Degan escreveu:nenhum avião em uso na AL tinha a capacidade de ataque estratégico que um A-1 tem. Logico que naquela epoca não existiam por aqui os F-16 chilenos, so os venezuelanos e Mirage2000C(RDM) do Peru.
Creo que subestimas al resto…
1) Los Mirage 2000P peruanos son mucho mejor plataforma y sistemas
2) Los Jaguar y Mirage F-1 y Kfir C2 ecuatorianos están mejor
3) Los Kfir C2 colombianos
4) Los F-16A y Mirage 50 venezolanos también
5) Los Mirage Pantera de la FACH también.
Nenhum desses caças citados é melhor que o A-1 na arena para o qual foi projetado!
Continuamos cometendo os mesmo erros comparando o A-1 com caças supersonicos, temos que entender que o A-1 nunca foi concorrente destes mais sim ocupa um nicho exclusivo, ao lado de aviões como o Alfaget, SU-25, Jaguar, AV-8, etc...
Por favor….
1) El Su-25 es un caza tanques y avión CAS, estilo A-10, cosa que un AMX no es.
2) El Jaguar está en otra categoría (y es bastante más antiguo)
3) El AV-8 básico es comparable, pero sin su maniobrabilidad…las versiones modernizadas son otra cosa.
4) El Alfajet si estoy de acuerdo…y corresponde a un avión de entrenamiento.
1-Mostre-me que o A-1 não tem capacidade de "caza tanques e avión CAS".
2-O A-1 foi projetado para substituir aviões como o Jaguar.
3- É por isso que o A-1 tambem será modernizado, para o fim que se destina o faz com que o A-1 não precise ser um avião acrobatico. É reconhecidamente um avião bastante manobravel, é reconhecido como sendo melhor que o F-5 na sua arena de atuação(baixa altitude)
4- Citei o Alfaget por ser tambem um avião de ataque leve mas todos sabem que o A-1 é muito superior ao mesmo.
Muitos paises, como a França e a Inglaterra por exemplo, operam seus Jaguares com grande sucesso ao lado de Mirage2000 e Tornado ADV, eles não concorrem entre si mas se complementam.
Claro…insisto, no hay mucha comparación.
É plausivel de comparação sim!
O fato é que o Brasil é o unico pais da america latina que tem um caça-bombardeiro especifico para isto, deixando seus caças livres para a superioridade aerea.
No se si eso es una ventaja, sabiendo que los multirrol del resto hacen mejor el trabajo de “bombarderos”.
Sem dúvida os caças de ultima geração desempenham muito bem funções de ataque, mas existem missões que seria dispendioso demais arriscar um caça de 80 milhoes de dolares não acha?!
O A-1 depois de modernizado será um avião magnifico para o fim que foi projetado, extremamente letal e preciso, grande autonomia, baixa assinatura radar e infravermelho e capaz de se defender.
1) No será más preciso que el resto…es cosa de sistemas.
2) No tendrá más autonomía que el resto…en algunos casos menos.
3) No se de donde sacas que tiene pequeño RCS o firma IR….???.
4) El resto, se defiende mejor (por ser plataformas más capaces)
Com certeza não será melhor que os caças de ultima geração mas fará o serviço a um custo bemmmmmm menor.
Russos, Franceses, Ingleses e até Americanos continuam operando caças-bombardeiros contemporaneos ao A-1 e muitas vezes com a mesma capacidade e nós aqui criticando o que temos, é tipico dos Brasileiros essa atitude, nem me surpreendo com isso.
¿Mismas capacidades?.
Sim
Se o A-1 fosse chileno tinha neguinho aqui brigando.........ainda bem que eles tem o A-37!
Dudo que Chile se pudiese permitir el lujo de un avión así, que costó lo que dos F-16 nuevos (en la época)…y el A-37 es comparable con el A-29, en misión y capacidades.
Teremos nossos Rafales ao lado dos nossos A-1M novinhos.
O Mirage 2000D eu sei que pode...mas os Mirage peruanos não são mais antigos que os nossos e estão equipados com LGB e AS-30?
El Mirage 2000D es un biplaza optimizado para ataque terrestre, con radar Antílope con seguimiento del terreno…
Los Mirages peruanos son multirrol (radar RDM), y no son más antiguos.
Os Mirage2000P são os mais antigos mirage em operação, o RDM é uma versão melhorada do Cyrano IV ja o RDI é um radar completamente novo. O RDM foi usado nas primeiras versões dos Mirage2000C enquanto desenvoviam o RDI.
Os Mirage RDI tem capacidade para levar bombas inteligentes sim, na operação Mistral I eles soltaram algumas de treinamentos no Estande de Maxaramguape!
os mirages Indianos usam pod ATLAS e LGB:
Son Mirage 2000 con radar RDM….y el pod es francés (igual que en Perú).
Até onde eu sei os Indianos não operam o Mirage2000RDM.
Estas equivocado amigo, a maioria dos A-1 estão com pouquissimas horas de voo, são caças novos, os ultimos modelos foram recebidos em 1999! Ninguem acha velho as celculas dos F-16MLU que voavam muito e foram adquiridos na decada de 80!
1) Qué vida útil de diseño tienen los AMX…???.
2) Los F-16MLU tienen 5.000 horas reales restantes.[/quote]
Se "diseño" foi tudo os F-16 tambem estariam defasados ja que é um projeto anterior ao A-1.
O A-10 americano, AV-8, Tornado, etc... tambem não deveriam está mais voando por esse motivo!
Os AMX são aviões NOVOS!