EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8823
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2191 Mensagem por prp » Qui Mar 08, 2012 3:30 pm

Imagem




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2192 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mar 08, 2012 3:36 pm

Anderson Subtil escreveu:Valeu Bacchi;
Minha suposição foi baseada em uma lembrança de infância, uma peça publicitária da finada ENGESA, mostranto a versão básica do Urutu e mais duas, que certamente nunca saíram da mesa de desenho. Uma delas é exatamente a com canhão de 90mm, que não se difere em nada da de transporte, simplesmente colocaram a torre. Certamente você vai lembrar-se. Achei uma versão internacional da mesma:
http://www.adspast.com/store/customer/p ... ctid=43566
Isto é uma herança do programa que a ENGESA entrou junto com a Bell, para competir na escolha do veiculo para os Fuzileiros Navais do EUA, programa este que foi ganho pelo MOWAG Piranha, e denominado LAV.

Este programa pedia uma versão com canhão de 90 mm.

Foi apresentado pela Bell como Hydracobra, conhecido na ENGESA como Uruvel.

O requisito do canhão de 90 mm foi cancelado do programa LAV.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2193 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mar 08, 2012 5:57 pm

Anderson Subtil escreveu:Valeu Bacchi;
Minha suposição foi baseada em uma lembrança de infância, uma peça publicitária da finada ENGESA, mostranto a versão básica do Urutu e mais duas, que certamente nunca saíram da mesa de desenho. Uma delas é exatamente a com canhão de 90mm, que não se difere em nada da de transporte, simplesmente colocaram a torre. Certamente você vai lembrar-se. Achei uma versão internacional da mesma:
http://www.adspast.com/store/customer/p ... ctid=43566
Minha resposta sobre o Hydracobra (aka Uruvel) não foi completa.

Foram construidos um ou mais prototipos do Uruvel, foram demonstrados em vários países, mas nunca conseguimos vender o mesmo.

Quanto a outra versão, a Recovery (ou Oficina), vendemos inumeros exemplares. Acho que até o EB tem.

A versão Recovery mostrada no folheto de propaganda é a versão fabricada para o Iraque. É facil de identificar por que tem o canhão de 14,5 mm que foi montado em todos os Urutus VBTPs para o Iraque. O veiculo era embarcado preparado para receber o canhão, e o mesmo era montado após o recebimento, antes de ser incorporado ao exército iraquiano.

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61472
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2194 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2012 6:11 pm

Achei um curioso PDF que mostra um suposto URUVEL da Tunísia!!! :shock: :shock: :shock: :shock:






“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8823
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2195 Mensagem por prp » Qui Mar 08, 2012 6:13 pm

Não está aparecendo o PDF.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61472
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2196 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2012 6:18 pm

Troquei o link, acho que agora aparece. E, ampliando a foto, dá para ver UNS TRÊS!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2197 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mar 08, 2012 8:34 pm

Túlio escreveu:Achei um curioso PDF que mostra um suposto URUVEL da Tunísia!!! :shock: :shock: :shock: :shock:


Não consegui ver nada, mas não preciso.

A Tunisia adquiriu 9 Uruvels.

Eu não me lembrava mais.

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61472
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2198 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2012 9:07 pm

O link apenas:

http://www.funceb.org.br/images/revista/13_6r3u.pdf

Ou digitem 'uruvel tunisia' assim mesmo, tudo minúsculo e sem acento no Google. Vai abrir esta página:

https://www.google.com.br/search?source ... el+tunisia

O link aparece como [PDF] 09 - Uma realidade.pmd e abre direto ao clicar. Aqui no meu PC está abrindo direto no post e mesmo em quote. O meu browser é Google Chrome. Os Uruvel aparecem na terceira foto de cima para baixo. O texto é do Expedito Carlos Stephani Bastos, nosso colega ECBS aqui...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2199 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 08, 2012 9:15 pm

Eu sempre achei que o Uruvel tinha sido exportado para a Tunísia também.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61472
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2200 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2012 9:26 pm

Bueno, agora SABEMOS: temos a chancela do ECBS e do BACCHI. E com isso, fim desta parte da charla... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2201 Mensagem por eligioep » Qui Mar 08, 2012 10:07 pm

Bacchi,
aquele caminhão EE50, que aparece numa foto do texto, com base no Scania, foi o que eu vi rodando em Angola.
Foi um veículo desenvolvido especificamente a pedido de Angola?
E ele usava a base Scania 112 e sistema boomerang, semelhante aos nossos 1519?
Não houveram vendas ao EB?

