Abs,
Tigershark[/quote]
Pows, Tigershark, começou a beber antes de mim???





Se tudo isso se confirmar,Mestre,eu vou de Teresópolis até Juiz de Fora só para bebemorarmos juntos aí!
Saudações etílicas!
![[009]](./images/smilies/009.gif)
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
O problema do elevador eu coloquei agora a pouco, Lima, não me lembro das dimensões do mesmo, mas parece que o Mig-29 tem mais de 17 metros de comprimento, acho que não dá mesmo.cb_lima escreveu:Quanto ao Mig-29k:
Cabe no elevador? - O Rafale não cabia (no elevador do SP).
O nosso problema também é que mesmo com rampa a distância entre o ponto de lançamento de uma aeronave com o Mig-29k e a saída da rampa no caso do SP não é suficiente para que um Mig-29k alcance 150Km/H (velocidade necessária para decolagem).
Isso poderia ser resolvido afastando o ponto de lançamento... beeeeeem lá para trás no SP, mas daí não teríamos capacidade de recolhimento/decolagem simultâneas e muito menos 2 aeronaves ao mesmo tempo... (muito mais teria que ser mudado no SP do que a instalação da rampa).
Na verdade é que estaríamos tentando executar algo que um PA de 67.000Ton de deslocamento faz hoje em dia com algumas restrições em um PA de 36.000Ton de deslocamento (quase 1/2)!
Esse é o ponto![]()
[]s
CB_Lima
O convite já está formalizado, e além disso Teresópolis fica muito perto de JF. Será mais do que bem recebido! Aliás, com ou sem confirmação, vamos bebemorar???Tigershark escreveu:Orestes escreveu:
Pows, Tigershark, começou a beber antes de mim???![]()
![]()
![]()
![]()
Se tudo isso se confirmar,Mestre,eu vou de Teresópolis até Juiz de Fora só para bebemorarmos juntos aí!
Saudações etílicas!
![]()
Concordo com o que está dizendo Mestre Orestes...orestespf escreveu:O problema do elevador eu coloquei agora a pouco, Lima, não me lembro das dimensões do mesmo, mas parece que o Mig-29 tem mais de 17 metros de comprimento, acho que não dá mesmo.cb_lima escreveu:Quanto ao Mig-29k:
Cabe no elevador? - O Rafale não cabia (no elevador do SP).
O nosso problema também é que mesmo com rampa a distância entre o ponto de lançamento de uma aeronave com o Mig-29k e a saída da rampa no caso do SP não é suficiente para que um Mig-29k alcance 150Km/H (velocidade necessária para decolagem).
Isso poderia ser resolvido afastando o ponto de lançamento... beeeeeem lá para trás no SP, mas daí não teríamos capacidade de recolhimento/decolagem simultâneas e muito menos 2 aeronaves ao mesmo tempo... (muito mais teria que ser mudado no SP do que a instalação da rampa).
Na verdade é que estaríamos tentando executar algo que um PA de 67.000Ton de deslocamento faz hoje em dia com algumas restrições em um PA de 36.000Ton de deslocamento (quase 1/2)!
Esse é o ponto![]()
[]s
CB_Lima
A questão de levar o Mig-29 lá pra trás não faz sentido, no caso do SP teria que usar a catapulta de qualquer jeito, com ou sem rampa. O peso do Mig-29 me parece ser inferior ao do Rafale e a catapulta do SP daria conta, mas não se trata apenas disso, existem outros fatores.
Em suma, se o Mig-29 couber nos elevadores, tiver peso (limpo e com carga) próximo do Rafale, e puder ser usado com catapultas, tudo bem, ele tem chances sim. O que não faz sentido é tentar forçar a barra para o Mig-29 (ou qualquer outro caça) operar no SP e com a gente pagando a conta para as adaptações. Adoraria ver este caça na MB e até na FAB, mas sem improvisos.
Abração,
Orestes
Estou falando sim, amigo Lima, mas sem possuir algum fundamento ao meu lado, sou leigo mesmo, é só pitaco neste caso.cb_lima escreveu:
Concordo com o que está dizendo Mestre Orestes...
Uma única observação é que o Mig-29k para usar uma catapulta teria que ser uma aeronave bem diferente do Mig-29K usado hoje para operações com rampa... ou seja... como você mesmo falou "$$$$$$$$$$$"
Por isso que sugeri a 'gambiarra'... hehehehe... assim o caça poderia ser '+/-' o mesmo que o indiano.
Do contrário![]()
[]s
CB_Lima
As catapultas não seriam problemas, Carlos, é vapor, logo poderia ser recalibradas "facilmente". O problema é a extensão da "pista". Usar ski-jump pra mim é carta fora do baralho, ou "adaptamos" o Mig-29 a valores aceitáveis, ou não tem como operá-los. Peso não é o problema para o SP, o problema é que os aviões russos que operam em PA´s não foram projetados para operar com catapultas com as "dimensões" (e não peso de decolagem) do SP.Carlos Mathias escreveu:As catapultas operam com 20 ton e o peso máx do MIG-29K é de 22 ton. Mas o peso de decolagem normal é de 18,5 ton. As catapultas podem ir até 22 ton, se não me engano.
As ski-jump precisam de 125 a até 195m de distância de decolagem.
Eu falava de outro PA mesmo, já que nem sabia que tinha como converter o sistema de decolagem.orestespf escreveu:1) Não, o SP não está preparado, os custos são muito altos (catapultas) para serem jogados fora e optar pelo modelo russo de decolagens em PA´s.
Será um prazer.orestespf escreveu:2) Então tá, segura a honra, até porque Cálculo IV está sendo sempre ofertado. hehehe Brincadeira, agora será meu aluno de iniciação científica, lembra-se da proposta do Marino lá nas "Navais"?
Abração,
Orestes
Necessita de pista, de novos cabos de pouso, de reformulação na proa no navio, enfim, uma infinidade de coisas.BlInDaDo-BR escreveu:Claro que sim!!!Minha dúvida pairava sobre a possibilidade de uso de catapulta com o MIG29/35,pois os Russos não os utilizam com catapulta mas com rampas Ski-jump...que necessita de uma quantidade razoável de pista...Bolovo escreveu: Um porta-aviões é composto por bem MAIS coisa do que uma simples catapulta...![]()
![]()
![]()
...De qualquer forma obrigado pela sua informação!!!!
![]()
Carlos, você realmente já falou aqui n-vezes ("n" grande) sobre o tal cabresto (sem trocadilhos! rsrs), lembro que postou algo também. Mas confesso que não sei se é viável para a nossa realidade. Procura a coisa e vamos analisar, mas deixo claro que só darei palpites. rsrsrsCarlos Mathias escreveu:Cara, basta o cabresto, mais nada. Tô procurando a informação, mas tenho quase certeza que o MIG-29K tem essa opção.
E tem mais. O SU-35-1 poderá ter uma versão naval.