FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: FAB NEWS

#2206 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 05, 2011 9:05 pm

Tudo indica que isso é $$$$ para o KC-390... o resto é especulação...

:)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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henriquejr
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Re: FAB NEWS

#2207 Mensagem por henriquejr » Sex Ago 05, 2011 9:08 pm

cb_lima escreveu:Tudo indica que isso é $$$$ para o KC-390... o resto é especulação...

:)

[]s
CB_Lima
Também acho!!!




.
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saullo
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Re: FAB NEWS

#2208 Mensagem por saullo » Sáb Ago 06, 2011 5:35 pm

talharim escreveu:A FAB esta querendo comprar a BATAVO,a NESTLE,a PARMALAT,e a KRAFT para monopolizar o mercado de iogurtes mundial .

Inclusive o carro chefe é o revolucionario iogurte de porra de boi .
Realmente, esse iogurte será uma porrada... [003] [003] [003]

Abraços




lubra
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Re: FAB NEWS

#2209 Mensagem por lubra » Sáb Ago 06, 2011 7:19 pm

http://www.aer.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3418
22/07/2009 - 16h03
FAB realiza seminário sobre Projeto KC-X

http://www.aer.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/3950/i09716152929111676.jpg

A Subdiretoria de Desenvolvimento e Programas (SDDP), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) do Comando da Aeronáutica, sob a coordenação da Gerência Executiva do Projeto KC-X, realizou o 1º “Workshop” Operacional, de 12 a 15 de julho, nas instalações da EMBRAER, em São José dos Campos – São Paulo.

O evento contou com a presença de representantes do Exército, COMGAR, COMGEP, FAE2, FAE5, DIRSA, DIRINT, CTA, SDDP e EMBRAER, com a finalidade de refinar os requisitos operacionais para o desenvolvimento de nova Aeronave de Transporte e Reabastecimento em Vôo da Força Aérea Brasileira – KC-X.

Os próximos passos na Fase de Desenvolvimento são a realização de “workshops” dedicados ao detalhamento técnico-operacional das missões em áreas distintas: Transporte, Reabastecimento em Vôo, SAR e Evacuação Aeromédica; os ensaios em ambiente de Realidade Virtual e a utilização de modelo da cabine da Aeronave - “mock up” – em tamanho real, onde o embarque e desembarque de tropas, viaturas e cargas serão experimentados.
Ao final da Fase de Desenvolvimento, a EMBRAER entregará à FAB dois protótipos da Aeronave, já certificados, um em 2014 e outro em 2015.




Saudações,
Luciano.

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Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
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Re: FAB NEWS

#2210 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Ago 06, 2011 8:26 pm

lubra escreveu:http://www.aer.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3418
22/07/2009 - 16h03
FAB realiza seminário sobre Projeto KC-X

http://www.aer.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/3950/i09716152929111676.jpg

A Subdiretoria de Desenvolvimento e Programas (SDDP), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) do Comando da Aeronáutica, sob a coordenação da Gerência Executiva do Projeto KC-X, realizou o 1º “Workshop” Operacional, de 12 a 15 de julho, nas instalações da EMBRAER, em São José dos Campos – São Paulo.

O evento contou com a presença de representantes do Exército, COMGAR, COMGEP, FAE2, FAE5, DIRSA, DIRINT, CTA, SDDP e EMBRAER, com a finalidade de refinar os requisitos operacionais para o desenvolvimento de nova Aeronave de Transporte e Reabastecimento em Vôo da Força Aérea Brasileira – KC-X.

Os próximos passos na Fase de Desenvolvimento são a realização de “workshops” dedicados ao detalhamento técnico-operacional das missões em áreas distintas: Transporte, Reabastecimento em Vôo, SAR e Evacuação Aeromédica; os ensaios em ambiente de Realidade Virtual e a utilização de modelo da cabine da Aeronave - “mock up” – em tamanho real, onde o embarque e desembarque de tropas, viaturas e cargas serão experimentados.
Ao final da Fase de Desenvolvimento, a EMBRAER entregará à FAB dois protótipos da Aeronave, já certificados, um em 2014 e outro em 2015.
Wow

seriam requisitos para revo de heli e Patrulha?

tô gostando de ver 8-]

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
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Re: FAB NEWS

#2211 Mensagem por lubra » Sáb Ago 06, 2011 8:58 pm

Repare que é notícia antiga, foi no início do projeto. Depois destes contatos iniciais até aumentaram a capacidade de carga. Poderia ser transporte de helicópteros.




