FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#226 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 20, 2010 11:49 am

Carlos Mathias escreveu:Túlio, isso que você está falando não é fé, é fanatismo, fé irracional.

A FÉ é, por definição, desvinculada da racionalidade no sentido em que a pareces usar, ou seja, lógica com comprovação empírica. A metafísica - base de TODAS as religiões - emprega igualmente a lógica mas desnecessitada da experimentação que conduz ao CONHECIMENTO. Daí a necessidade da FÉ, acreditamos mas não SABEMOS pois, se SABEMOS, não é FÉ, é CONHECIMENTO... :wink:

Para matar de vez a charada: DEUS PODE TER FÉ? Não, né? DEUS SABE!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#227 Mensagem por U-27 » Sáb Mar 20, 2010 11:53 am

a fé nao é desvinculada pois a fé existe devido a razão.

afinal, a fé se diz mais aos "misterios da fé" que são realmente coisas que não são possiveis de se explicar.

porem, a existencia de Deus não é uma verdade de fé nem misterio, ele existe pois racionalmente podemos chegar nisto.

agora se pegar algo mais complexo, como a transubstaciação da hostia na eucaristia, é um misterio de fé, pois não sabemos como ocorre, mas sabemos que ocorre por Cristo nos revelou isto.

ou seja, se não sabermos que ocorre não há fé, é necessario um tanto de razão para se ter fé.




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Carlos Mathias

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#228 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mar 20, 2010 11:59 am

Agora você separou, um pouco mas deparou.

Ter fé não é acreditar que Deus vai me dar a mega-sena, talvez nem mesmo me curar de uma doença fatal.
Acredita-se em Deus, ou não.
A fé não deve estar ligada à nossa incapacidade de lidar com as agruras da vida, ou da vida em si.

Prá você ver, eu ainda creio em Deus, talvez mais agora do que antes, entendeu?




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#229 Mensagem por U-27 » Sáb Mar 20, 2010 12:01 pm

exatamente cm

até por que se tudo fosse perfeito neste mundo, seria o paraiso e bem, não é ^^




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#230 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 20, 2010 12:01 pm

Eu penso que estão discutindo o sexo dos anjos(sem trocadinlhos... :lol: )

Fé pode ser claramente algo para alguns, mas ser outra coisa para outros! Concordo em parte com o Túlio, mas foi como eu disse mais acima, o conceito de fé é algo muito, mas MUITO amplo, e encontra uma definição em cada região, país, cultura, crença, educação e etc

Todos estão certos em ter a sua fé, e todos estão errados em querer afirmar que fé é uma coisa só. Não é uma coisa só em relação ao mundo, mas pode ser em relação a você. :wink:

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#231 Mensagem por U-27 » Sáb Mar 20, 2010 12:02 pm

discordo
só uma fé é verdadeira ;)




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#232 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 20, 2010 12:17 pm

Carlos Mathias escreveu: Agora você separou, um pouco mas deparou.

Ter fé não é acreditar que Deus vai me dar a mega-sena, talvez nem mesmo me curar de uma doença fatal.
Acredita-se em Deus, ou não.
A fé não deve estar ligada à nossa incapacidade de lidar com as agruras da vida, ou da vida em si.
Absolutamente. FÉ, por mais carolices que o nosso amigo U27 possa desfiar aqui, sempre será baseada em 'CRER SEM REALMENTE SABER', não se pode fazer experiências com Deus, não? Percebas que estou lidando apenas e exclusivamente com CONCEITOS, sem entrar no mérito de 'este Deus está certo', 'aquele Deus está errado' & quetales... :wink:

Prá você ver, eu ainda creio em Deus, talvez mais agora do que antes, entendeu?[/quote]

Somos dois. Tenho FÉ de que 'alguenzinho' está em algum lugar muito bacana e que ainda irei conhecê-lo pessoalmente. A internet tem disso, a gente pode ficar alegre ou triste por alguém que, sem net, nunca sequer saberíamos que existe. Se, no início dos 90 algum amigo me dissesse que eu iria REZAR por alguém que nunca vi, que aos quarenta e tantos eu teria vontade de fazer algo que nem sei fazer (chorar) só de olhar uma foto de um menino batendo continência diante de um caça que deploro, eu daria muita risada. Hoje não, já fiz.

Assim, não sou ATEU nem privado de FÉ nem ela me é uma muleta para as horas difíceis, tipo quando alguém resolve atirar em mim (até certo ponto, porque sempre tive FÉ de que não acertariam e isso sempre foi verdade, erraram todas mas isso não vira RAZÃO para eu poder crer que vão errar sempre). Simplesmente Creio em Deus-Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra. E O acho Justo! Apenas Seu senso lógico e de justiça me são incompreensíveis. Tanto faz, não me cabe compreender ou julgar, apenas aceitar que é assim e fim. Apenas conheço e reconheço a diferença entre ter FÉ e SABER... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#233 Mensagem por Guerra » Sáb Mar 20, 2010 12:21 pm

P44 escreveu:Eu acho que "Fé" , ou se nasce com ela ou nada feito, não é coisa que se encontre no supermercado.

Acreditem que invejo quem tem tanta "Fé" em Deus ou em qualquer coisa "superior"...nunca tive essa "sorte" até hoje.
Eu trabalho com um padre e ele me contou sua hist´ria. Ele é um orfão que foi criado dos 3 aos 7 anos por uma estranha. Morava num porão juntos com os porcos numa chacara. Ele disse que um dia um homem velho surgiu do nada e disse que alguém viria tira-lo daquela vida. Um senhora vou visitar essa chacara e o adotou. Ela o levou para casa. Ela tinha dois filhos e ele foi tratado como os outros filhos. Então ele começou a procurar respostas sobre essa experiencia. Tudo levava para outras doutrinas, mas ele foi para a catolica, porque ele encontrou respostas no catolismo. Ele diz que sabe como e porque tudo isos aconteceu com ele.

Isto é fé. Vc teve uma experiencia e ela te levou a refletir e orientou sua vida.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#234 Mensagem por Guerra » Sáb Mar 20, 2010 12:44 pm

Túlio escreveu: Desculpem mas discordo frontalmente: FÉ e CONHECIMENTO são termos auto-excludentes. Não se pode ter FÉ em algo que se SABE! Guerra, SABES por estudar e praticar que um FAL descarregado NÃO ATIRA! Não tens FÉ nisso, não é METAFÍSICO, é simples lógica aplicada: se a arma não tem munição, não atira e fim.

Por outro lado, nenhum de nós SABE se vai estar vivo amanhã. Não há como SABER. Mas temos FÉ que sim, vivemos em função disso (ou todos iríamos hoje a todas as lojas e bancos que encontrássemos, compraríamos a crédito tudo o que quiséssemos, tomaríamos todos os empréstimos que nos concedessem e viveríamos um apoteótico último dia, inclusive enchendo de chumbo aquele cara chato que vive torrando a gente mas nada se pode fazer - tipo quebrar-lhe a cara - porque está muito acima na hierarquia e a cadeia para isso - matar o infeliz - é ardida).

Assim, FÉ jamais poderia derivar do CONHECIMENTO ou ser equivalente a ele. Não tenho FÉ de que arma descarregada não atira, SEI disso; mas tenho FÉ em acordar amanhã vivo, então SEI que é melhor manter minha arma municiada, as contas em dia e deixar vivo o chato aquele... :wink:
Tulio, estamos falando aqui do espiritual. Estamos falando aqui da reflexão sobre algo que não é palpavel. Se a ciência pudesse explicar as respostas que procuramos na fé, assim como ela explica que um fuzil sem munição não tem perigo, não existiria a fé.
Nós estamos inseridos num mundo material. Eu não preciso de refletir sobre isso. Quando eu quero saber algo eu pego uma fonte de consulta e resolvo meu problema. Mas e quando eu percebo que eu vivo, além do mundo material num mundo imaterial. Onde estão as respostas?
'Ah, mas esse mundo imaterial não existe!" Pronto. Você já tem todas as respostas que precisa. Se vc é feliz assim, cresça, coma, reproduza e morra. É assim que funciona no mundo material.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#235 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 20, 2010 12:50 pm

Guerra escreveu:
P44 escreveu:Eu acho que "Fé" , ou se nasce com ela ou nada feito, não é coisa que se encontre no supermercado.

Acreditem que invejo quem tem tanta "Fé" em Deus ou em qualquer coisa "superior"...nunca tive essa "sorte" até hoje.
Eu trabalho com um padre e ele me contou sua hist´ria. Ele é um orfão que foi criado dos 3 aos 7 anos por uma estranha. Morava num porão juntos com os porcos numa chacara. Ele disse que um dia um homem velho surgiu do nada e disse que alguém viria tira-lo daquela vida. Um senhora vou visitar essa chacara e o adotou. Ela o levou para casa. Ela tinha dois filhos e ele foi tratado como os outros filhos. Então ele começou a procurar respostas sobre essa experiencia. Tudo levava para outras doutrinas, mas ele foi para a catolica, porque ele encontrou respostas no catolismo. Ele diz que sabe como e porque tudo isos aconteceu com ele.

Isto é fé. Vc teve uma experiencia e ela te levou a refletir e orientou sua vida.
Nada a opor. Ele teve uma experiência, a interpretou à sua maneira, contou a outros que a interpretaram à maneira deles e escolheu uma das interpretações. Não vejo aí contradição alguma com o que postei. Aliás, desafio qualquer um aqui a me mostrar de modo credível um modo de fazer FÉ e CONHECIMENTO se coadunarem. Aproveite para misturar óleo e água, teremos aí inclusive uma TEOFANIA!

Mas essa de 'minha FÉ é a única certa' eu não engulo, seja de Católicos, Muçulmanos, Judaicos, Hindus, Espíritas, seja de quem for. Aliás, voltando à experiência do nosso padre aí, os Crentes têm isso e todo mundo de tudo que é religião também. Isso apenas me demonstra que todos têm sua FÉ e respeito muito isso.

Só me enche quando começam com a ladainha de 'meu deus é Deus, o de vocês é Diabo'. Aí me desculpem mas simplesmente tenho que dar uma zoadinha pois para mim quem vem com essa está ME ZOANDO, POWS!!!

Guerra escreveu:Tulio, estamos falando aqui do espiritual. Estamos falando aqui da reflexão sobre algo que não é palpavel. Se a ciência pudesse explicar as respostas que procuramos na fé, assim como ela explica que um fuzil sem munição não tem perigo, não existiria a fé.
Nós estamos inseridos num mundo material. Eu não preciso de refletir sobre isso. Quando eu quero saber algo eu pego uma fonte de consulta e resolvo meu problema. Mas e quando eu percebo que eu vivo, além do mundo material num mundo imaterial. Onde estão as respostas?
'Ah, mas esse mundo imaterial não existe!" Pronto. Você já tem todas as respostas que precisa. Se vc é feliz assim, cresça, coma, reproduza e morra. É assim que funciona no mundo material.
Então estamos discutindo kôzaz diferentes. Se fores olhar meus posts, me atenho a duas linhas:

:arrow: Fé e Conhecimento são auto-excludentes.

:arrow: Pode-se DIZER 'minha religião é melhor que a tua' mas não se pode PROVAR.

Apenas isso. :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#236 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Mar 20, 2010 12:51 pm

Apesar de todos os argumentos em contrário tenho que concordar com o Túlio, fé não se baseia em conhecimento, por definição.

O que estão dizendo é que se acredita em uma determinada doutrina (no caso a católica) porque se encontrou coerência e lógica em seus textos (no caso a bíblia) e tradições. Mas esta coerência não pode ser demonstrada racionalmente, ela só pode ser percebida por quem já tem antes a fé naquela interpretação específica do texto tanto que existem muitíssimas outras crenças conflitantes (e segundo o amigo U-27, errôneas) baseadas no mesmo texto. É claro que só uma poderia estar certa, mas nenhuma delas pode ser provada superior em coerência com relação às outras, a menos que já se tenha fé naquela interpretação específica. Um crente minimamente instruído de qualquer religião ou seita cristã pode apontar inúmeras incorreções na crença dos outros, desde que o texto seja interpretado segundo sua própria fé particular.

E isso sem falar nos outros textos e tradições de outras culturas (islãmica, judaica, indú, etc...), todos eles com exatamente os mesmos argumentos "racionais" para explicar porque "sua" crença é a única correta, mas que no fundo se baseiam na simples fé de que "seu" texto e "sua" interpretação é que estão corretos, em detrimento de todos os outros (e geralmnete são incuídos nos outros os conhecimentos científicos, que a rigor são de outra natureza).


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#237 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 20, 2010 12:55 pm

LeandroGCard escreveu:Apesar de todos os argumentos em contrário tenho que concordar com o Túlio, fé não se baseia em conhecimento, por definição.

O que estão dizendo é que se acredita em uma determinada doutrina (no caso a católica) porque se encontrou coerência e lógica em seus textos (no caso a bíblia) e tradições. Mas esta coerência não pode ser demonstrada racionalmente, ela só pode ser percebida por quem já tem antes a fé naquela interpretação específica do texto tanto que existem muitíssimas outras crenças conflitantes (e segundo o amigo U-27, errôneas) baseadas no mesmo texto. É claro que só uma poderia estar certa, mas nenhuma delas pode ser provada superior em coerência com relação às outras, a menos que já se tenha fé naquela interpretação específica. Um crente minimamente instruído de qualquer religião ou seita cristã pode apontar inúmeras incorreções na crença dos outros, desde que o texto seja interpretado segundo sua própria fé particular.

E isso sem falar nos outros textos e tradições de outras culturas (islãmica, judaica, indú, etc...), todos eles com exatamente os mesmos argumentos "racionais" para explicar porque "sua" crença é a única correta, mas que no fundo se baseiam na simples fé de que "seu" texto e "sua" interpretação é que estão corretos, em detrimento de todos os outros (e geralmnete são incuídos nos outros os conhecimentos científicos, que a rigor são de outra natureza).


Leandro G. Card


ALELUIA, O REINO É CHEGADO, ALGUÉM ME ENTENDEU, POWS!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#238 Mensagem por Matheus » Sáb Mar 20, 2010 12:57 pm

Mas uma coisa eu tenho como certa, quanto mais a ciência evolui e busca o princípio mais ela terá como resposta que existiu um criador.

a definição b´blica de fé:

"a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem"




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#239 Mensagem por Guerra » Sáb Mar 20, 2010 1:01 pm

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Túlio, isso que você está falando não é fé, é fanatismo, fé irracional.

A FÉ é, por definição, desvinculada da racionalidade no sentido em que a pareces usar, ou seja, lógica com comprovação empírica. A metafísica - base de TODAS as religiões - emprega igualmente a lógica mas desnecessitada da experimentação que conduz ao CONHECIMENTO. Daí a necessidade da FÉ, acreditamos mas não SABEMOS pois, se SABEMOS, não é FÉ, é CONHECIMENTO... :wink:

!
Tulio, vc foi criado em Osorio. Fazendo churrasco, roubando butia na casa do vizinho, tomando chimarrão. Imagina vc se mudando hoje para uma tribo na Africa. Quase todo o conhecimento que vc adquiriu ao longo da sua vida seria inutil. E olha que estamos falando de viver num mundo material e se mudar para outro. Tente imaginar um mundo onde não aplica as leis que conhecemos nesse mundo. A fé trata sobre o conhecimento necesario para se viver nesse mundo.
Para matar de vez a charada: DEUS PODE TER FÉ? Não, né? DEUS SABE
Acredito que a fé de Deus é no homem.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...

#240 Mensagem por Guerra » Sáb Mar 20, 2010 1:16 pm

Túlio escreveu:Então estamos discutindo kôzaz diferentes. Se fores olhar meus posts, me atenho a duas linhas:

:arrow: Fé e Conhecimento são auto-excludentes.
Com certeza estamos. Mas mesmo no mundo material é possivel ter conhecimento necessario para se ter fé e conhecimento para o mundo material. Porque são coisas distintas. A partir do momento que vc acha que seu cohecimento cientifico não lhe permite ter fé, é porque vc não a tem. Agora, hoje é muito facil vc chegar a essa conclusão. E na epoca de Cristo? Onde estava o pensamento cientifico da humanidade? Como ele se libertou?
:arrow: Pode-se DIZER 'minha religião é melhor que a tua' mas não se pode PROVAR.

Apenas isso. :wink:
Eu tb não concordo com isso. Cercar a fé com rituais materiais e fazer disso parametro para comparação fisica, é desvirtuar a fé. É cometer o memso erro de quem não tem fé.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder