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Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 9:53 pm
por Tigershark
é mesmo,Mestre,pelo menos a "mobília" da sala já está ok :Já temos dois SOFAs.

Abs,

Tigershark[/quote]


Pows, Tigershark, começou a beber antes de mim??? :shock: :shock: :D :D :D[/quote]



Se tudo isso se confirmar,Mestre,eu vou de Teresópolis até Juiz de Fora só para bebemorarmos juntos aí!

Saudações etílicas!

[009] [009]

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 9:55 pm
por Carlos Mathias
Cabresto, é só usar um cabresto no MIG-29K.

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 9:55 pm
por orestespf
cb_lima escreveu:Quanto ao Mig-29k:

Cabe no elevador? - O Rafale não cabia (no elevador do SP).

O nosso problema também é que mesmo com rampa a distância entre o ponto de lançamento de uma aeronave com o Mig-29k e a saída da rampa no caso do SP não é suficiente para que um Mig-29k alcance 150Km/H (velocidade necessária para decolagem).

Isso poderia ser resolvido afastando o ponto de lançamento... beeeeeem lá para trás no SP, mas daí não teríamos capacidade de recolhimento/decolagem simultâneas e muito menos 2 aeronaves ao mesmo tempo... (muito mais teria que ser mudado no SP do que a instalação da rampa).

Na verdade é que estaríamos tentando executar algo que um PA de 67.000Ton de deslocamento faz hoje em dia com algumas restrições em um PA de 36.000Ton de deslocamento (quase 1/2)!

Esse é o ponto :wink:

[]s
CB_Lima
O problema do elevador eu coloquei agora a pouco, Lima, não me lembro das dimensões do mesmo, mas parece que o Mig-29 tem mais de 17 metros de comprimento, acho que não dá mesmo.

A questão de levar o Mig-29 lá pra trás não faz sentido, no caso do SP teria que usar a catapulta de qualquer jeito, com ou sem rampa. O peso do Mig-29 me parece ser inferior ao do Rafale e a catapulta do SP daria conta, mas não se trata apenas disso, existem outros fatores.

Em suma, se o Mig-29 couber nos elevadores, tiver peso (limpo e com carga) próximo do Rafale, e puder ser usado com catapultas, tudo bem, ele tem chances sim. O que não faz sentido é tentar forçar a barra para o Mig-29 (ou qualquer outro caça) operar no SP e com a gente pagando a conta para as adaptações. Adoraria ver este caça na MB e até na FAB, mas sem improvisos.

Abração,

Orestes

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 9:58 pm
por orestespf
Tigershark escreveu:
Orestes escreveu:
Pows, Tigershark, começou a beber antes de mim??? :shock: :shock: :D :D :D


Se tudo isso se confirmar,Mestre,eu vou de Teresópolis até Juiz de Fora só para bebemorarmos juntos aí!

Saudações etílicas!

[009] [009]
O convite já está formalizado, e além disso Teresópolis fica muito perto de JF. Será mais do que bem recebido! Aliás, com ou sem confirmação, vamos bebemorar???

[009] [009]

Abraços "chapados" (ic),

Orestes

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:00 pm
por Carlos Lima
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:Quanto ao Mig-29k:

Cabe no elevador? - O Rafale não cabia (no elevador do SP).

O nosso problema também é que mesmo com rampa a distância entre o ponto de lançamento de uma aeronave com o Mig-29k e a saída da rampa no caso do SP não é suficiente para que um Mig-29k alcance 150Km/H (velocidade necessária para decolagem).

Isso poderia ser resolvido afastando o ponto de lançamento... beeeeeem lá para trás no SP, mas daí não teríamos capacidade de recolhimento/decolagem simultâneas e muito menos 2 aeronaves ao mesmo tempo... (muito mais teria que ser mudado no SP do que a instalação da rampa).

Na verdade é que estaríamos tentando executar algo que um PA de 67.000Ton de deslocamento faz hoje em dia com algumas restrições em um PA de 36.000Ton de deslocamento (quase 1/2)!

Esse é o ponto :wink:

[]s
CB_Lima
O problema do elevador eu coloquei agora a pouco, Lima, não me lembro das dimensões do mesmo, mas parece que o Mig-29 tem mais de 17 metros de comprimento, acho que não dá mesmo.

A questão de levar o Mig-29 lá pra trás não faz sentido, no caso do SP teria que usar a catapulta de qualquer jeito, com ou sem rampa. O peso do Mig-29 me parece ser inferior ao do Rafale e a catapulta do SP daria conta, mas não se trata apenas disso, existem outros fatores.

Em suma, se o Mig-29 couber nos elevadores, tiver peso (limpo e com carga) próximo do Rafale, e puder ser usado com catapultas, tudo bem, ele tem chances sim. O que não faz sentido é tentar forçar a barra para o Mig-29 (ou qualquer outro caça) operar no SP e com a gente pagando a conta para as adaptações. Adoraria ver este caça na MB e até na FAB, mas sem improvisos.

Abração,

Orestes
Concordo com o que está dizendo Mestre Orestes...

Uma única observação é que o Mig-29k para usar uma catapulta teria que ser uma aeronave bem diferente do Mig-29K usado hoje para operações com rampa... ou seja... como você mesmo falou "$$$$$$$$$$$"

Por isso que sugeri a 'gambiarra'... hehehehe... assim o caça poderia ser '+/-' o mesmo que o indiano.

Do contrário :cry:

[]s
CB_Lima

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:01 pm
por Carlos Mathias
As catapultas operam com 20 ton e o peso máx do MIG-29K é de 22 ton. Mas o peso de decolagem normal é de 18,5 ton. As catapultas podem ir até 22 ton, se não me engano.

As ski-jump precisam de 125 a até 195m de distância de decolagem.

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:05 pm
por orestespf
cb_lima escreveu:
Concordo com o que está dizendo Mestre Orestes...

Uma única observação é que o Mig-29k para usar uma catapulta teria que ser uma aeronave bem diferente do Mig-29K usado hoje para operações com rampa... ou seja... como você mesmo falou "$$$$$$$$$$$"

Por isso que sugeri a 'gambiarra'... hehehehe... assim o caça poderia ser '+/-' o mesmo que o indiano.

Do contrário :cry:

[]s
CB_Lima
Estou falando sim, amigo Lima, mas sem possuir algum fundamento ao meu lado, sou leigo mesmo, é só pitaco neste caso. :D :D

Mas sempre penso assim, suponhamos que exista algum fundo de verdade nesta estória de parceria com os russos, então é mais do que razoável especularmos sobre as possibilidades vinda da Rússia, até mesmo para a MB, que parece esquecida pelos ministros NJ e MG no que diz respeito a meios operacionais para águas azuis. Por exemplo, considerando tudo isso viável, por que não pensarmos em modernizar os A-4 e comprarmos cerca de 10-12 caças russos para operar no SP? Se a MB gosta ou não da idéia, eu não sei, mas que o "perfil" do SP mudaria da água pro vinho, não tenho dúvida.


Forte abraço,

Orestes (ic!)

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:09 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:As catapultas operam com 20 ton e o peso máx do MIG-29K é de 22 ton. Mas o peso de decolagem normal é de 18,5 ton. As catapultas podem ir até 22 ton, se não me engano.

As ski-jump precisam de 125 a até 195m de distância de decolagem.
As catapultas não seriam problemas, Carlos, é vapor, logo poderia ser recalibradas "facilmente". O problema é a extensão da "pista". Usar ski-jump pra mim é carta fora do baralho, ou "adaptamos" o Mig-29 a valores aceitáveis, ou não tem como operá-los. Peso não é o problema para o SP, o problema é que os aviões russos que operam em PA´s não foram projetados para operar com catapultas com as "dimensões" (e não peso de decolagem) do SP.

Mas repito, não é minha praia, tudo que estou falando aqui é chute mesmo, uma opinião singela para não dizer coisa pior a meu respeito (neste caso). :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:10 pm
por Carlos Mathias
Cara, basta o cabresto, mais nada. Tô procurando a informação, mas tenho quase certeza que o MIG-29K tem essa opção.

E tem mais. O SU-35-1 poderá ter uma versão naval. :D

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:11 pm
por RenaN
orestespf escreveu:1) Não, o SP não está preparado, os custos são muito altos (catapultas) para serem jogados fora e optar pelo modelo russo de decolagens em PA´s.
Eu falava de outro PA mesmo, já que nem sabia que tinha como converter o sistema de decolagem. :|
orestespf escreveu:2) Então tá, segura a honra, até porque Cálculo IV está sendo sempre ofertado. hehehe Brincadeira, agora será meu aluno de iniciação científica, lembra-se da proposta do Marino lá nas "Navais"?

Abração,

Orestes
Será um prazer. :mrgreen: 8-]

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:13 pm
por Anderson TR
Imagem

Um Mig-29 K decola com pos combustão máxima. As novas versões do Mig-29 são baseadas nessa versão, específicamente.

FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: 1000 Km/h
Velocidade máxima: 2450 Km/h
Razão de subida: 18600 m/min
Potência: 1.07
Fator de carga: 9 Gs. (pode-se chegar em 10 Gs por pouco instantes)
Taxa de giro: 21º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/alcance: 1200km/2400km
Alcance do radar: 130 Km
Empuxo: 2 RD-33 K de 8800 kgf de potência máxima cada.
DIMENSÕES
Comprimento: 17,32 m
Envergadura : 11,36 m
Altura: 4,73 m
Peso vazio: 10900 kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Mísseis R-60, R-73, R-27 e R-77
Ar terra: Mísseis KH-15, KH-25, KH-29- KH31, KH-35, Bombas KB 500 Laser guiadas.
Interno: 1 canhão Gryazev/ Shipunov GSh-30-1 de 30 mm e 150 disparos.

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:19 pm
por Bolovo
BlInDaDo-BR escreveu:
Bolovo escreveu: Um porta-aviões é composto por bem MAIS coisa do que uma simples catapulta...
Claro que sim!!!Minha dúvida pairava sobre a possibilidade de uso de catapulta com o MIG29/35,pois os Russos não os utilizam com catapulta mas com rampas Ski-jump...que necessita de uma quantidade razoável de pista... :wink: :wink: :wink: :wink: ...De qualquer forma obrigado pela sua informação!!!! :roll: :roll:
Necessita de pista, de novos cabos de pouso, de reformulação na proa no navio, enfim, uma infinidade de coisas.

Acho que não compensa.

E a idéia do cabresto em aviões russos nunca foi colocado em prática ou seja, teriam que reprojetar alguma coisa, ficaria caro.

Não é tão simples como o Carlos diz, alias, ele nem pode confirmar uma coisa dessas, não é engenheiro.

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:21 pm
por Anderson TR
Imagem

Olha o mig 29k com as asas dobradas...

NAe INS Vikramaditya e o MiG-29K: a solução indiana para a aviação embarcada

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:28 pm
por AlbertoRJ
Me parece que o Mig-29 tem comprimento maior que os suportados pelos elevadores do São Paulo. O elevador interno tem 17x13m e o lateral 16x11m. Corrijam-me se eu estiver errado.

[]'s

Alberto

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

Enviado: Ter Abr 15, 2008 10:29 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:Cara, basta o cabresto, mais nada. Tô procurando a informação, mas tenho quase certeza que o MIG-29K tem essa opção.

E tem mais. O SU-35-1 poderá ter uma versão naval. :D
Carlos, você realmente já falou aqui n-vezes ("n" grande) sobre o tal cabresto (sem trocadilhos! rsrs), lembro que postou algo também. Mas confesso que não sei se é viável para a nossa realidade. Procura a coisa e vamos analisar, mas deixo claro que só darei palpites. rsrsrs

Sobre o SU-35-1 "navalizado", sem chances, a MB achou o SU-33 inviável, então... O problema é que ele é muito grande para os elevadores, muito pesado e obrigatoriamente exige uma ski-jump, aí... Não tem chances. Se existe alguma possibilidade para o Mig-29K, ótimo, vamos analisá-la, quero aprender também, mas SU-3x não vejo a menor chance (mas posso estar totalmente errado).

Abração,

Orestes