Saudações,
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Re: FAB NEWS

#2212 Mensagem por talharim » Seg Ago 08, 2011 8:26 am

COMANDO-GERAL DE APOIO
DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO
E BÉLICO
PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DE RECIFE
AVISO DE LICITAÇÃO
LEILÃO No- 1/ PAMARF/ 2011
A Comissão de Licitações do Parque de Material Aeronáutico
de Recife torna público que dia 24/08/2011, às 10 h, nesta
Organização Militar, sito à Rua Rio Moxotó, 35, Ibura, Recife - PE,
realizar-se-á leilão público para venda da célula da aeronave VU-93
com predominância de material composto de alumínio, em estado de
sucata, peso estimado: 4.720 Kg.
O lote poderá ser visitados nos dias
úteis, das 08 h às 11 h e das 13 h às 15 h 30 min, até o dia
23/08/2011, no local acima mencionado. Maiores informações poderão
ser obtidas no endereço supracitado e através dos fones (081)
3461-8533/8534/8532 e fax (081) 3471-1464.
Cel Av RICARDO A. F. NEUBERT
Diretor


FAZENDA DA AERONÁUTICA DE PIRASSUNUNGA
EXTRATO DE REGISTROS DE PREÇOS
ÓRGÃO GERENCIADOR: Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga-
FAYS.
REGISTRO DE PREÇOS - PREGÃO: 56/FAYS/2011. PROC.:
67511-000770/2011-24. OBJETO: Aquisição de tampas para envase
dos frascos de iogurte Acantus, visando atender às necessidades da
Divisão de Produção da Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga,

conforme especificações e quantitativos estabelecidos no Edital e seus
Anexos. PROMITENTE: A. V. CASAGRANDE EPP - CNPJ:
07.858.489/0001-86 - TOTAL DO REG.: R$ 12.650,00. VALIDADE
DO REG.: 31/07/2012.
REGISTRO DE PREÇOS - PREGÃO: 59/FAYS/2011. PROC.:
67511.000788/2011-26. OBJETO: Aquisição de arroz em casca natural
e feijão em vagem , visando atender às necessidades da Fazenda
da Aeronáutica de Pirassununga, conforme especificações e quantidades
estabelecidas no Edital e seus Anexos. PROMITENTE: A. V.
CASAGRANDE EPP - CNPJ: 07.858.489/0001. TOTAL DO REG.:
R$ 708.170,00. VALIDADE DO REG.: 01/08/2012.
Informações no site: www.comprasnet.gov.br "acesso livre" ou pelos
fones (19) 3565-3697 e 3565-7406.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: FAB NEWS

#2213 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Ago 08, 2011 12:00 pm

talharim escreveu:FAZENDA DA AERONÁUTICA DE PIRASSUNUNGA
EXTRATO DE REGISTROS DE PREÇOS
ÓRGÃO GERENCIADOR: Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga-
FAYS.
REGISTRO DE PREÇOS - PREGÃO: 56/FAYS/2011. PROC.:
67511-000770/2011-24. OBJETO: Aquisição de tampas para envase
dos frascos de iogurte Acantus, visando atender às necessidades da
Divisão de Produção da Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga,

conforme especificações e quantitativos estabelecidos no Edital e seus
Anexos. PROMITENTE: A. V. CASAGRANDE EPP - CNPJ:
07.858.489/0001-86 - TOTAL DO REG.: R$ 12.650,00. VALIDADE
DO REG.: 31/07/2012.
REGISTRO DE PREÇOS - PREGÃO: 59/FAYS/2011. PROC.:
67511.000788/2011-26. OBJETO: Aquisição de arroz em casca natural
e feijão em vagem , visando atender às necessidades da Fazenda
da Aeronáutica de Pirassununga, conforme especificações e quantidades
estabelecidas no Edital e seus Anexos. PROMITENTE: A. V.
CASAGRANDE EPP - CNPJ: 07.858.489/0001. TOTAL DO REG.:
R$ 708.170,00. VALIDADE DO REG.: 01/08/2012.
Informações no site: http://www.comprasnet.gov.br "acesso livre" ou pelos
fones (19) 3565-3697 e 3565-7406.
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Re: FAB NEWS

#2214 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Ago 08, 2011 2:50 pm

Vocês ficam esquentando a cabeça demais com a fazend da FAB. De verdade.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: FAB NEWS

#2215 Mensagem por Enlil » Seg Ago 08, 2011 2:54 pm

Talvez sim, mas não deixa de ser uma coisa ridícula. Deveriam rever esse "contrato de terra". Seria como se a Embrapa tivesse uma empresa de manutenção aeronáutica. Aliás, não seria má idéia doar para ela essa fazenda.



[].




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Re: FAB NEWS

#2216 Mensagem por Thor » Ter Ago 09, 2011 3:41 pm

Enlil escreveu:Talvez sim, mas não deixa de ser uma coisa ridícula. Deveriam rever esse "contrato de terra". Seria como se a Embrapa tivesse uma empresa de manutenção aeronáutica. Aliás, não seria má idéia doar para ela essa fazenda.



[].
Se essa "empresa de manutenção" for para atender a frota de aeronaves da Embrapa e isso gerar economia, rapidez e maior qualidade nos seus servicos, voce tem razao.
Abracos




Brasil acima de tudo!!!
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Re: FAB NEWS

#2217 Mensagem por Paisano » Ter Ago 09, 2011 3:56 pm





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Re: FAB NEWS

#2218 Mensagem por lubra » Ter Ago 09, 2011 7:02 pm

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=8021
09/08/2011 - 18h10
Nota Oficial - Esclarecimentos sobre reportagem do Fantástico exibida em 07/08/2011

O Comando da Aeronáutica repudia veementemente o teor da reportagem do jornalista Valmir Salaro, levada ao ar no Fantástico deste domingo, sete de agosto, e no Bom Dia Brasil desta segunda-feira, oito de agosto.

A matéria em questão parte de princípios incorretos e de denúncias infundadas para passar à população brasileira a falsa impressão de que voar no Brasil não é seguro. A reportagem contradiz os princípios editoriais da própria Rede Globo ao apresentar argumentos com falta de Correção e falta de Isenção, itens considerados pela própria emissora como sendo atributos da informação de qualidade.

O jornalista embarcou em uma aeronave de pequeno porte (aviação geral), que tem características como nível de voo, rota, classificação e regras de controle aéreo diferentes dos voos comerciais. A matéria trata os voos sob condições visuais e instrumentos como se obedecessem as mesmas regras de controle de tráfego aéreo, levando o espectador a uma percepção errada.

O piloto demonstra espanto ao avistar outras aeronaves sobre o Rio de Janeiro e São Paulo, dando um tom sensacionalista a uma situação perfeitamente normal e controlada que ocorre sobre qualquer grande cidade do mundo. Nesse sentido, causa estranheza que a reportagem tenha mostrado a proximidade dos aviões como algo perigoso para os passageiros no Brasil. As próprias imagens revelam níveis de voo diferenciados, além de rotas distintas.

Além disto, o piloto que opta por regras de voo visual, só terá seu voo autorizado se estiver em condições de observar as demais aeronaves em sua rota, de acordo com as regras de tráfego aéreo que deveriam ser de seu pleno conhecimento. Mesmo assim, o piloto receberá, ainda, avisos sobre outros voos em áreas próximas.

Foi exatamente o que ocorreu durante a reportagem, que mostra o contato constante dos controladores de tráfego aéreo com o piloto. Desde a decolagem foram passadas informações detalhadas sobre os demais tráfegos aéreos na região, sem que houvesse qualquer perigo para as aeronaves envolvidas.

A respeito da dificuldade demonstrada em conseguir contato com o serviço meteorológico, é interessante lembrar que há várias frequências disponíveis para contato com o Serviço de Informações Meteorológicas para Aeronaves em Voo (VOLMET), que está disponível 24 horas por dia em todo o país. Além destas, há frequências de ATIS (Serviço Automático de Informação em Terminal) que fornecem continuamente, por meio de mensagem gravada e constantemente atualizada, entre outros dados, as condições meteorológicas reinantes em determinada Área Terminal, bem como em seus aeroportos. Como, aliás, é o caso da Terminal de Belo Horizonte, incluindo os aeroportos da Pampulha e de Confins.

