Estrutura e Quantidade dos Agrupamentos Militares no EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Estrutura e Quantidade dos Agrupamentos Militares no EB

#226 Mensagem por Guerra » Seg Abr 07, 2008 7:56 am

jauro escreveu:UM POUCO DE POLÊMICA COM A ENGENHARIA:
Exército e obras públicas de infra-estrutura

Luiz Roberto F. P. Antunes*

O artigo publicado no Estado em 19 de março (B2), intitulado Sinais trocados, de autoria do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, criticando a participação do Exército em obras de infra-estrutura, é muito oportuno, porquanto nos faz analisar e concluir sobre o verdadeiro papel da instituição no desenvolvimento econômico do País.

Tradicionalmente, o Exército tem atuado para executar obras de infra-estrutura no Brasil em áreas pioneiras sem retorno lucrativo imediato e nas quais a iniciativa privada não tenha condições de assumir os projetos por uma série de razões. Como exemplo recente da atuação do Exército se pode citar a construção de estradas na Amazônia durante as décadas de 1960 e 1970 e as obras para minimizar o sofrimento nordestino em razão da seca.

Ora, a necessidade de realizar obras pioneiras de interesse nacional e a falta de condições para as empresas privadas atuarem justificava o emprego da Engenharia de Construção do Exército. Aliás, ainda hoje se mantêm na Amazônia e no Nordeste os mesmos batalhões daquelas décadas. O cenário evoluiu, mas o Exército não alterou a sua articulação. Existem dois batalhões de construção subempregados, um em Porto Velho (RO) e outro em Rio Branco (AC), para citar aqueles do meu conhecimento.

Hoje vemos construtoras civis atuando em diversas obras de infra-estrutura na Amazônia e no Nordeste, porque as condições se alteraram. Deve ser do interesse nacional que elas tenham experiência nas regiões brasileiras. Sob o enfoque militar, em caso de crise ou conflito, elas poderão, e deverão, ser mobilizadas para suprir as demandas que não sejam atendidas pela Engenharia do Exército. Portanto não é salutar para o Brasil que o Exército, por meio de sua Engenharia de Construção, venha a concorrer com a iniciativa privada em obras públicas. Falar em corrupção nas licitações e na qualidade deficiente do produto final das empresas privadas é aceitar que toda a estrutura governamental esteja falida e não seja confiável, o que não é admissível. A Justiça está aí para punir os corruptos, como tem feito em diversos casos do conhecimento público.

O Exército precisa estar voltado, prioritariamente, para a sua destinação constitucional de defesa da Pátria e de garantia da lei e da ordem. Os adestramentos que têm sido realizados num quadro de guerra convencional, ou não, deixam muito a desejar, porque a capacitação do pessoal e a obsolescência do material estão aquém do que o Brasil requer em termos de Defesa.

Acresça-se que as fronteiras do País não têm recebido a atenção merecida. Embora estejamos em plena vigência da Lei Complementar 117/2004, que no seu artigo 2º concedeu poder de polícia ao Exército na faixa de fronteira, não se têm realizado operações cotidianas com o intuito de coibir o crime organizado transnacional, destacando-se o tráfico de drogas e o contrabando de armas. A atuação é muito acanhada. Observa-se, muitas vezes, que o ilícito encontra passagem para o território nacional em pontos onde o Exército possui desdobradas organizações militares de combate, que, por lei, deveriam atuar.

As argumentações do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada estão corretas. A Engenharia do Exército deve estar voltada, fundamentalmente, para a Engenharia de Combate, adestrando-se com as organizações das demais armas e serviços dentro de um quadro de crise ou conflito. A Engenharia de Construção é uma atividade de retaguarda em conflitos e pode ser complementada pelas empresas de construção civis uma vez mobilizadas. Não deve ser superdimensionada pelo Exército. É do interesse nacional que se tenha quantidade e qualidade nos serviços de engenharia de construção civil. Dificultar, ou mesmo impedir, a participação da iniciativa privada na execução de obras públicas de infra-estrutura não vai ao encontro do que se pretende em termos de preparação para uma situação de crise ou conflito, isso falando apenas pelo lado militar da questão.

*Luiz Roberto Fragoso Peret Antunes, general-de-brigada da reserva, como oficial-general comandou a 17.ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho (RO), foi adido do Exército junto à Embaixada do Brasil em Washington (2005-2007)
Já era hora de alguém acabar com o trabalho escravo da engenharia.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
dbotura
Intermediário
Intermediário

#227 Mensagem por dbotura » Seg Abr 07, 2008 10:12 am

Alguém saberia me dizer se a denominação do antigo 37 BIMTZ, mudou para 37 BIL........

bruno mt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes

#228 Mensagem por bruno mt » Seg Abr 07, 2008 2:45 pm

Caros colegas, desculpem-me a minha dessenformaçao, mais ai vai:

Para que serve um engennheiro no meio de uma guerra,não digo o batalhao de engenharia que da ao meu ponto de vista auzilio logistico, e sim um engenheiro combatente??

PS: pergunto isso porque em muitos jogos de querra onde voce escolhe o que vai ser tem a opçao de receber o kit engenheiro.

um abraço
Bruno

ImagemImagemImagem
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#229 Mensagem por Sideshow » Seg Abr 07, 2008 2:57 pm

Alguém tem fotos dos mísseis anti-tanque do EB Milan e Eryx?

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#230 Mensagem por jauro » Seg Abr 07, 2008 7:43 pm

Também concordo com o Gen Peret. Mais combate e menos ajuda (não reconhecida) ao governo Lula.
Mais Engenharia de combate eficaz e menos Eng Cnst.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior

#231 Mensagem por jauro » Seg Abr 07, 2008 7:45 pm

Alguém saberia me dizer se a denominação do antigo 37 BIMTZ, mudou para 37 BIL........

Sim mudou.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior

#232 Mensagem por jauro » Seg Abr 07, 2008 8:20 pm

Para que serve um engennheiro no meio de uma guerra,não digo o batalhao de engenharia que da ao meu ponto de vista auzilio logistico, e sim um engenheiro combatente??

PS: pergunto isso porque em muitos jogos de querra onde voce escolhe o que vai ser tem a opçao de receber o kit engenheiro.

um abraço
Bruno
Não sei se entendi, mas para fazer o que a engenharia de combate faz há necessidade de um técnico especializado. A eng faz:

Pontes
Obstáculos, ou organização do terreno, fortificações.
Estradas
Instalações
Reconhecimentos especializados de engenharia (vaus, capacidade de pontes e estradas)
Assiste. Téc às demais armas

Ou seja a engenharia dá mobilidade para a tropa amiga e contra- mobilidade ao inimigo.

Jauro.
durvalmf
Novato
Novato

Re:

#233 Mensagem por durvalmf » Sex Abr 11, 2008 10:20 pm

knight7 escreveu:
RobsonBCruz escreveu:Jauro e Clermont,

A planilha está disponível no seguinte endereço:
http://rapidshare.com/files/52752941/Es ... ercito.xls

Ela ainda não está atualisada com a extinção da 4ªDE.
É isso mesmo Jauro, a 4ªDE foi extinta? Por que?
A Planilha com a estrutura do EB não está mais disponível.
Por favor. Postem novamente a planilha com os dados compilados!!! Muito Obrigado desde já!!!

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

Re: Re:

#234 Mensagem por RobsonBCruz » Seg Abr 14, 2008 1:17 pm

durvalmf escreveu:
knight7 escreveu: A Planilha com a estrutura do EB não está mais disponível.
Por favor. Postem novamente a planilha com os dados compilados!!! Muito Obrigado desde já!!!
Não estou conseguindo mais acessar o site rapidshare.com.
Se alguém souber de uma outra forma de disponibilizar a planilha, me digam.
Enquanto isso, posso mandar por email aos interessados.

durvalmf
Novato
Novato

#235 Mensagem por durvalmf » Seg Abr 14, 2008 8:56 pm

Por favor envie a planilha para: durvalmf@terra.com.br

Assim que receber eu vejo se consigo disponibiliza-la para todos no Disco Virtual do Terra!

Abraços

jauro
Sênior
Sênior

#236 Mensagem por jauro » Qua Abr 30, 2008 12:08 pm

Jauro.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#237 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 30, 2008 10:37 pm

Finalmente!

Piffer tá de mudança?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#238 Mensagem por Piffer » Sex Mai 02, 2008 9:08 am

Vinicius Pimenta escreveu:Finalmente!

Piffer tá de mudança?
Não estou não. Pelo menos por agora.

Estou nomeado no CIAvEx e vou ficar aqui até 2010.

Só esse negócio de destacamento "Tuiuiú" que não está legal. Alguém falou alguma vez e acreditaram. Mas vamos ter um nome melhorzinho pra colocar.

Abraços,

Carpe noctem!
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#239 Mensagem por Sniper » Sex Mai 02, 2008 10:41 am

Piffer escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Finalmente!

Piffer tá de mudança?
Não estou não. Pelo menos por agora.

Só esse negócio de destacamento "Tuiuiú" que não está legal. Alguém falou alguma vez e acreditaram. Mas vamos ter um nome melhorzinho pra colocar.

Abraços,
Essa questão de nomes de unidades nas FA's Brasileiras é complicada... Ou é nome de índio ou de animais "bizarros". Podiam escolher um nome mais imponente POWS! :mrgreen: [003]

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#240 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mai 02, 2008 12:09 pm

Piffer escreveu:Não estou não. Pelo menos por agora.

Abraços,
Ahhh, que bom. :D

Tuiuiú é triste mesmo. Por favor, arrumem outro. Não precisam inventar muito. Que tal "destacamento do 3° BAvEx"? Olha que simples. :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder