Roberto escreveu:Eu tenho preferências pessoais quanto a caças como qualquer um aqui no fórum, mas ficarei feliz em ver o Brasil com um caça novo seja ele de quarta ou quinta geração, pois já seria um salto quântico em termos de tecnologia comparado com o que temos hoje.
O que eu fico me perguntando e analisando é que, se havia uma reclamação ENORME de alguns colegas aqui do fórum quanto a custos de caças ocidentais, ninguém está avaliando (DE FORMA MAIS SÓBRIA) os custos envolvidos com os possíveis projetos em conjunto com os russos.
A não ser que haja uma guinada sem precedentes na política brasileira de trato com as forças armadas (Algo nunca visto, nem no período militar) ou então esses possíveis projetos ficarão como estão (especulação e assinatura de memorandos somente).
Por que penso assim. O projeto FX começou com um orçamento de R$ 700 milhões de reais (ou dólares, não sei) depois tivemos uma melhora para R$ 2,5 bilhões (ou dólares) e como bem comentou o Vinícius em se confirmando todos os acordos o Brasil estaria gastando algo em torno de U$ 30 bilhões com esses projetos de pesquisa e aquisição.
Eu não fiquei insatisfeito com essa possibilidade, pelo contrário, mas como observei no início, até mesmo por conta das preferências pessoais de cada um aqui no fórum as pessoas não param para observar que em nosso país (de pouca seriedade – vide o acordo desfeito de participação na ISS) projetos de longo prazo e que demandem tal investimento, estão ainda por se mostrarem factíveis.
Sinceramente eu espero que as coisas hoje sejam diferentes.
Olá Roberto,
por incrível que pareça, não existe comparação entre um caça de 4ªG e um de 5ªG. Se a FAB comprar um caça de 4ªG teremos certeza que ela estará dando um grande salto tecnológico, mas isso em comparação com os atuais meios. Porém é bom que se diga que demoraria muito para começarmos a receber estes caças, o que implica em tardia introdução de novas doutrinas.
O problema está aí, a FAB com um caça de 4ªG estaria mais uma vez cerca de 10 a 15 anos atrás do que existe de mais moderno no mundo. E não falo isso por causa dos caças de 5ªG, o que quero dizer é que os caças de 4ªG já voam a cerca de 10 anos e quando recebermos os nossos (4ªG) estaríamos defasados por mais de 10 anos. É bom que se diga que a FAB aprendeu a doutrina de lançamentos de mísseis com os M-III e F-5, e em uma época que ainda era "vanguarda". Então, nos anos 70 a FAB não estava tão longe assim do que o resto do mundo fazia, com um caça de 4ªG comprado hoje, com toda certeza estará.
Observe que as doutrinas para uso de mísseis BVR, mísseis WVR de 4ª ou 5ª gerações, uso de data-link, bombas inteligentes, etc., a FAB está conseguindo obter com os F-5M e A-29, e vai melhorar. O que não temos é uma boa plataforma ainda, por isso um caça de 4ªG seria um avanço importante.
Porém é bom lembrar que caças de 4ªG nunca conseguirão introduzir o conceito de "guerra furtiva" como um caça de 5ªG permite. Não confundir com o conceito de furtividade de um caça, que é algo bem antigo, falo das doutrinas que poderão ser implementadas com as características stealth presentes nos caças de 5ªG.
Em suma, rigorosamente falando, compensa e muito esperar para ter um caça genuinamente de 5ªG aí estaríamos mais uma vez na vanguarda da guerra aérea, inclusive à frente de alguns países. Mas seria muito interessante termos algumas unidades (quantos??) de caças de 4ªG para aguardarmos "confortavelmente" a chegada de caças de 5ªG, se realmente for necessário esperar mais tempo do que o previsto (e que não sei qual seja. rsrs).
Abraços,
Orestes