QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça TAMPAO ideal para a FAB?

F-5
11
6%
F-16 MLU
34
20%
F-18 A/B
11
6%
Mirage 2000-9
57
33%
MIG 29
7
4%
SU-30 MK2
33
19%
nda...ficamos como estamos até o de 5 Geraçao
19
11%
 
Total de votos: 172

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#226 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 27, 2012 3:10 pm

Eu espero que o GDA deixe de ser "GDA" e adote uma função mais 'multirole'. Custa muito caro ter um esquadrão tão especializado com uma aeronave exclusiva.

Eu sou fã de carteirinha do Typhoon!! Mas eu não acho que ele serve para um país como o Brasil.

Ele é caro de manter e acho que ainda temos que comer muito arroz com feijão em termos de política de Defesa para operarmos uma aeronave como essa. :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#227 Mensagem por Skyway » Seg Ago 27, 2012 4:34 pm

Bom, se for mesmo pra jogar no lixo todo o plano de defesa no que diz respeito a desenvolver a industria nacional, transferência de tecnologia, padronização da frota e etc, e partir para um "tampão", eu voto no Typhoon.

É caro sim, mas se for assim, não operamos nada top. Custo operacional não deveria entrar na equação.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#228 Mensagem por Luís Henrique » Seg Ago 27, 2012 5:42 pm

Bourne escreveu:Se a FAB quer um cara para defesa aérea o Typhoon representa uma possibilidade real. E achar um caça melhor vai ser difícil ou vai ter que esperar alguns anos. Este pode interceptar qualquer coisa. A capacidade de ataque ao solo pode ser limitada, mas a FAB não tem defesa área.

É claro que é caro de manter. Se quer algo barato fica com F5 ou substitui por Super Tucanos ou vai atrás de Mirage2000 ou F16 bunitinhos. O reto resolve quando decidir o FX ou essas aeronaves permitem esperar os caças de quinta geração. Supondo que a FAB realmente compre algum dia.

Quem sabe a EADS aceita um leasing. Apesar de achar que a Suíça agarra a oportunidade. [005]
Se é tão bom, porque a Alemanha está vendendo?

DUVIDO que a Suiça compre. Aliás, DUVIDO que desistam do Gripen.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#229 Mensagem por marcelo l. » Seg Ago 27, 2012 6:15 pm

Se fosse sem ToTs mágicas e um bom abatimento, eu iria de Rafale no caso de tampão, é o único caça dos oferecidos que o país de origem tem pretensão de mante-lo co mo seu caça principal até pelo menos 2030 e tantos...




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#230 Mensagem por Carlos Lima » Seg Ago 27, 2012 6:16 pm

A Alemanha tem um problema sério com gastos de Defesa e prefere continuar encomendando o Trench 3 e se desfazer do Trench 1, 2 do que fazer upgrades desses e fecha a linha de produção mais cedo porque terá que abrir mão de mais unidades do Trench 3.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#231 Mensagem por mmatuso » Seg Ago 27, 2012 7:09 pm

Mas nem tampão seria mais, 3,3 bilhões de francos suíços = 6,76 bilhões de reais por 33 Typhoons.

O governo se estiver pensando em caça tampinha deve estar pensado em algo bem mais barato, afinal de contas está alegando que não tem grana em caixa.




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#232 Mensagem por nveras » Seg Ago 27, 2012 8:03 pm

mmatuso escreveu:Mas nem tampão seria mais, 3,3 bilhões de francos suíços = 6,76 bilhões de reais por 33 Typhoons.

O governo se estiver pensando em caça tampinha deve estar pensado em algo bem mais barato, afinal de contas está alegando que não tem grana em caixa.
Nós vamos ficar mesmo é com Taphu. :evil:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#233 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 27, 2012 8:05 pm

Túlio escreveu:Eu também não, falta a opção de dar um "up" nos Mirages 2000 que já temos e de repente até pegar mais uns. Eu só queria ver a cara do PRICK:

"OBA, MAIS LINDINHOS!!!" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pois é isso que eu queria ver.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
mauregas
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 3:30 pm

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#234 Mensagem por mauregas » Ter Ago 28, 2012 4:55 pm

Honestamente não acredito que o País vai passar por isso novamente.

O descaso dos nossos políticos com a Defesa (e com a Educação, e com a Segurança, e com a Saúde) é pura irresponsabilidade.

Não tem que ficar fazendo esse tipo de compra, que nada acrescenta à Nação.

Talvez fosse melhor pedir para produzirmos, sob licença, aqui no País algo que tenhamos condições de fazer, como foi feito com o Xavante em outros tempos. Com isso, aprenderíamos mais um pouco, ganharíamos experiência e um pouco de tecnologia. Além de ter algo com alguma qualidade e que tenha condições reais de uso, se necessário.

Deixando o tal FX para um plano maior, que é a busca de espaço em um projeto de caça de 5ª geração.




Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#235 Mensagem por Olinda » Qua Ago 29, 2012 8:40 pm

mauregas escreveu:Honestamente não acredito que o País vai passar por isso novamente.

O descaso dos nossos políticos com a Defesa (e com a Educação, e com a Segurança, e com a Saúde) é pura irresponsabilidade.

Não tem que ficar fazendo esse tipo de compra, que nada acrescenta à Nação.

Talvez fosse melhor pedir para produzirmos, sob licença, aqui no País algo que tenhamos condições de fazer, como foi feito com o Xavante em outros tempos. Com isso, aprenderíamos mais um pouco, ganharíamos experiência e um pouco de tecnologia. Além de ter algo com alguma qualidade e que tenha condições reais de uso, se necessário.

Deixando o tal FX para um plano maior, que é a busca de espaço em um projeto de caça de 5ª geração.
Concordo e acredito que a melhor opção (custo beneficio) seria o MIG-35 com eletrônica israelense.

Com licença de fabricação para turbinas e radar (geração de empregos etc..).




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#236 Mensagem por sapao » Qua Ago 29, 2012 10:05 pm

Túlio escreveu:
irlan escreveu:Os mirages de Brasilia não estão prestes a se aposentar?
Estão, cupincha, parece que é pro ano que vem. Até "alguém" resolver que não... :wink: 8-]
Parece que ja conseguiram estender ate 2014 Tulio, vamos ver...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#237 Mensagem por sapao » Qua Ago 29, 2012 10:12 pm

FCarvalho escreveu:Melhor seria então comprar células J-10C/D dos chinas, empacotar tudo com recheio eletrônico da Elbit, radar ativo IAI ou Finemecanica, uma AL-41 com empuxo vetorado, tanques conformais, R-77M's e A-Darter, etc...

Teremos nossa própria versão tupiniquim de F16I Sulfa... :lol:

abs.
A diferença e que Israel projeta, desenvole e fabrica o recheio/armamentos do Sulfa.
Nos estariamos apenas comprando de varios fabricantes e montando as peças, com certeza pagando a cada um deles uma fortuna para ter uma integração que dificilmente ocorreria.
Acho que nese caso seria melhor comprar tudo de um fabricante só para poder barganhar melhor.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#238 Mensagem por sapao » Qua Ago 29, 2012 10:24 pm

Túlio escreveu:Me parece MAIS um sintoma de que o F-22 não é isso tudo e de que cada vez se espera menos do F-35. 8-]
Tulio, acredite, ele é isso tudo.
Só como tudo que é bom, custa muito mais caro.
E nem eles podem se dar ao luxo ou ter a visão de que vale a pena gastar o quanto se necessita para mante-los.
Sinceramente, tirando Russia e China, nenhum outro pais e uma ameaça que mereça uma vetor desse custo a disposição; ate porque ele é especificamente designado para Defesa Aerea.

Vale lembra que a linha de produção nao foi fechada, e quando o T-50/J-20 estiverem entrando em operação o F-22 vai estar passado pela MLU.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#239 Mensagem por sapao » Qua Ago 29, 2012 10:49 pm

Carlos Lima escreveu:
WalterGaudério escreveu: Mas é aquela história, pelo menos o Mike consegue "intersgir" com os E/R 99 e com outros meios. Já o Mirage 2000C , da maneira como está aqtualmente , sem datalink, e sem mísseis...

SE conseguirmos por algum passe de mágica adquirirmos mais células de Mirage 2000 e submete-las a uma modernização, colocando-as/integrando-as ao sistema de data-links usado atualmente, aí sim.

E eu estou falando apenas na integração do sistema Mirage 2000-X, falar a mesma lingua. Não falo dos armamentos...

É por aí que eu vejo a impossibilidade de ver Mirage 2000-9 por aqui.
Olá amigo,

O M2k grego opera perfeitamente junto com o E-99 Grego e outras aeronaves da OTAN. O que basta é o Upgrade (assim como o F-5 recebeu).

Existem vários níveis diferentes de upgrade e aí cabe a FAB ver o que seria rasoável para as suas necessidades.

O problema é que até aonde consta essas células de M2k precisam ir de volta para o 'osso' assim como aconteceu com os F-5 antes da modernização para extender a sua vida útil.

Mas e aí? Vale a pena dar mais '10' anos de vida útil ao M2k?? Isso acabaria de vez com a chance do F-X ser resolvido em algum momento próximo (lembrar que a encomenda inicial do F-X visa justamente substituir os M2k).

Quanto a células, a França está tirando M2k de serviço as pencas então isso não seria problema.

Eu só não gosto nem um pingo dessa solução. :(

[]s
CB_Lima
E exatamente essa a questão: a necessidade da FAB e ter o F-2000 (ou o F-5BR) operando ate a chegada do F-X; porque qualquer coisa diferente disso significa o fim do processo.
Como a troca do F-2000 pelo F-5BR não vai se concretizar, pelo menos ate 2014, acho que so resta esperar ate o fim do ano.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#240 Mensagem por Luís Henrique » Qui Ago 30, 2012 12:18 am

O m2k-5 é um ótimo caça ainda.
O ÚNICO problema é o PREÇO.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder