo “refinados” são os do custo operacional e de manutenção do Rafale e só,é o famoso "dá ou desce".

Estão querendo que se decida logo e bata o martelo antes do fim do ano se não é F5M pela eternidade ou na melhor e mais improvável hipótese cachorro louco.

Sds.
Concordo, apenas citei porque alguns foristas insinuaram que o GRIPEN não seria técnicamente um vetor adequado ao Brasil.

Super Trunfo, na minha visão.

Eu sempre fui um crítico ferrenho do Super Trunfo, só fiquei curioso porque apareceram uma série de posts com essa indicação nas ultimas páginas.

Quanto ao Rafale ja ser o vencedor, pode ser, mas prefiro esperar. O dia de amanha só pertence a Deus e o dia de hoje, ninguém conhece. Podem vir 100 pessoas falarem todo dia que o Rafale ja é o vencedor, que isso, que aquilo, mas pra mim é só no papel passado. Depois disso comento.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#23076 Mensagem por orestespf » Dom Nov 15, 2009 12:51 am

gomugomu escreveu:
Concordo, apenas citei porque alguns foristas insinuaram que o GRIPEN não seria técnicamente um vetor adequado ao Brasil.

Eu sempre fui um crítico ferrenho do Super Trunfo, só fiquei curioso porque apareceram uma série de posts com essa indicação nas ultimas páginas.

Quanto ao Rafale ja ser o vencedor, pode ser, mas prefiro esperar. O dia de amanha só pertence a Deus e o dia de hoje, ninguém conhece. Podem vir 100 pessoas falarem todo dia que o Rafale ja é o vencedor, que isso, que aquilo, mas pra mim é só no papel passado. Depois disso comento.
Eu sempre disse que o NG não é adequado ao Brasil, mas não por argumentos de super-trunfo, mas política e geopoliticamente.

Bender

#23077 Mensagem por Bender » Dom Nov 15, 2009 12:55 am

jp
Raios! Raios!!!
Porque tenho que admitir essas verdades inquestionáveis dessa lata de sardnhas enferrujada (By dr. Zachary Smith).
Irretocável (raios! Raios!!)
Não tem registro,não tem registro! Zzzssszzz Dr. Smith a hora de dormir já passou, mande um Hennessy ligeiramente aquecido guela abaixo e bons sonhos. zzzsssss sem transa Dr. :mrgreen:

Sds.

(num teve jeito Tulio,flood na cara dura [000] )

Wardog
Sênior
Sênior

#23078 Mensagem por Wardog » Dom Nov 15, 2009 12:57 am

Não me referi ao Sr. Orestes!

Quando fiz a mençao do Super Trunfo me referi a citações como estas:

"Há de entender que o Gripen NUNCA fará o mesmo que um F/A-18 ou um Rafale. E que em vários casos ele não cumprirá sozinho a missão que um F/A-18 ou Rafale cumprem."

"O Rafale é superior ao Gripen, portanto aceita-se por conseqüência seu preço maior."

"Pois é, imaginem então a pontuação do Rafale no relatório, acham que vai haver algum melhor pontuado que ele em algum quesito técnico?

Eu tenho certeza que não."

Só gostaria de ter alguns números como subsídio a informação. Não estou questionando a veracidade, apenas gostaria de esclarecer a minha própria mente.

Bender

#23079 Mensagem por Bender » Dom Nov 15, 2009 1:01 am

orestespf escreveu:
gomugomu escreveu:

Eu sempre disse que o NG não é adequado ao Brasil, mas não por argumentos de super-trunfo, mas política e geopoliticamente.
Acho que já falamos aqui inumeras vezes inclusive eu e voce Orestes que pra quem opera caça recauchutado dos anos 60 qualquer um dos treis tecnicamente mesmo com suas diferenças marcantes,ia levar a FAB ao paraiso.

Mas a escolha nunca foi por super trunfo,até a imprensa tá descobrindo tardiamente esse fato,felizmente.

Sds.

Bender

#23080 Mensagem por Bender » Dom Nov 15, 2009 1:06 am

gomugomu escreveu:Não me referi ao Sr. Orestes!

"Há de entender que o Gripen NUNCA fará o mesmo que um F/A-18 ou um Rafale. E que em vários casos ele não cumprirá sozinho a missão que um F/A-18 ou Rafale cumprem."

"O Rafale é superior ao Gripen, portanto aceita-se por conseqüência seu preço maior."

"Pois é, imaginem então a pontuação do Rafale no relatório, acham que vai haver algum melhor pontuado que ele em algum quesito técnico?

Só gostaria de ter alguns números como subsídio a informação. Não estou questionando a veracidade, apenas gostaria de esclarecer a minha própria mente.
A frase que me toca nessa sua citação,não tem nada a vêr com super trunfo, ou coisa que valha dizer que o Rafale é melhor que o F22 :mrgreen: O contexto dela lá no post é de simplesmente afirmar categoricamente que não vai haver confronto do executivo com a FAB de maneira alguma,no relatório,rezarão pela mesma cartilha,a força não seria estúpida a esse ponto apesar de muitos desejarem que ela seja.

Sds.

Wardog
Sênior
Sênior

#23081 Mensagem por Wardog » Dom Nov 15, 2009 1:07 am

Bender escreveu:
gomugomu escreveu:Não me referi ao Sr. Orestes!

A frase que me toca nessa sua citação,não tem nada a vêr com super trunfo, ou coisa que valha dizer que o Rafale é melhor que o F22 :mrgreen: O contexto dela lá no post é de simplesmente afirmar categoricamente que não vai haver confronto do executivo com a FAB de maneira alguma,no relatório,rezarão pela mesma cartilha,a força não seria estúpida a esse ponto apesar de muitos desejarem que ela seja.

Sds.
Grato pelo esclarecimento.

Booz
Sênior
Sênior

#23082 Mensagem por Booz » Dom Nov 15, 2009 2:23 am

gomugomu escreveu:
Bender escreveu: A frase que me toca nessa sua citação,não tem nada a vêr com super trunfo, ou coisa que valha dizer que o Rafale é melhor que o F22 :mrgreen: O contexto dela lá no post é de simplesmente afirmar categoricamente que não vai haver confronto do executivo com a FAB de maneira alguma,no relatório,rezarão pela mesma cartilha,a força não seria estúpida a esse ponto apesar de muitos desejarem que ela seja.

Sds.
Grato pelo esclarecimento.
Prezado gomugomu.

Ainda em que atrasei a receita do robô violáceo e não tomei o Henessy.
Veja, sem querer polemizar com o colega, se o Flanker estivesse na disputa (miha grande frustração por não estar), teria um preço maior que o Gripen e - muito certamente menor do que o Rafale. O Flanker seria superior ao Gripen pelos mesmos motivos que o Rafale é. alcance, PMD. Mas, evidentemente, inserem-se outras questões geopolíticas das quais demandaria uma instigante prospecção nossa.
Tenho a certeza que sua pergunta suscita-se por argumentos perfeitos, no espectro respeitável da sua ótica. Mas, pondero que a FAB escolheu o Rafale por saber que virá um grande caça, como seria bem vinda do Gripen ou do SH, se não houvesse preferências políticas que dão mais valor à sua decisão.

Forte abraço.

Imagem
czarccc
Sênior
Sênior

#23083 Mensagem por czarccc » Dom Nov 15, 2009 2:54 am

Santiago escreveu:
14/11/2009 07h00 - Por UOL Notícias
Know how é argumento dos EUA na venda de caças ao Brasil

Segundo o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Thomas White, existem três boas razões para o país optar pela compra dos caça-militares F-18 fabricados pela americana Boeing. A mais importante, de acordo com Thomas White, é o "know how" norte-americano no segmento bélico. Na opnião dele, se o acordo não for fechado, o Brasil vai perder uma boa oportunidade.

Video:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi ... 6EC4A97366
Concordo com o Cônsul quando diz que a tecnologia americana é superior. Está aí o F-22 pra compovar. Mas, infelizmente, esse poderoso e caro caça, que representa a superioridade americana nessa área, não faz parte do F-X2. Acredito que ninguém discoradaria que o Super Hornet não representa o suprassumo da tecnologia americana. Tudo bem que o F-22 é inexportável por lei, mas, já que está valendo avião de papel, porque não ofereceram esse abaixo, evolução do oferecido à Coréia, um aliado de fato respeitado?

http://www.boeing.com/news/frontiers/ar ... _ids01.pdf

Isso é CAÇA!!! Com maiúsculas! Diante dos atrasos e custos crescentes do F-35, além de muitas vantagens técnicas do Eagle sobre este, deve estar pronto logo. Me atrevo dizer que acho que fica pronto antes do NG. Vale lembrar que a Boeing possui elevada capacidade em tecnologias stealth, fazendo parte do programa F-22 e tendo desenvolvido o X-32, derrotado em concorrência pelo X-35. Ela afirmou que o Silent Eagle terá RCS equivalente ao autorizado para a versão de exportação do F-35, ou seja, em termos de furtividade será equivalente ao F-35 para qualquer cliente que não seja os próprios EUA. Apesar de não ser o top americano (É o F-22), o Silent Eagle está em um patamar muito acima do Super Hornet, nesse caso as afirmações de superioridade do Cônsul fariam sentido.

Imagem
Booz
Sênior
Sênior

#23084 Mensagem por Booz » Dom Nov 15, 2009 3:02 am

Prezado czarccc.

Para mim, e não adentro-me à razões técnicas (é paixonite mesmo), só o Eagle divide meu coração com o Flanker. Vou além, creio que ele é MUITO mais avião que será o SU-35, ainda mais nesta versão anabolizada e com características furtivas.
Contudo, creio, que os EUA não ofereceram porque não foi pedido - acho que o pedido ajustava-se ao valor posto como bandeira para a escolha. Mais, imagine o custo estratosférico desses pássaros, se chia-se com os do Rafale imagine o quanto não deve custar o manutenir dessas máquinas?

Imagem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#23085 Mensagem por Penguin » Dom Nov 15, 2009 10:38 am

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
À luz da sucessão

Lula demorou três dias para dizer o óbvio, ou seja, apurar as causas do apagão sem pressa de encerrar o episódio.

Janio de Freitas

A COMPETÊNCIA fez a diferença no tratamento dado, para efeito público, ao apagão ou blecaute ou incidente energético ou lá o que seja. Mas a essência e o propósito foram os mesmos, de um lado e de outro. O estardalhaço desproporcional ao fato e suas consequências, como prática generalizada dos meios de comunicação, e o escapismo infantilóide do ministro Edison Lobão, seguido de outros integrantes do governo, foram uma corrida política.
O governo saiu com muitos ferimentos. Entre eles, como exemplos, a difusão da ideia de que uma queda de energia por duas a quatro horas é igual ao extenso racionamento necessário no governo Fernando Henrique. E a crença de que no atual governo o investimento foi menor e a incúria maior do que no governo passado, quando o inverso é gritante: 10 mil km de extensão da rede por Fernando Henrique, 27 mil km pelo governo Lula no mês que vem, ou 170% acima; 21 megawatts acrescentados pelo governo passado à capacidade instalada de geração, 35 mil MW ou 70% acima no governo atual.

Com um componente esquisito nesses feitos: o gasto relativo no governo Fernando Henrique é maior que no de Lula. Quanto ao desempenho em relação à disponibilidade de recursos financeiros no Orçamento da União, os três últimos anos de Lula são os piores, o que a presença de Edison Lobão no Ministério de Minas e Energia impede que seja surpreendente.

Mesmo Lula demorou três dias para dizer o óbvio, ou seja, investigar as causas sem pressa de encerrar o episódio, para então tirar as conclusões apropriadas. Como de hábito, portanto, Lula deixou os companheiros serem torrados, enquanto aguardava atrás das pilastras até a hora menos arriscada para aparecer. Mas dessa vez a malícia (se não for outra coisa) levou a resultado diferente para Lula.

O alvo principal não foi o seu ministro da área, tratado com desprezo, nem o seu governo como todo. Foi sua candidata à Presidência, ainda uma incógnita em muitos sentidos, e, para o que interessa no momento, sobretudo incógnita eleitoral. O ônus recai sobre o cabo eleitoral, agravando-lhe a tarefa.

Tenha ou não alguma responsabilidade no acontecido, questão que não interessou aos meios de comunicação, Dilma Rousseff ficou com uma perda comprometedora, para ser explorada pelos adversários eleitorais, no cacife que é a sua imagem de alta competência em administração pública. Ainda que a causa comprovada do apagão a inocente, isso não impedirá o uso do apagão na campanha, como não impediu acusações imediatas a Dilma Rousseff, até mais precipitadas e fortes do que entre oposicionistas. Os atrasos e problemas do PAC com o Tribunal de Contas da União, com o meio ambiente e com o seu pretexto para uso eleitoral ganharam, com o apagão, um acréscimo forte. Favorecido pela perplexidade de Edison Lobão, da própria Dilma Rousseff e do PT, e, ainda mais, pelo companheirismo tão original de Lula.

À caça

Na França para conversar com o presidente Sarkozy sobre as posições brasileira e francesa na reunião de Copenhague sobre o clima? Pois sim.
Ao longe, ouve-se o mote real: "Companheiro, precisamos estudar um jeito, porque os americanos do F-18 e os suecos do Gripen estão complicando tudo. Congresso, mídia, opinião pública, isso a gente já tirou de letra, mas os gringos estão jogando duro. Quer dizer, dura mesmo está a tua Dassault ruim das pernas, que eu topei te ajudar a salvar. Mas vê um jeito aí, porque o jobim até agora não conseguiu nem melhorar o clima na FAB, que não quer se comprometer".

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder