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Enviado: Ter Mar 21, 2006 6:49 am
por P44
Já agora, quantos Alouette III ainda servem na FAP????

Enviado: Ter Mar 21, 2006 7:20 am
por Rui Elias Maltez
P44:

A página da FAP é omissa, mas cerca de 25 helis operacionais ainda.

Estão baseados na Base aérea nº 11 de Beja e são operado pela esquadra 552 "zangões".


As missões são de busca e salvamento e transporte.

Enviado: Ter Mar 21, 2006 7:33 am
por P44
Rui Elias Maltez escreveu:P44:

A página da FAP é omissa, mas cerca de 25 helis operacionais ainda.

Estão baseados na Base aérea nº 11 de Beja e são operado pela esquadra 552 "zangões".


As missões são de busca e salvamento e transporte.


Esses 25 são os remanescentes dos mais de 150 (?) que chegaram a existir durante a guerra colonial, ou ainda foram alguns adquiridos após o fim da guerra????

Enviado: Ter Mar 21, 2006 8:01 am
por Rui Elias Maltez
Outro site com interesse para quem quiser conhecer um pouco a história militar portuguesa nos teatros ultramarinos, e desta vez, relativamente a Moçambique:

http://www.esquadra503.com/menu.htm

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Um site com muito link's de interesse, e descrição das missões principais levadas a cabo a partir da FAP com recurso aos AluetteIII, vídeos, galeria fotográfica e relação das esquadras e aerodromos onde os AluetteIII e outras aeronaves operaram.

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Algumas fotos na região de Mueda:

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Sobrevoando o hospital de campanha em Mueda (Moçambique)

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Noraltas em Mueda, avião utilizado para transporte de equipamento e tropas[/img]

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Caça bombardeiro FIAT G-91, avião muito utilizado pela FAP, principalmente em Moçambique e Guiné.

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Aeródromo de Nampula (norte de Moçambique)

Enviado: Ter Mar 21, 2006 8:07 am
por Rui Elias Maltez
Esses 25 são os remanescentes dos mais de 150 (?) que chegaram a existir durante a guerra colonial, ou ainda foram alguns adquiridos após o fim da guerra????


P44:

os AluetteIII que restam são os do tempo da guerra colonial ainda e foram os que sucederam aos mais ligeiros helis AluetteII.

Alguns aquando da descolonização já não estavam capazes e foram logo abatidos, alguns outros, e nomeadamente AluetteII acabaram por ser deixados para trás (até há poucos anos Angola ainda utilizadava alguns AluetteII na sua Força Aérea) e os que restaram são os que temos ainda.

Fala-se, mas sem calendarização, num plnao de substituição destes helis por um heli ligeiro quer para a FAP quer para o Exército.

Mas está tudo ainda muito "nas nuvens".

Talvez o Charlie ou o José Matos saibam de mais alguma coisa relativamente a esse assunto, mas para já é o que temos. :?

Enviado: Ter Mar 21, 2006 9:01 am
por Miguel
Temos 18 Allouettes em serviço(incluindo os rotores de portugal)

Enviado: Ter Mar 21, 2006 9:06 am
por Charlie Golf
... se retirares três Allouette III ao número 18, ficam 15 "Zangões" activos. :wink:

Enviado: Ter Mar 21, 2006 9:17 am
por Rui Elias Maltez
A sério?

Mas até há pouco tempo não eram 25 helis?

Pelo menos quando foram aqueles para Timor, foram referidos pela comunicação social 25 AluetteIII na FAP :shock:

Enviado: Ter Mar 21, 2006 9:40 am
por Charlie Golf
Até podem existir 25 Al-III (e mais alguns por aí) mas a verdade é que neste momento apenas se encontram 15 helicópteros operacionais. E sempre bem activos, por sinal. :wink:

Enviado: Ter Mar 21, 2006 10:28 am
por Rui Elias Maltez
Quando eu era miudo era frequente ver AlIII a operarem na BA nº 1 e até por algumas vezes um C-130 lançou paraquedistas lá.

Isto foi ainda nos finais dos anos 70.

Agora é muito raro eu ver um AlIII no ar. :cry:

Eu adorava o barulho muito característico que fazenm os AluetteIII.

Enviado: Qua Mar 22, 2006 2:25 am
por p_shadow
A Guerra Colonial Portuguesa contém acontecimentos/episódios que (e muito infelizmente) jamais algum dia iremos realmente conhecer ou explicar.

Rui Elias Maltez escreveu:Imagem
Aeródromo de Nampula (norte de Moçambique)


Um Canberra em solo "português"!
Excelente registo! 8-]

Com uma observação refinada e/ou sabendo a data da foto será possivel saber se se trata de um aparelho rodesiano ou sul-africano.


Abraços

Enviado: Qua Mar 22, 2006 2:11 pm
por Rui Elias Maltez
Só o gestor do site poderá saber, e mesmo assim... :?

É que essa galeria fotográfica, pelo que eu percebi é composta por fotos de pessoal que as envia para lá.

Enviado: Qua Mar 22, 2006 9:52 pm
por nestor
Yo creo que la FAP deberia adquirir 50-60 F-16 Block 52 y concluir la MLU de sus 40 F-16 acuales.

De ese modo se reduciria el desequilibrio con España y ademas se convertiría en una fuerza bastante respetable para los vecinos del sur :wink:

Saludos.

P.D. Y que no me digan que eso es impoisible teniendo en cuenta que Portugal casi dobla el PIB chileno con seis millones de habitantes menos.

Enviado: Qua Mar 22, 2006 10:13 pm
por pafuncio
nestor escreveu:Yo creo que la FAP deberia adquirir 50-60 F-16 Block 52 y concluir la MLU de sus 40 F-16 acuales.

De ese modo se reduciria el desequilibrio con España y ademas se convertiría en una fuerza bastante respetable para los vecinos del sur :wink:

Saludos.

P.D. Y que no me digan que eso es impoisible teniendo en cuenta que Portugal casi dobla el PIB chileno con seis millones de habitantes menos.


Concordo.

Assim, Portugal teria ALGUMA condição de se defender quando do inevitável ataque dos Cougars "F 100 killers".

Também conviria à Espanha, no caso do enfrentamento da frota invasora sul-americana. Haveria assim alguma esperança de desgaste dos atacantes.

O Chile, a justificar o ressurgimento da União Ibérica, passados séculos ...

"Esperem e verão".

Enviado: Qui Mar 23, 2006 1:11 am
por p_shadow
Rui Elias Maltez escreveu:Só o gestor do site poderá saber, e mesmo assim... :?

É que essa galeria fotográfica, pelo que eu percebi é composta por fotos de pessoal que as envia para lá.


E bem hajam por isso!

É realmente uma pena (e não o digo só porque sou Português) que um conflito como a Guerra Colonial Portuguesa seja tão pouco documentado e debatido na internet, (que é a escola dos "pobres") como tem sido! :cry:

Na memória de muitos milhares de Portugueses existe um espólio de recordações e informações inimaginável...


Abraços