NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#2251 Mensagem por Pereira » Qui Mar 05, 2009 11:08 am

Eu seria um desses loucos, e posso com tranquilidade dizer que existiriam outros milhares.

Obrigado pelo link Vilmar.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2252 Mensagem por Guerra » Qui Mar 05, 2009 12:04 pm

Pereira escreveu:Eu seria um desses loucos, e posso com tranquilidade dizer que existiriam outros milhares.

Obrigado pelo link Vilmar.
Então esta resolvido. Todo mundo entra pela AMAN. Agora, se vocês querem resolver um caso especifico fica dificil agradar todo mundo.
Só gostaria que vocês me provassem que um cara que se preocupou aos 15 anos em entrar para as forças armadas tem menos aptidão que um Collin Powel que resolveu aos 23 anos.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: NOTÍCIAS

#2253 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 05, 2009 12:15 pm

Caí nesse tópico de pára-quedas... mas tem alguns pontos que eu gostaria de discutir. O primeiro é o da IDADE. Concordo com muitos colegas, acho 20 anos além de muito "pouco" faz com que pessoas que ainda não sabem o que querem da vida tentarem o concurso como mais uma opção de "emprego público".

Também acho que deveriamos ter uma outra opção de ingresso. Na APM da PMERJ, se não me engano, também temos uma idade "limite", mas caso você já faça parte da Corporação (Sd ou Cb...) esse limite é estendido acho que até os 30 anos.

O problema é que o Brasil é um país tão porcamente distribuído (monetariamente) que nós acabamos vendo pessoas que não tem nada a ver com militarismo ingressando nas FAs apenas porque elas pagam bem e dão estabilidade. Aliás, esse não é somente um problema das FAs mas de muitos setores do emprego público.

Recentemente li uma reportagem onde a maioria dos Policiais Federais estavam "insatisfeitos", aliás, não insatisfeitos mas não se identificavam com a profissão. Na verdade fizeram o concurso porque o DPF paga muito bem para realidade do povo Brasileiro. Então, a grande maioria está ali estudando para altos cargos do Direito, como Juiz, Promotor e etc.

Da minha época de escola, a maioria dos "nerds" hoje são militares, mas continuam "nerds", sem nenhum jeito de "militar" e sinceramente (sem querer desdenhar...) mas fico temeroso, na hipótese de um conflito em "larga escala", de ser "comandado" por esse esterótipo.

Como o colega disse acima, tbm gostaria de ter "estrelas", acho muito legal a parte do militarismo e quando moleque sempre sonhei em ser "soldado", meus filmes prediletos eram os de Guerra, mas como venho de uma família onde a grande maioria é de servidores públicos civis, nunca fui encorajado a seguir esse tipo de carreira e quando tinha maturidade suficiente para sentar, parar e pensar... faltavam apenas um ano para estourar o limite de idade e ai terminei como muitos colegas aqui...

Enfim, espero que vocês consigam encontrar um foco na vida de vocês. Eu felizmente encontrei, hoje sou Ag. Penitenciário e continuo estudando focando ser Delegado da Polícia Civil ou Federal, mas talvez fosse mais feliz se tivesse algumas estrelas no ombro.

Um grande abraço e continuem tocando o tópico, pois está muito bom!

[]s




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS

#2254 Mensagem por Pereira » Qui Mar 05, 2009 12:22 pm

Não é essa a questão, e sim sobre provar que não é necessário, obrigatoriamente, passar uma por uma academia militar para ser um bom comandante.

Não importa a idade, 15 ou 30, todos poderão ser bons oficiais, pois independe desse ínfimo detalhe no RG.

Mas para o EB, só pode até os 20.

Esse é o meu questionamento. Me sinto velho e inutilizável por fazer 21 esse ano.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: NOTÍCIAS

#2255 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 05, 2009 12:32 pm

SGT GUERRA escreveu:
Pereira escreveu:Eu seria um desses loucos, e posso com tranquilidade dizer que existiriam outros milhares.

Obrigado pelo link Vilmar.
Então esta resolvido. Todo mundo entra pela AMAN. Agora, se vocês querem resolver um caso especifico fica dificil agradar todo mundo.
Só gostaria que vocês me provassem que um cara que se preocupou aos 15 anos em entrar para as forças armadas tem menos aptidão que um Collin Powel que resolveu aos 23 anos.
Guerra, acho que o que muitos amigos quiseram dizer é que muitas vezes o cara começa a pensar aos 15 anos não por que quer, mas por que acaba sofrendo uma "pressão" da família ou algo parecido.

Até porque aos 15 ou 16 anos ninguém pode prestar concurso para nada... se você presta para as FAs acaba se formando novo, com um emprego relativamente bom, bom salário e estabilidade.

Entretanto, nem sempre esse mesmo cara está satisfeito com a vida militar. Diferente do Collin aos 23 que tem mais experiência de vida e que provavelmente sabe muito bem o que quer, deixando-se pouco influenciar por "pressões" externas como a de parentes.

Só para dar uma vaga idéia, não sei se é o exemplo ideal, tinha um amigo meu que não tem NADA a ver com militarismo, nunca sonhou em ser "militar", mas que vivia tentando entrar para ESA (a idade limite se não me engano é 23, correto???). Trocando várias idéias com ele, ele me explicou mais ou menos o processo de seleção e me explicou então que os candidatos optavam por diferentes "armas", como infantaria, cavalaria, intendência e etc...

Veja bem, conversando com ele eu optaria por infantaria ou cavalaria... sabe qual era a opção dele? Intendência, sabe por quê??? o cara queria trabalhar com PAPEL, enfim, o cara queria é ser "servidor público" e não "militar", queria ter estabilidade, salário razoável e etc, no final das contas seria um péssimo negócio tanto para o EB quanto para nós Brasileiros em geral que dependemos das FAs num eventual conflito. Se fosse no setor privado seria o típico funcionário de baixa produtividade.

"Felizmente" esse colega não conseguiu ingressar na ESA, acabou fazendo prova para PMERJ e foi aprovado... mas da mesma forma o cara não quer ser policial, não quer trocar tiro, invadir favela então??? enfim... o cara é "menos" um policial na rua, nos dias de folga não anda armado (como deveria fazer todo policial...), enfim, está lá apenas para "chupar sangue". Na mesma turma dele, entrou OUTRO colega nossa que dá o sangue na coisa, vem de família relativamente tranquila financeiramente, sempre teve tudo que quis... já fazia faculdade de Direito, todo mundo considerou ele louco quando entrou pra PMERJ... mas a intenção dele é de entrar como Sd, justamente para fazer concurso para Oficial internamente e seguir carreira... Enquanto um está escondido no Pol. na Av. Brasil, o outro com menos de seis meses de Polícia já está sentado numa PATAMO do BpChoque.

Espero que eu tenha conseguido passar a "idéia".

[]s




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2256 Mensagem por Guerra » Qui Mar 05, 2009 12:48 pm

Pereira escreveu:Não é essa a questão, e sim sobre provar que não é necessário, obrigatoriamente, passar uma por uma academia militar para ser um bom comandante.
Pereira, não adianta você me dizer que nos EUA tem cmt competentes que não passaram por academia. O que eu sei é que no Brasil não tem.
Eu nunca vi um oficial de nopr ou cpor que tivesse condições de comandar uma companhia. E ai, então, é a minha vez de ter a mesma preocupação do Zero4. Porque eu também não quero ser comandando por um cara que não tem condições.
É como eu disse. Comandar um pelotão é muito facil. Alias, o comando de pelotão é o comando mais facil do EB. Mas quando chega no comando de cia a coisa começa a complicar. Nesse caso, eu prefiro um cara de oculos de fundo de garrafa me comandando escondido num posto de observação, do que um guerreiro caga-pau que vai mandar meu pelotão atravessar na frente do pelotão vizinho, ou mandar fogos em cima da minha cabeça. E os caras que eu já vi fazendo essas merdas não era de academia. Porque falem o que quiser, mas a formação do oficial de carreira dá pelo menos segurança e maturidade para o cara tomar uma decisão quando ela precisa ser tomada.
Se não acreditam, pergunte a um grupo de sgt quem eles preferem ter como cmt de cia numa missão real, um oficial de academia ou oficial de cpor ou npor.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2257 Mensagem por Guerra » Qui Mar 05, 2009 1:04 pm

ZeRo4 escreveu: Guerra, acho que o que muitos amigos quiseram dizer é que muitas vezes o cara começa a pensar aos 15 anos não por que quer, mas por que acaba sofrendo uma "pressão" da família ou algo parecido.

Até porque aos 15 ou 16 anos ninguém pode prestar concurso para nada... se você presta para as FAs acaba se formando novo, com um emprego relativamente bom, bom salário e estabilidade.

Entretanto, nem sempre esse mesmo cara está satisfeito com a vida militar. Diferente do Collin aos 23 que tem mais experiência de vida e que provavelmente sabe muito bem o que quer, deixando-se pouco influenciar por "pressões" externas como a de parentes.

Só para dar uma vaga idéia, não sei se é o exemplo ideal, tinha um amigo meu que não tem NADA a ver com militarismo, nunca sonhou em ser "militar", mas que vivia tentando entrar para ESA (a idade limite se não me engano é 23, correto???). Trocando várias idéias com ele, ele me explicou mais ou menos o processo de seleção e me explicou então que os candidatos optavam por diferentes "armas", como infantaria, cavalaria, intendência e etc...

Veja bem, conversando com ele eu optaria por infantaria ou cavalaria... sabe qual era a opção dele? Intendência, sabe por quê??? o cara queria trabalhar com PAPEL, enfim, o cara queria é ser "servidor público" e não "militar", queria ter estabilidade, salário razoável e etc, no final das contas seria um péssimo negócio tanto para o EB quanto para nós Brasileiros em geral que dependemos das FAs num eventual conflito. Se fosse no setor privado seria o típico funcionário de baixa produtividade.

"Felizmente" esse colega não conseguiu ingressar na ESA, acabou fazendo prova para PMERJ e foi aprovado... mas da mesma forma o cara não quer ser policial, não quer trocar tiro, invadir favela então??? enfim... o cara é "menos" um policial na rua, nos dias de folga não anda armado (como deveria fazer todo policial...), enfim, está lá apenas para "chupar sangue". Na mesma turma dele, entrou OUTRO colega nossa que dá o sangue na coisa, vem de família relativamente tranquila financeiramente, sempre teve tudo que quis... já fazia faculdade de Direito, todo mundo considerou ele louco quando entrou pra PMERJ... mas a intenção dele é de entrar como Sd, justamente para fazer concurso para Oficial internamente e seguir carreira... Enquanto um está escondido no Pol. na Av. Brasil, o outro com menos de seis meses de Polícia já está sentado numa PATAMO do BpChoque.

Espero que eu tenha conseguido passar a "idéia".

[]s
Zero4, eu não estou dizendo que entre o oficiais de academia não tem um ou outro que não tem aptidão. Eles existem. Entre os sgt o numero é ainda maior. E é por isso que eu penso que, quanto mais tempo o cara passa como aluno menor é possibilidade de se ter um profissional se aptidão. É só você ver os comantários daquele menino que entrou na espcex. Na primeira semana vai uma porrada embora. Na minha turma teve cara que esteve na espcex, desistiu, foi para ESA e desistiu também.
É muito dificil um cara que passa por uma escola preparatória, uma academia (nessa altura o cara já provou que tem competencia para passar em qualquer concurso), por uma escola de aperfeiçoamento, por uma escola de especialização, e depois por uma escola de estado-maior, que é seletivo pra cacete, não tenha aptidão para a vida militar. Não é possivel que esse cara ainda não sabe o que quer da vida.
Eu acho que pode haver uma desmotivação. E tenho certeza que é o caso dos coroneis que estao pedindo adiamento de comando. Mas falha no sistema de seleção não é.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39152
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2258 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 05, 2009 1:11 pm

Atenção Guerra, os Oficias contractados que ficam no Quadro Permanente do US Army têm que passar por um curso semelhante ao Tirocinio que os Cadetes da Academia fazem no 5º ano de curso (em Portugal). Ou seja, não são apenas uns contractados que se tornam de um momento para o outro em Oficiais de carreira. Eles para ficarem têm formação especifica para poderem desempenhar as suas funções.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2259 Mensagem por Guerra » Qui Mar 05, 2009 1:19 pm

cabeça de martelo escreveu:Atenção Guerra, os Oficias contractados que ficam no Quadro Permanente do US Army têm que passar por um curso semelhante ao Tirocinio que os Cadetes da Academia fazem no 5º ano de curso (em Portugal). Ou seja, não são apenas uns contractados que se tornam de um momento para o outro em Oficiais de carreira. Eles para ficarem têm formação especifica para poderem desempenhar as suas funções.
E qual é critério para selecionar esses caras?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39152
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2260 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 05, 2009 1:53 pm

Salvo erro é por concurso.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2261 Mensagem por crubens » Qui Mar 05, 2009 2:07 pm

SGT GUERRA escreveu:
Pereira escreveu:Não é essa a questão, e sim sobre provar que não é necessário, obrigatoriamente, passar uma por uma academia militar para ser um bom comandante.
Pereira, não adianta você me dizer que nos EUA tem cmt competentes que não passaram por academia. O que eu sei é que no Brasil não tem.
Eu nunca vi um oficial de nopr ou cpor que tivesse condições de comandar uma companhia. E ai, então, é a minha vez de ter a mesma preocupação do Zero4. Porque eu também não quero ser comandando por um cara que não tem condições.
É como eu disse. Comandar um pelotão é muito facil. Alias, o comando de pelotão é o comando mais facil do EB. Mas quando chega no comando de cia a coisa começa a complicar. Nesse caso, eu prefiro um cara de oculos de fundo de garrafa me comandando escondido num posto de observação, do que um guerreiro caga-pau que vai mandar meu pelotão atravessar na frente do pelotão vizinho, ou mandar fogos em cima da minha cabeça. E os caras que eu já vi fazendo essas merdas não era de academia. Porque falem o que quiser, mas a formação do oficial de carreira dá pelo menos segurança e maturidade para o cara tomar uma decisão quando ela precisa ser tomada.
Se não acreditam, pergunte a um grupo de sgt quem eles preferem ter como cmt de cia numa missão real, um oficial de academia ou oficial de cpor ou npor.
Concordo com o Guerra, a formação de oficial de cpor e npor é específica para o comando de pelotão, então comandar cia sem base teórica a coisa se complica,fica difícil, e aprender na prática só com muitos anos (coisa que o oficial de cpor e npor não tem) e batendo muita cabeça.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39152
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2262 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 05, 2009 2:18 pm

Ah, lembrei-me no caso Norte-Americano não são apenas os Oficias contractados que tiram o tal curso, mas também os Sargentos têm oportunidade de serem oficias de carreira. MAS têm que fazer um curso especifico.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

Re: NOTÍCIAS

#2263 Mensagem por eu sou eu » Qui Mar 05, 2009 2:56 pm

quando estive no 39, tinha oficial de cpor, que comandava cia




Imagem

o amor é lindo
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2264 Mensagem por Moccelin » Qui Mar 05, 2009 6:05 pm

Guerra, mais uma vez eu repito... A idéia que eu tentei passar não é a do Oficial de CPOR/NPOR (que fez 10 meses em meio expediente) seguir carreira, mas sim a de um civil, JÁ COM ENSINO SUPERIOR, fazer um CONCURSO, e um CURSO de mais ou menos 2 anos FULL TIME, COM INTERNATO E TUDO, porém vendo só a parte específica militar e aí sim, ele ganha a estrela no ombro e vai comandar seu pelotão, companhia, fazer a ESAO, ECEME, etc...

Dessa forma, você acha que sairia um militar fraco?!? Com 1,5 ano... 2 anos de curso com apenas a parte específica militar, sendo "forjado" na AMAN, cobrado pelos cadetes mais antigos e oficiais... Enfim... Com uma formação militar padrão, e a pegando apenas gente com uma capacidade intelectual boa, afinal ele é FORMADO em ensino superior, e passou num concurso onde MUITOS vão concorrer, muito mais que na EsPCEx, e com muito mais noção do que está fazendo. E não se esqueça, quem está falando não é uma pessoa que tentou e não conseguiu, minha vaga na AMAN estava garantida se não fosse o acidente e o nosso "maravilhoso" serviço de saúde...

E um detalhe, tem muita gente da minha turma (atual 4º ano) que está no Exército porque é um emprego que dá duas coisas que o brasileiro busca, um salário razoável e estabilidade... Ou seja, é possível sim o cara passar pela EsPCEx, AMAN sem muita aptidão, provavelmente não ingressará no Generalato, mas até TC ou Cel Full dá pra chegar, o carta só tem que ter PACIÊNCIA...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#2265 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mar 05, 2009 6:21 pm

Tb acho isso uma baboseira das forças armadas.

Eu, por exemplo, me interessei mesmo em entrar no EB depois dos 20....

Ai fu....

Devido ao meu serviço e preferências, eu entraria apenas se fosse para ser oficial combatente. Ou seja, AMAN, fui pesquisar e descobri que acima de 20 não pode.

Isso ja faz uns 5 anos. Ja me conformei. Mas é uma porcaria isso ai.
Na MB podia até 23, mas não me interessei.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder