Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Enviado: Sex Jul 11, 2008 5:23 pm
Concordo
Boa Noite Thor,Thor escreveu:Caro Lauro,Lauro Melo escreveu:Beleza Vinicius, Chegamos ao denominador comum.
Concordo com sua última resposta em todos os itens.
Assumo que exagerei, mas pode ter certeza que foi por “amor” ao nosso Brasil, às vezes fico indignado com a situação. Mas tem toda razão quanto à intensidade e a forma desta expressão. Mas que eu queria saber MUITO, o que os F-5M vão conseguir na Red Flag 2008, isto eu queria.Abraços,
Li alguns de seus posts e também achei que você exagerou, não por maldade, mas por falta de conhecimento. Quanto ao A-1 ser abatido na Red Flag não há demérito algum, o Vinícius mesmo explicou. Mesmo que fosse uma aeronave multirole, não seria muito diferente, pois a postura de navegação (NBA), emprego do radar, armamento disponível, formatura, limites e vários outros aspectos não iriam ajudar muito... Infelizmente não temos aeronaves capazes de operar em ambiente/cenário sofisticado e pesado como a Red Flag. Os F-5M vão combater aeronaves F-16 e F-15, se não me engano, com melhor radar, melhor armamento e muito melhor doutrina e experiência. Se tiverem algum sucesso já é motivo para comemorar, mas imagino que o esperado são só ensinamentos. Quais informações vocês esperam obter desse exercício?
Imagino que o CECOMSAER vai fornecer alguns dados da participação deles, com fotos e um pouco da história envolvida nos planejamentos, mas certamente nenhuma FA divulga dados mais técnicos sobre desempenho de seus mísseis, sucesso nos engajamentos, táticas desenvolivdas, fraquezas, erros e real capacidade. Isso, que a galera quer saber, ninguém divulga.
Ah, quanto ao Su-30, inicialmente, até a FPC da Cruzex, os Venezuelanos iriam trazer os Su-30 para missões de ataque, não participando de missões de escolta, mesmo após a FAB pedir para treinarem combates aéreos com estes. Segundo a FAV eles não estariam prontos para missões Ar-Ar. E, infelizmente, em maio cancelaram a participação dos Su-30, mesmo após a FAB já contar com as aeronaves em inúmeros planejamentos. Para contrabalancear essa desfeita, trarão 2 F-16 a mais que o planejado anteriormente.
Já expliquei em outros posts como funciona a CRUZEX, mas as aeronaves da Coalisão, lideradas pelo Brasil, jogam juntas, ou seja, todas vencem... a força oponente possui algumas restrições e será composta pelo 1/14 só para fazer uma mudança e verificação de táticas dos pacotes. Podem ver que o que importa é o treinamento do Brasil, seja nos ataques ou na defesa. Não é esperado que nenhuma aeronave brasileira seja abatida... isso só ocorre em videogames e operar uma Força Aérea é bem diferente disso, envolve vidas, $$$ e política.
Abraços
11/07/2008 - 18h01
Militares finalizam preparativos para participação na Red Flag
Estão em fase final os preparativos para a viagem do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV) aos Estados Unidos, onde participará da Operação Red Flag 08-3. A partida será no sábado (12/07) pela manhã. Além dos seis F5M do 1º/14º GAV, estarão envolvidos na manobra uma aeronave KC-137 – Boeing – do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) para o reabastecimento em vôo, e um C-130 como apoio ao traslado. Serão 86 militares brasileiros participando da operação, entre pilotos, mecânicos e Estado-Maior, responsável por todo o planejamento, coordenação e execução das atividades.
Segundo o comandante do 1º/14º GAV, Tenente-Coronel Fleury, as aeronaves estão prontas para a decolagem e o material está preparado para ser embarcado no Hércules que irá transportá-lo. Além disso, as aeronaves reservas já partiram para os Estados Unidos. O comandante explica que faltam poucos acertos finais e está correndo tudo dentro do previsto.
Pela segunda vez em sua história, a Força Aérea Brasileira (FAB) participa do maior exercício aéreo do mundo. Realizada na Base Aérea de Nellis-NV (NLAFB), nos Estados Unidos da América (EUA), a Red Flag, é uma manobra, de responsabilidade do Air Combat Command (ACC) - Força Aérea Americana (USAF), concebida para proporcionar treinamento num ambiente simulado de combate para o pessoal da USAF, com participação de Forças Aliadas.
Amigo Lauro, acho que o Thor quiz dizer que dados, resultados e informações de seu próprio desempenho difícilmente serão publicadas pela Força participante.Lauro Melo escreveu:Boa Noite Thor,Thor escreveu: Caro Lauro,
Li alguns de seus posts e também achei que você exagerou, não por maldade, mas por falta de conhecimento. Quanto ao A-1 ser abatido na Red Flag não há demérito algum, o Vinícius mesmo explicou. Mesmo que fosse uma aeronave multirole, não seria muito diferente, pois a postura de navegação (NBA), emprego do radar, armamento disponível, formatura, limites e vários outros aspectos não iriam ajudar muito... Infelizmente não temos aeronaves capazes de operar em ambiente/cenário sofisticado e pesado como a Red Flag. Os F-5M vão combater aeronaves F-16 e F-15, se não me engano, com melhor radar, melhor armamento e muito melhor doutrina e experiência. Se tiverem algum sucesso já é motivo para comemorar, mas imagino que o esperado são só ensinamentos. Quais informações vocês esperam obter desse exercício?
Imagino que o CECOMSAER vai fornecer alguns dados da participação deles, com fotos e um pouco da história envolvida nos planejamentos, mas certamente nenhuma FA divulga dados mais técnicos sobre desempenho de seus mísseis, sucesso nos engajamentos, táticas desenvolivdas, fraquezas, erros e real capacidade. Isso, que a galera quer saber, ninguém divulga.
Ah, quanto ao Su-30, inicialmente, até a FPC da Cruzex, os Venezuelanos iriam trazer os Su-30 para missões de ataque, não participando de missões de escolta, mesmo após a FAB pedir para treinarem combates aéreos com estes. Segundo a FAV eles não estariam prontos para missões Ar-Ar. E, infelizmente, em maio cancelaram a participação dos Su-30, mesmo após a FAB já contar com as aeronaves em inúmeros planejamentos. Para contrabalancear essa desfeita, trarão 2 F-16 a mais que o planejado anteriormente.
Já expliquei em outros posts como funciona a CRUZEX, mas as aeronaves da Coalisão, lideradas pelo Brasil, jogam juntas, ou seja, todas vencem... a força oponente possui algumas restrições e será composta pelo 1/14 só para fazer uma mudança e verificação de táticas dos pacotes. Podem ver que o que importa é o treinamento do Brasil, seja nos ataques ou na defesa. Não é esperado que nenhuma aeronave brasileira seja abatida... isso só ocorre em videogames e operar uma Força Aérea é bem diferente disso, envolve vidas, $$$ e política.
Abraços
Pode ter certeza que falta de conhecimento não é meu amigo. Estudo o assunto há anos e tenho contado com algumas pessoas do ramo. Da mesma forma ética que alguns têm aqui, eu também tenho, e procuro não falar o que não se pode.
Assumo que minhas críticas foram pesadas e talvez exageradas, mas tem algum fundamento.
Desculpe-me, mas sua postura foi claramente pró FAB, talvez defendendo seus interesses (não sei ao certo). Temos diversos relatos, de centenas de exercícios, com os resultados “liberados” para o público. Não com a complexidade que você colocou, e nem necessita disto. Quer dizer muito longe disto. Mas se os F-5M tiverem desempenho muito ruim (provavelmente) porque não divulgar? Ficar mascarando a verdade?
Depois escrevo mais, tenho de ir embora do trabalho.
Abraços,
Desculpe, não quis te ofender, eu tenho certeza que você é um aficcionado no assunto e tem bastante conhecimento, assim como a maioria de nós aqui. Quando subjulguei-o foi em relação à crítica que os A-1 foram abatidos na Red Flag, e isso é de se esperar se sua escolta não funcionar... e assim será com os F-5M frente aos F-15 e seus AIM-120, radar com NCTR e infinitamente melhor treinamento.Boa Noite Thor,
Pode ter certeza que falta de conhecimento não é meu amigo. Estudo o assunto há anos e tenho contado com algumas pessoas do ramo. Da mesma forma ética que alguns têm aqui, eu também tenho, e procuro não falar o que não se pode.
Assumo que minhas críticas foram pesadas e talvez exageradas, mas tem algum fundamento.
Desculpe-me, mas sua postura foi claramente pró FAB, talvez defendendo seus interesses (não sei ao certo). Temos diversos relatos, de centenas de exercícios, com os resultados “liberados” para o público. Não com a complexidade que você colocou, e nem necessita disto. Quer dizer muito longe disto. Mas se os F-5M tiverem desempenho muito ruim (provavelmente) porque não divulgar? Ficar mascarando a verdade?
Depois escrevo mais, tenho de ir embora do trabalho.
Abraços,
Eu entendo que um F-16 ou um F-18 teria maior chance de sobrevivencia, mas entendo também que são bem mais caros. Também não entendo o motivo da USAF modernizar os A-10 e B-52 por serem usados apenas em "uma função".Lauro Melo escreveu: Se eles foram abatidos tão “facilmente” é porque estão em uma época onde não se utilizam caças que tenham apenas uma função. Caso fossem F-16 ou F-18 (multifuncionais), com certeza teriam maior chance de sobrevivência.
Eles podem dar-se ao luxo para tais mazelas.....G-LOC escreveu:Eu entendo que um F-16 ou um F-18 teria maior chance de sobrevivencia, mas entendo também que são bem mais caros. Também não entendo o motivo da USAF modernizar os A-10 e B-52 por serem usados apenas em "uma função".Lauro Melo escreveu: Se eles foram abatidos tão “facilmente” é porque estão em uma época onde não se utilizam caças que tenham apenas uma função. Caso fossem F-16 ou F-18 (multifuncionais), com certeza teriam maior chance de sobrevivência.
G-LOC
Perfeito! X2Thor escreveu:Desculpe, não quis te ofender, eu tenho certeza que você é um aficcionado no assunto e tem bastante conhecimento, assim como a maioria de nós aqui. Quando subjulguei-o foi em relação à crítica que os A-1 foram abatidos na Red Flag, e isso é de se esperar se sua escolta não funcionar... e assim será com os F-5M frente aos F-15 e seus AIM-120, radar com NCTR e infinitamente melhor treinamento.Boa Noite Thor,
Pode ter certeza que falta de conhecimento não é meu amigo. Estudo o assunto há anos e tenho contado com algumas pessoas do ramo. Da mesma forma ética que alguns têm aqui, eu também tenho, e procuro não falar o que não se pode.
Assumo que minhas críticas foram pesadas e talvez exageradas, mas tem algum fundamento.
Desculpe-me, mas sua postura foi claramente pró FAB, talvez defendendo seus interesses (não sei ao certo). Temos diversos relatos, de centenas de exercícios, com os resultados “liberados” para o público. Não com a complexidade que você colocou, e nem necessita disto. Quer dizer muito longe disto. Mas se os F-5M tiverem desempenho muito ruim (provavelmente) porque não divulgar? Ficar mascarando a verdade?
Depois escrevo mais, tenho de ir embora do trabalho.
Abraços,
Quanto ao quesito de divulgar fraquezas e virtudes, pense bem, será que é saudável entregar de bandeja todos os dados para nossos potenciais inimigos? Seria o mesmo que colocar um anúncio num "portal de ladrões" as deficiências de sua casa, e os pontos fortes dela, tais como aonde estão os sistemas de vigilância, aonde desliga o alarme, qual o tempo de reação para você atender após o alarme disparar e quanto de dinheiro você guarda em casa. É sempre melhor deixar os bandidos na eterna dúvida, preferencialmente achando que estamos bem protegidos. Imagino que nós aficcionados ficaremos decepcionados e curiosos dos resultados, mas o ganho para o país será maior se as informações ficarem restritas a quem realmente precisa ter acesso a elas.
Tem muitas coisas que nós vemos em operações que nunca foram divulgadas, do tipo E-3F fugindo de F-5E por escolta de M-III deficiente, várias (ou quase todas) aeronaves A-1 destruídas e quase R-99 abatido por F-5M na COMDAEX, e assim vai... mas os detalhes não saberemos, nem o grau de verdade do que falaram dos F-5M durante a Cruzex 2006.
Abraços
Vc está sugerindo que os A-10 e B-52 não são "derrubados" na Red Flag...Cougar_PH escreveu: e em relação a mordenização do A-10 e B-52, te pergunto quantos foram perdidos na operação...
e nas guerras muito menos do que em treinamento normal...
ao contrário, do ferro velho do A-1...]]
Tigershark escreveu:Treinamento de caças brasileiros nos EUA custará US$ 1 milhão
Aviões partiram nesta manhã da Base Aérea de Canoas rumo aos Estados Unidos
Maicon Bock, Especial
O treinamento militar que será realizado nos Estados Unidos pela Força Aérea Brasileira custará US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão). Os seis caças F-5M e um avião reabastecedor KC-137 (Boeing 707) partiram na manhã deste sábado para a guerra simulada. Ao todo, 86 militares participarão da Operação Red Flag (Bandeira Vermelha) que ocorrerá na base de Nellis, em Las Vegas.
Até os Estados Unidos, serão 12 mil quilômetros de vôo com escalas em Anápólis (GO), Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México). Entre cada trecho, os aviões farão reabastecimentos durante o vôo.
Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 vôos diários) totalizando 500 horas de treinamento de preparação para ações reais.
— É uma manobra de alto risco porque simula ameaças aéreas e terrestres em um ambiente controlado de diversas formas, uma guerra eletrônica — informou o chefe do Estado Maior da 3ª Força Aérea, coronel-aviador Ricardo Pucci Magalhães.
Para o treinamento deste ano, parte do território do Estado de Nevada será dividida em dois países, A e B. Serão simuladas a invasão do país B pelo país A, o ataque a alvos militares e a defesa feita pela força de coalizão. Como parte do teste, serão utilizados equipamentos para causar interferência em rádios e GPS. Os aviões não usarão munição.
A Operação Red Flag, um dos principais treinamentos da Força Aérea Americana, incluirá ainda a Turquia, a Suécia e o México (participará apenas como observador para uma futura participação). O retorno dos brasileiros está previsto para 5 de agosto. Segundo a Aeronáutica, o espaço aéreo gaúcho não ficará desguarnecido pois foi mantido em Canoas um grupo de alerta.
ZERO HORA
Boa Noite Thor,Thor escreveu:Desculpe, não quis te ofender, eu tenho certeza que você é um aficcionado no assunto e tem bastante conhecimento, assim como a maioria de nós aqui. Quando subjulguei-o foi em relação à crítica que os A-1 foram abatidos na Red Flag, e isso é de se esperar se sua escolta não funcionar... e assim será com os F-5M frente aos F-15 e seus AIM-120, radar com NCTR e infinitamente melhor treinamento.
Quanto ao quesito de divulgar fraquezas e virtudes, pense bem, será que é saudável entregar de bandeja todos os dados para nossos potenciais inimigos? Seria o mesmo que colocar um anúncio num "portal de ladrões" as deficiências de sua casa, e os pontos fortes dela, tais como aonde estão os sistemas de vigilância, aonde desliga o alarme, qual o tempo de reação para você atender após o alarme disparar e quanto de dinheiro você guarda em casa. É sempre melhor deixar os bandidos na eterna dúvida, preferencialmente achando que estamos bem protegidos. Imagino que nós aficcionados ficaremos decepcionados e curiosos dos resultados, mas o ganho para o país será maior se as informações ficarem restritas a quem realmente precisa ter acesso a elas.
Tem muitas coisas que nós vemos em operações que nunca foram divulgadas, do tipo E-3F fugindo de F-5E por escolta de M-III deficiente, várias (ou quase todas) aeronaves A-1 destruídas e quase R-99 abatido por F-5M na COMDAEX, e assim vai... mas os detalhes não saberemos, nem o grau de verdade do que falaram dos F-5M durante a Cruzex 2006.
Abraços