talharim escreveu:COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE CONTRATO Nº 1/2011
No Processo: 004-11/COPAC. Contratante: Comando da Aeronáutica. Contratada: EAI - EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL. Objeto:
Fornecimento dos Sistemas Estratégicos CAT "E" para o desenvolvimento
dos protótipos da aeronave KC-X. Fundamento Legal:
artigo 24, inciso IX, da Lei 8.666/93 e suas alterações, combinado
com o Decreto 2.295, de 4 de agosto de 1997, em seu artigo 1º, inciso
I. Vigência: 04/08/2011 a 03/08/2016. Valor: US$ 631.702.459,35
(seiscentos e trinta e um milhões, setecentos e dois mil, quatrocentos
e cinqüenta e nove dólares norte-americanos e trinta e cinco centavos).Data de assinatura: 04/08/2011
Que isso? KC 390?
Exatamente!
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Set 05, 2011 8:09 am
por talharim
COMANDO DA AERONÁUTICA
AVISOS DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 1/2010 - UASG 120046
Nº Processo: 67111.001724/2010 . Objeto: Contratação de prestação
de serviços aeronáuticos para a aeronave VH-34 FAB 8736 Total de
Itens Licitados: 00001 . Edital: 05/09/2011 de 13h30 às 15h30 .
Endereço: Av.marechal Fontenelle 1000 Campo Dos Afonsos - RIO
DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: 06/10/2011 às 10h00
(SIDEC - 02/09/2011) 120046-00001-2011NE000060
CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 2/2011 UASG
120046
Nº Processo: 67111.006052/2011 . Objeto: Contrataçao de empresa para aplicar
o boletim de serviço nº EC 135-23-006, instalação do sistema TCAS, nos
helicópteros presidenciais VH-35 FAB 8500 e FAB 8501, com o fornecimento
de todos os materiais necessários e mão de obra, conforme detalhado
no projeto básico. Total de Itens Licitados: 00001 . Edital: 05/09/2011 de
13h30 às 15h30 . Endereço: Av.marechal Fontenelle 1000 Campo Dos Afonsos
- RIO DE JANEIRO - RJ . Entrega das Propostas: 07/10/2011 às 10h00
ULISSES CRUZ DA COSTA
Gestor de Licitações
(SIDEC - 02/09/2011) 120046-00001-2011NE000060
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 08, 2011 7:32 am
por talharim
COMANDO-GERAL DE APOIO
DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO
COMISSÃO AERONÁUTICA BRASILEIRA
EM WASHINGTON
RESULTADO DE HABILITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 111271
Por ordem do Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira
("CABW"), localizada em 1701 22nd Street, N.W. - Washington, D.C.
20008 - EUA, aqui anuncio a quem interessar possa o resultado de
habilitação da Concorrência Nº 111271, para fornecimento de 01 (um)
sistema de vigilância dependente automática por radiodifusão (ADSB)
para a Bacia de Campos - Macaé - Rio de Janeiro. Foram habilitadas
as empresas: Era, Comsoft, Selex, Thales, ITT e Ambriex.A reunião de Abertura da Proposta Técnica e Logística será
realizada no dia 15 de Setembro de 2011 às 10:00 horas (horário de
verão da costa leste estadunidense).
Informações complementares que visem obter maiores esclarecimentos
sobre a presente licitação serão prestadas na Divisão de
Licitações e Contratos da CABW, no horário de 9:00h às 15:00h de
segunda à sexta-feira, por intermédio do endereço eletrônico
con@ cabw. org
Ten Cel FELIPPE CARLOS FERRAIOLO AGOSTINI
Presidente da Comissão de Licitação
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Set 21, 2011 8:06 pm
por Thor
http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
OPERAÇÃO ÁGATA 2 – Esforço logístico da FAB equivale a mais de uma volta na Terra
Equipe de logística percorre mais de 54 mil Km para dar total suporte à operação no Sul
Mais de uma volta na terra. É esta a distância a ser percorrida pelos caminhões, ônibus, ambulâncias e viaturas da Força Aérea Brasileira para reforçar a defesa da fronteira do país durante a Operação Ágata 2. No total, serão 54.000 Km percorridos para tornar possíveis as operações a partir de Santa Rosa (RS), Maringá (PR) e Dourados (MS), cidades para as quais a FAB deslocou tropas de solo, caças, helicópteros, aviões de transporte e até um Veículo Aéreo não-Tripulado (VANT).
De acordo com o Coronel Renato Prata, responsável pela logística das operações aéreas na Ágata 2, foram transportados para os pontos avançados desde armamentos até a alimentação dos militares envolvidos, inclusive os pilotos e a tropa terrestre. "Ficamos independentes de apoio e podemos passar dias em operação sem precisar de ressuprimento", afirmou. Foram mais de 60 toneladas de carga em 600 m³ de volume, entre barracas, geradores, alimentação, antenas, banheiros e outras estruturas.
Apesar de a FAB possuir aeronaves que poderiam levar todo o material necessário, o transporte terrestre foi escolhido para reduzir custos. "Outra vantagem é que os nossos meios aéreos ficaram disponíveis para outras missões", disse o Coronel Prata. Os comboios partiram do Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande (MS), Canoas (RS) e Santa Maria (RS), cidades onde a FAB tem Bases Aéreas e outras Organizações Militares que participam da Operação.
Banho quente e alimentação de qualidade
Para o Tenente Wallace Ribeiro, chefe da estrutura de apoio em solo em Santa Rosa (RS), oferecer conforto para os envolvidos na Operação é fundamental. "Um piloto pode cumprir uma missão de madrugada e ele sabe que quando chegar vai poder tomar um banho quente, o que é muito importante principalmente aqui na região sul", avaliou. As condições das barracas também são importantes para evitar doenças e desconforto.
O Tenente Ribeiro destaca ainda a qualidade da alimentação oferecida. "A ideia é que o pessoal possa se recuperar e esteja pronto para cumprir suas missões", explicou. Para fornecer quase 300 refeições todos os dias, a FAB utiliza o RODOMAPRE na Ágata 2, versão automotiva do Módulo de Alimentação de Pontos Remotos (MAPRE), sistema desenvolvido pela FAB que utiliza alimentos pré-preparados.
As estruturas montadas em Santa Rosa, Maringá e Dourados são chamadas de Unidades Celulares de Intendência (UCI) e envolvem módulos de alojamentos, sala de estar, banheiros, centros de controle, salas de atendimento médico e até lavanderias. "Nossa missão é que os militares envolvidos se sintam em casa", resume o Tenente Ribeiro.
No esforço logístico da Operação Ágata 2, a Força Aérea Brasileira envolveu a Diretoria de Intendência (DIRINT), o Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro (DARJ), o Centro do Correio Aéreo Nacional (CECAN), o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), o Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o 1º Grupo de Comunicações e Controle (GCC) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), além das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM) e Canoas (BACO), subordinadas ao Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V), e a Base Aérea de Campo Grande (BACG), subordinada ao Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV).
Para o Coronel Prata, o grande desafio foi a coordenação de todos os comboios. "E deu tudo certo. Quando a primeira aeronave pousou, a estrutura em solo já estava pronta", concluiu.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 22, 2011 11:02 pm
por binfa
Thor escreveu:http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
OPERAÇÃO ÁGATA 2 – Esforço logístico da FAB equivale a mais de uma volta na Terra
Equipe de logística percorre mais de 54 mil Km para dar total suporte à operação no Sul
Mais de uma volta na terra. É esta a distância a ser percorrida pelos caminhões, ônibus, ambulâncias e viaturas da Força Aérea Brasileira para reforçar a defesa da fronteira do país durante a Operação Ágata 2. No total, serão 54.000 Km percorridos para tornar possíveis as operações a partir de Santa Rosa (RS), Maringá (PR) e Dourados (MS), cidades para as quais a FAB deslocou tropas de solo, caças, helicópteros, aviões de transporte e até um Veículo Aéreo não-Tripulado (VANT).
De acordo com o Coronel Renato Prata, responsável pela logística das operações aéreas na Ágata 2, foram transportados para os pontos avançados desde armamentos até a alimentação dos militares envolvidos, inclusive os pilotos e a tropa terrestre. "Ficamos independentes de apoio e podemos passar dias em operação sem precisar de ressuprimento", afirmou. Foram mais de 60 toneladas de carga em 600 m³ de volume, entre barracas, geradores, alimentação, antenas, banheiros e outras estruturas.
Apesar de a FAB possuir aeronaves que poderiam levar todo o material necessário, o transporte terrestre foi escolhido para reduzir custos. "Outra vantagem é que os nossos meios aéreos ficaram disponíveis para outras missões", disse o Coronel Prata. Os comboios partiram do Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande (MS), Canoas (RS) e Santa Maria (RS), cidades onde a FAB tem Bases Aéreas e outras Organizações Militares que participam da Operação.
Banho quente e alimentação de qualidade
Para o Tenente Wallace Ribeiro, chefe da estrutura de apoio em solo em Santa Rosa (RS), oferecer conforto para os envolvidos na Operação é fundamental. "Um piloto pode cumprir uma missão de madrugada e ele sabe que quando chegar vai poder tomar um banho quente, o que é muito importante principalmente aqui na região sul", avaliou. As condições das barracas também são importantes para evitar doenças e desconforto.
O Tenente Ribeiro destaca ainda a qualidade da alimentação oferecida. "A ideia é que o pessoal possa se recuperar e esteja pronto para cumprir suas missões", explicou. Para fornecer quase 300 refeições todos os dias, a FAB utiliza o RODOMAPRE na Ágata 2, versão automotiva do Módulo de Alimentação de Pontos Remotos (MAPRE), sistema desenvolvido pela FAB que utiliza alimentos pré-preparados.
As estruturas montadas em Santa Rosa, Maringá e Dourados são chamadas de Unidades Celulares de Intendência (UCI) e envolvem módulos de alojamentos, sala de estar, banheiros, centros de controle, salas de atendimento médico e até lavanderias. "Nossa missão é que os militares envolvidos se sintam em casa", resume o Tenente Ribeiro.
No esforço logístico da Operação Ágata 2, a Força Aérea Brasileira envolveu a Diretoria de Intendência (DIRINT), o Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro (DARJ), o Centro do Correio Aéreo Nacional (CECAN), o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), o Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o 1º Grupo de Comunicações e Controle (GCC) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), além das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM) e Canoas (BACO), subordinadas ao Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V), e a Base Aérea de Campo Grande (BACG), subordinada ao Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV).
Para o Coronel Prata, o grande desafio foi a coordenação de todos os comboios. "E deu tudo certo. Quando a primeira aeronave pousou, a estrutura em solo já estava pronta", concluiu.
Caminhão de apoio logístico
Gerador de energia elétrica
Barracas climatizadas
Banheiro portátil
Lavanderia
Refeitório de campanha
credito: FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB
Re: FAB NEWS
Enviado: Sex Set 23, 2011 8:30 am
por talharim
GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA
E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
AVISO DE ALTERAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO No- 251/2010
Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada
no D.O. de 22/09/2011 foi alterado. Objeto: Contratação de uma
empresa de consultoria especializada para o desenvolvimento de um
software que permita a visualização bidimensional da variação do
campo elétrico atmosférico sobre a área georreferenciada de cobertura
da rede de sensores, além de disparar alertas baseados em critérios
pré-definidos que levam em consideração, por exemplo, se a intensidade
de campo atinge valores críticos pré-estabelecidos, o número
de sensores que registram o valor crítico de campo num determinado
intervalo de tempo.Total de Itens Licitados: 00001 Novo Edital: 23/09/2011 das
08h00 às 12h00 e d13h00 às 17h00 . Endereço: Praca Marechal do Ar
Eduardo Go- Mes, 50 - Vila Das Acacias Vila Das Acacias - SAO
JOSE DOS CAMPOS - SP. Entrega das Propostas: a partir de
23/09/2011 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br. Abertura das
Propostas: 06/10/2011, às 09h00 no site www.comprasnet.gov.br.
GILMAR CUNHA MAIA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 22/09/2011) 120016-00001-2011NE800315
Re: FAB NEWS
Enviado: Sex Set 23, 2011 9:54 am
por guilhermecn
talharim escreveu:GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA
E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
AVISO DE ALTERAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO No- 251/2010
Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada
no D.O. de 22/09/2011 foi alterado. Objeto: Contratação de uma
empresa de consultoria especializada para o desenvolvimento de um
software que permita a visualização bidimensional da variação do
campo elétrico atmosférico sobre a área georreferenciada de cobertura
da rede de sensores, além de disparar alertas baseados em critérios
pré-definidos que levam em consideração, por exemplo, se a intensidade
de campo atinge valores críticos pré-estabelecidos, o número
de sensores que registram o valor crítico de campo num determinado
intervalo de tempo.Total de Itens Licitados: 00001 Novo Edital: 23/09/2011 das
08h00 às 12h00 e d13h00 às 17h00 . Endereço: Praca Marechal do Ar
Eduardo Go- Mes, 50 - Vila Das Acacias Vila Das Acacias - SAO
JOSE DOS CAMPOS - SP. Entrega das Propostas: a partir de
23/09/2011 às 08h00 no site http://www.comprasnet.gov.br. Abertura das
Propostas: 06/10/2011, às 09h00 no site http://www.comprasnet.gov.br.
GILMAR CUNHA MAIA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 22/09/2011) 120016-00001-2011NE800315
Guerra Eletrônica?
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 29, 2011 12:13 pm
por talharim
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
AEROESPACIAL
CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
EXTRATO DE CONTRATO
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro de Lançamento
de Alcântara. CONTRATADA: VAISALA DEFENSE SALESUNIT; N° DO CONTRATO: Termo de Contrato Nº
047/CLA/2009; OBJETO: Aquisição de radar perfilador de vento.
VALOR: US$ 2.185.412,00; PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
1957204647F400001/4490.52; DATA DE ASSINATURA: 11
de janeiro de 2010. VIGÊNCIA: 11/01/2010 a 11/04/2011.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 29, 2011 12:18 pm
por LeandroGCard
guilhermecn escreveu:
talharim escreveu:GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA
E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
AVISO DE ALTERAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO No- 251/2010
Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada
no D.O. de 22/09/2011 foi alterado. Objeto: Contratação de uma
empresa de consultoria especializada para o desenvolvimento de um
software que permita a visualização bidimensional da variação do
campo elétrico atmosférico sobre a área georreferenciada de cobertura
da rede de sensores, além de disparar alertas baseados em critérios
pré-definidos que levam em consideração, por exemplo, se a intensidade
de campo atinge valores críticos pré-estabelecidos, o número
de sensores que registram o valor crítico de campo num determinado
intervalo de tempo.Total de Itens Licitados: 00001 Novo Edital: 23/09/2011 das
08h00 às 12h00 e d13h00 às 17h00 . Endereço: Praca Marechal do Ar
Eduardo Go- Mes, 50 - Vila Das Acacias Vila Das Acacias - SAO
JOSE DOS CAMPOS - SP. Entrega das Propostas: a partir de
23/09/2011 às 08h00 no site http://www.comprasnet.gov.br. Abertura das
Propostas: 06/10/2011, às 09h00 no site http://www.comprasnet.gov.br.
GILMAR CUNHA MAIA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 22/09/2011) 120016-00001-2011NE800315
Guerra Eletrônica?
Acho que tem mais a ver com meteorologia, estudo de relâmpagos e coisas assim.
Leandro G. Card
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 29, 2011 4:17 pm
por FCarvalho
Thor escreveu:http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
OPERAÇÃO ÁGATA 2 – Esforço logístico da FAB equivale a mais de uma volta na Terra
Equipe de logística percorre mais de 54 mil Km para dar total suporte à operação no Sul
Apesar de a FAB possuir aeronaves que poderiam levar todo o material necessário, o transporte terrestre foi escolhido para reduzir custos.
coisa de força aérea pobre...
"Outra vantagem é que os nossos meios aéreos ficaram disponíveis para outras missões", disse o Coronel Prata.
coisa de país que pensa sua força aérea de maneira pobre, mas muito pobre mesmo...
