NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#22516 Mensagem por orestespf » Qui Ago 04, 2011 7:12 pm

Bender escreveu: O amigo fez um ótimo apanhado da situação,só pra variar,mas a continuidade do ministro no governo Dilma,era para que consolidasse os projetos de todas as forças,principalmente os da FAB,e as questões econômicas barraram esta consolidação e tornaram sua presença um incômodo para o governo e para ele próprio.

A caravana passa...

Abraços!
Exato, amigo Bender, mas aí fica a questão: sabendo que não haverá recursos para breve (este papo de que tudo estará bem no próximo ano, bem, pode até ser, mas não para a Defesa, imagino) e não tendo espaços políticos no governo, pra que continuar?

O NJ não é um amador em termos de política, foi um importante ministro no governo FHC e se tornou um importante ministro no governo Lula. Já no atual governo ele está sendo menos do que nada (no seguintes termos: ele passou a ser mais um ministro da Defesa e não "O" ministro da Defesa, como na gestão anterior).

Está mais do que claro pra mim que ele provocou este mal-estar para sair. Bem, não necessariamente para sair (acredito que ele queira ficar, mas não da forma que está). O certo é que ele colocou o governo em "saia justa". Se ele continuar o governo se revela fraco; se ele sair o governo terá um enorme problema pela frente. Mas cadê o bom-senso?

Ele sai, mas deixa claro que fará muita falta (lá adiante isto será perceptível). Este é o ponto no momento.

Problema que vejo: o governo está muito enfraquecido, com muitas demissões de ministros e em pouco tempo de mandato. Se o cenário é complicado em seis meses de governo, mais confuso estará em um ano; e nem quero pensar em dois anos... Quatro? Só se tudo mudar e prevalecer o bom-senso. Se é preciso demissões em massa em tão pouco, então é porque a coisa começou mal; e isto precisa ser equacionado o quanto antes! E não me refiro ao NJ neste caso. Veja o quão sintomático é a coisa: nem se fala em oposição, logo o problema vem de dentro.

Abração!!!

Carlos Mathias

#22517 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 04, 2011 7:13 pm

Estão fazendo a cama da Dilma.

orestespf
Sênior
Sênior

#22518 Mensagem por orestespf » Qui Ago 04, 2011 7:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Aguardemos.
Vamos ver o que eles conversarão hoje.

O fato escancarado é que a mídia=GLOBO está forçando a barra geral.

Estão fabricando uma crise institucional num ministério até ontem sem expressão política.

Nessa hora a vaselina do Lula faz muita falta.
Carlos, se me permite, desta vez tenho que discordar.

Não acredito que seja a mídia a maior interessada na demissão do ministro NJ, não ele. No fundo foi ele que declarou tais coisas, várias assumidas por ele mesmo. Talvez existam setores interessados em ver o governo em "saia justa", ou pior, em uma série de problemas constrangedores. Acredito que a própria mídia esteja surpresa com a tática do NJ "para pedir para sair"; isto é inédito. No fundo, estou convencido, a própria imprensa ainda não conseguiu entender o que levou o ministro NJ a agir como agiu. A grande pergunta é: por que o NJ fez tais coisas e deu tais declarações? A imprensa não consegue entender porque um ótimo ministro, com a pasta funcionando muito bem, inteligente e astuto como é, criar tais embaraços para o próprio governo que faz parte.

O Bender matou a charada: sem grana e sem perspectiva para breve, melhor sair. Só que ele resolveu sair em grande estilo, deixando claro que fará falta, pois comparações não faltarão.

Vejo a coisa como uma guerrinha de vaidades. Você não me dá valor. Sim, é verdade. Então eu quero sair. Ok, mas não agora, espere mais. Ora, você está me usando. Talvez, mas só um pouquinho. Vou lhe mostrar o meu valor. E aí...

Para encerrar, a pergunta que não quer calar: por que o momento escolhido para estas "ações" foi justamente naquele em que o governo se encontra mais fragilizado? Confesso que não sei mesmo.

