TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?
Pois é, Lima, o que demonstra com essa indefinição? Pra mim a coisa mais simples. Que o tal plano de defesa é blá blá blá. Não existe planejamento algum. Estão barganhando pra ver o que melhor conseguem. O que vier é lucro.
O tal plano de defesa deve (deveria/deverá) dizer: precisamos de X aeronaves para um prazo de X anos a fim de manter nossa capacidade blá blá blá. É com base nisso que você definiria o seu vetor. Se o plano disser que a FAB pode se dar ao luxo de ficar mais 6/8 anos atrasada a espera de um quinta geração, tudo bem. Se não, compra a porcaria de um 4ª geração e toca o barco. O que me parece completamente inviável é comprar caças novos, de gerações diferentes, em um intervalo de menos de 10 anos.
Mas essa celeuma acaba transparecendo desorganização e, talvez, amadorismo por parte dos Ministros. Espero que eu esteja errado.
O tal plano de defesa deve (deveria/deverá) dizer: precisamos de X aeronaves para um prazo de X anos a fim de manter nossa capacidade blá blá blá. É com base nisso que você definiria o seu vetor. Se o plano disser que a FAB pode se dar ao luxo de ficar mais 6/8 anos atrasada a espera de um quinta geração, tudo bem. Se não, compra a porcaria de um 4ª geração e toca o barco. O que me parece completamente inviável é comprar caças novos, de gerações diferentes, em um intervalo de menos de 10 anos.
Mas essa celeuma acaba transparecendo desorganização e, talvez, amadorismo por parte dos Ministros. Espero que eu esteja errado.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Anderson TR
- Sênior
Claro que sim!!!Minha dúvida pairava sobre a possibilidade de uso de catapulta com o MIG29/35,pois os Russos não os utilizam com catapulta mas com rampas Ski-jump...que necessita de uma quantidade razoável de pista...Bolovo escreveu:Um porta-aviões é composto por bem MAIS coisa do que uma simples catapulta...BlInDaDo-BR escreveu:O SP não pode operar o MIG29 professor???Mesmo sem a necessidade de catapulta como fala esse artigo abaixo??
Além do novo motor, o avião russo conta também com o advento de um novo sistema de radar, o Zhuk-AE, que lhe permite efetuar simultaneamente várias funções, desde identificar aeronaves inimigas, guiar mísseis, efetuar comunicações com outros aviões, ou interferir nas comunicações e sensores de aeronaves adversárias.
Outro argumento apresentado, é a possibilidade de a Índia operar uma outra aeronave da família, o MiG-29UKB, que sendo também um avião da família do MiG-29/35, está especialmente adaptado para operar a partir de porta-aviões. O MiG-29UKB, é visto como uma das melhores opções para apetrechar os futuros porta-aviões indianos.
Como aeronave naval, o MiG-29UKB, não tem rivais diretos, uma vez que ele opera em porta-aviões desprovidos de catapultas, o que implica que o único concorrente direto é o americano F-35, um caça que voou pela primeira vez há apenas algumas semanas, tem um custo considerado excessivo e parte das suas características «Stealth» são tão secretas que os Estados Unidos querem vender o F-35 com essas características reduzidas, e isto mesmo para países aliados.
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
![Imagem](http://img229.imageshack.us/img229/272/lionofjudahworshippicfo.jpg)
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
- Anderson TR
- Sênior
Verdade!!!São muito caras..orestespf escreveu:Tem noção do valor do sistema de catapultas de um PA, BlInDaDo-BR? Não basta colocar uma rampa, é ter que jogar tudo que existe fora. Este é o grande problema! Como o cobertor é curto e este Governo (leia-se NJ e MG) não gosta de PA´s...BlInDaDo-BR escreveu: O SP não pode operar o MIG29 professor???Mesmo sem a necessidade de catapulta como fala esse artigo abaixo??
Além do novo motor, o avião russo conta também com o advento de um novo sistema de radar, o Zhuk-AE, que lhe permite efetuar simultaneamente várias funções, desde identificar aeronaves inimigas, guiar mísseis, efetuar comunicações com outros aviões, ou interferir nas comunicações e sensores de aeronaves adversárias.
Outro argumento apresentado, é a possibilidade de a Índia operar uma outra aeronave da família, o MiG-29UKB, que sendo também um avião da família do MiG-29/35, está especialmente adaptado para operar a partir de porta-aviões. O MiG-29UKB, é visto como uma das melhores opções para apetrechar os futuros porta-aviões indianos.
Como aeronave naval, o MiG-29UKB, não tem rivais diretos, uma vez que ele opera em porta-aviões desprovidos de catapultas, o que implica que o único concorrente direto é o americano F-35, um caça que voou pela primeira vez há apenas algumas semanas, tem um custo considerado excessivo e parte das suas características «Stealth» são tão secretas que os Estados Unidos querem vender o F-35 com essas características reduzidas, e isto mesmo para países aliados.
Abração,
Orestes
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Pois é Vinicius...
Sair assinando e gerar acordos sem ter um plano... hmmmm...sei não... nenhum desses países tem a característica de abrir o olho de manhã cedo sem um plano... essa "inocência" e pseudo-malandragem brasileira me assustam.
Eu espero que você esteja errado também... eu espero que eu esteja errado nessa minha "cautela" ao ver todas essas maravilhas acontecerem antes de um plano bem-definido.
Quem sabe as partes referentes a FAB (precisamos de x números de caças) e MB (precisamos de y número de submarinos) já estão escritas e aprovadas e só nós não sabemos ainda
.
Aguardemos... enquanto isso... a especulação vai rolar solta
[]s
CB_Lima
Sair assinando e gerar acordos sem ter um plano... hmmmm...sei não... nenhum desses países tem a característica de abrir o olho de manhã cedo sem um plano... essa "inocência" e pseudo-malandragem brasileira me assustam.
Eu espero que você esteja errado também... eu espero que eu esteja errado nessa minha "cautela" ao ver todas essas maravilhas acontecerem antes de um plano bem-definido.
Quem sabe as partes referentes a FAB (precisamos de x números de caças) e MB (precisamos de y número de submarinos) já estão escritas e aprovadas e só nós não sabemos ainda
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
Aguardemos... enquanto isso... a especulação vai rolar solta
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima ![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
-
- Sênior
Olá Vinicius,Vinicius Pimenta escreveu:Pois é, Lima, o que demonstra com essa indefinição? Pra mim a coisa mais simples. Que o tal plano de defesa é blá blá blá. Não existe planejamento algum. Estão barganhando pra ver o que melhor conseguem. O que vier é lucro.
Compartilho de sua opinião. E adiciono que no FX-1 o que havia de incoerência ao ter caças muito diferentes (de Gripen a Su-35) concorrendo, agora temos de caças com prazo para entrada operacional díspares (desde Rafale F3 para 2009 até F-35/PAK-FA para aprox. 2014/20).
Ao contrário da Associated Press, eu não consegui interpretar esse memorando com a Rússia mostrando algo tão explícito que diga que entraremos no programa PAK-FA (mas talvez tenham ocorrido declarações não escritas confirmando isso). Assim como os acordos com a França não tiveram (ainda ??) como consequência compra de Scorpène, Rafale, etc.
[]s, Roberto
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
É só um chute, BlInDaDo-BR, o valor do sistema completo e que aciona a catapulta, incluindo o valor desta, é a parte mais cara de um PA, só não vou comentar a percentagem do preço total. Não dá para jogar fora e mudar o sistema para algo diferente. Ou se faz um PA com catapulta desde o início, ou se faz sem ela e se usa "rampas". Depois de pronto não dá para mudar, a menos que se aceite gastar em um PA usado um valor de quase outro PA.BlInDaDo-BR escreveu:
Verdade!!!São muito caras......A minha dúvida era quanto ao uso delas com o mig, haja vista os Russos utilizarem rampas ski-jamp...e não catapultas....Porém essas rampas também ficariam muito caras para se adaptar no Nae SP...
Em suma, por mais que a idéia seja ótima, na prática ela se mostra inviável. Uma pena...
Abração,
Orestes
BAsta colocar um cabresto no MIG-29K, como se faz se não me engano com os A-4.
-
- Sênior
Quais as dimensões do Mig-29K, Carlos?Carlos Mathias escreveu:BAsta colocar um cabresto no MIG-29K, como se faz se não me engano com os A-4.
- Anderson TR
- Sênior
EH!!!O grande lance é desenvolvermos mesmo nossas tecnologias em Estaleiros navais...Para no futuro, caso haja interesse, construirmos nossas próprias P.A(s)orestespf escreveu:É só um chute, BlInDaDo-BR, o valor do sistema completo e que aciona a catapulta, incluindo o valor desta, é a parte mais cara de um PA, só não vou comentar a percentagem do preço total. Não dá para jogar fora e mudar o sistema para algo diferente. Ou se faz um PA com catapulta desde o início, ou se faz sem ela e se usa "rampas". Depois de pronto não dá para mudar, a menos que se aceite gastar em um PA usado um valor de quase outro PA.BlInDaDo-BR escreveu:
Verdade!!!São muito caras......A minha dúvida era quanto ao uso delas com o mig, haja vista os Russos utilizarem rampas ski-jamp...e não catapultas....Porém essas rampas também ficariam muito caras para se adaptar no Nae SP...
Em suma, por mais que a idéia seja ótima, na prática ela se mostra inviável. Uma pena...
Abração,
Orestes
Obrigado pelas informações!!!
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
A Compra do Scorpene "sai" daqui a pouco.rcolistete escreveu:Olá Vinicius,Vinicius Pimenta escreveu:Pois é, Lima, o que demonstra com essa indefinição? Pra mim a coisa mais simples. Que o tal plano de defesa é blá blá blá. Não existe planejamento algum. Estão barganhando pra ver o que melhor conseguem. O que vier é lucro.
Compartilho de sua opinião. E adiciono que no FX-1 o que havia de incoerência ao ter caças muito diferentes (de Gripen a Su-35) concorrendo, agora temos de caças com prazo para entrada operacional díspares (desde Rafale F3 para 2009 até F-35/PAK-FA para aprox. 2014/20).
Ao contrário da Associated Press, eu não consegui interpretar esse memorando com a Rússia mostrando algo tão explícito que diga que entraremos no programa PAK-FA (mas talvez tenham ocorrido declarações não escritas confirmando isso). Assim como os acordos com a França não tiveram (ainda ??) como consequência compra de Scorpène, Rafale, etc.
[]s, Roberto
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Anderson TR
- Sênior
orestespf escreveu:Quais as dimensões do Mig-29K, Carlos?Carlos Mathias escreveu:BAsta colocar um cabresto no MIG-29K, como se faz se não me engano com os A-4.
Olha
O MIG-29K é menor que F-18 e Rafale, que, se mais uma vez não me engano, já operaram no SP.
A diferença é a potência absurda do avião. Mas com cabresto deve dar sim. E outra, se colocar uma rampa, só a economia de manutenção e operação das duas catapultas com tudo o que está incluído deve valer à pena.
Mas depende mais da direção que a MB quer tomar.
A diferença é a potência absurda do avião. Mas com cabresto deve dar sim. E outra, se colocar uma rampa, só a economia de manutenção e operação das duas catapultas com tudo o que está incluído deve valer à pena.
Olha, a coisa tá feia pro NJ e o Rafale. Se as coisas se confirmarem e ele quiser emplacar(empurrar) o Rafale, como ele vai explicar um preço duas vezes maior para um avião que faz o mesmo? Tudo o que a França oferecer em termos de tecnologia a Rússia cobre e coloca mais dois centímetros prá dentro deles.
Mais de 100 milhas num avião quando o caminho natural custa metade? E a famosa e onipresente logística? Como ele vai explicar que teremos motores diferentes do PAK, radar, OLS, armas, EW. Tudo isso terá de ser comprado outra vez e nada vai servir. Teremos de integrar os pods lightening e outras armas que os russos já tem na linha Flanker.
Se o caso é de um tampão de luxo, porque sermos os únicos operadores fora a França, se podemos comprar uma linha testada e aprovada no mundo?
Tampão mais simples e barato? SU-30MKBR, ao estilo dos MKM.
Enfim, a Rússia tem uma diversidade de possibilidades que a França não pode suplantar. É Rafale ou Rafale.
Xeque mate?
Mais de 100 milhas num avião quando o caminho natural custa metade? E a famosa e onipresente logística? Como ele vai explicar que teremos motores diferentes do PAK, radar, OLS, armas, EW. Tudo isso terá de ser comprado outra vez e nada vai servir. Teremos de integrar os pods lightening e outras armas que os russos já tem na linha Flanker.
Se o caso é de um tampão de luxo, porque sermos os únicos operadores fora a França, se podemos comprar uma linha testada e aprovada no mundo?
Tampão mais simples e barato? SU-30MKBR, ao estilo dos MKM.
Enfim, a Rússia tem uma diversidade de possibilidades que a França não pode suplantar. É Rafale ou Rafale.
Xeque mate?
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Quanto ao Mig-29k:
Cabe no elevador? - O Rafale não cabia (no elevador do SP).
O nosso problema também é que mesmo com rampa a distância entre o ponto de lançamento de uma aeronave com o Mig-29k e a saída da rampa no caso do SP não é suficiente para que um Mig-29k alcance 150Km/H (velocidade necessária para decolagem).
Isso poderia ser resolvido afastando o ponto de lançamento... beeeeeem lá para trás no SP, mas daí não teríamos capacidade de recolhimento/decolagem simultâneas e muito menos 2 aeronaves ao mesmo tempo... (muito mais teria que ser mudado no SP do que a instalação da rampa).
Na verdade é que estaríamos tentando executar algo que um PA de 67.000Ton de deslocamento faz hoje em dia com algumas restrições em um PA de 36.000Ton de deslocamento (quase 1/2)!
Esse é o ponto
[]s
CB_Lima
Cabe no elevador? - O Rafale não cabia (no elevador do SP).
O nosso problema também é que mesmo com rampa a distância entre o ponto de lançamento de uma aeronave com o Mig-29k e a saída da rampa no caso do SP não é suficiente para que um Mig-29k alcance 150Km/H (velocidade necessária para decolagem).
Isso poderia ser resolvido afastando o ponto de lançamento... beeeeeem lá para trás no SP, mas daí não teríamos capacidade de recolhimento/decolagem simultâneas e muito menos 2 aeronaves ao mesmo tempo... (muito mais teria que ser mudado no SP do que a instalação da rampa).
Na verdade é que estaríamos tentando executar algo que um PA de 67.000Ton de deslocamento faz hoje em dia com algumas restrições em um PA de 36.000Ton de deslocamento (quase 1/2)!
Esse é o ponto
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima ![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
-
- Sênior
Se não me engano o Mig-29 tem mais de 17 metros de comprimento, caberia nos elevadores do SP?? Se sim, ok, mas se não, não faz sentido algum comprá-lo, poucos estariam no convés.Carlos Mathias escreveu:O MIG-29K é menor que F-18 e Rafale, que, se mais uma vez não me engano, já operaram no SP.
Colocar uma rampa não é tão simples como parece, e não se trata apenas do preço em si. Tem que ser levado em conta o centro de gravidade do navio, se alterar muito, sem chances, porque aí os custos vão lá pra cima.
Por outro lado, se o Mig-29 não tiver problemas para operar no SP, considerando também que o NJ pediu que os caças da FAB e MB fossem no mínimo da mesma procedência, e além disso se assumirmos que os russos podem levar o FX, então seria mais do que natural considerá-lo. Porém esta não é minha praia, não sei dizer nada sobre isso.
Grande abraço,
Orestes