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Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 7:01 pm
por Túlio
LeandroGCard escreveu:Míssil anti-navio com asas, configuração do AV-TM, tem um monte por aí, do KH-55 ao C-602 e o Klub. Fora desenvolvimentos novos, como o NSM, o SOM e o AGM-158. Não vejo absolutamente nenhum problema com isso.
Já sensores, estão sendo desenvolvidos para o MAN-1, que é bem menor. Então qual seria a dificuldade de instalá-los no AV-TM, fora, é claro a birra interna entre nossas FA's?
Concordo com tudo, ainda que parcialmente (não sei se as estruturas física e alar são capazes de manobras evasivas como os modelos que citaste sem uma ruptura fatal). E creio que a birra interna que citaste me parece mais do que suficiente para atrapalhar tudo. Ao menos é o histórico...
LeandroGCard escreveu:Aqui sim, acredito que seria um grande problema. O Diâmetro do AV-TM já é quase o dos tubos de torpedo de 533mm padrão. Existem tubos de 650mm, como os utilizados pela classe Dolphin de Israel. Mas dado o conservadorismo de nossos almirantes acho que o Brasil só tem chance de adotar tubos de torpedo diferentes do padrão depois que a Federação derrotar de vez os Klingons
.
Evitei me estender na questão dos tubos de torpedo, os Colegas parecem achar que só existe um calibre e modelo e que basta um Msl ter menos de 21 pol de diâmetro para caber, não importa comprimento, peso nem nada. Resolvi ficar na minha...
LeandroGCard escreveu:Mísseis de 1500 Kg não são problema para navios de qualquer tamanho, até lanchinhas de patrulha de meras duzentas ton. carregavam e lançavam várias unidades do bom e velho Stix, que pesava uma tonelada a mais do que isso. O problema é quando o navio é todo projetado e desenvolvido em volta de lançadores compactos do Exocet como uma certa corveta que conheço... .
Então entendes minhas reservas a respeito. Não temos sequer em rascunho num guardanapo de refeitório da EMGEPRON/IPqM algo que seja remotamente compatível com um Msl deste porte, muito menos com um projeto fascinante como seria um Sea Astros, multicalibre e multimíssil, portanto MULTIMISSÃO! Coisas assim são para DEPOIS de perdermos alguma guerra, e isso ainda vai demorar, creio...
LeandroGCard escreveu:Duvi-d-o-do.
Para a FAB é que o MAN-1 versão aerolançada seria realmente mais útil.
Leandro G. Card
Ou seja, o "método" de um passo à frente e dois para trás se mantém.
Viva-se com isso.
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 8:24 pm
por Marechal-do-ar
Túlio escreveu:
Continuo sem resposta sobre quantos hardpoints "secos" capazes de aguentar uns 1500 kgs, entre míssil e pilone, o Gripen vai ter...
Secos, nenhum, e de qualquer jeito, para carregar um míssil de 1500kg precisa tira um tanque extra.
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 8:33 pm
por Marechal-do-ar
Túlio escreveu:muito menos com um projeto fascinante como seria um Sea Astros, multicalibre e multimíssil, portanto MULTIMISSÃO! Coisas assim são para DEPOIS de perdermos alguma guerra, e isso ainda vai demorar, creio...
O ASTROS em si tem pouca utilidade no mar, mas acredito que você se refere ao conceito multicalibre, ai concordo totalmente, um dos problemas dos atuais VLSes é que os tubos são de um único calibre, mas os mísseis tem funções e tamanhos muito diferentes.
Mas nós estamos muito longe de projetarmos sistemas assim.
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 9:32 pm
por Túlio
Marechal-do-ar escreveu:
Secos, nenhum, e de qualquer jeito, para carregar um míssil de 1500kg precisa tira um tanque extra.
Então não me parece que vá ter alguma utilidade para a FAB. Se botar uma tonelada e meia na centerline mais um par de tanques, BVRs e WVRs nas asas, bobear e nem decola (notar que a
centerline é a parte mais baixa do avião, nem sei se sobra espaço suficiente entre um Msl desses e o chão para que um Gripen consiga decolar com um mínimo de segurança)...
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 9:52 pm
por Marechal-do-ar
Túlio escreveu:notar que a centerline é a parte mais baixa do avião, nem sei se sobra espaço suficiente entre um Msl desses e o chão para que um Gripen consiga decolar com um mínimo de segurança
Tenho a mesma dúvida, por outro lado com um tanque no centerline e um AV-MT em cada asa ele terá um grande poder de fogo para atacar a cidade vizinha.
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 10:06 pm
por Túlio
Marechal-do-ar escreveu:
Tenho a mesma dúvida, por outro lado com um tanque no centerline e um AV-MT em cada asa ele terá um grande poder de fogo para atacar a cidade vizinha.
O que nos deixa de volta à estaca zero: ou arrumamos um avião maior ou um Msl menor. Em qual apostarias, sabendo o que sabes sobre a FAB?
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 10:18 pm
por Marechal-do-ar
Túlio escreveu:O que nos deixa de volta à estaca zero: ou arrumamos um avião maior ou um Msl menor. Em qual apostarias, sabendo o que sabes sobre a FAB?
A chance de arrumar um avião maior nos já jogamos fora, e acho que um míssil menor não vai rolar por "n" motivos, então a FAB ficara com nada.
A propósito, esse debate me lembrou de algo com muitas semelhanças ao proposto aqui, porém, uma notável diferença:
https://en.wikipedia.org/wiki/Storm_Shadow
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 10:34 pm
por Túlio
Marechal-do-ar escreveu:
A chance de arrumar um avião maior nos já jogamos fora, e acho que um míssil menor não vai rolar por "n" motivos, então a FAB ficara com nada.
A propósito, esse debate me lembrou de algo com muitas semelhanças ao proposto aqui, porém, uma notável diferença:
https://en.wikipedia.org/wiki/Storm_Shadow
Se não me engano este Msl já estava integrado ao Gripen C/D, não? Mas acho brabo de a FAB comprar ou muito menos desenvolver algo assim.
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 10:34 pm
por pmicchi
Túlio escreveu:Marechal-do-ar escreveu:
Tenho a mesma dúvida, por outro lado com um tanque no centerline e um AV-MT em cada asa ele terá um grande poder de fogo para atacar a cidade vizinha.
O que nos deixa de volta à estaca zero: ou arrumamos um avião maior ou um Msl menor. Em qual apostarias, sabendo o que sabes sobre a FAB?
Avião maior? KC-390.
Mas o Gripen certamente poderia levar dois av-mt nas asas e tanques ventrais com um belo raio de ação
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 10:43 pm
por Marechal-do-ar
Túlio escreveu:Se não me engano este Msl já estava integrado ao Gripen C/D, não? Mas acho brabo de a FAB comprar ou muito menos desenvolver algo assim.
Não, acho que você está confundindo com o RBS 15.
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 10:45 pm
por Túlio
pmicchi escreveu:
Mas o Gripen certamente poderia levar dois av-mt nas asas e tanques ventrais com um belo raio de ação
Sério isso? O Msl já é alto e comprido; mesmo encurtando um pouco com a remoção do
booster, a altura teria que ser aumentada, já que não foi projetado para ficar pendurado em nada e sim dentro de um tubo de lançamento. Assim, reforços estruturais e pontos de fixação para o pilone, aumentando ainda mais a altura. Depois acrescentes o pilone que, conforme os ensaios de voo (que terão de ser feitos), pode ser BEM mais distante do que o possível à
centerline e me digas se não há uma chance ponderável de ter que botar umas rodinhas no AV-TM para não arrastar no chão durante a decolagem...
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 10:49 pm
por Túlio
Marechal-do-ar escreveu:
Não, acho que você está confundindo com o RBS 15.
Não, falo do Storm Shadow. Não vou jurar mas me parece que participei de um debate no tópico do FX-2 (antes da decisão) onde alguém mostrou uma tabela com as armas já integradas ao Gripen C/D e que, portanto, também o poderiam ser ao - à época - Gripen NG. Posso estar enganado, como disse, mas me parece que vi isso sim...
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 11:03 pm
por Túlio
Ei, Marechal véio, achei uma das imgs da época, acho que me enganei (sei lá, ainda me parece que vi o Storm Shadow), o que aparece nesta é o Taurus KEPD, um cruise Germano-Sueco de uns 500 km de alcance...
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 11:11 pm
por Marechal-do-ar
Sim, o Taurus KEPD tem um tamanho parecido com o Storm Shadow, foi codesenvolvido pela SAAB e testado no Gripen C. Embora nenhum usuário do Gripen tenha adquirido o míssil.
Mas não vi em lugar nenhum ele sendo usado no centro, sempre nas asas, mas não parece ser uma limitação da altura, suspeito que o "centerline" da aeronave suporta no máximo uma tonelada.
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Mar 29, 2017 11:18 pm
por Túlio
Marechal-do-ar escreveu:Sim, o Taurus KEPD tem um tamanho parecido com o Storm Shadow, foi codesenvolvido pela SAAB e testado no Gripen C. Embora nenhum usuário do Gripen tenha adquirido o míssil.
Mas não vi em lugar nenhum ele sendo usado no centro, sempre nas asas, mas não parece ser uma limitação da altura, suspeito que o "centerline" da aeronave suporta no máximo uma tonelada.
A meu ver é altura sim, basta dar uma olhada na da
centerline em comparação à das asas numa vista frontal, não daria, ao menos a meu ver, para botar um KEPD 350 + pilone ali no meio, só nas asas mesmo. Mas isso me força a voltar atrás em outro ponto: fica claro que as asas têm pelo menos UM
hardpoint cada com capacidade para um Msl da categoria de até 1,5 ton, o que até então eu achava que não...