TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2236 Mensagem por soultrain » Qua Abr 16, 2008 5:21 pm

Carcará escreveu:Gostaria de deixar registrada a minha indignação pelo processo de discriminação que o Typhoon está sofrendo neste Fórum. :evil:

Acompanho desde sempre este processo e o referido caça não teve direito a uma única semana, sendo que alguns já tiveram o privilégio várias vezes.

Até os chineses vão ter uma semana só para eles (segundo o Beronha)!

Deixo aqui um abaixo assinado para ser levado ao Com. Vinícius Pimenta, através de seu ordenança FABIO (que telefonará para todos para agendar a assinatura do referido documento).

E tenho dito! :mrgreen:
Pensava que era só eu o Cb_Lima e o Sintra :shock: , viva companheiro.

Vamos mais além, formamos o MSF (movimento sem fontes), ocupamos o forum.

Linhas de acção:

-Um tópico novo todas as semanas anunciando o EF como favorito;

-Cada página de todos os tópicos, de todas as secções, terão de fazer alguma referência ao EF, por palavras ou imagens, se tal não acontecer o usuário que criou o tópico é expulso.

-Criação de uma votação, onde o EF parte na frente com 10.000 votos

-Artigos passados à imprensa a dizer que o EF derrubou 300 F-22, antes mesmo que o F-22 soubesse o que aconteceu ( com tiros de canhão) , graças ao baixo RCS e super radar com LPI que alcança a 1000km's alvos com 0,00001 de RCS, depois de decolar da Alemanha, dar a volta ao mundo e ir ao Alasca, sem reabastecer, em super cruise a mach 2.2 e a fazer manobras a 9'g. No meio ainda reabasteceu um KC-135, para levar combustível para o Iraque.

-Mudança do nome do fórum e do nome do Vinicius para Typhoon.

Isto tudo mantem-se enquanto a FAB não comprar 10 esquadras de EF's.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#2237 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 16, 2008 5:21 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#2238 Mensagem por Beronha » Qua Abr 16, 2008 5:36 pm

Carcará escreveu:Gostaria de deixar registrada a minha indignação pelo processo de discriminação que o Typhoon está sofrendo neste Fórum. :evil:

Acompanho desde sempre este processo e o referido caça não teve direito a uma única semana, sendo que alguns já tiveram o privilégio várias vezes.

Deixo aqui um abaixo assinado para ser levado ao Com. Vinícius Pimenta, através de seu ordenança FABIO (que telefonará para todos para agendar a assinatura do referido documento).

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2239 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 16, 2008 6:31 pm

soultrain escreveu:

Linhas de acção:

-Cada página de todos os tópicos, de todas as secções, terão de fazer alguma referência ao EF, por palavras ou imagens, se tal não acontecer o usuário que criou o tópico é expulso.

-Artigos passados à imprensa a dizer que o EF derrubou 300 F-22, antes mesmo que o F-22 soubesse o que aconteceu ( com tiros de canhão) , graças ao baixo RCS e super radar com LPI que alcança a 1000km's alvos com 0,00001 de RCS, depois de decolar da Alemanha, dar a volta ao mundo e ir ao Alasca, sem reabastecer, em super cruise a mach 2.2 e a fazer manobras a 9'g. No meio ainda reabasteceu um KC-135, para levar combustível para o Iraque.

[[]]'s
Aos poucos a torcida do "Madureira" se revela :mrgreen:

Em homenagem a menor torcida de caças do DB...

"The Beatles - Eleanor Rigby"
http://www.youtube.com/watch?v=boc7rnhk ... re=related

Um brinde ao "The Few" [009]

:mrgreen: [100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Wolfgang
Sênior
Sênior

#2240 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 16, 2008 6:32 pm

Ei, a minha primeira escolha seria Tiffies também, fora o F-22.

Bender

#2241 Mensagem por Bender » Qua Abr 16, 2008 7:02 pm

cb_lima
Aos poucos a torcida do "Madureira" se revela

Um brinde ao "The Few"
A menor torcida acho que sempre foi a minha Lima:MIG-35.
But... :wink: Se vier alguma coisa já tá bom demais :shock:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2242 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 16, 2008 7:06 pm

Bender escreveu:cb_lima
Aos poucos a torcida do "Madureira" se revela

Um brinde ao "The Few"
A menor torcida acho que sempre foi a minha Lima:MIG-35.
But... :wink: Se vier alguma coisa já tá bom demais :shock:
Verdade... [100]

[009] umas cervas às torcidas pequenas!

Tem o pessoal do J-10 também :shock: :D

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#2243 Mensagem por Sintra » Qua Abr 16, 2008 7:32 pm

soultrain escreveu:

Linhas de acção:

[[]]'s
Tu está é com "INVEJA" da FAB e do seu "vetor de 5ª Geração"... :twisted:

Pronto, desabafei... :mrgreen:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2244 Mensagem por lobo_guara » Qua Abr 16, 2008 8:15 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Meus dois centavos...

O NJ e o MU falam bastante, esquecendo do ditado que diz que em boca fechada não entra mosca. Mal do malandro é achar que todo mundo é otário. Os dois são cheios de discursos, recados, indiretas e contra-informações na tentativa de arrancar as maiores vantagens dos concorrentes. Só que me parece que esquecem que não existem bobos nesse meio. EUA, França e Rússia são mais que calejados com isso e também sabem jogar muito bem esse xadrez.

Outro problema é que falaram muito de dissuasão e transferência de tecnologia que não se deram conta que pra ter dissuasão é preciso gastar, e gastar MUITO, visto que o estado de atraso nas Forças Armadas brasileiras vem de décadas, pra não dizer desde sempre. Também não se deram conta que ninguém transfere tecnologia de mão beijada. Ninguém entrega fácil o resultado de anos de pesquisas e fortunas despejadas. Tecnologia pode até se comprar, mas vai ter que abrir o bolso. Talvez tenham visto muitos anúncios das Casas Bahia: "quer pagar quanto?"

Eles tinham boas teorias e como teóricos que são não se deram (e ainda não sei se se dão) conta de que a prática pode ser bem diferente. Por isso não se deram conta que ninguém vai produzir 36 aeronaves de 4ª ou 5ª geração aqui no Brasil, a preços camaradas e ainda transferir tecnologias sensíveis. Viram que vão precisar no mínimo de mais de 70 aeronaves pra começar a se pensar nisso.

Também se viram numa encruzilhada: dissuasão agora ou depois? A necessidade da FAB é pra ontem. Mas um quinta geração é, na melhor das hipóteses, pra 2014.

E agora? 4ª ou 5ª geração. Será uma escolha. Ponto.

Me perdoem os amigos, mas é difícil crer que possa ser feita alguma composição de vetores de 4ª e 5ª, e ainda por cima de países diferentes. Me parece mais um sonho de uma noite de verão. Crer que serão gastos 2 bilhões de dólares para 24 aeronaves a serem entregues em 2011/12 e mais não sei quantos bilhões para participar do desenvolvimento e depois comprar um 5ª geração em, digamos, 2020 pra não ficar muito perto, é bem complicado...
Concordo contigo vinícius, acho que o NJ e o MU estão sonhando e viajando (literalmente), pois com os 2 bilhões que dispõem no máximo dá para comprar uns 24 -36 "Gripão" e talvez participar no futuro de um programa de um caça light, tipo MAKO o que ao meu ver não seria um mau negócio.
Vamos pensar, compramos o Gripão e participamos do seu desenvolvimento para comprar uns 40 -48 caças colocamos radar, aviônicos e armamentos isrelenses e acordamos a fabricação das turbinas com a GE Celma (acho possível), realizamos a montagem final e a integração dos sistemas na Embraer com a participação de outras empresas MEkatron, Celma, Aeroeletrônica, etc. Por outro lado deveríamos bancar um projeto tipo do MAKO ou mesmo o Golden Eagle A-50 para substituir os F5 e A1, mais uns 60-80 caças então ficaríamos com 40-48 Gripão + uns 60-80 Caça-Light acho que estaria de bom tamanho para a FAB em 2015-2020, mas teríamos que correr. Os recursos que seriam gastos num caça de 5ª geração agora deverão então ser gastos no desenvolvimento de aeronaves não-tripuladas e que parecem serão o futuro da aviação de caça, aí teríamos tempo para viajar a vontade.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2245 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 16, 2008 9:38 pm

Num sei, eu só acho que ou as coisas mudaram muito na sociedade brasileira ou tangenciará o impossível a compra de uma aeronave 4ª geração, entrar no PAK e depois COMPRAR as cerca 78 aeronaves necessárias para a FAB. Até porque desenvolver o PAK e comprar só 36 aeronaves e ter que complementar com um "Low" seria piada de mal gosto. Um tampão de Su-3XX já me parece improvável. Se o Brasil entrar no PAK, vamos de M2000C-BR (notem a modernização aí, se tiver), F-5M (talvez com unidades adicionais a serem adquiridas) e A-1M. Ponto.

Sejamos razoáveis, o Ministro foi claro. Quarta geração OU investir no projeto de quinta geração. Até porque os, digamos, 2 bilhões dos quarta geração são um bom dinheiro para torrar no PAK.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: F35:DUPLA MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2246 Mensagem por faterra » Qua Abr 16, 2008 9:39 pm

Beronha escreveu:semana que vem vem ao Brasil o "chairman" Sr.Fujiro Nakombi da estatal chinesa KUSHAISHANG - AVIC XX , e o projeto de caça chines de 5A. cat se torna o preferido.. :shock: :shock: :shock: :shock:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tá inspirado em Beronha! Como sempre, diga-se de passagem. 8-] :mrgreen:
Esta foto de seu avatar é a da limousine que você ganhou pelo trabalho de lobista feito para esta "conceituada empresa"? :twisted: :mrgreen:.
Aaahhh Silvinho "LandRover"!!!

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#2247 Mensagem por faterra » Qua Abr 16, 2008 9:54 pm

Parece que o NJobim fez um intensivo de russo após seu passeio turístico à Rússia. 8-]
Já tá començando a entender a proposta deles! :evil:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2248 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 16, 2008 9:56 pm

Agora façamos algumas considerações.

O projeto PAK, segundo as estimativas iniciais, deve custar em torno de 20 bilhões de dólares. Conosco serão três países: Rússia, Índia e Brasil. Dividindo-se em parte iguais seriam cerca de 6,5 bilhões de dólares para cada. Estamos mesmo podendo gastar 6,5 bilhões de dólares só pra desenvolver? Alguém acredita que a aeronave custará tão mais barato que um caça em desenvolvimento pelo mundo? Vai custar tão menos que um F-35? Vamos acreditar que sim. Mas coloquemos um preço de 80 milhões de dólares por aeronave. Se a FAB precisa de 78 aeronaves, seriam mais 6,2 bilhões de dólares. Teríamos a bagatela de quase 13 bilhões de dólares, isto é, cerca de 26 bilhões de reais em um intervalo de, sei lá, 10, 15, 20, 30 anos.

A pergunta é: sobrará dinheiro pra mais alguma coisa em se tratando de Forças Armadas?

Considerem que o governo pensava gastar até 16 bilhões de reais para as três Forças até 2020, isto é, 12 anos.

Ou outras: seríamos parceiros de segunda categoria, isto é, investiríamos menos? O que isso poderia gerar? Uma aeronave degradada em relação a versão russa e indiana?

Alguém me explica como se calcula esse tipo de coisa porque, se for desse jeito, sei não...

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2249 Mensagem por Tigershark » Qua Abr 16, 2008 10:11 pm

Vou me arriscar,Vinícius.Eu usaria uma alegoria do Mastercard:

2,2 bilhões de dólares por 24 caças de 4.geração

6,7 bilhões pelo desenvolvimento do projeto PAK-FA

Ganhos tecnológicos/Industriais/dissuasórios/etc - Não tem preço......

Abs,

Tigershark

Wolfgang
Sênior
Sênior

#2250 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 16, 2008 10:12 pm

Vinícius véio, quando olho passar o garçom e o Brasil pedir a conta, acho que teremos que lavar pratos (na de F-X...) :cry:

Responder