Missão de Paz no Haiti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mandalacabla
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 12:35 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#2281 Mensagem por mandalacabla » Ter Jan 26, 2010 4:49 pm

Algus escreveu:Marinhas de Brasil e Itália fecham parceria humanitária para o Haiti

RIO - O Centro de Comunicação Social da Marinha informou na manhã desta terça-feira que no próximo dia 28 uma equipe de 75 brasileiros - entre eles médicos e enfermeiros civis e militares e dois helicópteros da Marinha - vão embarcar no navio-aeródromo italiano Cavour com destino ao Haiti. Trata-se de uma missão de caráter humanitário que está sendo realizada em conjunto entre as Marinhas do Brasil e da Itália. Os brasileiros devem ficar 30 dias no Haiti trabalhando no navio, que é equipado com salas de cirurgia e 35 leitos. Segundo o subchefe de operações do Comando de Operações Navais, contra-almirante José Aluizio de Mello Pinto, o objetivo da ação é realizar cirurgias de grande complexidade e de emergência

Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/ ... 708494.asp

-----------------------

Querendo apresentar seu porta-aviões?
Ta vendo ai Guerra? será que os Italianos vão usar o Porta Aviões para tomar um pedacinho do Haiti, com tropas mercenárias brasileiras?




Aula de massinha.
Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Missão de Paz no Haiti

#2282 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 26, 2010 4:50 pm

Caramba, a julgar pelos posts do tópico desde minha última mensagem, iniciamos uma guerra contra os EUA. Quem está ganhando?

Falando sério, fico uns dois dias sem entrar no fórum e me deparo com uma polarização exacerbada de pró-EUA e anti-EUA. Acho que em muitos casos está faltando bom senso.

Nem tudo é só bom ou só ruim. A megaoperação dos EUA tem seus lados negativos mas também tem aspectos positivos. Igualmente a participação brasileira.

Divergi em minhas mensagens exclusivamente no que considerei uma morosidade do governo brasileiro em agir. Que nós fomos os únicos até hoje que conseguimos por ordem por lá, isso nem precisa discutir. Que os EUA não entendem patavinas de operações de paz, também está mais do que claro. Mas não vejo relevância nessa discussão.

De qualquer forma, para mim é pura demagogia dizer que eles só precisam de água e comida e que soldados são dispensáveis. Digam isso para os militares brasileiros que na recente distribuição de mantimentos tiveram que fazer disparos para o alto e lançar bombas de gás para conter a multidão. Tentem fazer uma operação de ajuda humanitária na frente de centenas de milhares de desesperados de sede e fome sem apoio de infantaria e vejam se o resultado final não vai ser trágico.

Por isso, é evidente que o Haiti precisa de ajuda humanitária, mas é uma grande inocência, para dizer o mínimo, acreditar que isso pode ser feito sem reforço na segurança. Dito isto, o reforço de 1.300 homens é muitíssimo bem-vindo, embora esteja sendo extramente lento para acontecer. Esse contingente deveria estar lá no dia seguinte ou assim que a regularização do aeroporto estivesse concluída.

Reitero que é fundamental que sejam revistas as regras para o envio de tropas brasileiras para o exterior. Um país que quer fazer parte do CS da ONU não pode levar um mês para mobilizar pouco mais de mil homens para uma situação de catástrofe humanitária. Aliás, pior ainda, um país que quer ser potência e que se diz preparado para liderar missões não pode deixar suas próprias tropas, com baixas, à própria sorte durante o tempo que nossos homens ficaram.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
mandalacabla
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 12:35 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#2283 Mensagem por mandalacabla » Ter Jan 26, 2010 4:51 pm

Guerra escreveu:
Beronha escreveu:Na boa, sabe o que vai acontecer (achismo meu)? Os americanos firmarão "parceria" com o governo haitiano (comprovadamente corrupto) que vão dar uma banana para o ONU, e TODOS os paises que participaram das forças de paz, muitos paises prometeram vultosas somas em dinheiro antes do terremoto, poucos arregaçaram as mangas de fato! Infelizmente entramos em um ponto onde não é mais possivel retornar, o maximo que podemos fazer é subdividir alguma região, já que a maciça "ajuda" americana, vislumbra a segurança de seu própio território. Quanto aos haitanos, pra quem não tem nada, o que vir é lucro, independente de onde vir essa "ajuda".
A parceiria já existe. No momento que o governo haitiano abriu as pernas ele deu carta branca para os EUA.

A questão agora é o Brasil administrar o rombo. Vale a pena enfiar dinheiro (mais dinheiro) naquele pais para ficar com um pedaço do comando? O que o Brasil fez foi pro espaço. A memória do povo haitiano é tão curta quanto um coice de porco. Tudo que vier agora vai ser o americano que fez. Neguinho vai achar que o Duque de Caxias que dá nome a escola dele foi um héroi americano. Isso para não falar que muita gente vai nessa pilha tb.
Gel. Cruz discorda dos senhores.




Aula de massinha.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2284 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 26, 2010 5:23 pm

Eu sei lá,

eu acho que como disse anteriormente existem argumentos para todos os gostos nessa questão.

Será que o povo Haitiano poderia esperar o Brasil se organizar para receber ajuda? Será que o que os EUA fez foi tão ínutil assim?

Sei lá... existe um problema sério lá que é tentar construir um país que já não ia bem das pernas devastado e foi devastado por uma tragédia equivalnete a 20 bombas nucleares (sem a radiação é claro).

Além do mais o governo é inexistente (praticamente) e tudo o que funcionava por lá ou era administrado pela ONU ou por ONGs (muitas francesas ou americanas).

É claro que existe sempre um componente gigante político... os EUA mandaram o Exército e não uma Força de Paz, o Obama precisava de uma "causa" e eles não querem um bando de gente do Haiti indo de Canoa para Miami, além de existir uma necessidade americana de serem vistos como bonzinhos nem que eles entrem com os 2 pés na porta.

O que determina o sucesso é a nossa capacidade de entender essa bagunça e nos articularmos para continuar sendo vistos como a "Força de Paz e reconstrução" do Haiti.

Mas já existem os avisos... tem $$$$$$ vindo do mundo todo e alguém vai ter que tomar conta do cofrinho...

Enquanto isso, temos algumas lições para aprender também especialmente no nosso meio político e honestamente coisas como a 2 esquadra parecem cada vez mais claras como sendo uma necessidade.

Mas como tudo na vida essa necessidade precisa de um claro apoio político.

Vamos ver o que ocorre...

Enquanto isso vamos fazendo o nosso trabalho.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2285 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 26, 2010 5:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Caramba, a julgar pelos posts do tópico desde minha última mensagem, iniciamos uma guerra contra os EUA. Quem está ganhando?

Falando sério, fico uns dois dias sem entrar no fórum e me deparo com uma polarização exacerbada de pró-EUA e anti-EUA. Acho que em muitos casos está faltando bom senso.

Nem tudo é só bom ou só ruim. A megaoperação dos EUA tem seus lados negativos mas também tem aspectos positivos. Igualmente a participação brasileira.

Divergi em minhas mensagens exclusivamente no que considerei uma morosidade do governo brasileiro em agir. Que nós fomos os únicos até hoje que conseguimos por ordem por lá, isso nem precisa discutir. Que os EUA não entendem patavinas de operações de paz, também está mais do que claro. Mas não vejo relevância nessa discussão.

De qualquer forma, para mim é pura demagogia dizer que eles só precisam de água e comida e que soldados são dispensáveis. Digam isso para os militares brasileiros que na recente distribuição de mantimentos tiveram que fazer disparos para o alto e lançar bombas de gás para conter a multidão. Tentem fazer uma operação de ajuda humanitária na frente de centenas de milhares de desesperados de sede e fome sem apoio de infantaria e vejam se o resultado final não vai ser trágico.

Por isso, é evidente que o Haiti precisa de ajuda humanitária, mas é uma grande inocência, para dizer o mínimo, acreditar que isso pode ser feito sem reforço na segurança. Dito isto, o reforço de 1.300 homens é muitíssimo bem-vindo, embora esteja sendo extramente lento para acontecer. Esse contingente deveria estar lá no dia seguinte ou assim que a regularização do aeroporto estivesse concluída.

Reitero que é fundamental que sejam revistas as regras para o envio de tropas brasileiras para o exterior. Um país que quer fazer parte do CS da ONU não pode levar um mês para mobilizar pouco mais de mil homens para uma situação de catástrofe humanitária. Aliás, pior ainda, um país que quer ser potência e que se diz preparado para liderar missões não pode deixar suas próprias tropas, com baixas, à própria sorte durante o tempo que nossos homens ficaram.
x2!!! Arrebentou Vinicius [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
mandalacabla
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 12:35 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#2286 Mensagem por mandalacabla » Ter Jan 26, 2010 5:29 pm

cb_lima escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Caramba, a julgar pelos posts do tópico desde minha última mensagem, iniciamos uma guerra contra os EUA. Quem está ganhando?

Falando sério, fico uns dois dias sem entrar no fórum e me deparo com uma polarização exacerbada de pró-EUA e anti-EUA. Acho que em muitos casos está faltando bom senso.

Nem tudo é só bom ou só ruim. A megaoperação dos EUA tem seus lados negativos mas também tem aspectos positivos. Igualmente a participação brasileira.

Divergi em minhas mensagens exclusivamente no que considerei uma morosidade do governo brasileiro em agir. Que nós fomos os únicos até hoje que conseguimos por ordem por lá, isso nem precisa discutir. Que os EUA não entendem patavinas de operações de paz, também está mais do que claro. Mas não vejo relevância nessa discussão.

De qualquer forma, para mim é pura demagogia dizer que eles só precisam de água e comida e que soldados são dispensáveis. Digam isso para os militares brasileiros que na recente distribuição de mantimentos tiveram que fazer disparos para o alto e lançar bombas de gás para conter a multidão. Tentem fazer uma operação de ajuda humanitária na frente de centenas de milhares de desesperados de sede e fome sem apoio de infantaria e vejam se o resultado final não vai ser trágico.

Por isso, é evidente que o Haiti precisa de ajuda humanitária, mas é uma grande inocência, para dizer o mínimo, acreditar que isso pode ser feito sem reforço na segurança. Dito isto, o reforço de 1.300 homens é muitíssimo bem-vindo, embora esteja sendo extramente lento para acontecer. Esse contingente deveria estar lá no dia seguinte ou assim que a regularização do aeroporto estivesse concluída.

Reitero que é fundamental que sejam revistas as regras para o envio de tropas brasileiras para o exterior. Um país que quer fazer parte do CS da ONU não pode levar um mês para mobilizar pouco mais de mil homens para uma situação de catástrofe humanitária. Aliás, pior ainda, um país que quer ser potência e que se diz preparado para liderar missões não pode deixar suas próprias tropas, com baixas, à própria sorte durante o tempo que nossos homens ficaram.
x2!!! Arrebentou Vinicius [100]

[]s
CB_Lima
Pelo que entendi, x2, x3 ,x4 é tipo, que concordou então no caso eu to x10 com o Vinicius.




Aula de massinha.
Imagem
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Missão de Paz no Haiti

#2287 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Jan 26, 2010 5:42 pm

mandalacabla escreveu:
Sávio Ricardo escreveu: Que eu me lembre no Red Flag que participamos não tinha Raptor, que deve ser o avião stelth que vc quer dizer...

A história que eu me lembre é que nossos F-5M obtiveram se não falhe a memória 70% de aproveitamento, "abateram" alguns Agressores que eram F-15 e F-16.

E tbm que o Barão nem foi localizado por nenhum radar Agressor.

Os unicos AMX que foram em algum Red Flag foram os Italianos.
Era só uma piada.
Os AMX do Adelphi participaram de uma Red Flag, se não me engano, em 1996.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Missão de Paz no Haiti

#2288 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Jan 26, 2010 6:11 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Caramba, a julgar pelos posts do tópico desde minha última mensagem, iniciamos uma guerra contra os EUA. Quem está ganhando?

Falando sério, fico uns dois dias sem entrar no fórum e me deparo com uma polarização exacerbada de pró-EUA e anti-EUA. Acho que em muitos casos está faltando bom senso.

Nem tudo é só bom ou só ruim. A megaoperação dos EUA tem seus lados negativos mas também tem aspectos positivos. Igualmente a participação brasileira.

Divergi em minhas mensagens exclusivamente no que considerei uma morosidade do governo brasileiro em agir. Que nós fomos os únicos até hoje que conseguimos por ordem por lá, isso nem precisa discutir. Que os EUA não entendem patavinas de operações de paz, também está mais do que claro. Mas não vejo relevância nessa discussão.

De qualquer forma, para mim é pura demagogia dizer que eles só precisam de água e comida e que soldados são dispensáveis. Digam isso para os militares brasileiros que na recente distribuição de mantimentos tiveram que fazer disparos para o alto e lançar bombas de gás para conter a multidão. Tentem fazer uma operação de ajuda humanitária na frente de centenas de milhares de desesperados de sede e fome sem apoio de infantaria e vejam se o resultado final não vai ser trágico.

Por isso, é evidente que o Haiti precisa de ajuda humanitária, mas é uma grande inocência, para dizer o mínimo, acreditar que isso pode ser feito sem reforço na segurança. Dito isto, o reforço de 1.300 homens é muitíssimo bem-vindo, embora esteja sendo extramente lento para acontecer. Esse contingente deveria estar lá no dia seguinte ou assim que a regularização do aeroporto estivesse concluída.

Reitero que é fundamental que sejam revistas as regras para o envio de tropas brasileiras para o exterior. Um país que quer fazer parte do CS da ONU não pode levar um mês para mobilizar pouco mais de mil homens para uma situação de catástrofe humanitária. Aliás, pior ainda, um país que quer ser potência e que se diz preparado para liderar missões não pode deixar suas próprias tropas, com baixas, à própria sorte durante o tempo que nossos homens ficaram.
Sr. Vinícius Pimenta.
A polarização se deu, por haver aqui, quem defenda os EUA, como se fosse de lá um nacional. Isto, apenas, levou à irritação clara, todos aqueles que sendo brasileiros, se lembram que a bandeira nacional não é composta por estrelas e listras (vermelhas e brancas).

Não concordo com as alegações de morosidade da nossa ajuda. Hoje, com as revelações havidas inclusive com imagens, de que vôos com médicos, hospitais e efetiva ajuda, foram desviados, para que houvesse a retirada de cidadãos americanos, como exercício de proselitismo político, é algo tão patente, que negá-lo seria cair no terreno do ridículo.
Aqueles que criticaram a posição da chancelaria brasileira equivocaram-se.

Temos no Haiti um grande contingente, lideramos outras nações. De imediato, os americanos enviaram mais de dez mil soldados. Neste contexto, e com a urgência da tragédia, melhor seria, como, aliás, foi feito, enviar hospitais de campanha, água e mantimentos, antes dos soldados.

A forma arrogante dos americanos em agir, e de não escutar ao menos como proceder, pode ser vista, inclusive, pelas lentes nacionais. Nós, com planejamento e conhecimento da cultura local, distribuímos víveres, sem tumulto, como atestam as imagens feitas na frente das ruínas do antigo Palácio Presidencial do Haiti.
Entenda senhor administrador, as diferenças de atuação são grandes, não há o que contestar!


Por isso, considero as vossas críticas aos nossos esforços, injustas.
Reconheço, entretanto, que não louvas o esforço estrangeiro, como forma de denegrir as ações pátrias.




Editado pela última vez por Ilya Ehrenburg em Ter Jan 26, 2010 6:41 pm, em um total de 1 vez.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Missão de Paz no Haiti

#2289 Mensagem por Francoorp » Ter Jan 26, 2010 6:26 pm

Estou chocado com estes jornalistas globais!!!!!!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Leia Bem este site que acabei de ver, se tiver estômago o bastante:

http://thethirdestate.net/2010/01/brazi ... is-crisis/



Vinicius: X 2000 € estou contigo, por outros X 2000€ estou com eles!! :twisted: :twisted: Capitalista ou comunista??? :mrgreen:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2290 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 26, 2010 6:36 pm

Será que o povo Haitiano poderia esperar o Brasil se organizar para receber ajuda? Será que o que os EUA fez foi tão ínutil assim?
São perguntas que ficarão sem resposta, mas o desenrolar dos acontecimentos provam muito. Mais algumas perguntas, e suas respectivas respostas, ajudariam na compreensão:
1) Por que o governo do Haiti não pediu à ONU que controlasse o aeroporto?
2) Logo após o terremoto, quais eram as condições das forças da ONU e sua possibilidade de prestar ajuda, além da necessidade de socorrer seu próprio pessoal e manter a segurança de suas instalações e provisões?
3) Quais os percentuais de ajuda de cada país, além da capacidade de distribuição do que é encaminhado para ser fornecido à população?
4) Quantos helicópteros a ONU tem em atividade no Haiti?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2291 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 26, 2010 6:44 pm

Francoorp escreveu:Leia Bem este site que acabei de ver, se tiver estômago o bastante:
Só pra esclarecer: Brasil não tem nada de vítima; tem é culpa e uma grande responsabilidade por estra tragédia!! Exportou o modelo de repressão carioca pro Haiti e deu nisso: se não tivesse terremoto, talvez tivessemos 100mil mortos de qq jeito, mortos pela MINUSTAH, ou que sabe, 100mil mulheres haitianas estupradas pelos “salvadores” brasileiros…

A esquerda falou isso durante anos aqui no Brasil. O PT tinha nota afirmando ser contra o Brasil na missão(que foi apagada do site). As centrais sindiciais, os estudantes de chapeuzinho vermelho e os partidos de esquerda repetiram isso aos montes. Está registrado aqui no forum, é só procurar. Mas depois da tragédia e do amplo reconhecimento popular ao trabalho das Forças Armadas brasileiras no Haiti, mudaram de discurso rapidinho. Deixaram o vermelho de lado, e agora fingem gostar de verde e amarelo. Típico, só surpreende quem não conhece essa turma. Só falta a Dilma chorar.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
fernandopinheiro16
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 1:43 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#2292 Mensagem por fernandopinheiro16 » Ter Jan 26, 2010 6:57 pm

pessoal nem se gastem lendo que esse cara escreveu sobre o brazil,
é um cretino mediocre, mentiroso e irresponsavel, e esse "brasileiro"
amigo dele merece uma conversa no pé do ouvido!! [004] [004]




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Missão de Paz no Haiti

#2293 Mensagem por Francoorp » Ter Jan 26, 2010 6:59 pm

rodrigo escreveu:
Francoorp escreveu:Leia Bem este site que acabei de ver, se tiver estômago o bastante:
Só pra esclarecer: Brasil não tem nada de vítima; tem é culpa e uma grande responsabilidade por estra tragédia!! Exportou o modelo de repressão carioca pro Haiti e deu nisso: se não tivesse terremoto, talvez tivessemos 100mil mortos de qq jeito, mortos pela MINUSTAH, ou que sabe, 100mil mulheres haitianas estupradas pelos “salvadores” brasileiros…

A esquerda falou isso durante anos aqui no Brasil. O PT tinha nota afirmando ser contra o Brasil na missão(que foi apagada do site). As centrais sindiciais, os estudantes de chapeuzinho vermelho e os partidos de esquerda repetiram isso aos montes. Está registrado aqui no forum, é só procurar. Mas depois da tragédia e do amplo reconhecimento popular ao trabalho das Forças Armadas brasileiras no Haiti, mudaram de discurso rapidinho. Deixaram o vermelho de lado, e agora fingem gostar de verde e amarelo. Típico, só surpreende quem não conhece essa turma. Só falta a Dilma chorar.

Pouco importa que seja de esquerda ou direita, o fato é a mentira descarada que estes estão falando, eu sou de esquerda, mas sou um patriota, pra mim o cara tem cidadania brasileira constatada na R.G..... pode falar e pensar em tudo, mas dizer coisas como este site falou é traição pura e simples!!!!

Nasceu no Brasil é brasileiro, e tem o dever de se comportar como um patriota .... E PONTO!!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2294 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 26, 2010 7:21 pm

Podemos agora perceber com toda essa situação haitiana que a tão propalada END ainda que tardia, veio em boa hora.

A morosidade brasileira, mais deve-se a um pacto pela mediocridade política nacional, no quesito defesa, do que outra coisa. Não possuimos a cultura e o pensamento estratégico-militar estadunidense. Pelo contrário, ainda nos pautamos pela tibiez e desconforto da sociedade civil e da classe politica em tratar assuntos daquela pauta.

Aqui, devo reconhecer as qualidades do Sr. NJ, pessoais e profissionais, a frente do MD, e no trato dos negócios de seu ministério; visto que, anteriormente a ele, os ministros que o antecederam, não passavam de meros expectadores e a defesa nacional, assunto de revista e de "fanáticos militaristas". Com ele a frente, a defesa saiu finalmente do armário, e deixou-se transpassar pelo seio da sociedade como assunto de interesse de todos, inclusive dos políticos.

É bom reconhecer que podemos em fim vislumbrar que a nossa doutrina, e por consequência a nossa infra-estrutura militar é/está mais do que atrasada, posto que herdamos até hoje, uma perspectiva visão de defesa nacional alheia à realidade da modernidade do conflitos atuais.

Vê-se com lamento e pesar, que de maneira tão trágica, ainda que de não-patrícios, que muito temos que caminhar para transformas as estruturas arcaicas, da legislação, do recurso humano e da infra-estrutura militar do país. É absurdo hoje nós vermos a incapacidade de nos deslocarmos com maior e melhor presteza para além de nossas próprias fronteiras. Quiça temos imensas limitações logisticas e materias para deslocar-mo-nos internamente, imagine-se ir aonde não nos possibilita as pernas...

Espero e desejo sinceramente que este governo, a despeito de toda essa situação, ao menos no seu braço militar, na pessoa do ministro da defesa, esteja a orientar e esclarecer o presidente da república e demais autoridades civis, do verdadeiro desvaneio estrutural ao qual estamos subjulgados no meio militar. Não nos é mais possível, creio, pretendermos lançar o país como protagonista internacional de peso, com estruturas que ainda procuram responder à necessidades e postulados de um passado que a muito tempo se findou. É mais do que hora de olharmos para a frente e pensarmos a nossa defesa para além mar... ao invés de olharmos o próprio umbigo.

Ainda em tempo, que falta nos fez, caso não fossemos tão morosos e/ou irresponsáveis com nossa própria defesa, os seguintes recursos para ajudar o Haiti, e que infelizmente ainda estão nas pranchetas:

1. 36 KC-390
2. 10 A-330 MRTT
3. 2 Nae
4. 4 LHP
5. 2 LPD
6. 2099 VBTP-R
7. Saber M-60/200
8. Sistema Móvel C2 de Cbt
9. GAÚCHO/CHINVUK
10. AV-VBL / AV-VB4 GUARÁ
11. VANT's

isso só pra citar os que poderiam mais imediatamente auxiliar as tropas brasileiras no TO haitiano.

Há sim. Salvo má interpretação minha, a principal dificuldade brasileira até aqui demonstrada, para uma resposta mais eficiente ao imbróglio haitino, longe se ser a logistica militar, potencialmente deve-se a entreveros pesoais entre MD e MRE, posto que estes último, na pessoa do seu ministro, na busca da primazia das ações e dos holofotes da mídia, deve ter propalado poucas e boas junto ao presidente a fim de não perder a oportunidade de "mostrar serviço" e também, porque não dizer, a influência sobre o chefe, já que ultimamente, o ministério da defesa ter se sobressaido em várias ocasiões e em diferentes situações. Como disse antes, a defesa nacional em fim saiu do armário. Isso pode ter despertado a ciumeira pessoal de muita gente no MRE, e dái pra outras coisas acontecerem lá no palácio do planalto... vide a afirmação do Celso Amorim, de que teria sido ele a solicitar formalmente o aumento de tropas ao congresso... atitude estranha e atípica para um diplomata, a despeito do ministro da defesa, que por quem de direito e obrigação caberia o respaldo e a iniciativa própria.

Bem, mais a frente veremos se aprendemos alguma coisa, ou se vamos continuar a pensar na questão por mais algum tempo...

abraços.




Carpe Diem
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#2295 Mensagem por felipexion » Ter Jan 26, 2010 7:22 pm

RenaN escreveu:Canal livre da BAND com participação do ex-Cmte da MINUSTAH Gen Santos Cruz.

http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp
Nota 3 para o Canal Livre desse Domingo.
Um dos entrevistadores era paranóico, tudo para ele era a importância estratégica do Haiti e o domínio norte americano. Falou cada besteira...




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Responder