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Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:02 pm
por EDSON
DESCRIÇÃO
A Ucrânia possui uma tradicional industria militar cuja origem remonta de 1941. A empresa Kharkiv Morozov participou do desenvolvimento dos carros de combate T-44, T-55, T-64 e T-80 obtendo uma grande experiência na produção de carros de combate. Depois da dissolução da União Soviética, a industria ucraniana seguiu um novo caminho no desenvolvimentos de equipamentos militares, sendo que a abertura de novos mercados, conseqüência do fim da guerra fria, onde somente nações alinhadas a extinta União soviética adquiriam equipamentos seus equipamentos, incentivou a Kharkiv Morozov desenvolver um novo carro de combate que pudesse ser exportado para as nações ocidentais. Esse novo carro de combate (MBT) atende pelo nome de T-84 Oplot, e é baseado no já excelente carro de combate T-80UD, produzido pela OKTB da Rússia. O mesmo possui baixa silhueta . Esse aspercto é muito importante para diminuir a vulnerabilidade do carro de combate numa batalha.
O T-84 é armado com um canhão KBA-3 de alma lisa e 125 mm, de carregamento automático, seguindo uma tendência em carros de combate modernos, capaz de disparar munição perfurante de blindagem APFSDS, também conhecida como flecha. Esse tipo de munição é a mais eficiente contra blindagens pesadas. Ela não tem ogiva, usando sua energia cinética, apenas, para penetrar no alvo. Além dessa granada, o T-84 dispara, também, munição HEAT (Alto Explosivo Anti Tanque). O canhão do T-84 é capaz de lançar o míssil AT-9 antitanque, com 8 km de alcance, guiado a laser. No T-84 são transportados 40 tiros de munição, sendo que 28 ficam carregadas no sistema de recarga automático do canhão. Essa munição pode ser variada entre os dois tipos de granadas descritas e o míssil AT-9. Como armamento secundário, o T-84 está armado com uma metralhadora antiaérea NSVT de 12,7 mm, operada remotamente de dentro da torre, permitindo uma menor exposição da tripulação ao fogo inimigo. O T-84 tem uma metralhadora coaxial de 7,62 mm do modelo PKT, instalada, como na grande maioria dos carros de combate modernos. Existe uma versão do T-84 chamada de T-84 Yatagan, equipada com um canhão ocidental de 120 mm de alma lisa e que foi avaliado pelo exercito da Turquia.

Acima: O canhão de 125 mm do T-84, é capaz de lançar misseis anti tanquwe, melhorando assim, a letalidade do veiculo no campo de batalha.
A proteção do T-84 Oplot é uma de suas melhores características sendo ela composta por chapas blindadas montadas junto com chapas de cerâmica, produzindo uma proteção balística muito eficaz, e relativamente leve. Além disso, o T-84 possui um sistema de blindagem modular reativa ERA, que anula ou diminui muito o efeito dos impactos contra o tanque, particularmente contra projéteis de carga oca e perfurante de blindagem. Além dessas proteções, o T-84 é equipado com sistemas de proteção ativa como o sistema Varta, que detecta quando o tanque está sendo iluminado por um designador laser e, automaticamente adota medidas defensivas para diminuir ou anular o ataque. Essas medidas vem na forma de lançadores de granadas de fumaça que são disparadas para ocultar a exata posição do tanque. Outro subsistema dessa defesa ativa é o lançador de aérosol, que é disparado para impedir que o feixe do laser do inimigo consiga iluminar o tanque, impedindo assim, a guiagem de seus mísseis guiados a laser, que são as maiores ameaças ao tanque no campo de batalha moderno. E por ultimo, está instalado um sistema de contramedidas contra mísseis guiados por IR que emitem sinais interferidores para o sistema de guiagem do posto de tiro do inimigo, enganando o míssil quanto a real posição do tanque.

Acima: Um T-84, é seguido por um Leopard 2 A6, durante apresentação ao exercito turco. O veiculo europeu é consideravelmente ,aior que o T-84.
A propulsão do T-84 Oplot é feito por um potente motor modelo 6TD-2 com uma potência na ordem de 1200 hp, ou seja, 200 hp mais potente que o carro de combate T-80 UD do qual deriva o T-84 Oplot. Esse motor leva o T-84 Oplot a uma velocidade máxima de 70 km/h em estradas e 50 km/h em terreno irregular.. Existem dois tipos de lagartas que podem ser usadas no T-84 Oplot. A normal, de aço e uma com “bolachas” de borracha, colocadas por ima dos gomos das lagartas que melhora a tração no asfalto, sendo indicada para operações urbanas. O motor é movido a diesel, mas pode ser usado com gasolina e combustível de motor a jato, facilitando muito o reabastecimento, caso haja problemas na linha logística no campo de batalha. Outra característica notável do T-84 é sua capacidade de transpor rios com até 1,8 m de profundidade sem preparação alguma e até 5 m de profundidade com preparação. A autonomia esta em 450 km por estrada ou 350 km por terreno irregular.

Acima, um desenho mostrando tres angulos do T-84 Oplot. Esse carro de combate é um dos mais eficientesjá construidos.
FICHA TECNICA
Velocidade máxima: 70 Km/h.
Alcance máximo: 450 Km em estrada, e 350 Km em terreno irregular.
Peso: 48 toneladas.
Tripulação: 3
Armamento: KBA-3 de alma lisa e 125 mm, 1 metralhadora PKT coaxial de 7,62 mm e uma metralhadora NSVT de 12,7 mm anti-aérea.
Motor: Um motor 6TD-2 a diesel com 1200 Hp.
Abaixo um vieo do MBT T-80 U do qual o T-84 deriva.

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:07 pm
por Kratos
Edson, você se esqueceu das figuras.

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:23 pm
por EDSON
Kratos escreveu:Edson, você se esqueceu das figuras.
Não sei colocar figuras. mas visite este blog. http://www.campobatalha.blogspot.com/

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 7:49 pm
por Kratos
EDSON escreveu:
Kratos escreveu:Edson, você se esqueceu das figuras.
Não sei colocar figuras. mas visite este blog. http://www.campobatalha.blogspot.com/


Beleza, valeu. Pra referência futura, se você precisar colocar figura em seus posts você usa o seguinte código.

Código: Selecionar todos

[img]URL da figura[/img]

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 9:07 pm
por EDSON
Kratos escreveu:
EDSON escreveu:
Kratos escreveu:Edson, você se esqueceu das figuras.
Não sei colocar figuras. mas visite este blog. http://www.campobatalha.blogspot.com/


Beleza, valeu. Pra referência futura, se você precisar colocar figura em seus posts você usa o seguinte código.

Código: Selecionar todos

[img]URL da figura[/img]
Não tem de que, e obrigado pela informação. :D

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 9:09 pm
por Alcantara
EDSON escreveu:
Kratos escreveu:Edson, você se esqueceu das figuras.
Não sei colocar figuras. mas visite este blog. http://www.campobatalha.blogspot.com/




:lol: Dando uma mãozinha...



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E o vídeo:
:arrow: http://www.youtube.com/v/vibfwehdefg

Muito bonita essa primeira foto do Oplot.




Abraços!!! :wink:

Enviado: Sáb Fev 24, 2007 11:03 pm
por A.K. for T-7
Kratos escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Se fosse para fazer por aqui um CC bom e barato, eu ficava com o OPLOT ucraniano. É basicamente o "Black Eagle" russo, ou seja, uma espécie de T-80UM modernizado para os requisitos do exército sul-coreano (que acabou não comprando mais unidades de T-80U e sim fazendo seu próprio CC).

A maior vantagem do OPLOT é que, ao invés de usar o canhão russo com alimentação da munição "em duas partes", ou seja, projétil e estojo separados, ele usa um canhão 120mm e munição ocidental, ou seja, projétil e estojo numa única peça, o que permite, no caso de munição APFSDS um projétil bem longo e estreito (até a base do estojo), sendo que esta relação ideal de comprimento x diâmetro da "flecha" garante maior precisão e poder de perfuração muito maiores que os similares russos, que são mais curtos e grossos para poderem ser alimentados pelo carregador tipo carrossel dos T-64/72/80/90.

O OPLOT também usa um carregador automático tipo "cesta", localizado numa posição protegida atrás da torre (como o Leclerc), que explode para fora em caso de impacto, preservando a tripulação. Já o carregador dos T-64/72/80/90 é do tipo carrossel, dentro do chassis e ao redor do anel da torre: aí acontece o que todo mundo adora mostrar na TV, ou seja, se uma munição perfura o chassis ela vai atingir a munição estocada ao redor da torre e causar sua detonação. Resultado? A tripulação é "vaporizada" e a torre sai voando para cima...

No mais o OPLOT pode receber tudo que é material ocidental (motor, câmbio, óticos, etc...)


Beraldi, você tem mais informações desse CC OPLOT?

PS: Você é PF?


Taí a página do fabricante do OPLOT:

http://www.morozov.com.ua/eng/body/t84.php?menu=m1.php

Mas na realidade a versão a que eu me referia era o Yatagan, do mesmo fabricante:

http://www.morozov.com.ua/eng/body/oplo ... enu=m1.php

Sou PF atualmente lotado em P. Seguro/BA e em processo de remoção para Salvador/BA...

Enviado: Dom Fev 25, 2007 11:39 am
por Pedro Gilberto
Alexandre Beraldi escreveu:Sou PF atualmente lotado em P. Seguro/BA e em processo de remoção para Salvador/BA...


Seja bem-vindo a terrinha Beraldi!!! :D

[]´s

Enviado: Dom Fev 25, 2007 1:57 pm
por Bolovo
Pedro Gilberto escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Sou PF atualmente lotado em P. Seguro/BA e em processo de remoção para Salvador/BA...


Seja bem-vindo a terrinha Beraldi!!! :D

[]´s

Pouco nômade esse Beraldi... :roll: :mrgreen:

Enviado: Seg Fev 26, 2007 9:47 am
por Carcará
Pedro Gilberto escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:Sou PF atualmente lotado em P. Seguro/BA e em processo de remoção para Salvador/BA...


Seja bem-vindo a terrinha Beraldi!!! :D

[]´s


2X

Enviado: Seg Fev 26, 2007 4:34 pm
por EDSON
Porque nossos tanques deveriam ser mais modernos , ou mais resistentes? http://www.liveleak.com/view?i=8f0594995e

Enviado: Seg Fev 26, 2007 7:24 pm
por jauro
PRick escreveu:
Lauro Melo escreveu:
Luís Henrique escreveu:So que teriamos que comprar mais uns 260 ou 360 e aposentar todo o resto. Aposentar M-41, M-60 e Leo1A1. Ai ficariamos bonito na foto, com 500 ou 600 Leo1A5 todos padronizados e munições modernas. :D


Brasília (DF) – Foi realizada em 15 de agosto de 2006, no auditório da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, a reunião Decisória Especial (RDE) para a adoção pelo Exército Brasileiro da Família de Carros de Combate Leopard 1 e a aquisição dos Carros de Combate Leopard 1 A5.

Só existe agora a família Leo 1.


Interessante, os Leo 01, tem uma série de produtos feitos com o seu chassi, o mais conhecido é o AAe Guepard, mas existem os carro de socorro, entre outros. Isto quer dizer que poderemos ter surpresas.

[ ]´s


PORTARIA Nº 201-EME, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2006.
Adota a Família de Viaturas Blindadas Leopard 1.
(Ato de Adoção nº 03/06).
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso da competência que lhe
confere o inciso VI do art. 5º do Regulamento do Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela
Portaria Ministerial nº 300, de 27 de maio de 2004, e de conformidade com o item 9) do art. 6º das IG 20-
11, aprovadas pela Portaria Ministerial nº 270, de 13 de junho de 1994, e com o Bloco nº 71, do art. 15 das
IG 20-12, aprovadas pela Portaria Ministerial nº 271, de 13 de junho de 1994, resolve:
Art. 1º Adotar, para o Exército Brasileiro, a Família de Viaturas Blindadas Leopard 1,
conforme o Ato de Adoção nº 03/06.
Parágrafo único. A referida adoção é fruto da decisão tomada na Reunião Decisória
Especial, realizada em 15 de agosto de 2006.
Art. 2º Determinar ao Departamento de Ciência e Tecnologia, ao Departamento Logístico e
às Áreas de Doutrina, Instrução e Logística do Estado-Maior do Exército, que tomem as providências
decorrentes da adoção do material em questão, previstas nas Instruções Gerais para o Modelo
Administrativo do Ciclo de Vida dos Materiais de Emprego Militar (IG 20-12), aprovadas pela Portaria
Ministerial nº 271, de 13 de junho de 1994.
Art. 3º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.