binfa escreveu:binfa escreveu:Entendo que em uma crise existe uma escalada, mais o ponto é "do que adianta a FAB enviar para a região Norte os F-5EM / A-1A se a FAV tem SU-30Mk2 (24 diga-se de passagem), que é muito mais caça!"
Um forte abraço
binfa
Binfa, hipoteticamente falando ele tem muito mais capacidades, mas fazer essa vantagem virar realidade na pratica e algo mais dificil.
Um exemplo: quantas bases a Venezuela possui?
E destas bases, quantas são capazes de apoiar um SU-30?
Na teoria, seria necessario apenas 1 dos 16 A-29 de BV para inutilizar a pista da base de El Libertador para colocar toda a frota no chão.
Essa vantagem, nem que fosse por horas, poderia definir o rumo de um conflito.
Outra é a matematica dos fabricantes: quantos SU-30 são necessarios para abater os F-5/M-2000 da FAB com BVR+E-99?
Ou melhor, em que proporção a perda de X F-5 vai significar mais do que 1 SU-30?
Sera que eles vão direcionar TODA a sua força para o Brasil, lembrando que tem os USA logo acima no Caribe e a Colombia do lado?
Enfim, acho a questão bem complexa, mas esse tipo de problema (um conflito externo) acho que so ocorreria em ultimo caso e ja com a possibilidade de perder o poder iminente, em uma tentativa de permanecer no poder.
Por hora concordo com o Pepê e acho que ele quer mesmo é sossego na politica externa...