NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ifex
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Set 18, 2008 6:35 pm
Localização: Brasil - Santa Catarina - Blumenau

Re: NOTÍCIAS

#2266 Mensagem por Ifex » Qui Mar 05, 2009 7:34 pm

Luís Henrique escreveu:Tb acho isso uma baboseira das forças armadas.

Eu, por exemplo, me interessei mesmo em entrar no EB depois dos 20....

Ai fu....

Devido ao meu serviço e preferências, eu entraria apenas se fosse para ser oficial combatente. Ou seja, AMAN, fui pesquisar e descobri que acima de 20 não pode.

Isso ja faz uns 5 anos. Ja me conformei. Mas é uma porcaria isso ai.
Na MB podia até 23, mas não me interessei.
Minha história é muito parecida, aliás há muitos aqui como nós, fomos traídos por um sonho tardio e renegados ao militarismo virtual, queria vestir aquela farda, como queria... tenho 21 anos e não posso ser o que sonhei...




___________________________________________________________________________________________________________
"Se demonstras força todos querem ser teus aliados, ao contrário, se demonstras fraqueza ninguém te dará importância, e se tendo riquezas não demonstras força, atrairás sobre tua cabeça todas as ambições do mundo" (Ciro, Rei da Pérsia)
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

Re: NOTÍCIAS

#2267 Mensagem por Don Pascual » Qui Mar 05, 2009 7:37 pm

Nos EUA, se não estou enganado, o candidato a oficial pelos ROTC (nossos CPOR) fazem instrução militar por meio periodo por 4 anos (tempo de duração da graduação universitária). Ao se formarem e receberem suas divisas, eles estão habilitados a serem oficiais da reserva. Se quiserem passar para o serviço ativo, ainda tem que fazer uns meses de treino intensivo e estagio antes de chegarem a tropa.

EDIT: Aqui está o artigo da wikipedia sobre os ROTV pra quem tiver a curiosidade de saber como funciona: http://en.wikipedia.org/wiki/Reserve_Of ... ning_Corps




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2268 Mensagem por Guerra » Sex Mar 06, 2009 8:18 am

Luís Henrique escreveu:Tb acho isso uma baboseira das forças armadas.

Eu, por exemplo, me interessei mesmo em entrar no EB depois dos 20....

Ai fu....

Devido ao meu serviço e preferências, eu entraria apenas se fosse para ser oficial combatente. Ou seja, AMAN, fui pesquisar e descobri que acima de 20 não pode.

Isso ja faz uns 5 anos. Ja me conformei. Mas é uma porcaria isso ai.
Na MB podia até 23, mas não me interessei.
Não é baboseira. Ninguém nas FAs combinou de sacanear o pessoal que começa se interessar pela carreira mais tarde.
A formação do oficial brasileiro tem um histórico. O oficial antigamente era um ignorante mal doutrinado, e o padrão só aumentou quando adotaram o sistema atual.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39144
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2269 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 06, 2009 8:26 am

Posso dizer-vos que em Portugal a situação é a seguinte:

Queres ser Oficial do Quadro Permenente do Exército?
Então tens que ir para a Academia Militar.
-Ser cidadão português
-Ser solteiro
-Não completar 22 anos, até 31 de Dezembro de 2008
-Ter pelo menos 1,64m ou 1,60m de altura, conforme seja do sexo masculino ou feminino e no máximo 1,90m
-Não ter antecedentes criminais
-Possuir a robustez física indispensável ao exercício da profissão militar.
-Estar autorizado a concorrer, pelos pais ou por quem exerça a responsabilidade paternal, no caso de ter menos de 18 anos de idade
-Estar em situação militar regular, tendo cumprido as obrigações militares fixadas na -Lei do Serviço Militar
-Não ter sido eliminado dos Estabelecimentos de Ensino Militar, por motivos disciplinares ou por incapacidade para o serviço militar
-Não ter sido dado como incapaz para o serviço militar em Junta Hospitalar de Inspecção
-Não ter sido eliminado, por qualquer motivo, dos cursos da Academia Militar
-Realizar o exame nacional de acesso ao ensino superior de 2008, da(s) disciplina(s) específica(s) estabelecida(s) para cada curso, ou as equivalentes dos anos 2006 ou 2007, segundo a deliberação n.º 03/2008, da CNAES
-Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente, cerificada pelo Ministério da Educação
-Apresentar o original ou fotocópia autenticada da ficha dos exames nacionais do ensino secundário (ficha ENES) de 2008, para a candidatura ao ensino superior, satisfazendo esta a(s) disciplina(s) específica(s) estabelecida(s) para cada curso pretendido
-Satisfazer os pré-requisitos fixados para os cursos da Academia Militar.
Queres ser Sargento do Quadro Permanente?
Então tens que ir para a Escola de Sargentos do Exército.

:arrow: http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.p ... Normas.pdf

Acho que apesar de não haver as facilidades do sistema Norte-Americano, sempre é um pouco mais permissivo do que o sistema Brasileiro (pelo menos no que se refere às idades).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2270 Mensagem por Guerra » Sex Mar 06, 2009 8:42 am

vilmarmoccelin escreveu:Guerra, mais uma vez eu repito... A idéia que eu tentei passar não é a do Oficial de CPOR/NPOR (que fez 10 meses em meio expediente) seguir carreira, mas sim a de um civil, JÁ COM ENSINO SUPERIOR, fazer um CONCURSO, e um CURSO de mais ou menos 2 anos FULL TIME, COM INTERNATO E TUDO, porém vendo só a parte específica militar e aí sim, ele ganha a estrela no ombro e vai comandar seu pelotão, companhia, fazer a ESAO, ECEME, etc...

Dessa forma, você acha que sairia um militar fraco?!? Com 1,5 ano... 2 anos de curso com apenas a parte específica militar, sendo "forjado" na AMAN, cobrado pelos cadetes mais antigos e oficiais... Enfim... Com uma formação militar padrão, e a pegando apenas gente com uma capacidade intelectual boa, afinal ele é FORMADO em ensino superior, e passou num concurso onde MUITOS vão concorrer, muito mais que na EsPCEx, e com muito mais noção do que está fazendo. E não se esqueça, quem está falando não é uma pessoa que tentou e não conseguiu, minha vaga na AMAN estava garantida se não fosse o acidente e o nosso "maravilhoso" serviço de saúde...

E um detalhe, tem muita gente da minha turma (atual 4º ano) que está no Exército porque é um emprego que dá duas coisas que o brasileiro busca, um salário razoável e estabilidade... Ou seja, é possível sim o cara passar pela EsPCEx, AMAN sem muita aptidão, provavelmente não ingressará no Generalato, mas até TC ou Cel Full dá pra chegar, o carta só tem que ter PACIÊNCIA...
vilmar, eu só estou tentando mostrar os pontos negativos. Eu não sou da turma do deixa como tá. Mas sou a favor do "time que esta ganhando não se mexe".

A formação dos oficiais já foi uma formação pratica. O resultado era oficias burros e indisciplinados. Basta pegar qualquer livro da epoca para confirmar o que eu estou dizendo.
É obvio que naquela epoca não era qualquer um que podia fazer uma faculdade. Então era necessario dar esse complemento ao oficial na sua formação. Os tempos mudaram, mas eu apostaria que uma formação assim formaria profissionais indisciplinados pelo curto tempo de formação.
Penso assim, não só pelo histórico, mas porque a formação da ESA é isso ai. As mesmas instruções que um cadete tem na AMAN, um aluno da ESA tem. Mas o grande problema da ESA é a falta de tempo de formação.

Para concluir:
- Eu não acho que um tempo maior de formação é garantia de termos só militares com aptidão para a carreira, mas um tempo menor também não é a garantia de resolvermos esse problema.
- Existe uma grande lacuna no comando de frações no EB. Falta experiencia e maturidade nesse comandantes. o curto periodo de formação dos of R2 só agrava o problema.
- a formação do of brasileiro é muito boa. o que esta faltando é motivação.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2271 Mensagem por Guerra » Sex Mar 06, 2009 8:44 am

cabeça de martelo escreveu:
Queres ser Sargento do Quadro Permanente?
Então tens que ir para a Escola de Sargentos do Exército.

:arrow: http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.p ... Normas.pdf

Acho que apesar de não haver as facilidades do sistema Norte-Americano, sempre é um pouco mais permissivo do que o sistema Brasileiro (pelo menos no que se refere às idades).

Eu gosto do sistema de formação do sgt do EP. Tai um sistema que poderia ser adaptado para a nossa realidade.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#2272 Mensagem por Pereira » Sex Mar 06, 2009 9:49 am

Não temos formação militar. Não cantamos nosso hino sem ser em jogo da seleção. Não aprendemos a idolatrar a bandeira. As FAs só viram notícia quando algo de ruim acontece. Nunca foi pessoal das escolas militares às minhas escolas civis (todas particulares) naquelas típicas feiras de emprego/faculdades. As únicas propagandas que vemos na tv são as de começo de ano para alistamento e raramente das escolas de formação. Até um tempo atrás eu pensava que EPCAR era algo relacionado com mecânica de carros e cavalaria mexia com cavalos.

No segundo ano vi um vídeo que um colega levou para escola sobre a AMAN, na mesma hora eu percebi que era isso que gostaria de fazer. Peguei a prova e desisti, só depois de um tempo fiquei sabendo da EsPCEx, me preparei, não passei por causa de química. Isso foi ano passado.

Esse ano não posso mais lutar pelo meu sonho pelo simples fato de que farei 21.

É essa a minha indignação ! As Forças Armadas desse país preferem treinar jovens para o oficialato a pessoas com mais experiência.

Agora pergunto, alguém com 17 está mais preparado para os estudos que alguém com 23 ? Será que maturidade não conta nada nesses casos ? Se eu me formar em direito pela UFMG, tentar o ingresso na AMAN, em 2 anos de treinamento intensivo será que não poderei comandar uma Cia ? O que há de tão misterioso nesses 5 anos ?

Um amigo, estudande de Engenharia da UFMG, filho de engenheiro da FIAT tentou junto comigo a prova da EsPCEx. Fez a média nas provas, mas na redação algum filho de uma ... avaliou em menos de 50%, por causa disso ele não pode seguir o sonho dele, completara 21 anos logo após esse concurso.

Sabe o que ele fez ? Largou tudo aqui, comprou uma passagem de ida para a França e entrou para a Legião Estrangeira.

E sabe por que ele fez isso ? Pois o seleto Exército Brasileiro não deu a chance de um Brasileiro NATO servir o país dele, pois a tradição e em time que está ganhando não se mexe.

Só um desabafo, pois se tivesse condições de ir, já teria seguido o mesmo caminho que ele e tentar ter uma vida digna na profissão que eu sonho ter.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39144
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2775 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2273 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 06, 2009 10:03 am

Pereira escreveu: Nunca foi pessoal das escolas militares às minhas escolas civis (todas particulares) naquelas típicas feiras de emprego/faculdades. As únicas propagandas que vemos na tv são as de começo de ano para alistamento e raramente das escolas de formação. Até um tempo atrás eu pensava que EPCAR era algo relacionado com mecânica de carros e cavalaria mexia com cavalos.
Isso agora já é corrente em Portugal, porque o serviço é voluntário e não obrigatório, agora quando era no tempo do SMO nunca vi isso.

Por exemplo na Nauticampo de 2009 a Marinha esteve em força:



Enquanto o serviço militar for obrigatório no Brasil não verás nada disso.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2274 Mensagem por Guerra » Sex Mar 06, 2009 10:25 am

Pereira escreveu: Agora pergunto, alguém com 17 está mais preparado para os estudos que alguém com 23 ? Será que maturidade não conta nada nesses casos ? Se eu me formar em direito pela UFMG, tentar o ingresso na AMAN, em 2 anos de treinamento intensivo será que não poderei comandar uma Cia ? O que há de tão misterioso nesses 5 anos ?
.
Comandar "sentido e descançar" você consegue, mas comandar um ataque não consegue. Não antes de matar muita gente.
O máximo que você vai conseguir com dois anos de formação é comandar um pelotão. Com mais dois anos de ESAO acho que você desemboca uma cia.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2275 Mensagem por Moccelin » Sex Mar 06, 2009 2:54 pm

Guerra, eu discordo de você por UM MOTIVO... Na Prep você aprende a ser militar de prestar continência, fuzil é uma ferramenta de ordem unida, e pronto, pelo que eu ví e escutei dos meus amigos o primeiro ano também não tem muita formação militar, é similar à de um soldado de unidade operacional, muita ralação, 0 (zero) de comando...

À partir do 2º ano as coisas mudam, dizem que é o "ano da patrulha", já tem aquela imagem do GC mais estruturado, com cada um na sua função, porém o volume de instrução militar ainda é pequeno em relação ao volume de instrução acadêmica. Já no 3º e 4º anos (principalmente no 4º) a coisa muda de figura, cada um já está na sua arma, e o volume de instrução militar já é igual (no 3º) ou superior (4º) ao de instrução acadêmica e já tem bastante função de comando (tanto em serviço, como sargento-de-dia, Adjuntos, e por aí vai quanto em funções, como as de apoio à formação do 1º e 2º anos). Ou seja, a formação do militar comandante de tropa, do militar que vai manobrar seu pelotão, e depois sua companhia, é do 2º ao 4º ano, ou seja, menos de 3 anos, porque o 4º ano termina em Outubro. Ou seja, pra mim não seria uma coisa muito absurda a formação técnica profissional de um Oficial ser feita em 4/5 anos de faculdadade e mais 2 de "atividade fim", não consigo ver um oficial sendo formado assim sendo pior que um que ficou 4 anos na AMAN.

Ah, só pra constar, mesmo com a Prep o 1º e o 2º ano antes tem muito Afin (apelido do Cadete do 3º ano) e Aspirante (4º ano) que comanda exclusivamente na base do "eu tenho mais barrinhas que você", e fazem MUITA, mas MUITA coisa que não deveria ocorrer, que não serve pra formação de ninguém, e que só passa uma imagem que você, como mais antigo, pode tudo, e nada lhe atinge, inclusive muita coisa que é PROIBIDA e que é constantemente lembrada como proibida nas formaturas pelo General, ou Cmt do Corpo de Cadetes... E realmente, Cadete mais antigo só é punido por coisas feitas contra Cadetes mais modernos quando a merda é muito grande, daquelas que não dá pra esconder. Enfim, você como sargento já deve ter passado por Aspirante-a-Oficial de AMAN que chegou na unidade com a "síndrome de eu sou Deus".




The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2276 Mensagem por jauro » Sex Mar 06, 2009 5:04 pm

A notícia quente de hoje é a troca do Cmt Mil da Amazônia, sai o Gen Heleno e entra o Gen Mattos.

http://www.exercito.gov.br/05notic/Info ... for003.pdf




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2277 Mensagem por jauro » Sex Mar 06, 2009 5:49 pm

Só não entendi por que a 2ª DE ficou acéfala?




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2278 Mensagem por jauro » Seg Mar 09, 2009 9:57 am

Tá explicado!

Novo general brasileiro assume comando no Haiti

Militar será o 5º oficial do Brasil na chefia da missão da ONU no país

Tahiane Stochero*



SÃO PAULO. O novo comandante brasileiro da missão de paz das Nações Unidas no Haiti (Minustah), general Floriano Peixoto Vieira Neto, assumirá o posto no dia 9 de abril. Ele substituirá o general gaúcho Carlos Alberto dos Santos Cruz, há dois anos no comando da Minustah, que voltará ao Brasil para ser promovido a general de Divisão (três estrelas). A nomeação de Viera Neto foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.

A proposta de promoção de Santos Cruz foi entregue na sexta-feira pelo Comando do Exército ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia oficial será em 31 de março, mas o general só chegará ao Brasil no final de abril, após um período de descanso. Ele deve assumir um cargo no Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.



Brasil tem o maior contingente na Minustah

Homenageado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, devido ao sucesso na luta contra os grupos armados no Haiti, Santos Cruz comandou as operações militares para a pacificação de Cité Soleil, região da capital haitiana, Porto Príncipe, considerada pela ONU como uma das mais violentas do mundo. Por este motivo ele foi designado para permanecer no Haiti por três anos seguidos. Em setembro de 2008, a ONU pediu ao Exército que mantivesse Santos Cruz até 2010 no cargo. O governo brasileiro negou o pedido, informando que precisava que o general retornasse a Brasília para "progressão na carreira", sugerindo outros três candidatos.

Em dezembro, os três generais foram entrevistados em Nova York e o general Floriano Peixoto foi escolhido. Natural de Tombos, no estado de Minas Gerais, o general Floriano Peixoto será o quinto brasileiro a comandar a força de paz no Haiti e já chefiou operações no primeiro contingente do Brasil na Minustah, em 2004.

Atuando há cinco anos na pacificação do Haiti, o Brasil tem o maior número de militares na missão da ONU, cerca de 1.300 homens.

*Do Diário de S. Paulo




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#2279 Mensagem por Pereira » Seg Mar 09, 2009 12:52 pm

Haiti já pode ser considerado estabilizado ?

Abraços.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2280 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 09, 2009 1:14 pm

SGT GUERRA escreveu:
Luís Henrique escreveu:Tb acho isso uma baboseira das forças armadas.

Eu, por exemplo, me interessei mesmo em entrar no EB depois dos 20....

Ai fu....

Devido ao meu serviço e preferências, eu entraria apenas se fosse para ser oficial combatente. Ou seja, AMAN, fui pesquisar e descobri que acima de 20 não pode.

Isso ja faz uns 5 anos. Ja me conformei. Mas é uma porcaria isso ai.
Na MB podia até 23, mas não me interessei.
Não é baboseira. Ninguém nas FAs combinou de sacanear o pessoal que começa se interessar pela carreira mais tarde.
A formação do oficial brasileiro tem um histórico. O oficial antigamente era um ignorante mal doutrinado, e o padrão só aumentou quando adotaram o sistema atual.
Guerra, a questão é que a restrição de idade poderia existir mas não de forma tão severa.

Pq com 21 anos de idade eu podia prestar 3 anos seguidos para MB e para o EB ja não era mais apto.

Para mim, da a impressão que é um tipo de PROTEÇÃO para os filhos de militares.

São poucos os que pretendem seguir carreira militar desde criança. A maioria são filhos de militares e são incentivados.

Aliás, não questiono o EB ou as 3 forças e sim TODO o país. Na faculdade é a mesma coisa.

Nos EUA vc entra em uma universidade e começa a estudar. Depois vc decide o que vai ser. Aqui vc tem que escolher antes.

Eu entrei em Ciência da Computação, depois queria fazer matemática (não fiz), depois queria economia (não fiz). Acabei me formando em Ciência da Computação mesmo. Que eu gosto bastante mas não utilizo no meu serviço.

Essas restrições são uma porcaria mesmo.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder