TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2251 Mensagem por rcolistete » Qua Abr 16, 2008 10:14 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Agora façamos algumas considerações.

O projeto PAK, segundo as estimativas iniciais, deve custar em torno de 20 bilhões de dólares. Conosco serão três países: Rússia, Índia e Brasil. Dividindo-se em parte iguais seriam cerca de 6,5 bilhões de dólares para cada. Estamos mesmo podendo gastar 6,5 bilhões de dólares só pra desenvolver? Alguém acredita que a aeronave custará tão mais barato que um caça em desenvolvimento pelo mundo? Vai custar tão menos que um F-35? Vamos acreditar que sim. Mas coloquemos um preço de 80 milhões de dólares por aeronave. Se a FAB precisa de 78 aeronaves, seriam mais 6,2 bilhões de dólares. Teríamos a bagatela de quase 13 bilhões de dólares, isto é, cerca de 26 bilhões de reais em um intervalo de, sei lá, 10, 15, 20, 30 anos.
Olá Vinicius,

Normalmente a participação no programa tem a ver com o número de caças que cada sócio vai adquirir. Vide participação dos países integrantes do programa Eurofighter.

Acredito que Rússia e Índia, separadamente, comprariam mais caças PAK-FA T50 que o Brasil. A FAB teria no máximo algo como 100 PAK-FA T-50, por aí. A Índia teria algumas centenas, Rússia, idem, isso com entregas ao longo de décadas (2015-2030 ?).

Assim, acho que a participação brasileira nesse projeto de pesquisa&desenvolvimento e linha de produção de US$20 bi seria minoritária. Algo como 10-20% (US$2-4 bi).

Tal gasto não é impossível do Brasil encampar. Porém hoje o submarino nuclear não está pronto por falta disso, algo de US$1-2 bi. Esse dinheiro é muito para a realidade atual das forças armadas brasileiras, logo somente se o fluxo de recursos para elas mudar radicalmente no futuro é que caça de 5a geração, fragatas de 6 mil ton., NAe A-13, sub nuclear, etc, serão viáveis.

[]s, Roberto

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2252 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 16, 2008 10:17 pm

Tigershark escreveu:Vou me arriscar,Vinícius.Eu usaria uma alegoria do Mastercard:

2,2 bilhões de dólares por 24 caças de 4.geração

6,7 bilhões pelo desenvolvimento do projeto PAK-FA

Ganhos tecnológicos/Industriais/dissuasórios/etc - Não tem preço......

Abs,

Tigershark
Diz isso pra sociedade, não é pra mim. E nessa sua conta aí faltou considerar o custo de mais 6 bilhões para comprar o PAK-FA. Essa conta sua, acrescida desse detalhe, faria saltar o custo para 28 bilhões de reais. :roll:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2253 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 16, 2008 10:18 pm

rcolistete escreveu:Olá Vinicius,

Normalmente a participação no programa tem a ver com o número de caças que cada sócio vai adquirir. Vide participação dos países integrantes do programa Eurofighter.

Acredito que Rússia e Índia, separadamente, comprariam mais caças PAK-FA T50 que o Brasil. A FAB teria no máximo algo como 100 PAK-FA T-50, por aí. A Índia teria algumas centenas, Rússia, idem, isso com entregas ao longo de décadas (2015-2030 ?).

Assim, acho que a participação brasileira nesse projeto de pesquisa&desenvolvimento e linha de produção de US$20 bi seria minoritária. Algo como 10-20% (US$2-4 bi).

Tal gasto não é impossível do Brasil encampar. Porém hoje o submarino nuclear não está pronto por falta disso, algo de US$1-2 bi. Esse dinheiro é muito para a realidade atual das forças armadas brasileiras, logo somente se o fluxo de recursos para elas mudar radicalmente no futuro é que caça de 5a geração, fragatas de 6 mil ton., NAe A-13, sub nuclear, etc, serão viáveis.

[]s, Roberto
Olá, Roberto.

Obrigado, entendi. Se forem nesses termos até acho facilmente factível. Resta saber se não vai acontecer o que você diz no seu último parágrafo.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2254 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 16, 2008 10:21 pm

Aliás, Roberto, ainda assim seriam de 6 a 10 bilhões de dólares, pois há de se considerar o custo de compra das aeronaves. Ou não?

Vinicius Pimenta

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#2255 Mensagem por faterra » Qua Abr 16, 2008 10:55 pm

Eu penso que o Brasil não tem mais o que empurrar na questão de defesa. O país tem que começar a agir agora. Com as riquezas que já tem e explora já se fazia necessária uma tomada de atitude radical neste sentido e, agora, com a descoberta de novas riquezas, as atenções mundiais voltando para cá (junto com a cobiça) mais premente se torna esta necessidade. O preço a pagar, seja qual for ele, terá que ser bancado. Quer gostemos ou não.
As FA's não ter recursos é uma realidade. Agora o governo não repassá-los é um crime de lesa pátria.
Qualquer que seja o projeto a ser considerado será muito caro e o governo, já sabedor disso, não poderá fugir às suas responsabilidades. É o preço que a nação pagará pela sua eterna negligência e estupidez. :( :oops:
Recursos o país tem, as promessas para consertarem o estrago feito nas FA's já foram e continuam sendo feitas, o momento proprício para esta mudança já está no ponto, portanto, o que está faltando?
- Vontade política e amor à pátria - não são suficientes.
- Priorização para aplicação dos recursos necessários.
- Coragem para fazer acontecer.
- Vergonha na cara.
Minha modesta, e indignada, opinião.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#2256 Mensagem por pafuncio » Qua Abr 16, 2008 11:23 pm

Seria interessante ouvir o forista venezuelano Marcos (aka Pit).

Faz uns dias, ele falou que boa parte dos custos de engenharia e desenvolvimento já foi amortizada. Isso valeria para a motorização, aviônicos e radar, por exemplo.

Os custos estariam agora mais na produção propriamente dita.

O Spirit 666 (master do zonamilitar.com.ar), forte nisso, fez umas interessantes perguntas.
Pensando en voz alta....

1) El PAK-FA está desarrollado en un 90% y la I&D ya está casi concluída. No encuentro donde está el negocio de Brasil, considerando que se incorporaría como socio, pero socio de pruebas de desarrollo y producción. Lo más interesante para la industria brasilera que es la investigación y desarrollo (I&D) ya está casi concluída.

2) En Rusia se habla que el PAK-FA entrará en servicio a partir del 2015/17. Suponiendo que no haya más atrasos, como llegará la FAB hasta entonces..con M2000 y F-5..??

4) India y Rusia son socios en el programa del avión de transporte táctico, el cual tiene un singular parecido con el Embraer C-390. Siendo socios en el PAK-FA, realmente se justifica desarrollar dos aeronaves del mismo segmento...?

4) Siempre se comentó que la FAB irá más adelante por el Aermacchi M-346, cuyo clon oficial lo fabrica Yakovlev (Yak-130) a un costo mucho más accesible. Que pasará entonces...?

5) Ultima: Dassault que opina de todo ésto...?

Muchas preguntas y pocas respuestas...
O Spirit (Cláudio) é um cara ponderado e inteligente, que jamais partiu para chauvinismos anti-brasileiros. Tem até um viés pró-americano, no que tange À FAA (F 16 ou 18, por exemplo, e não o M2K, que tem muitos admiradores em terras platinas).

Pedindo venia para transcrevê-lo, considero seu aporte bastante interessante, digno de ser debatido aqui.

Que acham ??????????????

Salu2, alexandre.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2257 Mensagem por Tigershark » Qua Abr 16, 2008 11:43 pm

Alexandre,aí vai me opinião por ítem:

2 - Acho que a FAB acabará indo de SU-XX caso o PAK-FA seja confirmado,mesmo que seja em uma opção de leasing .

3 - Não vejo incongruências nisso.O C-390 é um projeto da EMBRAER anterior ao acordo com a Rússia.Não sei quais são as especificações do cargueiro russo/indiano,mas tenho certeza que o C-390 é o caminho correto para o Brasil.

4 - Acho que a opção pela fabricação no Brasil do M-346 nos daria,além de um excelente treinador,a opção de vender para a AS este produto.

5 - O que a Dassault pensa disso?Realmente não sei,acho que eles se perderam na política comercial que desenvolvem,principalmente em relação ao Rafale.

Como diria o amigo CB-Lima,meu um cent....

Abs,

Tigershark

Tigershark
Sênior
Sênior

#2258 Mensagem por Tigershark » Qua Abr 16, 2008 11:52 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Tigershark escreveu:Vou me arriscar,Vinícius.Eu usaria uma alegoria do Mastercard:

2,2 bilhões de dólares por 24 caças de 4.geração

6,7 bilhões pelo desenvolvimento do projeto PAK-FA

Ganhos tecnológicos/Industriais/dissuasórios/etc - Não tem preço......

Abs,

Tigershark
Diz isso pra sociedade, não é pra mim. E nessa sua conta aí faltou considerar o custo de mais 6 bilhões para comprar o PAK-FA. Essa conta sua, acrescida desse detalhe, faria saltar o custo para 28 bilhões de reais. :roll:

Vinícius,

Entendo tudo o que você diz,afinal estamos no Brasil.Mas será que em outros países de gastos bem superiores ao nosso se faz este tipo de colocação?A Defesa Nacional também é tratada assim?Creio que não.Acho saudável que o Governo esclareça à população suas despesas e faça suas compras com transparência,só penso é que estamos em um momento sem retorno para as velhas falácias e postergações."Vamos pensar(e agir) como grandes" disse o Min.Jobim.Espero que ele esteja antevendo a história quando o diz.

Abs,

Tigershark

Carlos Mathias

#2259 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 16, 2008 11:55 pm

Como as coisas mudam não é mesmo? Até ontem estávamos aptos fabricar F-35 para o mundo e comprar F-18E ou F-16BRFF de tampão, sabe como é, só prá quebrar um galho. Íamos receber AIM120C7, Harpoon, Kitty Hawk e as OHP do Talha, artilharia, M-1 e etc.
Quer dizer, éramos os amigos dos EUA e podíamos tudo, mesmo com um F-35 custando por baixo 100 milhas.

Agora que estamos com a sombra da URSS, do urso vermelho no horizonte secou tudo, Tupí secou, o outro poço lá secou, secaram os bio-combustíveis que venderíamos pros EUA e Europa a peso de ouro, nosso PIB vai parar de crescer, o pessoal do planejamento tomou aquele emburrecedor que distribuíram na Venezuela,a EMBNRAER também emburreceu, a MECTRON idem, tudo descambou assim, de ontem para hoje.

Só me resta uma coisa mesmo: :lol: :lol: :lol: :lol:

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#2260 Mensagem por faterra » Qui Abr 17, 2008 12:26 am

alexandre lemos escreveu:Seria interessante ouvir o forista venezuelano Marcos (aka Pit).

Faz uns dias, ele falou que boa parte dos custos de engenharia e desenvolvimento já foi amortizada. Isso valeria para a motorização, aviônicos e radar, por exemplo.

Os custos estariam agora mais na produção propriamente dita.

O Spirit 666 (master do zonamilitar.com.ar), forte nisso, fez umas interessantes perguntas.
Pensando en voz alta....

1) El PAK-FA está desarrollado en un 90% y la I&D ya está casi concluída. No encuentro donde está el negocio de Brasil, considerando que se incorporaría como socio, pero socio de pruebas de desarrollo y producción. Lo más interesante para la industria brasilera que es la investigación y desarrollo (I&D) ya está casi concluída.

2) En Rusia se habla que el PAK-FA entrará en servicio a partir del 2015/17. Suponiendo que no haya más atrasos, como llegará la FAB hasta entonces..con M2000 y F-5..??

4) India y Rusia son socios en el programa del avión de transporte táctico, el cual tiene un singular parecido con el Embraer C-390. Siendo socios en el PAK-FA, realmente se justifica desarrollar dos aeronaves del mismo segmento...?

4) Siempre se comentó que la FAB irá más adelante por el Aermacchi M-346, cuyo clon oficial lo fabrica Yakovlev (Yak-130) a un costo mucho más accesible. Que pasará entonces...?

5) Ultima: Dassault que opina de todo ésto...?

Muchas preguntas y pocas respuestas...
O Spirit (Cláudio) é um cara ponderado e inteligente, que jamais partiu para chauvinismos anti-brasileiros. Tem até um viés pró-americano, no que tange À FAA (F 16 ou 18, por exemplo, e não o M2K, que tem muitos admiradores em terras platinas).

Pedindo venia para transcrevê-lo, considero seu aporte bastante interessante, digno de ser debatido aqui.

Que acham ??????????????

Salu2, alexandre.
Desculpem minha intromissão leiga:
Com relação a amortização de custos, ele quer dizer que os custos de engenharia e desenvolvimento já foram totalmente bancados pelo projetista, não havendo, portanto, mais nada a ser feito?
Me parece que a amortização destes custos será feita através da definição do número de caças a serem produzidos e, conseqüentemente, sua inclusão no preço unitário dos mesmos.
Tal e qual o Brasil, seguindo o raciocínio do forista Studio, qual a vantagem da ìndia de entrar em parceria com a Rússia no PakFa, uma vez que seu desenvolvimento já está praticamente concluído, restando apenas a produção? Se não me falha a memória esta parceria foi anunciada no início de 2008.
Bem é isto. Espero não ter dito muito besteira.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2261 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 17, 2008 8:16 am

Wolfgang escreveu:Vinícius véio, quando olho passar o garçom e o Brasil pedir a conta, acho que teremos que lavar pratos (na de F-X...) :cry:
:lol: :lol: :lol: :lol:

Alberto -
Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#2262 Mensagem por Zepa » Qui Abr 17, 2008 8:39 am

Carlos Mathias escreveu:Como as coisas mudam não é mesmo? Até ontem estávamos aptos fabricar F-35 para o mundo e comprar F-18E ou F-16BRFF de tampão, sabe como é, só prá quebrar um galho. Íamos receber AIM120C7, Harpoon, Kitty Hawk e as OHP do Talha, artilharia, M-1 e etc.
Quer dizer, éramos os amigos dos EUA e podíamos tudo, mesmo com um F-35 custando por baixo 100 milhas.

Agora que estamos com a sombra da URSS, do urso vermelho no horizonte secou tudo, Tupí secou, o outro poço lá secou, secaram os bio-combustíveis que venderíamos pros EUA e Europa a peso de ouro, nosso PIB vai parar de crescer, o pessoal do planejamento tomou aquele emburrecedor que distribuíram na Venezuela,a EMBNRAER também emburreceu, a MECTRON idem, tudo descambou assim, de ontem para hoje.

Concordo 100% com você, Carlos.

Se formos de USA aí tudo dará certo, se formos de Rússia :roll: [004]
Abs.

Zepa

Imagem
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#2263 Mensagem por Luís Henrique » Qui Abr 17, 2008 9:04 am

Vinicius Pimenta escreveu:Agora façamos algumas considerações.

O projeto PAK, segundo as estimativas iniciais, deve custar em torno de 20 bilhões de dólares. Conosco serão três países: Rússia, Índia e Brasil. Dividindo-se em parte iguais seriam cerca de 6,5 bilhões de dólares para cada. Estamos mesmo podendo gastar 6,5 bilhões de dólares só pra desenvolver? Alguém acredita que a aeronave custará tão mais barato que um caça em desenvolvimento pelo mundo? Vai custar tão menos que um F-35? Vamos acreditar que sim. Mas coloquemos um preço de 80 milhões de dólares por aeronave. Se a FAB precisa de 78 aeronaves, seriam mais 6,2 bilhões de dólares. Teríamos a bagatela de quase 13 bilhões de dólares, isto é, cerca de 26 bilhões de reais em um intervalo de, sei lá, 10, 15, 20, 30 anos.

A pergunta é: sobrará dinheiro pra mais alguma coisa em se tratando de Forças Armadas?

Considerem que o governo pensava gastar até 16 bilhões de reais para as três Forças até 2020, isto é, 12 anos.

Ou outras: seríamos parceiros de segunda categoria, isto é, investiríamos menos? O que isso poderia gerar? Uma aeronave degradada em relação a versão russa e indiana?

Alguém me explica como se calcula esse tipo de coisa porque, se for desse jeito, sei não...
Vinicius, ja saiu notícia dizendo que a India colocou U$ 10 bi no Pak.

Sendo assim eu, sem fonte, creio que a Rússia colocara mais dinheiro que o Brasil.

Então, vejamos. A India colocou 10, se a Russia colocar 8, o Brasil so coloca 2.

Antigamente saiu notícias dizendo que a Russia planejava adquirir ao longo dos anos cerca de 600 Paks.

Na proporção de investimento no programa o Brasil adquiriria 150 Paks.

Eu acho um número viável ja que começaremos a recebe-los depois de 2015...
Até la o dinheiro vai ta sobrando cada vez mais.

120 Paks pra FAB e 30 pra MB não é muito. Em 2025, 2030 não é muito. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
orestespf
Sênior
Sênior

#2264 Mensagem por orestespf » Qui Abr 17, 2008 10:57 am

Carlos Mathias escreveu:Como as coisas mudam não é mesmo? Até ontem estávamos aptos fabricar F-35 para o mundo e comprar F-18E ou F-16BRFF de tampão, sabe como é, só prá quebrar um galho. Íamos receber AIM120C7, Harpoon, Kitty Hawk e as OHP do Talha, artilharia, M-1 e etc.

Calma, Carlos, está sendo muito precipitado. Ninguém assinou contrato ainda de parceria no programa do PAK-FA, e muito menos se falou no FX-2.

Primeiro é necessário saber se MOU se transformará em contrato e para isso é preciso saber a posição da Embraer e como e quem colocará a grana na parada. Segundo é preciso saber se serão comprados caças para o FX-2. Terceiro, se ficar definido que a FAB terá caças para o FX-2 (antes do PAK-FA, também supondo que a coisa irá adiante), é preciso saber qual será este caça.

Em suma, não temos nada certo até agora.

Abraços,

Orestes

P. Henrique
Intermediário
Intermediário

#2265 Mensagem por P. Henrique » Qui Abr 17, 2008 11:04 am

acredito que se o pak vingar mesmo, virão uns 2 esquadrões de su-30 ou migs usados como tampão ate a chegada dos pak's

Somente ao infante e dado o direito de ver a cor dos olhos do inimigo!
Responder