Concordo com tudo, ainda que parcialmente (não sei se as estruturas física e alar são capazes de manobras evasivas como os modelos que citaste sem uma ruptura fatal). E creio que a birra interna que citaste me parece mais do que suficiente para atrapalhar tudo. Ao menos é o histórico...LeandroGCard escreveu:Míssil anti-navio com asas, configuração do AV-TM, tem um monte por aí, do KH-55 ao C-602 e o Klub. Fora desenvolvimentos novos, como o NSM, o SOM e o AGM-158. Não vejo absolutamente nenhum problema com isso.
Já sensores, estão sendo desenvolvidos para o MAN-1, que é bem menor. Então qual seria a dificuldade de instalá-los no AV-TM, fora, é claro a birra interna entre nossas FA's?
Evitei me estender na questão dos tubos de torpedo, os Colegas parecem achar que só existe um calibre e modelo e que basta um Msl ter menos de 21 pol de diâmetro para caber, não importa comprimento, peso nem nada. Resolvi ficar na minha...LeandroGCard escreveu:Aqui sim, acredito que seria um grande problema. O Diâmetro do AV-TM já é quase o dos tubos de torpedo de 533mm padrão. Existem tubos de 650mm, como os utilizados pela classe Dolphin de Israel. Mas dado o conservadorismo de nossos almirantes acho que o Brasil só tem chance de adotar tubos de torpedo diferentes do padrão depois que a Federação derrotar de vez os Klingons .
Então entendes minhas reservas a respeito. Não temos sequer em rascunho num guardanapo de refeitório da EMGEPRON/IPqM algo que seja remotamente compatível com um Msl deste porte, muito menos com um projeto fascinante como seria um Sea Astros, multicalibre e multimíssil, portanto MULTIMISSÃO! Coisas assim são para DEPOIS de perdermos alguma guerra, e isso ainda vai demorar, creio...LeandroGCard escreveu:Mísseis de 1500 Kg não são problema para navios de qualquer tamanho, até lanchinhas de patrulha de meras duzentas ton. carregavam e lançavam várias unidades do bom e velho Stix, que pesava uma tonelada a mais do que isso. O problema é quando o navio é todo projetado e desenvolvido em volta de lançadores compactos do Exocet como uma certa corveta que conheço... .
Ou seja, o "método" de um passo à frente e dois para trás se mantém.LeandroGCard escreveu:Duvi-d-o-do.
Para a FAB é que o MAN-1 versão aerolançada seria realmente mais útil.
Leandro G. Card
Viva-se com isso.