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Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Set 02, 2011 1:13 pm
por guilhermecn
alexmabastos escreveu:
talharim escreveu:COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE CONTRATO Nº 1/2011
No Processo: 004-11/COPAC. Contratante: Comando da Aeronáutica.
Contratada: EAI - EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL. Objeto:
Fornecimento dos Sistemas Estratégicos CAT "E" para o desenvolvimento
dos protótipos da aeronave KC-X
. Fundamento Legal:
artigo 24, inciso IX, da Lei 8.666/93 e suas alterações, combinado
com o Decreto 2.295, de 4 de agosto de 1997, em seu artigo 1º, inciso
I. Vigência: 04/08/2011 a 03/08/2016. Valor: US$ 631.702.459,35
(seiscentos e trinta e um milhões, setecentos e dois mil, quatrocentos
e cinqüenta e nove dólares norte-americanos e trinta e cinco centavos).
Data de assinatura: 04/08/2011
Que isso? KC 390?
Exatamente! :D

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Set 05, 2011 8:09 am
por talharim
COMANDO DA AERONÁUTICA

AVISOS DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 1/2010 - UASG 120046
Nº Processo: 67111.001724/2010 . Objeto: Contratação de prestação
de serviços aeronáuticos para a aeronave VH-34 FAB 8736
Total de
Itens Licitados: 00001 . Edital: 05/09/2011 de 13h30 às 15h30 .
Endereço: Av.marechal Fontenelle 1000 Campo Dos Afonsos - RIO
DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: 06/10/2011 às 10h00
(SIDEC - 02/09/2011) 120046-00001-2011NE000060


CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 2/2011 UASG
120046
Nº Processo: 67111.006052/2011 . Objeto: Contrataçao de empresa para aplicar
o boletim de serviço nº EC 135-23-006, instalação do sistema TCAS, nos
helicópteros presidenciais VH-35 FAB 8500 e FAB 8501, com o fornecimento
de todos os materiais necessários e mão de obra, conforme detalhado
no projeto básico.
Total de Itens Licitados: 00001 . Edital: 05/09/2011 de
13h30 às 15h30 . Endereço: Av.marechal Fontenelle 1000 Campo Dos Afonsos
- RIO DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: 07/10/2011 às 10h00
ULISSES CRUZ DA COSTA
Gestor de Licitações
(SIDEC - 02/09/2011) 120046-00001-2011NE000060

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 08, 2011 7:32 am
por talharim
COMANDO-GERAL DE APOIO
DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO
COMISSÃO AERONÁUTICA BRASILEIRA
EM WASHINGTON
RESULTADO DE HABILITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 111271
Por ordem do Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira
("CABW"), localizada em 1701 22nd Street, N.W. - Washington, D.C.
20008 - EUA, aqui anuncio a quem interessar possa o resultado de
habilitação da Concorrência Nº 111271, para fornecimento de 01 (um)
sistema de vigilância dependente automática por radiodifusão (ADSB)
para a Bacia de Campos - Macaé - Rio de Janeiro. Foram habilitadas
as empresas: Era, Comsoft, Selex, Thales, ITT e Ambriex.
A reunião de Abertura da Proposta Técnica e Logística será
realizada no dia 15 de Setembro de 2011 às 10:00 horas (horário de
verão da costa leste estadunidense).
Informações complementares que visem obter maiores esclarecimentos
sobre a presente licitação serão prestadas na Divisão de
Licitações e Contratos da CABW, no horário de 9:00h às 15:00h de
segunda à sexta-feira, por intermédio do endereço eletrônico
con@ cabw. org
Ten Cel FELIPPE CARLOS FERRAIOLO AGOSTINI
Presidente da Comissão de Licitação

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Set 21, 2011 8:06 pm
por Thor
http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
OPERAÇÃO ÁGATA 2 – Esforço logístico da FAB equivale a mais de uma volta na Terra
Equipe de logística percorre mais de 54 mil Km para dar total suporte à operação no Sul


Mais de uma volta na terra. É esta a distância a ser percorrida pelos caminhões, ônibus, ambulâncias e viaturas da Força Aérea Brasileira para reforçar a defesa da fronteira do país durante a Operação Ágata 2. No total, serão 54.000 Km percorridos para tornar possíveis as operações a partir de Santa Rosa (RS), Maringá (PR) e Dourados (MS), cidades para as quais a FAB deslocou tropas de solo, caças, helicópteros, aviões de transporte e até um Veículo Aéreo não-Tripulado (VANT).

De acordo com o Coronel Renato Prata, responsável pela logística das operações aéreas na Ágata 2, foram transportados para os pontos avançados desde armamentos até a alimentação dos militares envolvidos, inclusive os pilotos e a tropa terrestre. "Ficamos independentes de apoio e podemos passar dias em operação sem precisar de ressuprimento", afirmou. Foram mais de 60 toneladas de carga em 600 m³ de volume, entre barracas, geradores, alimentação, antenas, banheiros e outras estruturas.

Apesar de a FAB possuir aeronaves que poderiam levar todo o material necessário, o transporte terrestre foi escolhido para reduzir custos. "Outra vantagem é que os nossos meios aéreos ficaram disponíveis para outras missões", disse o Coronel Prata. Os comboios partiram do Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande (MS), Canoas (RS) e Santa Maria (RS), cidades onde a FAB tem Bases Aéreas e outras Organizações Militares que participam da Operação.

Banho quente e alimentação de qualidade

Para o Tenente Wallace Ribeiro, chefe da estrutura de apoio em solo em Santa Rosa (RS), oferecer conforto para os envolvidos na Operação é fundamental. "Um piloto pode cumprir uma missão de madrugada e ele sabe que quando chegar vai poder tomar um banho quente, o que é muito importante principalmente aqui na região sul", avaliou. As condições das barracas também são importantes para evitar doenças e desconforto.

O Tenente Ribeiro destaca ainda a qualidade da alimentação oferecida. "A ideia é que o pessoal possa se recuperar e esteja pronto para cumprir suas missões", explicou. Para fornecer quase 300 refeições todos os dias, a FAB utiliza o RODOMAPRE na Ágata 2, versão automotiva do Módulo de Alimentação de Pontos Remotos (MAPRE), sistema desenvolvido pela FAB que utiliza alimentos pré-preparados.

As estruturas montadas em Santa Rosa, Maringá e Dourados são chamadas de Unidades Celulares de Intendência (UCI) e envolvem módulos de alojamentos, sala de estar, banheiros, centros de controle, salas de atendimento médico e até lavanderias. "Nossa missão é que os militares envolvidos se sintam em casa", resume o Tenente Ribeiro.

No esforço logístico da Operação Ágata 2, a Força Aérea Brasileira envolveu a Diretoria de Intendência (DIRINT), o Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro (DARJ), o Centro do Correio Aéreo Nacional (CECAN), o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), o Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o 1º Grupo de Comunicações e Controle (GCC) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), além das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM) e Canoas (BACO), subordinadas ao Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V), e a Base Aérea de Campo Grande (BACG), subordinada ao Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV).

Para o Coronel Prata, o grande desafio foi a coordenação de todos os comboios. "E deu tudo certo. Quando a primeira aeronave pousou, a estrutura em solo já estava pronta", concluiu.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 22, 2011 11:02 pm
por binfa
Thor escreveu:http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
OPERAÇÃO ÁGATA 2 – Esforço logístico da FAB equivale a mais de uma volta na Terra
Equipe de logística percorre mais de 54 mil Km para dar total suporte à operação no Sul


Mais de uma volta na terra. É esta a distância a ser percorrida pelos caminhões, ônibus, ambulâncias e viaturas da Força Aérea Brasileira para reforçar a defesa da fronteira do país durante a Operação Ágata 2. No total, serão 54.000 Km percorridos para tornar possíveis as operações a partir de Santa Rosa (RS), Maringá (PR) e Dourados (MS), cidades para as quais a FAB deslocou tropas de solo, caças, helicópteros, aviões de transporte e até um Veículo Aéreo não-Tripulado (VANT).

De acordo com o Coronel Renato Prata, responsável pela logística das operações aéreas na Ágata 2, foram transportados para os pontos avançados desde armamentos até a alimentação dos militares envolvidos, inclusive os pilotos e a tropa terrestre. "Ficamos independentes de apoio e podemos passar dias em operação sem precisar de ressuprimento", afirmou. Foram mais de 60 toneladas de carga em 600 m³ de volume, entre barracas, geradores, alimentação, antenas, banheiros e outras estruturas.

Apesar de a FAB possuir aeronaves que poderiam levar todo o material necessário, o transporte terrestre foi escolhido para reduzir custos. "Outra vantagem é que os nossos meios aéreos ficaram disponíveis para outras missões", disse o Coronel Prata. Os comboios partiram do Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande (MS), Canoas (RS) e Santa Maria (RS), cidades onde a FAB tem Bases Aéreas e outras Organizações Militares que participam da Operação.

Banho quente e alimentação de qualidade

Para o Tenente Wallace Ribeiro, chefe da estrutura de apoio em solo em Santa Rosa (RS), oferecer conforto para os envolvidos na Operação é fundamental. "Um piloto pode cumprir uma missão de madrugada e ele sabe que quando chegar vai poder tomar um banho quente, o que é muito importante principalmente aqui na região sul", avaliou. As condições das barracas também são importantes para evitar doenças e desconforto.

O Tenente Ribeiro destaca ainda a qualidade da alimentação oferecida. "A ideia é que o pessoal possa se recuperar e esteja pronto para cumprir suas missões", explicou. Para fornecer quase 300 refeições todos os dias, a FAB utiliza o RODOMAPRE na Ágata 2, versão automotiva do Módulo de Alimentação de Pontos Remotos (MAPRE), sistema desenvolvido pela FAB que utiliza alimentos pré-preparados.

As estruturas montadas em Santa Rosa, Maringá e Dourados são chamadas de Unidades Celulares de Intendência (UCI) e envolvem módulos de alojamentos, sala de estar, banheiros, centros de controle, salas de atendimento médico e até lavanderias. "Nossa missão é que os militares envolvidos se sintam em casa", resume o Tenente Ribeiro.

No esforço logístico da Operação Ágata 2, a Força Aérea Brasileira envolveu a Diretoria de Intendência (DIRINT), o Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro (DARJ), o Centro do Correio Aéreo Nacional (CECAN), o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), o Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o 1º Grupo de Comunicações e Controle (GCC) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), além das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM) e Canoas (BACO), subordinadas ao Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V), e a Base Aérea de Campo Grande (BACG), subordinada ao Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV).

Para o Coronel Prata, o grande desafio foi a coordenação de todos os comboios. "E deu tudo certo. Quando a primeira aeronave pousou, a estrutura em solo já estava pronta", concluiu.
Imagem
Caminhão de apoio logístico

Imagem
Gerador de energia elétrica

Imagem
Barracas climatizadas

Imagem
Banheiro portátil

Imagem
Lavanderia

Imagem
Refeitório de campanha

credito: FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Set 23, 2011 8:30 am
por talharim
GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA
E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
AVISO DE ALTERAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO No- 251/2010
Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada
no D.O. de 22/09/2011 foi alterado. Objeto: Contratação de uma
empresa de consultoria especializada para o desenvolvimento de um
software que permita a visualização bidimensional da variação do
campo elétrico atmosférico sobre a área georreferenciada de cobertura
da rede de sensores, além de disparar alertas baseados em critérios
pré-definidos que levam em consideração, por exemplo, se a intensidade
de campo atinge valores críticos pré-estabelecidos, o número
de sensores que registram o valor crítico de campo num determinado
intervalo de tempo.
Total de Itens Licitados: 00001 Novo Edital: 23/09/2011 das
08h00 às 12h00 e d13h00 às 17h00 . Endereço: Praca Marechal do Ar
Eduardo Go- Mes, 50 - Vila Das Acacias Vila Das Acacias - SAO
JOSE DOS CAMPOS - SP. Entrega das Propostas: a partir de
23/09/2011 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br. Abertura das
Propostas: 06/10/2011, às 09h00 no site www.comprasnet.gov.br.
GILMAR CUNHA MAIA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 22/09/2011) 120016-00001-2011NE800315

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Set 23, 2011 9:54 am
por guilhermecn
talharim escreveu:GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA
E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
AVISO DE ALTERAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO No- 251/2010
Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada
no D.O. de 22/09/2011 foi alterado. Objeto: Contratação de uma
empresa de consultoria especializada para o desenvolvimento de um
software que permita a visualização bidimensional da variação do
campo elétrico atmosférico sobre a área georreferenciada de cobertura
da rede de sensores, além de disparar alertas baseados em critérios
pré-definidos que levam em consideração, por exemplo, se a intensidade
de campo atinge valores críticos pré-estabelecidos, o número
de sensores que registram o valor crítico de campo num determinado
intervalo de tempo.
Total de Itens Licitados: 00001 Novo Edital: 23/09/2011 das
08h00 às 12h00 e d13h00 às 17h00 . Endereço: Praca Marechal do Ar
Eduardo Go- Mes, 50 - Vila Das Acacias Vila Das Acacias - SAO
JOSE DOS CAMPOS - SP. Entrega das Propostas: a partir de
23/09/2011 às 08h00 no site http://www.comprasnet.gov.br. Abertura das
Propostas: 06/10/2011, às 09h00 no site http://www.comprasnet.gov.br.
GILMAR CUNHA MAIA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 22/09/2011) 120016-00001-2011NE800315
Guerra Eletrônica?

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 12:13 pm
por talharim
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
AEROESPACIAL
CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
EXTRATO DE CONTRATO
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro de Lançamento
de Alcântara. CONTRATADA: VAISALA DEFENSE SALESUNIT; N° DO CONTRATO: Termo de Contrato Nº
047/CLA/2009; OBJETO: Aquisição de radar perfilador de vento.
VALOR: US$ 2.185.412,00;
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
1957204647F400001/4490.52; DATA DE ASSINATURA: 11
de janeiro de 2010. VIGÊNCIA: 11/01/2010 a 11/04/2011.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 12:18 pm
por LeandroGCard
guilhermecn escreveu:
talharim escreveu:GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA
E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
AVISO DE ALTERAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO No- 251/2010
Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada
no D.O. de 22/09/2011 foi alterado. Objeto: Contratação de uma
empresa de consultoria especializada para o desenvolvimento de um
software que permita a visualização bidimensional da variação do
campo elétrico atmosférico sobre a área georreferenciada de cobertura
da rede de sensores, além de disparar alertas baseados em critérios
pré-definidos que levam em consideração, por exemplo, se a intensidade
de campo atinge valores críticos pré-estabelecidos, o número
de sensores que registram o valor crítico de campo num determinado
intervalo de tempo.
Total de Itens Licitados: 00001 Novo Edital: 23/09/2011 das
08h00 às 12h00 e d13h00 às 17h00 . Endereço: Praca Marechal do Ar
Eduardo Go- Mes, 50 - Vila Das Acacias Vila Das Acacias - SAO
JOSE DOS CAMPOS - SP. Entrega das Propostas: a partir de
23/09/2011 às 08h00 no site http://www.comprasnet.gov.br. Abertura das
Propostas: 06/10/2011, às 09h00 no site http://www.comprasnet.gov.br.
GILMAR CUNHA MAIA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 22/09/2011) 120016-00001-2011NE800315
Guerra Eletrônica?
Acho que tem mais a ver com meteorologia, estudo de relâmpagos e coisas assim.


Leandro G. Card

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 4:17 pm
por FCarvalho
Thor escreveu:http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
OPERAÇÃO ÁGATA 2 – Esforço logístico da FAB equivale a mais de uma volta na Terra
Equipe de logística percorre mais de 54 mil Km para dar total suporte à operação no Sul

Apesar de a FAB possuir aeronaves que poderiam levar todo o material necessário, o transporte terrestre foi escolhido para reduzir custos.

coisa de força aérea pobre... :|

"Outra vantagem é que os nossos meios aéreos ficaram disponíveis para outras missões", disse o Coronel Prata.

coisa de país que pensa sua força aérea de maneira pobre, mas muito pobre mesmo... :?

