NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6156 vezes
Agradeceram: 3469 vezes

Re: NOTÍCIAS

#21961 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 06, 2011 1:47 pm

binfa escreveu:
Thor escreveu:Eu sei que você estava brincando, mas para quem não entende do assunto, isso só ocorreria caso a Venezuela ordene um ataque a sei lá o quê no Brasil, sem ao menos haver um atrito sequer. Pois numa escalada de crise, em menos de um dia haveria toda a FAB lá no norte. Não é muita coisa, nós sabemos, mas é mais que 6 F-5M em Manaus...
Abraços
Thor, uma pergunta. Se num dia toda a FAB estaria na amazônia, quem defenderia o resto do país :?: :|

abs.

Carpe Diem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2872 vezes
Agradeceram: 1166 vezes

#21962 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jun 06, 2011 2:56 pm

E quem defenderia a FAB! :shock: [003]

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#21963 Mensagem por joao fernando » Seg Jun 06, 2011 3:01 pm

J.Ricardo escreveu:E quem defenderia a FAB! :shock: [003]
Pows, Forum Disney Brasil??? :twisted: :twisted: :twisted:

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2872 vezes
Agradeceram: 1166 vezes

#21964 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jun 06, 2011 3:05 pm

joao fernando escreveu:
Rapaz, eu me divirto neste DB! :lol:

Mas falando sério, a China não tinha uma restrição para exportar os J-10 por utilizarem uma turbina russa??? Ou isso é só uma lenda???

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#21965 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jun 06, 2011 5:16 pm

PRick escreveu:Sinceramente, não sei se isso está sendo pensado de modo sério na Venezuela, o Chavez está comprando armas de quem pode, e preenchendo a lacuna de obsolescência em seu inventário bélico. Tendo em vista, principalmente, o públido interno. Comprar armas não faz uma FA poderosa, nem um país uma potência, é preciso saber se essas armas são de fabricação local ou não, e como é o resto do país.

Os EUA não são uma potência apenas militar, ainda são a principal economia do mundo. O avanço chinês é desestabilizador porque não é somente bélico, a China já possuí FA´s poderosas desde a Guerra da Coréia.

Quando olhamos a Venezuela, concluimos rapidamente que falta a ela os fatores fundamentais para se tornar, sequer uma potência regional. Não é a simples importação de material bélico que fará isso.

Então, é bem provável que o Chavez esteja pensando em comprar J-10 por fatores de custos e por ser a China o melhor cliente potencial do petróleo venezuelano, porque a Rússia é grande produtor e exportador de petróleo, então os chineses são os melhores parceiros para substituir os EUA.

Essa me parece a conta que o Chavez anda fazendo agora. Está pensando na sobrevivência de sua economia, dependente de basicamente uma única comodite.

[]´s
Faz sentido.

Mas analisando estrategicamente, por exemplo: seria melhor uma força menor de Su-35 ou uma força maior de J-10??

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#21966 Mensagem por Thor » Seg Jun 06, 2011 6:36 pm

binfa escreveu:
Thor escreveu: Eu sei que você estava brincando, mas para quem não entende do assunto, isso só ocorreria caso a Venezuela ordene um ataque a sei lá o quê no Brasil, sem ao menos haver um atrito sequer. Pois numa escalada de crise, em menos de um dia haveria toda a FAB lá no norte. Não é muita coisa, nós sabemos, mas é mais que 6 F-5M em Manaus...
Abraços
Prezado Thor boa tarde!

Entendo que em uma crise existe uma escalada, mais o ponto é "do que adianta a FAB enviar para a região Norte os F-5EM / A-1A se a FAV tem SU-30Mk2 (24 diga-se de passagem), que é muito mais caça!"

Imagem
aqui esta só a metade....

Imagem

Um forte abraço
binfa
Novamente digo, sabemos que não é muita coisa, mas é o que nos deixam ter. Os 24 Su são excelentes máquinas, mas não sei se fariam os ataques, as defesas de todo o território e se o nível de doutrina e treinamento deles está bom.
Quanto ao número de aviões necessários, se formos pensar em defesa de todo o território contra todas as frentes e ameaças de um inimigo tão poderoso, talvez uns 1497 caças seriam necessários. Se pensarmos na América do sul e nossas possibilidades de guerra, talvez um número menor seja suficiente.

Brasil acima de tudo!!!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#21967 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 06, 2011 6:40 pm

Aquela bela conta... Necessidade x Realidade. :(

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#21968 Mensagem por felipexion » Seg Jun 06, 2011 8:11 pm

Imagem

Sabe criança quando ganha brinquedo novo? É o Chávez nessa foto.

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#21969 Mensagem por Boss » Seg Jun 06, 2011 8:26 pm

joao fernando escreveu:

Não, Fórum Lamento Brasil... :|

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6156 vezes
Agradeceram: 3469 vezes

#21970 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 06, 2011 9:46 pm

Thor escreveu:Quanto ao número de aviões necessários, se formos pensar em defesa de todo o território contra todas as frentes e ameaças de um inimigo tão poderoso, talvez uns 1497 caças seriam necessários. Se pensarmos na América do sul e nossas possibilidades de guerra, talvez um número menor seja suficiente.
Acho que o nosso maior problema aqui é saber para quem ou para quais possiveis TO's e hipóteses de conflitos/inimigos nossas FFAA's estão ou estarão sendo preparadas.

Porque até aqui, ninguém no MD, GF, congresso ou END quis assumir o ônus de dar nomes aos bois ou à boiada.