Os comboios partiram do Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande (MS), Canoas (RS) e Santa Maria (RS), cidades onde a FAB tem Bases Aéreas e outras Organizações Militares que participam da Operação.
um dia estamos a reclamar que a FAB está cada vez mais virando TAB, e quando menos se vê, a FAB agora está querendo parecer o EB...
vai entender...
abs.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 29, 2011 5:51 pm
por marcelo bahia
binfa escreveu:
Caminhão de apoio logístico
Gerador de energia elétrica
Barracas climatizadas
Banheiro portátil
Lavanderia
Refeitório de campanha
credito: FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB
Parabéns à FAB!
Se fosse nos EUA, tudo isso aí acima estaria devidamente terceirizado e hiperSUPERmegafaturado!
Sds.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 29, 2011 7:32 pm
por Gerson Victorio
FCarvalho escreveu:
Thor escreveu:http://www.fab.mil.br
Isso ilustra o que costumamos ler no forum. Sempre haverá a necessidade de se deslocar para o TO. Mobilidade e Logística são essenciais para a FAB atuar com eficiência em um país com dimensões continentais como o Brasil.
Abraços
abs.
Carvalho,
eu penso um pouco diferente...creio que este tipo de operação com infraestrutura de apoio aos desdobramento de aeronave por outros meio que não o aéreo seja muito positiva, a primeira vista, pode até parecer um contrasenso, visto que por via aérea sua agilidade é sempre premente, acredito eu que nesta última operação a FAB esteja também fazendo testes de transporte terrestre como uma medida tática em situalção de conflito, por exemplo, o atendimento de um Esquadrão desdobrado em rodovias, ou ainda, no caso de destruição de uma Base Aérea, meios de suporte poderiam ser encaminhados via terrestres em último caso para o reestabelecimento de uma infraestrutura mínima para a volta das operações...bom pode ser tudo viagem da minha cabeça, porém, não vejo como termos que facilitar tanto a vida do inimigo.
Gerson
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Set 29, 2011 7:49 pm
por FCarvalho
Gerson Victorio escreveu:
Carvalho,
eu penso um pouco diferente...creio que este tipo de operação com infraestrutura de apoio aos desdobramento de aeronave por outros meio que não o aéreo seja muito positiva, a primeira vista, pode até parecer um contrasenso, visto que por via aérea sua agilidade é sempre premente, acredito eu que nesta última operação a FAB esteja também fazendo testes de transporte terrestre como uma medida tática em situalção de conflito, por exemplo, o atendimento de um Esquadrão desdobrado em rodovias, ou ainda, no caso de destruição de uma Base Aérea, meios de suporte poderiam ser encaminhados via terrestres em último caso para o reestabelecimento de uma infraestrutura mínima para a volta das operações...bom pode ser tudo viagem da minha cabeça, porém, não vejo como termos que facilitar tanto a vida do inimigo.
Gerson
Gerson, não discuto e não questiono os meios utilizados pela FAB para compor o seu TO nesta operação. Apenas questiono as justificativas apresentadas na entrevista, que dão a entender que a FAB, na melhor da hipóteses, trabalha com o pires na mão, e sendo assim tem que se virar com outras alternativas logisticas que não seriam, dentro do seu campo de atuação, as melhores ou a ideal.
Concordo que a FAB tenha que treinar os usos e aplicações dos diversos recursos materiais e logisticos de que disponha para atuar e cumprir sua missão. Mas, a maneira como se justifica isso, simplesmente não consigo engolir.
Pautar a logistica de apoio em uma companha por via terrestre "para diminuir custos" é no mínimo zombar da inteligêngia de todos nós que pagamos (muitos) impostos e sabemos da má gestão de tudo que se paga - e se rouba -de dinheiro publico neste país; dinheiro que, inclusive, deveria embasar a competência da FAB em utilizar os meios que lhe são próprios nas operações de que participa. E não servir de desculpa para o contrário.
Creio que a resposta do militar em questão na entrevista, apenas corrobora a incompreensão do populacho em geral ao ver a força aérea de seu pais atuar como se fosse uma transportadora simplesmente porque não tem dinheiro para fazer seus aviões voarem no que lhes compete a missão principal, e consequentemente, poupá-los para outras missões(?!) que poderiam ser, ou não, também principais.
O que será que falta na FAB então? pensa o simples cidadão vendo tal notícia: falta avião, falta dinheiro ou falta decisão?