Os comboios partiram do Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande (MS), Canoas (RS) e Santa Maria (RS), cidades onde a FAB tem Bases Aéreas e outras Organizações Militares que participam da Operação.

um dia estamos a reclamar que a FAB está cada vez mais virando TAB, e quando menos se vê, a FAB agora está querendo parecer o EB...

vai entender... [001]
abs.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 5:51 pm
por marcelo bahia
binfa escreveu:Imagem
Caminhão de apoio logístico

Imagem
Gerador de energia elétrica

Imagem
Barracas climatizadas

Imagem
Banheiro portátil

Imagem
Lavanderia

Imagem
Refeitório de campanha

credito: FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB
Parabéns à FAB! :!:

Se fosse nos EUA, tudo isso aí acima estaria devidamente terceirizado e hiperSUPERmegafaturado! :roll:



Sds.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 7:32 pm
por Gerson Victorio
FCarvalho escreveu:
Thor escreveu:http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
abs.
Carvalho,

eu penso um pouco diferente...creio que este tipo de operação com infraestrutura de apoio aos desdobramento de aeronave por outros meio que não o aéreo seja muito positiva, a primeira vista, pode até parecer um contrasenso, visto que por via aérea sua agilidade é sempre premente, acredito eu que nesta última operação a FAB esteja também fazendo testes de transporte terrestre como uma medida tática em situalção de conflito, por exemplo, o atendimento de um Esquadrão desdobrado em rodovias, ou ainda, no caso de destruição de uma Base Aérea, meios de suporte poderiam ser encaminhados via terrestres em último caso para o reestabelecimento de uma infraestrutura mínima para a volta das operações...bom pode ser tudo viagem da minha cabeça, porém, não vejo como termos que facilitar tanto a vida do inimigo.


Gerson

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 7:49 pm
por FCarvalho
Gerson Victorio escreveu: Carvalho,

eu penso um pouco diferente...creio que este tipo de operação com infraestrutura de apoio aos desdobramento de aeronave por outros meio que não o aéreo seja muito positiva, a primeira vista, pode até parecer um contrasenso, visto que por via aérea sua agilidade é sempre premente, acredito eu que nesta última operação a FAB esteja também fazendo testes de transporte terrestre como uma medida tática em situalção de conflito, por exemplo, o atendimento de um Esquadrão desdobrado em rodovias, ou ainda, no caso de destruição de uma Base Aérea, meios de suporte poderiam ser encaminhados via terrestres em último caso para o reestabelecimento de uma infraestrutura mínima para a volta das operações...bom pode ser tudo viagem da minha cabeça, porém, não vejo como termos que facilitar tanto a vida do inimigo.


Gerson
Gerson, não discuto e não questiono os meios utilizados pela FAB para compor o seu TO nesta operação. Apenas questiono as justificativas apresentadas na entrevista, que dão a entender que a FAB, na melhor da hipóteses, trabalha com o pires na mão, e sendo assim tem que se virar com outras alternativas logisticas que não seriam, dentro do seu campo de atuação, as melhores ou a ideal.

Concordo que a FAB tenha que treinar os usos e aplicações dos diversos recursos materiais e logisticos de que disponha para atuar e cumprir sua missão. Mas, a maneira como se justifica isso, simplesmente não consigo engolir.

Pautar a logistica de apoio em uma companha por via terrestre "para diminuir custos" é no mínimo zombar da inteligêngia de todos nós que pagamos (muitos) impostos e sabemos da má gestão de tudo que se paga - e se rouba -de dinheiro publico neste país; dinheiro que, inclusive, deveria embasar a competência da FAB em utilizar os meios que lhe são próprios nas operações de que participa. E não servir de desculpa para o contrário.

Creio que a resposta do militar em questão na entrevista, apenas corrobora a incompreensão do populacho em geral ao ver a força aérea de seu pais atuar como se fosse uma transportadora simplesmente porque não tem dinheiro para fazer seus aviões voarem no que lhes compete a missão principal, e consequentemente, poupá-los para outras missões(?!) que poderiam ser, ou não, também principais.

O que será que falta na FAB então? pensa o simples cidadão vendo tal notícia: falta avião, falta dinheiro ou falta decisão?

abs.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 10:31 pm
por sapao
editado pelo usuario

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Set 29, 2011 10:41 pm
por sapao
editado pelo usuario.