Prestem a atenção na noticia. Ela, nas entrelinhas, traz outras informações.
FAB intercepta voo da Trip e obriga piloto a fazer manobra arriscada
DE SÃO PAULO - Um avião da Trip com 30 passageiros foi interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira) quando chegava ao aeroporto de Tabatinga (1.107 km de Manaus), no domingo.
A interceptação é um procedimento legal, mas a Folha teve acesso a uma troca de e-mails em que pilotos dizem que a forma como ela ocorreu pôs em risco a segurança de voo e poderia ter causado uma colisão entre as aeronaves.
Os comandantes relataram que o pouso já havia sido autorizado quando o controle aéreo avisou que havia outra aeronave na direção deles.
Como o avião da FAB não respondeu às tentativas de contato, a tripulação da Trip não entendeu que se tratava de uma interceptação.
O tucano militar se aproximou da aeronave da Trip, ainda segundo os relatos, o que obrigou os pilotos a fazer manobras para impedir a colisão.
Segundo a FAB, a interceptação foi regular já que o avião ingressou em área restrita sem autorização. A Trip informou que os pilotos fizeram contato com o centro de controle. A Trip afirma que comunicou o fato à Anac e à Aeronáutica.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... 201123.htm
O tal email(nao o tenho aqui, mas me foi passado o conteudo), narra os xingamentos dos pilotos e do orgão ATC(controle de trafego)envolvidos. Os pilotos da TRIP alegam ter pedido proa direta para algum ponto e foram autorizados. Foram interceptados por um T27(ou AT29), mas o piloto deste não desativou seu TCAS(procedimento que inclusive ja citamos aqui antes, quando da colisao de dois Rafales), o que provocou a ativação do sistema da aeronave da TRIP.
A tripulação desta efetuou manobra evasiva 6 VEZES.
(se esse numero foi verdade, não foi manobra evasiva, foi um combate aéreo...
) Os pilotos, nao obstante saberem ou não que se tratava de situação real, são orientados a obedecer ao sistema.
Tipico incidente que vai sobrar pepino no atacado...
1- Ao piloto interceptador, por ter violado algum protocolo de engajamento. Seja esquecendo o TCAS, ou mesmo o transponder ligado, dependendo da situação. Se fosse interceptação real, teria alertado o alvo bem antes. No caso de alarme falso, ou manobra, e envolvesse aeronave de passageiros, colocaria a segurança dessa potencialmente em risco, pelas manobras, o que parece ter sido o caso.
2-Para os pilotos da TRIP, caso tenham desviado da rota sem autorização.
3- Ao orgao ATC, ou da defesa aerea, caso tivesse ciencia da situação real, no todo, e nao intercedeu. Faltou coordenação.
Para o nosso interesse aqui, de entusiastas de defesa, observa-se que Tabatinga, bem na fronteira, não dispoe de esquadrões organicos, o que leva a concluir que foi um deslocamento de unidades. Ou do Grifo, de Porto Velho, ou do Escorpião, de Boa Vista. Então, da para ver que a FAB esta ativa na Amazonia, o que é bom. O negócio é aprender as lições com os erros e falhas, se houveram.