Abraços!




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2202 Mensagem por Matheus » Qui Mar 08, 2012 10:18 pm

Legal, não sabia da existência do bixo....mas que nome feio e sem criatividade, pensando bem, pior seria Cascatu. :lol:




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2203 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Mar 08, 2012 10:25 pm

Eita povinho de memória curta e com preguiça de fazer pesquisa no próprio fórum!!!! :lol: :lol: :lol:
Paulo Bastos - Qua Ago 03, 2011 12:31 pm escreveu:O chamado URUVEL, ou HYDRA-COBRA, possui a denominação correta de URUTU VREC.

Existiram dois modelos, ambas equipadas com a torre ET-90 do Cascavel:

1º. A versão "normal", a EE-11 M5 S1 VREC DDA 6V53, cujo exército da Tunísia adquiriu 9 exemplares, junto com 9 EE-11 M5 S2 VTTR DDA 6V53, sendo alguns equipados com lâmina tipo bulldozzer;

2º. A versão mais moderna, era baseada na versão jordaniana, equipada com o motor Detroit Diesel Automático 6V53 e com os redutores planetários na roda.

Segue algumas fotos recentes (março de 2011) desses bixões na Tunisia:
http://milinme.files.wordpress.com/2011/04/tuaur-214.jpg
http://milinme.files.wordpress.com/2011/04/tuaur-2151.jpg
http://milinme.files.wordpress.com/2011/04/tuaur-211.jpg

Photo Credits: L. Chemla
Paulo Bastos - Ter Jan 18, 2011 4:25 pm escreveu:
O blindado realmente é do Armée Nationale Tunisienne e pesquisando consegui mais algumas fotos, não tão boas, mas que ajudam:

Imagem

Imagem

Imagem

Alem das classicas dos Uruvel's tunisianos:

Imagem

Imagem

Um forte abraço,
Paulo Bastos




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qui Mar 08, 2012 10:51 pm, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2204 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Mar 08, 2012 10:36 pm

eligioep escreveu:Bacchi,
aquele caminhão EE50, que aparece numa foto do texto, com base no Scania, foi o que eu vi rodando em Angola.
Foi um veículo desenvolvido especificamente a pedido de Angola?
E ele usava a base Scania 112 e sistema boomerang, semelhante aos nossos 1519?
Não houveram vendas ao EB?

Abraços!
Eligio, a Engesa alem de fabricar caminhões, tambem militarizava modelos civis de outras montadoras.

Existiram 2 EE-50:

O modelo EE-50 M1, ou "cara-chata", que é o modelo mais conhecido e que foi construido sob o chassi da Scania, e que, pelo que sei, não passou da fase de protótipo:
Imagem

E o EE-50 M2 que você citou, que era um Scania 112 militarizado.

Pelas fotos que tenho posso afirmar que o protótipo do M1 tinha suspensão boomerang, mas nas fotos dos dois M2 em meu poder a suspensão é outra. Você teria fotos desses de Angola?


Abraços,
Paulo Bastos




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qui Mar 08, 2012 11:08 pm, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#2205 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Mar 08, 2012 10:53 pm

eligioep escreveu:Bacchi,
aquele caminhão EE50, que aparece numa foto do texto, com base no Scania, foi o que eu vi rodando em Angola.
Foi um veículo desenvolvido especificamente a pedido de Angola?
E ele usava a base Scania 112 e sistema boomerang, semelhante aos nossos 1519?
Não houveram vendas ao EB?
Abraços!
Eu me lembro que este caminhão estava em projeto quando entrei na ENGESA em Setembro 1977.

Pelo que sei foi uma tentativa de oferecer algo maior que o EE-25.

Também pelo que sei ficou num protótipo.

Não encontrei nenhuma referencia nos documentos sobre exportação.

Bacchi




Responder