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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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thelmo rodrigues
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#2221 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Nov 01, 2008 8:09 pm

Mapinguari escreveu:
thelmo rodrigues escreveu::shock: :shock: :shock:

Além dos aviões de combate da FAB, a Marinha vai desenvolver um avião de vigilância, defesa e ataque para seus futuros “navios-aeródromos”, de função múltipla, que serão preferidos aos porta-aviões tradicionais e de dedicação exclusiva.

Afinal,....que diabos de aeronave seria esta? UAV, UCAV, avião, dirigível, disco voador, Enterprise, Ave de Rapina,pombo-correio armado,...? [003] :lol:
O avião a que se refere a notícia nada mais é do que os Turbo Tracker, que serão adquiridos, modernizados e operados pela MB no São Paulo.
Certeza, Mapi? Bem, então, para variar, a notícia de que a MB "vai desenvolver um avião..." está incorreta. :roll:




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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#2222 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 01, 2008 9:00 pm

Bourne escreveu:
knigh7 escreveu: Uma boa idéia na minha opinião. Seria uma belonave tipo Classe Wasp, da U. S. Navy.
E que tipo de caça e escolta esses tais porta-aviões vão ter? Por acaso, a expressão "não convencional" quer dizer que é nuclear :shock:
Acredito que o sem noção do jornalista estava fazendo uma referência a UCAVs/UAVs, só pode. De fato, um navio menor poderia operar tais aeronaves.




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#2223 Mensagem por Mapinguari » Sáb Nov 01, 2008 10:33 pm

thelmo rodrigues escreveu:
Mapinguari escreveu: O avião a que se refere a notícia nada mais é do que os Turbo Tracker, que serão adquiridos, modernizados e operados pela MB no São Paulo.
Certeza, Mapi? Bem, então, para variar, a notícia de que a MB "vai desenvolver um avião..." está incorreta. :roll:
Bom, isso é o que há de imediato. Mas as UCAVs/UAVs estão nos planos, mas para mais adiante. Mesmo nos países mais desenvolvidos nessa área, a tecnologia ainda não está num nível em que podemos prescindir de aeronaves convencionais, ou seja, tripuladas.




Editado pela última vez por Mapinguari em Dom Nov 02, 2008 5:43 pm, em um total de 1 vez.
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#2224 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 01, 2008 10:36 pm

Mapinguari escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Eu já acho que deveria ser um NAe um pouquinho maior que o SP, até as 50 mil toneladas (máximo do máximo), mais ou menos do tamanho dos novos britânicos.
Pois eu prefiro dois NAe de porte médio (umas 35 mil t, pouco mais do que o São Paulo) do que um de 50 mil t. Dois NAe de 35 mil t e ums dois LPH de umas 18 mil t, tava muito bom para a MB.

Pois eu penso que a MB não deveria ter nenhum Nae. Apenas deveria ter uma arma de projeção cara (que é um P. A.) quando tivesse uma boa força defensiva.
(eu sei que o Marino não vai gostar de eu ter escrito isso :mrgreen: ).

Mas se tiver de ter, que tenha um Nae do porte de um Principe das Asturias. É o suficiente para a defesa aérea da Frota, com um custo compatível com o Orçamento da MB.




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#2225 Mensagem por Marino » Dom Nov 02, 2008 10:34 am

knigh7 escreveu:
Mapinguari escreveu: Pois eu prefiro dois NAe de porte médio (umas 35 mil t, pouco mais do que o São Paulo) do que um de 50 mil t. Dois NAe de 35 mil t e ums dois LPH de umas 18 mil t, tava muito bom para a MB.

Pois eu penso que a MB não deveria ter nenhum Nae. Apenas deveria ter uma arma de projeção cara (que é um P. A.) quando tivesse uma boa força defensiva.
(eu sei que o Marino não vai gostar de eu ter escrito isso :mrgreen: ).

Mas se tiver de ter, que tenha um Nae do porte de um Principe das Asturias. É o suficiente para a defesa aérea da Frota, com um custo compatível com o Orçamento da MB.
Caro amigo, a opinião aqui é livre, graças a Deus. :lol:
Mas o que é uma força defensiva?
Uma pistola é uma arma ofensiva ou defensiva? Depende do uso que dermos a ela, certo?
Então, usando seus argumentos, se queremos uma força defensiva, temos que ter capacidade de defendê-la de ameaças aéreas no mar.
Como?
Agora não se esqueça de para que realmente precisamos de uma Marinha. Veja as nossas LCM, veja a nossa ZEE, veja aonde estão os campos de produção de petróleo/gás, veja aonde está concentrada nossa população, etc.
Será que conseguimos "defender" isso tudo com uma força que tenha postura puramente defensiva?
Quantos meios necessitaríamos?
Ou será que a solução (só um pensamento) não seria destruir a ameaça o mais longe possível? Não seria uma ação defensiva?
Só para pensarmos.
Um abraço




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#2226 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Nov 02, 2008 12:44 pm

Mapinguari escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Eu já acho que deveria ser um NAe um pouquinho maior que o SP, até as 50 mil toneladas (máximo do máximo), mais ou menos do tamanho dos novos britânicos.
Pois eu prefiro dois NAe de porte médio (umas 35 mil t, pouco mais do que o São Paulo) do que um de 50 mil t. Dois NAe de 35 mil t e ums dois LPH de umas 18 mil t, tava muito bom para a MB.
É que eu prefiro dois de 50 mil ton. :mrgreen:

Mas se for ficar muito pesado, dois de 35 mil está bom.

Claro, dois LPH de 18 mil, junto com os NAes, também está de bom tamanho.




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#2227 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 02, 2008 1:09 pm

Navios sem cascos duplos, baseados em petroleiros, podem ser pensados?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

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#2228 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 02, 2008 2:51 pm

Marino escreveu:
knigh7 escreveu:
Pois eu penso que a MB não deveria ter nenhum Nae. Apenas deveria ter uma arma de projeção cara (que é um P. A.) quando tivesse uma boa força defensiva.
(eu sei que o Marino não vai gostar de eu ter escrito isso :mrgreen: ).

Mas se tiver de ter, que tenha um Nae do porte de um Principe das Asturias. É o suficiente para a defesa aérea da Frota, com um custo compatível com o Orçamento da MB.
Caro amigo, a opinião aqui é livre, graças a Deus. :lol:
Mas o que é uma força defensiva?
Uma pistola é uma arma ofensiva ou defensiva? Depende do uso que dermos a ela, certo?
Então, usando seus argumentos, se queremos uma força defensiva, temos que ter capacidade de defendê-la de ameaças aéreas no mar.
Como?
Agora não se esqueça de para que realmente precisamos de uma Marinha. Veja as nossas LCM, veja a nossa ZEE, veja aonde estão os campos de produção de petróleo/gás, veja aonde está concentrada nossa população, etc.
Será que conseguimos "defender" isso tudo com uma força que tenha postura puramente defensiva?
Quantos meios necessitaríamos?
Ou será que a solução (só um pensamento) não seria destruir a ameaça o mais longe possível? Não seria uma ação defensiva?
Só para pensarmos.
Um abraço

Você está certo Marino. Principalmente se o PRM for aprovado e o Governo der possibilidades de que ele seja CUMPRIDO na íntegra. Embora eu não conheça o plano integralmente, somente partes por intermédio de revistas, acredito que, com certeza, a MB tenha balanceado de forma adequada as belonaves que o comporão.



Abraços




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#2229 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 02, 2008 5:39 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Mapinguari escreveu: Pois eu prefiro dois NAe de porte médio (umas 35 mil t, pouco mais do que o São Paulo) do que um de 50 mil t. Dois NAe de 35 mil t e ums dois LPH de umas 18 mil t, tava muito bom para a MB.
É que eu prefiro dois de 50 mil ton. :mrgreen:

Mas se for ficar muito pesado, dois de 35 mil está bom.

Claro, dois LPH de 18 mil, junto com os NAes, também está de bom tamanho.
Ah, tá! [003]




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#2230 Mensagem por Kratos » Seg Nov 03, 2008 2:38 pm

Construção de porta-aviões? A MB ainda tem os delírios de interditar o espaço aéreo da África? Já foram nessa maluquice de teimar em querer ser a US Navy e não acabou dando conta de ter nem uma frota decente de submarinos ou um NAe que navegasse (passa o tempo inteiro pifado, passando por manutenções); parece a mania da FAB de querer se tornar a UPS da América do Sul.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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#2231 Mensagem por Marino » Seg Nov 03, 2008 5:17 pm

Kratos escreveu:Construção de porta-aviões? A MB ainda tem os delírios de interditar o espaço aéreo da África? Já foram nessa maluquice de teimar em querer ser a US Navy e não acabou dando conta de ter nem uma frota decente de submarinos ou um NAe que navegasse (passa o tempo inteiro pifado, passando por manutenções); parece a mania da FAB de querer se tornar a UPS da América do Sul.
Kratos, dá uma lida nos tópicos referentes ao assunto.
Veja se encontra algo como interditar espaço aéreo; ou querer ser a USN.
Veja também sobre submarinos e o que está acontencendo de novidades.
Leia sobre PMG de navios, e quanto dura um para um navio do porte de PA (não precisa ser na MB).
Abraço




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#2232 Mensagem por gaitero » Seg Nov 03, 2008 5:55 pm

Se o Brasil quer ter um papel global, precisa de meios e os NAes são necessáriamente vitais para qualquer cenário atual, principalmente para quem quer ganhar uma cadeira no conselho de segurança. 8-]




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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#2233 Mensagem por luis F. Silva » Seg Nov 03, 2008 6:48 pm

Gaitero escreveu:
Se o Brasil quer ter um papel global, precisa de meios e os NAes são necessáriamente vitais para qualquer cenário atual, principalmente para quem quer ganhar uma cadeira no conselho de segurança.
A espanha conseguiu isso na Europa. E o Brasil faz por isso?




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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#2234 Mensagem por Marino » Sáb Nov 08, 2008 11:59 am

Em alerta
Até 23 de dezembro, a Marinha realiza, com a Força do Chile, a Operação Bogatun. Conta com a a Fragata Constituição e um helicóptero Super Lynx; dois navios, um submarino e uma aeronave P-3A da Armada do Chile.




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#2235 Mensagem por pafuncio » Sáb Nov 08, 2008 12:22 pm

Marino escreveu:Em alerta
Até 23 de dezembro, a Marinha realiza, com a Força do Chile, a Operação Bogatun. Conta com a a Fragata Constituição e um helicóptero Super Lynx; dois navios, um submarino e uma aeronave P-3A da Armada do Chile.

E aí, Marino, os chilenos desistiram das lanchas misileras ? :wink:




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