Ressalte-se que, a despeito da operação de tais serviços, todos os pilotos têm a obrigação de obter informações meteorológicas antes do voo pessoalmente nas Salas de Informações Aeronáuticas dos aeroportos, por telefone ou até pela internet.

Ao realizar o voo sem, possivelmente, ter acessado previamente informações meteorológicas, o piloto expôs a equipe de reportagem a uma situação de risco desnecessário. Tratou-se, obviamente, de mais um traço sensacionalista e sem conteúdo informativo.

A respeito do momento da reportagem em que o controle do espaço aéreo diz que não tem visualização da aeronave, cabe esclarecer que o voo realizado pela equipe do Fantástico ocorreu à baixa altitude, em regras de voos visuais, uma situação diferente dos voos comerciais regulares.

Na faixa de altitude utilizada por aeronaves como das empresas TAM e GOL, extensamente mostradas durante a reportagem, há cobertura radar sobre todo o território brasileiro. Para isso, existem hoje 170 radares de controle do espaço aéreo no país. Como dito acima, é feita uma confusão entre perfis de voos completamente diferentes. Dessa forma, o telespectador do Fantástico ficou privado de ter acesso a informações que certamente contribuem para a melhor apresentação dos fatos.

No último trecho de voo da reportagem, o órgão de controle determinou a espera para pouso no Aeroporto Santos-Dumont. O que foi retratado na matéria como algo absurdo, na realidade seguiu rigorosamente as normas em vigor para garantir a segurança e fluidez do tráfego aéreo. Os voos de linhas regulares, na maioria das vezes regidos por regras de voo por instrumentos, gozam de precedência sobre os não regulares, visando a minimizar quaisquer problemas de fluxo que possam afetar a grande massa de usuários.

A reportagem também errou ao mostrar que Traffic Collision Avoidance System (TCAS) é acionado somente em caso de acidente iminente. O fato do TCAS emitir um aviso não significa uma quase-colisão, e sim que uma aeronave invadiu a “bolha de segurança” de outra. Essa bolha é uma área que mede 8 km na horizontal (raio) e 300 metros na vertical (raio).

Cabe ressaltar ainda que a invasão da bolha de segurança não significa sequer uma rota de colisão, pois as aeronaves podem estar em rumos paralelos ou divergentes, ou ainda com separação de altitude, em ambiente tridimensional.

A situação pode ser corrigida pelo controle do espaço aéreo ou por sistemas de segurança instalados nos aviões, como o TCAS. Nem toda ocorrência, portanto, consiste em risco à operação. O TCAS, por exemplo, pode emitir avisos indesejados, pois o equipamento lê as trajetórias das aeronaves, mas não tem conhecimento das restrições impostas pelo controlador.

Todas as ocorrências, no entanto, dão início a uma investigação para apurar os seus fatores contribuintes e geram recomendações de segurança para todos os envolvidos, sejam controladores, pessoal técnico ou tripulantes. É esse o caso dos 24 relatórios citados na reportagem. A existência desses documentos não significa a ocorrência de 24 incidentes de tráfego aéreo, e sim uma consequência direta da cultura operacional de registrar todas as situações diferentes da normalidade com foco na busca da segurança.

A investigação tem como objetivo manter um elevado nível de atenção e melhorar os procedimentos de tráfego aéreo no Brasil, pois é política do Comando da Aeronáutica buscar ao máximo a segurança de todos os passageiros e tripulantes que voam sobre o país. Incidentes e acidentes não são aceitáveis em nenhum número, em qualquer escala.

Sobre a questão dos controladores de tráfego aéreo, ao contrário da informação veiculada, o Brasil tem atualmente mais de 4.100 controladores em atividade, entre civis e militares. No total, são mais de 6.900 profissionais envolvidos diretamente no tráfego aéreo, entre controladores e especialistas em comunicação, operação de estações, meteorologia e informações aeronáuticas.

Para garantir a segurança do controle do espaço aéreo no futuro, o Comando da Aeronáutica investe na formação de controladores de tráfego aéreo. A Escola de Especialistas de Aeronáutica forma anualmente 300 profissionais da área. Todos seguem depois para o Centro de Simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), inaugurado em 2007 em São José dos Campos (SP). Com sistemas de última geração e tecnologia 100% nacional, o ICEA ampliou de 160 para 512 controladores-alunos por ano, triplicando a capacidade de formação e reciclagem.

Vale salientar que a ascensão operacional dos profissionais de controle de tráfego aéreo ocorre por meio de um conselho do qual fazem parte, dentre outros, os supervisores mais experientes de cada órgão de controle de tráfego aéreo. Desse modo, nenhum controlador de tráfego aéreo exerce atividades para as quais não esteja plenamente capacitado.

A qualidade desses profissionais se comprova por meio de relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). De acordo com o Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira, dos 26 tipos de fatores contribuintes para ocorrência de acidentes no país entre 2000 e 2009, o controle de tráfego aéreo ocupa a 24° posição, com 0,9%. O documento está disponível no link:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/Ane ... 0_2009.pdf

A capacitação dos recursos humanos faz parte dos investimentos feitos pelo DECEA ao longo da década. Entre 2000 e 2010, foram R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão somente a partir de 2008. O montante também envolve compra de equipamentos e a adoção do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITÁRIO), um novo software nacional que representou um salto tecnológico na interface dos controladores de tráfego aéreo com as estações de trabalho. O sistema tem novas funcionalidades que permitem uma melhor consciência situacional por parte dos controladores. Sua interface é mais intuitiva, facilitando o trabalho de seus usuários.

Os resultados desses investimentos foram demonstrados pela auditoria realizada em 2009 pela International Civil Aviation Organization (ICAO), organização máxima da aviação civil, ligada às Nações Unidas, com 190 países signatários. A ICAO classificou o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro entre os cinco melhores no mundo. De acordo com a ICAO, o Brasil atingiu 95% de conformidade em procedimentos operacionais e de segurança.

Sem citar quaisquer dessas informações, para realizar sua reportagem, a equipe do Fantástico exibe depoimentos sem ao menos pesquisar qual a motivação dessas fontes. O Sr. Edileuzo Cavalcante, por exemplo, apresentado como um importante dirigente de uma associação de controladores, é acusado por atentado contra a segurança do transporte aéreo, motim e incitação à indisciplina, e responde por essas acusações na Justiça Militar.

O Sr. Edileuzo Cavalcante foi afastado da função de controlador de tráfego aéreo em 2007 e recentemente excluído das fileiras da Força Aérea Brasileira. Em 2010, também teve uma candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

Quanto à informação sobre as tentativas de chamada por parte do controlador de tráfego aéreo, Sargento Lucivando Tibúrcio de Alencar, no caso do acidente ocorrido com a aeronave da Gol (PR-GTD) e a aeronave da empresa Excel Aire (N600XL) em 29 de setembro de 2006, cabe reforçar que elas não obtiveram sucesso devido à aeronave da Excel Aire não ter sido instruída oportunamente a trocar de frequência e não a qualquer deficiência no equipamento, conforme verificado em voo de inspeção. Durante as tentativas de contato, a última frequência que havia sido atribuída à aeronave estava fora de alcance, impossibilitando o estabelecimento das comunicações bilaterais.

Já quando foi consultar o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a equipe de reportagem omitiu o fato que trataria de problemas de tráfego aéreo. Foi informado que se tratava unicamente sobre a evolução do tráfego aéreo de 2006 a 2011.

Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ressalta que voar no país é seguro, que as ferramentas de prevenção do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro estão em perfeito funcionamento e que todas as ações implementadas seguem em concordância com o volume de tráfego aéreo e com as normas internacionais de segurança. No entanto, este Centro reitera que a questão da segurança do tráfego aéreo no país exige um tratamento responsável, sem emoção e desvinculado de interesses particulares, pessoais ou políticos.

Brasília, 9 de agosto de 2011.
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Fonte: CECOMSAER




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Luciano.

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Re: FAB NEWS

#2219 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 09, 2011 7:17 pm

A nossa imprensa mostrando a que veio...

Lamentável :(

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Re: FAB NEWS

#2220 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 09, 2011 7:24 pm

Quando eu digo que tem que mastigar prá não engolir coisa podre... :?




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