Re: Mssilhouse do Brasil
Enviado: Sáb Nov 03, 2012 2:24 am
Em primeiro lugar eu não tentei provar nada, já que aqui não é um tribunal. E um forum de ideias.denilson escreveu:Pois é, quem comentou a respeito disso a pouco fui eu, a respeito de atingir navios e alvos em movimento, o Sapão falou muito tentando comprovar o contrário inclusive com um bla bla bla de arma estratégica.... e foi longe.thicogo escreveu:Senhores eu achei uma foto um tanto intrigante,olhem a e interpretem.
FONTE:http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=521
Bueno, como uma imagem diz tudo, essa disse tudo e mais um pouco!!!
Fiz vários posts tentando afirmar essas possibilidades e agora esta ai
Inclusive da para ler AERIAL OR SURFACE LAUNCHING!!!!
PQP é muito bom estar certo!!!
Grato
Denilson
O que eu fiz foi expor meu ponto de vista e o porque dos meus argumentos.
Argumentos que alias mantenho e debato sem problemas, baseados no que EU acho logico.
E tento fundamentar meu bla, bla, bla com documentos diponiveis aqui mesmo no DB, e não na Wikipedia.
Em segundo lugar, não é uma foto e sim uma imagem ilustrativa. Do fabricante, por sinal.
Dizer que porque esta DESENHADO um perfil de emprego este corresponde a realidade é um erro grosseiro, para dizer o minimo. Qualquer pessoa que já tenha ido a uma feira de Defesa já viu coisa muito mais mirabolante, mas isso não quer dizer nada além de uma proposta do vendedor, que está fazendo o papel dele de VENDER!
Partindo desse pricipio, podemos dizer tambem que o F-X e o PRO-SUPER já estão decididos pelo perfil/desenho dos vetores lançando o MAR no mesmo desenho.
Mas, se eu soubesse que com um desenho ficaria mais facil para você entender, teria colocado esse aqui:
viewtopic.php?f=1&t=6046&start=10755
Ai sim, podemos debater o custo beneficio de um missil com 60km de alcance, guiagem passiva, perfil de vôo altante e carga util de 90kg contra todas as demais possibilidades: JSW, ASM, GLB, etc; em um ataque anti-navio.
Em terceiro lugar quero deixar claro, MAIS UMA VEZ, que é obvio que o MAR pode ser utilizado contra navios, ja escrevi isso aqui.
O que EU NÃO acredito é que ele VAI ser usado contra navios, eu vou explicar mais uma vez sem ter que colocar como fonte a Wikipedia: a pk (ou taxa de acerto) de um MAR sobre um navio VAI ser muito baixa, na minha opinião, para justificar seu emprego.
Qualquer navio de grande valor vai ser capaz de detectar um missil a voando 10.000ft em sua direção e certamente vai ter defesas contra ele, sejam ativas ou passivas.
Isso sem contar o(s) piquete(s) que vão estar a frente protegendo os alvos de alto valor.
O MAR, por ser PASSIVO exige um perfil de emissão do alvo, coisa que o MAN por ser ATIVO não necessita.
O problema passa a ser então, entre outros, a velocidade de emprego: enquanto no MAR o sinal tem que ser processado (já que certamente vai estar sofrendo interferencia), no MAN o sinal so depende dele.
Isso quer dizer que no segundo caso eu ganho tempo, com isso posso tomar decisões mais rapidas e imprimir uma velocidade maior.
E atualmente, essas são as duas premissas de um ataque naval: velocidade do missil e saturação das defesas.
Alias, isso não é só a MINHA opinião. A Russia e a China, que se preparam para combater os maiores navios em operação atualmente, tambem são partidarios da velocidade maxima e saturação de alvos como estrategia anti-navio, com misseis de guiagem ATIVA:
http://www.globalsecurity.org/military/ ... moskit.htm
Quarto, por ser mais complexo (ser capaz de receber, processar, identificar, localizar o alvo e manobrar até ele), o proprio MAR alem de mais caro possui menos carga util que o MAN, que necessita receber a posição do alvo e navegar até ele.
Quinto, o "soft-kill". So queria saber 3 coisas: como o MAR vai atacar um alvo "apagado", o perfil do navio é maior visto de cima ou de lado e em quanto tempo um Fragata consegue mudar seu rumo em 180 graus?
Sexto, o ingles. "Aerial or surface Launching", no meu parco dominio da lingua estrangeira, não quer dizer em momento nenhum que VAI ser utilizado contra isso ou aquilo. E uma propaganda, alias de um modelo "proposto".
E você tem razão Thicogo.
O desenho é bem interessante e tem um fundo bem maior.
Realmente não foi colocado a toa, mas isso não vem ao caso aqui.
Quem sabe somar 2+2 e olhar além do que quer ver, vai entender o porque da figura. Ou do fabricante.
Em tempo: tudo a ver com a noticia abaixo...