Ora, se não conseguimos(ou queremos/podemos) identificar possíveis inimigos a combater ou possíveis conflitos a enfrentar, e por conseqüência justificar nosso prepararo, então qualquer coisa serve, não é mesmo?

Se a FAB acha que 120 serve para defender o país inteiro e a tal da amazônia azul, então tá.
Se a MB acha que trinta navios serão suficientes para operar em todo o Atlantico Sul, então tá também.
Se o EB acha que manter duas bgdas cav bldas basta para proteger 3 mil km de fronteira seca dos pampas ao pantanal fazer o quê. Então tá, também.

Olha, acho melhor agente alugar o Brasil de vez, já que ninguém neste país entende para que serve ffaa's e mais ainda, não entende pra quê ficar comprando coisas que elas nunca vão usar... não é mesmo?

abs.

Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#21971 Mensagem por sapao » Seg Jun 06, 2011 10:25 pm

binfa escreveu:
binfa escreveu:Entendo que em uma crise existe uma escalada, mais o ponto é "do que adianta a FAB enviar para a região Norte os F-5EM / A-1A se a FAV tem SU-30Mk2 (24 diga-se de passagem), que é muito mais caça!"
Um forte abraço
binfa
Binfa, hipoteticamente falando ele tem muito mais capacidades, mas fazer essa vantagem virar realidade na pratica e algo mais dificil.
Um exemplo: quantas bases a Venezuela possui?
E destas bases, quantas são capazes de apoiar um SU-30?
Na teoria, seria necessario apenas 1 dos 16 A-29 de BV para inutilizar a pista da base de El Libertador para colocar toda a frota no chão.
Essa vantagem, nem que fosse por horas, poderia definir o rumo de um conflito.

Outra é a matematica dos fabricantes: quantos SU-30 são necessarios para abater os F-5/M-2000 da FAB com BVR+E-99?
Ou melhor, em que proporção a perda de X F-5 vai significar mais do que 1 SU-30?
Sera que eles vão direcionar TODA a sua força para o Brasil, lembrando que tem os USA logo acima no Caribe e a Colombia do lado?

Enfim, acho a questão bem complexa, mas esse tipo de problema (um conflito externo) acho que so ocorreria em ultimo caso e ja com a possibilidade de perder o poder iminente, em uma tentativa de permanecer no poder.
Por hora concordo com o Pepê e acho que ele quer mesmo é sossego na politica externa...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#21972 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jun 06, 2011 11:34 pm

Alguém sabe quantos J-10 o Chavito pretende comprar???

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#21973 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jun 06, 2011 11:42 pm

sapao escreveu:
binfa escreveu:
Binfa, hipoteticamente falando ele tem muito mais capacidades, mas fazer essa vantagem virar realidade na pratica e algo mais dificil.
Um exemplo: quantas bases a Venezuela possui?
E destas bases, quantas são capazes de apoiar um SU-30?
Na teoria, seria necessario apenas 1 dos 16 A-29 de BV para inutilizar a pista da base de El Libertador para colocar toda a frota no chão.
Essa vantagem, nem que fosse por horas, poderia definir o rumo de um conflito.

Outra é a matematica dos fabricantes: quantos SU-30 são necessarios para abater os F-5/M-2000 da FAB com BVR+E-99?
Ou melhor, em que proporção a perda de X F-5 vai significar mais do que 1 SU-30?
Sera que eles vão direcionar TODA a sua força para o Brasil, lembrando que tem os USA logo acima no Caribe e a Colombia do lado?

Enfim, acho a questão bem complexa, mas esse tipo de problema (um conflito externo) acho que so ocorreria em ultimo caso e ja com a possibilidade de perder o poder iminente, em uma tentativa de permanecer no poder.
Por hora concordo com o Pepê e acho que ele quer mesmo é sossego na politica externa...
Além disso, complementando o Sapão, existem os famosos golpes de mão de FEs/Comandos.

Cito ainda, a capacidade de se fornecer suporte para alguns mísseis ar-ar, notadamente os Infra-vermelhos, que precisam de cuidados especiais para suas cabeças de busca.

Os Su-30 operam bem. Mas e se os técnicos que dão suporte aos sistemas forem chamados de volta a Rússia?

Uma vantagem que eu temo apenas, é a chegada dos Il 78 que dizem será em 2012. Aí sim, teremos algo palpável para nos preocupar.

Mas nós tb temos nossas cartas na manga.
Estamos muito bem imersos em um conceito de guerra NCW do que a Venezuela. Contando com uma boa noção situacional do que se passa em nossa volta. E principalmente tendo a chave da alimentação de um terço da população da Venezuela...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#21974 Mensagem por pampa_01 » Ter Jun 07, 2011 9:33 am

Srs, o último post do Sapão foi perfeito. Principalmente quando ele diz "acho que ele quer mesmo é sossego na politica externa...".
Esse é o pensamento hoje.
Daqui a dois anos pode ter mudado muita coisa, incluse o Brasil já pode ter invadido o Paraguai, vai saber.....

Pessoal, a última frase foi uma piadinha, ok?
[]s

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#21975 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Jun 07, 2011 11:30 am

Gostaria de saber por que elegeram a Venezuela como inimiga potencial ? Nosso terceiro parceiro comercial. Um país que mais recebe projetos de engenharia de empresas brasileiras.
No meu modo de ver aquele arsenal do Chaves tem outro alvo amigos e não somos nós. A não ser que algum idiota queira fazer alguma graça com ele. Nossos inimigos são louros e de olhos azuis. Atualmente estão vestidos em pele de cordeiro mas tem garras muito afiadas escondidas, basta que alguma coisa os desagrade. Só não vê quem não quer. Fui :wink:

Responder