Abração.

PRick

#22519 Mensagem por PRick » Qui Ago 04, 2011 7:23 pm

orestespf escreveu:NELSON JOBIM É UM GÊNIO!

Mais uma vez o (ainda) ministro NJ conseguiu colocar o assunto defesa na agenda política do país. Muitos poderão criticar a "tom", mas ele não errou em nada na letra da música.

Acredito que esteja claro para todo mundo que o atual governo não dá a mesma importância à pasta Defesa que o governo anterior. Os cortes e contingenciamentos foram "bem recebidos" pelo ministro NJ, ele até entrou de cabeça em relação a Comissão da Verdade, ajudando o atual governo neste delicado assunto. Muitos deverão recordar que ele assumiu a pasta para ficar até julho (aproximadamente) -- pelo menos isto foi noticiado na época. Mas qual a perspectiva de continuar se acham que aquilo que foi feito já é o bastante?Eu diria que foi o Governo Lula, Lula e suas políticas independentes que tornaram a Defesa importante. Infelizmente, o Brasil, a nação, os políticos em geral não dão importância para a Defesa.

Quem perderá mais se o NJ sair do governo? Arrisco: o governo Dilma. Perderá e perderá feio, com enormes problemas e não me refiro ao atual momento político que é pra lá de delicado. Alguns pontos que precisarão de soluções rápidas se o NJ sair:Eu não diria perder, mas o momento é muito ruim para a saída do NJ.

1) Não terá que nomear apenas um novo ministro para o MD, mas muito provavelmente três novos comandantes. Acredito que os atuais comandantes pedirão demissão se o ministro NJ sair, basta lembrar que tempos atrás o próprio comandante Saito queria sair, em virtudes de problemas de saúde em sua família (assim foi dito na época) e que foi convencido a ficar.Bem, é possível, mas por hora é ir muito adiante.

2) Novos cargos de confiança no MD deverão ter novas indicações, colocando todo o ministério em movimento retrógrado.Esse talvez seja o maior problema.

3) O setor aéreo está passando por novos problemas, mas a crise não foi configurada, talvez pelo pulso firme do ministro NJ e do comandante Saito. Numa eventual troca de comando é de se questionar se a aparente turbulência possa se transformar em furacão, colocando, por exemplo, o setor aéreo em nova crise. E com Copa, Olimpíadas, etc. se aproximando... HuummmMas esse setor saiu do âmbito da Defesa.

4) Momento de baixos soldos e sem perspectivas de aumento para breve (leia-se este ano, pelo menos).

5) Projetos que envolvem grandes empresas brasileiras (KC-390, subs, etc.) poderão ser "questionados pelo mercado" (leia-se queda nas ações destas empresas). Todos sabem que estas fusões e aquisições fazem parte de um processo iniciado pelo MD e conduzido pelo próprio NJ.Esse é mais um dos galhos da saída do NJ.

Se ele continuar, vários problemas estarão resolvidos; se ele sair, muitos problemas não serão resolvidos em curto espaço de tempo.

O ministro NJ coloca o tema defesa na agenda política. Dois impactos: desvia os olhos dos outros dos atuais grandes problemas do governo; quem assumir terá que ser "O Segundo" ministro da Defesa (já que o Primeiro é o NJ), não poderá ser um quebra-galhos.Sem dúvida, por isso a saída não deveria ser imediata.

O jogo do NJ foi de alto risco, mas ele é sábio o bastante para saber as consequências. Acredito que ele realmente quer ficar à frente da pasta, mas correndo o risco de sair. Qual o jogo? Fazer política cutucando as vaidades e egos para colocar a defesa na pauta. Se der certo, ele sai/fica muito forte do episódio; se der errado, o governo sai/fica muito enfraquecido.Aqui, creio que ele foi além do necessário, ele errou a mão. Em parte porque substimou a mídia.

A crise maior não é a saída do ministro NJ, mas, com a sua saída, a dificuldade que terá o governo para recompor o MD. A indicação de um interino só faz sentido se os três comandantes continuarem nos cargos; a indicação de um titular para a pasta implica em escolhas de ótimos nomes, caso contrário a crise se transforma em conflito conflagrado. Agora será possível mensurar a tal expressão "lealdade".Para indicar um interino, é melhor deixar o NJ mais um pouco, até ter um nome decente para o MD.

Minha opinião: quando a vaidade é ferida as decisões não são tomadas em equilíbrio total. Acho que o NJ sai do MD.

Isto é bom ou ruim? Ninguém é insubstituível, mas pela forma que se encontra o MD acredito que não é o momento para a saída do NJ. Problema que vejo com a improvável permanência dele: ficar no governo e ser fritado paulatinamente (e isto ele não quer; óbvio).

A demissão está longe de ser fácil, acredito que haverá muita conversa (pelo menos deveria). Os ânimos estão alterados por pura vaidade, algo natural, creio, mas a demissão implicará em guerra para muito breve. Se o governo estiver preparado para a enorme batalha, então não há preocupação alguma; mas se não tiver...Sem dúvida o momento é muito ruim, mas o NJ foi quem mais contribuiu para isso.

[]´s

Carlos Mathias

#22520 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 04, 2011 7:26 pm

Orestes, a mídia é a mão do gato pegando a sardinha na fogueira, entendeu? :wink: :?

A mídia é a ferramenta que estão usando para flanquear uma presidente politicamente inexperiente e de certa forma atabalhoada nas decisões.

Prá mim estão toreando o governo para um abatedouro político.

Os elogios à ela são no mínimo cínicos.

Tô dizendo, tem dedo político muito forte por trás disso tudo.

orestespf
Sênior
Sênior

#22521 Mensagem por orestespf » Qui Ago 04, 2011 7:26 pm

Carlos Mathias escreveu:Estão fazendo a cama da Dilma.
Este é o meu temor... E ela parece querer deitar, o que é péssimo. Por exemplo, quem mais questionou o caso NJ não foi a imprensa, mas pessoas do partido da presidenta; a imprensa levantou a bola, mas teve gente cortando como se fosse final de campeonato, teve até gente importante já dando declarações chamando o NJ de ex-ministro. Delicado tudo isto...

PRick

#22522 Mensagem por PRick » Qui Ago 04, 2011 7:28 pm

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Aguardemos.
Vamos ver o que eles conversarão hoje.

O fato escancarado é que a mídia=GLOBO está forçando a barra geral.

Estão fabricando uma crise institucional num ministério até ontem sem expressão política.

Nessa hora a vaselina do Lula faz muita falta.
Carlos, se me permite, desta vez tenho que discordar.

Não acredito que seja a mídia a maior interessada na demissão do ministro NJ, não ele. No fundo foi ele que declarou tais coisas, várias assumidas por ele mesmo. Talvez existam setores interessados em ver o governo em "saia justa", ou pior, em uma série de problemas constrangedores. Acredito que a própria mídia esteja surpresa com a tática do NJ "para pedir para sair"; isto é inédito. No fundo, estou convencido, a própria imprensa ainda não conseguiu entender o que levou o ministro NJ a agir como agiu. A grande pergunta é: por que o NJ fez tais coisas e deu tais declarações? A imprensa não consegue entender porque um ótimo ministro, com a pasta funcionando muito bem, inteligente e astuto como é, criar tais embaraços para o próprio governo que faz parte.

O Bender matou a charada: sem grana e sem perspectiva para breve, melhor sair. Só que ele resolveu sair em grande estilo, deixando claro que fará falta, pois comparações não faltarão.

Vejo a coisa como uma guerrinha de vaidades. Você não me dá valor. Sim, é verdade. Então eu quero sair. Ok, mas não agora, espere mais. Ora, você está me usando. Talvez, mas só um pouquinho. Vou lhe mostrar o meu valor. E aí...

Para encerrar, a pergunta que não quer calar: por que o momento escolhido para estas "ações" foi justamente naquele em que o governo se encontra mais fragilizado? Confesso que não sei mesmo.

Abração.
Mas as coisas não estão paradas, como dá para ver o edital do KC-390 ou o PROSUB, por sinal, o PROSUPER está andando rápido.

O EC-725 também está indo rápido. O que ficou paralizado foi o FX-2.

[]´s

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#22523 Mensagem por alcmartin » Qui Ago 04, 2011 7:29 pm

Tambem acho que e' por ai', CM... :?

Mestre Orestes, como sempre, deu um show...[009] mas...se me permite, posso botar mais um ingrediente a complicar, que favorece mais ainda sua teoria? Os milicos antigoes nao estariam "confortaveis" com o Temer, nao...seria como colocar o Maluf!! :twisted:
Claro, sem ofensas, como disse o Prick, ele nao tem o "perfil" do MD... :twisted: :mrgreen:

abs em ambos, mestre e CM!!

PRick

#22524 Mensagem por PRick » Qui Ago 04, 2011 7:30 pm

orestespf escreveu:
Este é o meu temor... E ela parece querer deitar, o que é péssimo. Por exemplo, quem mais questionou o caso NJ não foi a imprensa, mas pessoas do partido da presidenta; a imprensa levantou a bola, mas teve gente cortando como se fosse final de campeonato, teve até gente importante já dando declarações chamando o NJ de ex-ministro. Delicado tudo isto...
Mas isso é normal no mundo político, foi NJ que abriu o flanco, e ele está longe de ser popular. Cabe a Dilma uma solução, retirar ele sem que isso seja visto como uma vitória da mídia. A mellhor maneira seria segurar ele até ter um substituto a altura.

[]´s

DELTA22
Sênior
Sênior

#22525 Mensagem por DELTA22 » Qui Ago 04, 2011 7:34 pm

Nunca na história desse País um Ministro fez tanta birra infantil para sair. Uma criança birrenta.

Para mim, sai e sai de uma maneira melancólica. Pela porta dos fundos. Como um rato.

Poderia muito bem vir a imprensa e declarar que sai por motivo A, B e C... Não iria constranger mais o Governo, se é essa a intenção inicial? Preferiu assumir uma "guerrinha" contra o Governo, disfarçando, com declarações que desmentia em seguida. Não assumiu uma vírgula do que falou. Patético.

Dançou! E bem dançado!

A Presidenta fica com a imagem de força, ele como um ministro destrambelhado, falastrão e desleal para com o governo que aceitou servir (não importa se votou no Tião das Couves) e com os colegas, o que é pior.

Para mim, não foi atitude de uma pessoa madura e inteligente como é (ou dizem ser).

Minha opinião.

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
orestespf
Sênior
Sênior

#22526 Mensagem por orestespf » Qui Ago 04, 2011 7:34 pm

PRick, vou respondê-lo sem fazer a citação, ok?

Concordo com você, foi o próprio NJ que errou no tom, mas tenho dúvida se ele errou a letra.

O "bom termo" sugere que ele continue por um tempo, sem fritura, mas que esteja pronto para sair. O momento político não é adequado para a saída dele. Veja, o caso NJ não tem ligação algum com os outros problemas atuais do governo, demiti-lo agora é colocar tudo no mesmo saco. Só acho que isto não vai acontecer, visto que o governo adotou a postura de demitir assim que um problema surgir. Esta atitude é digna quando se trata de problemas e/ou indícios de corrupção, mas não é o caso do NJ. Este é o problema de se assumir medidas ortodoxas e sem exceção...

Não estou defendendo o NJ, nem ele precisa de meus comentários, estou apenas analisando o momento político; vendo que a coisa fica pior para o governo do que para o NJ.

Abração!!!

PS: a questão do setor aéreo (civil) ainda não saiu do MD (acho, mas é preciso confirmar, posso estar enganado); isto é um projeto e que tende a ser privatizado (inclusive o NJ disse concordar com a ideia -- li isto em algum lugar aqui no fórum).

orestespf
Sênior
Sênior

#22527 Mensagem por orestespf » Qui Ago 04, 2011 7:38 pm

PRick escreveu: Mas as coisas não estão paradas, como dá para ver o edital do KC-390 ou o PROSUB, por sinal, o PROSUPER está andando rápido.

O EC-725 também está indo rápido. O que ficou paralizado foi o FX-2.

[]´s
PRick, aqui deve-se ter algum cuidado: o Brasil adotou (e faz algum tempo) a obrigação de honrar contratos assinados. O KC-390 ainda é um projeto, nada assinado em relação ao governo e FAB (estou me referindo as compras em si), o FX-2 menos do que isto. O que está andando rápido são as conversas, contratos mesmo, nada.

orestespf
Sênior
Sênior

#22528 Mensagem por orestespf » Qui Ago 04, 2011 7:42 pm

alcmartin escreveu:
Tambem acho que e' por ai', CM... :?

Mestre Orestes, como sempre, deu um show...[009] mas...se me permite, posso botar mais um ingrediente a complicar, que favorece mais ainda sua teoria? Os milicos antigoes nao estariam "confortaveis" com o Temer, nao...seria como colocar o Maluf!! :twisted:
Claro, sem ofensas, como disse o Prick, ele nao tem o "perfil" do MD... :twisted: :mrgreen:

abs em ambos, mestre e CM!!
Salve amigo AlcMartin!!!

Não vejo nome que possa substituir o NJ no momento. Se a coisa estivesse azeitada, ok, mas não é o caso. Qualquer bom nome seria queimado em pouco tempo, gerando mais um problema para adiante. Claro, não deve faltar interessados. Não acredito que o Temer queira assumir esta pasta (talvez tenha interesse em indicar alguém de seu partido, mas...), ele sabe que a coisa não é tão simples assim e qualquer probleminha que tiver vai respingar no governo todo e... Bem, vice não se demite. Para o Temer assumir só se não tiver nome, seria uma espécie de interino mesmo, aí tudo bem. Mas interino até quando?

Abração!!!

Carlos Mathias

#22529 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 04, 2011 7:46 pm

Porra, Temer prá MinDef seria jogar o ministério uma lixeira. :x

Bota eu lá que faço melhor. 8-]
Pelo menos assinamos os SU-35 no mesmo dia. :mrgreen:

Dos nomes citados e chutados pela mídia, Aldo Rebelo seria bom, mas lembremo-nos que é a mídia que está impossibilitando ele.

Celso Amorim pelo menos conhece alguma coisa de estratégia e política externa.

O resto é perda de tempo, é desprestigiar um ministério eminentemente técnico.

---------------------------------X-----------------------------

Bem Orestes, eu já acho que as pessoas do PT TAMBÉM embarcaram e deitaram na cama antes do NJ e da Dilma. E não seria a primeira vez, eles são bem idiotas politicamente.

Mais uma vez, falta a vaselina do Lula nessas horas.

Vejam que escolheram um ministério eminentemente técnico para colocar o lençol.
Com integrantes meio que afastados do CN e da vida política, sem traquino nas malandragens e diabices da política.

É terreno fértil para plantar discórdia, intrigas, manobras políticas, manipulação das cordinhas dos bonecos úteis...

A jogada foi inteligente e agora a Dilma terá de arrumar um jeito de desarmar a armadilha, ou desarrumar essa cama de pregos.

Se fosse O Lula eu diria que seria outro tiro no pé; mas ela, sei não... :?

Alcmartin, creio que nesse momento a maioria dos militares no comando deve é estar temendo pelo futuro dos planos até agora traçados.
Esse é o problema da Defesa não ser uma política de Estado.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#22530 Mensagem por alcmartin » Qui Ago 04, 2011 7:46 pm

Mestre, como sempre, raposa velha, sabido e liso... :twisted: :twisted: :lol: :mrgreen:

abracao!!!

Responder