Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2176 Mensagem por Dieneces » Seg Mai 09, 2011 12:30 pm

marcelo bahia escreveu:
delmar escreveu: Quem morreu em Canudos foi o Cel. Moreira Cesar, que havia sido nomeado por Floriano Peixoto interventor em Santa Catarina e alí cometeu uma série de arbitrariedades. Foi durante a chamada revolução federalista.
Exatamente, Delmar!! :wink:

Antes que minhas palavras sejam mal interpretadas vou esclarecer o que chamei de "pensamento de certas pessoas que emigraram para essas terras".

O que escutei na Alemanha foi que muitos dos emigrantes que foram para o Brasil no século XIX estavam bastante imersos no chamado "nacionalismo alemão", que era de cunho ultraconservador, racista e xenófobo. Esse pangermanismo foi o germe do processo de formação futuro do Nazismo. É claro que o contexto histórico da época contribuiu muito para que isso acontecesse, portanto, não deve ser desconsiderado. A região que depois formou a "Deutschland" era o quintal da Europa, sendo seguidas vezes invadida e saqueada por vários países.

Com a derrora do Nazismo e a descoberta do holocausto a sociedade alemã depois da 2ª guerra mundial teve a oportunidade de ser reeducada e por meio de uma série de ações culturais e políticas resignificar todo o ocorrido durante este lapso da história, o que infelizmente não ocorreu com os alemães que emigraram para o Brasil. Abriu-se uma fenda entre a sociedade alemã liberal de hoje e muitos dos descendentes ainda identificados com uma sociedade extremamente conservadora.

Voltando a Floriano Peixoto. Os que lutaram contra o nosso "desterrador" foram os bravos heróis do movimento antiabolicionista, pró-chibata, da crença na inferioridade de uma "raça", dos que eram contra os subsídios à industrialização, à educação pública para todos, à saúde pública, contra os subsídios ao fortalecimento do Exército Nacional (em detrimento das GuardaS nacionais). Os mesmos que contribuíram por 36 anos para que o país se limitasse à agroexportação, ao atraso tecnológico, que se arrasta até hoje, etc, etc. Faltaram outros Florianos Peixotos ao Brasil ( mas teve um que pelo memos foi Comandante da Minustah :mrgreen:).

Sobre a chamada "Revolução Federalista" só posso dizer que as eleições já estavam marcadas para 1894 quando houve a tentativa de golpe!! Quem se negou a realizá-las foi Deodoro, que acabou derrubado pelo mesmo movimento que depois atingiu Floriano Peixoto. Floriano Peixoto as realizou, mesmo tendo saído vitorioso e esmagado os revoltosos.

Deodoro caiu quando passou por cima da constituição e afastou o governador de São Paulo à força (ainda que por boas razões). Tentaram derrubar Floriano Peixoto por outros motivos! Por causa dos subsídios para a industrialização do país (lembre-se que éramos uma sociedade agroexportadora dominada por muito poucos), a perigosa ideia de uma educação pública e gratuita para todos (incluindo os negros), subsídios públicos para aqueles que não tinham condições de pagar um médico (era a diferença entre a vida e a morte), um Exército NACIONAL forte e principalmente a obsessão por um governo federal forte e capaz de domar os interesses das oligarquias regionais, que se interessavam pelo ultrafederalismo para não perder poder.

Engraçado que Floriano foi transfomado num "tirano", mas se esquecem que antes dele partir para a guerra e ordenar alguns fuzilamentos, o Rio de Janeiro foi por vários dias bombardeado pela Marinha sem dor e piedade da população local. Mas esperavam que com essa atitude Floriano fizesse o mesmo que fez Deodoro; colocasse o rabo entre as pernas e saísse da presidência. Em vez disso, foi à Bahia reunir uma esquadra improvisada para lutar contra a esquadra do almirante Custódio de Melo e também recrutou mercenários e navios norteamericanos para a luta, saindo-se incrivelmente vencedor do combate posterior (botaram os baianos na área deu nisso :mrgreen:). Mas mesmo vencedor, manteve as eleições que ele próprio tinha dado sua palavra em 1891 que seriam realizadas em 1894. Seu candidato foi derrotado por meio de uma FRAUDE, como eram as eleições naquele período, e se afastou do poder!

Se você que tanto defende aqueles que lutaram contra Floriano Peixoto pensa que os "federalistas" eram pessoas que apoiavam a monarquia, acho que te enganaram! Eles não gostavam de nenhuma representação de um Governo Nacional centralizado e poderoso, independentemente se era monárquico ou republicano, daí o ódio deles pelo Exército Nacional. Apostavam nas Guardas nacionais para se contraporem aos imperadores e depois aos presidentes. Enquanto o governo nacional comesse nas mãos deles seria perfeito, se deixasse de comer, seria o "tirano" a ser destruído! O próprio Exército não queria necessariamente o fim da monarquia, mas queria mudanças na relação que o imperador tinha com esses poderes regionais, o que não aconteceu, e com o próprio Exército, que representava o setor mais progressista do país naquela época.

A nomenclatura "República do Café com Leite" usa as representações dos dois estados mais poderosos, mas ela era apoiada por quase todas as oligarquias agrárias do país independentemente se eram da Bahia ou de Santa Catarina. Os nossos "senhores feudais", nossos "coronéis" (da Guarda nacional, posteriormente Polícia Militar) queriam por meio do ultrafederalismo manter-se ad infinitum no poder, mesmo que isso representasse o atraso e a submissão aos países mais industrializados. Tal como na guerra civil americana, nosso país era dividido pelos que queriam a industrialização e a mão-de-obra assalariada e aqueles que queriam viver da economia agroexportadora e da escravidão. Tenha certeza que Floriano Peixoto estava no 1° time. Tal era o apoio dos oligarcas federalistas aos separatistas do sul dos Estados Unidos que chegaram a apoiar com o que podiam a guerra civil americana. Isto está num livro chamado "O Sul Mais Distante-Os EUA, o Brasil e o tráfico escravista africano", do historiador americano Gerald Horne. Inclusive ele fala neste livro sobre um plano dos norteamericanos para tomarem a região amazônica ainda no século 19. Muito interessante!! Eu recomendo!!

Sds.
Desculpe , não quero polemizar , ainda mais que vejo que veneras ao Floriano Peixoto , Marcelo . Só que não dá pra deixar passar em branco o fato de tratar-se talvez do maior Ditador e Tirano que já pisou em terras brasileiras , queira-se ou não . Dizer que foi excesso do Moreira César as execuções e estupros de florianópolis é brincar com a verdade . Outrossim , dizer que os federalistas apoiavam os secessionistas norte-americanos é algo ridículo . Nesse momento os federalistas , do sul ao menos , estavam combatendo Solano López . Aqui os federalistas lutavam contra um tirano , contra um golpe militar . Ao contrário de lá nos EUA . Me soa risível também dizer que os alemães que pra cá vieram possuíam um DNA nazista , 100 anos separam a imigração alemã para cá dos nazistas. Eram gente que escapou da morte pela fome na Europa e nunca participaram significativamente de revoluções aqui no Brasil e quando o fizeram sempre o foram em maioria pelo lado do governo central . Centralismo , aliás , que só piorou após Floriano e persiste até hoje .Não tiro os méritos do ex-presidente , mas nem tanto ao mar nem tanto à terra . Se tivesse tribunal de Haia naquela época , ele certamente não receberia uma pena para cumprir no regime semi-aberto .Sds.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2177 Mensagem por marcelo bahia » Seg Mai 09, 2011 1:11 pm

Colega,

Eu não quero polemizar também!!

Mas muito dessa imagem que fizeram de Floriano Peixoto é falsa!!

Os federalistas do sul lutaram contra Solano López porque os planos industriais do Paraguai eram indiretamente uma ameaça ao poder deles também. A Inglaterra, principal sócio comercial dos federalistas, era também inimiga declarada do ditador paraguaio, mais um motivo para lutar contra ele. Não fizeram nada por idealismo ou amor à nossa pátria. Pergunto uma coisa. Por que um historiador americano ganharia algo ao acusar "levianamente" o país dele de ter interesses sobre a amazônia brasileira no século XIX e sobre a relação da oligarquia brasileira com o tráfico de escravos para o Brasil e os EUA??

Outra coisa. Eu não falei em DNA Nazista, eu falei em "Nacionalismo Germânico", que era fortíssimo no século XIX e que CONTRIBUIU para a formação da ideologia nazista no século seguinte. É claro que o Nazismo ainda não existia, assim como a fome e as guerras foram a causa da imigração germânica para o Brasil. Eu AINDA não enlouqueci!! :mrgreen: A imigração germânica teve início em 1824, mas percorreu todo o restante do século XIX e atingiu o seu pico migratório entre 1920 e 1929 (fonte: IBGE).

Os fuzilamentos (coisa bastante comum nos dois lados da luta) promovidos por Moreira César não foram indiscriminados, foram RESTRITOS aos inimigos da República. Procure nos textos de história e encontre alguém da "população civil" que tenha sido fuzilada. Quem luta com armas (correta ou incorretamente) se expõe à possibilidade de morrer pela causa defendida. Era outro contexto histórico, faça uma lista das revoltas que foram sufocadas com fuzilamentos.

Mas se vocês aí em Santa Catarina quiserem mudar o nome da capital de vocês, então chamem a um plebiscito e resolvam de uma vez por todas essa história.

Sds.




Editado pela última vez por marcelo bahia em Ter Mai 10, 2011 12:47 am, em um total de 1 vez.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2178 Mensagem por marcelo bahia » Seg Mai 09, 2011 1:33 pm

Senhores,

Amanhã às 21h15, na Record News, entrevista com Wagner Pinheiro, presidente dos Correios. Ele falará, entre outras coisas, sobre a possível frota de aviões do Correio. Acho que vale a pena conferir!! :D

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2179 Mensagem por Valdemort » Seg Mai 09, 2011 1:34 pm

soultrain escreveu:Valdemort,

Nos caças, julgo que a afirmação do Justin é a correcta:
O posicionamento do manche na lateral favorece em altas cargas G, pois é mais adequado para aeronaves que usam assento ejetável inclinado (para 9 G). É também uma posição melhor quando se deseja melhor visualização do painel para colocar displays na posição frontal baixa.

Se vc ler o meu testo vera que a correcao foi feita em relacao aos avioes de transporte, claro que em fighters aircraft
como disse a coisa e diferente , nao faz sentido um caça com control wheel steering.
Como o KC390 e um aviao de transporte não faz diferença se um ou outro sistema de controle de voo. E questão de escolha do fabricante.

Valeu ...




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2180 Mensagem por Valdemort » Seg Mai 09, 2011 1:45 pm

henriquejr escreveu:Com relação ao uso de manche na lateral, como provavelmente o KC-390 terá (pelas fotos do cockpit), não atrapalha a questão do braço motor do piloto? Tipo, se o piloto que ocupar o assento esquerdo for destro, ele não terá dificuldade para operar o manche usando a mão esquerda (questão de sensibilidade de coordenação motora)???

Henrique

Quando se voa ( pilota ) um aviao vc utiliza somente uma das maos , ao contrario de automovel . Uma mao no manche e a outra nas manetes de potencia (thrust lever) . Entao depende do lado que vc estiver voando , na esquerda ou na direita.
Vc comeca na aviacao voando na direita como copiloto e segura no manche com a mao direita e nas manetes com a esquerda , quando sai comandante inverte . Entao nao faz diferenca se vc e destro ou canhoto tera que se adaptar .
Nos avioes com flightstick e a mesma coisa .

Valeu

Abcs




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2181 Mensagem por alcmartin » Seg Mai 09, 2011 4:54 pm

Quanto a adaptacao de pilotos antigos , posso te garantir que ja vi diversos pilotos com somente esperiencia em Boeing se adaptarem perfeitamente nos Airbus e vice-versa, o AlcMartin pode me confirmar.
Demorei para cacete :oops: coisa de vários... segundos!!!hehe... 8-] Culpa de flight simulator, flight combat simulator e afins... :mrgreen:

Abraçào, cmte!!




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#2182 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 09, 2011 6:25 pm

Valdemort escreveu:
soultrain escreveu:Valdemort,

Nos caças, julgo que a afirmação do Justin é a correcta:

Se vc ler o meu testo vera que a correcao foi feita em relacao aos avioes de transporte, claro que em fighters aircraft
como disse a coisa e diferente , nao faz sentido um caça com control wheel steering.
Como o KC390 e um aviao de transporte não faz diferença se um ou outro sistema de controle de voo. E questão de escolha do fabricante.

Valeu ...

:lol:

O Cadilac voador...

Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2183 Mensagem por Valdemort » Ter Mai 10, 2011 3:43 am

alcmartin escreveu:
Quanto a adaptacao de pilotos antigos , posso te garantir que ja vi diversos pilotos com somente esperiencia em Boeing se adaptarem perfeitamente nos Airbus e vice-versa, o AlcMartin pode me confirmar.
Demorei para cacete :oops: coisa de vários... segundos!!!hehe... 8-] Culpa de flight simulator, flight combat simulator e afins... :mrgreen:

Abraçào, cmte!!

Eu tambem ...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abcs capt..




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2184 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mai 10, 2011 10:19 am

Alcantara escreveu::lol:

O Cadilac voador...

Imagem

Cadilac voador é o Mustang Alcantara, esse da foto é um P-38. :mrgreen:


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2185 Mensagem por kekosam » Ter Mai 10, 2011 11:04 am

E ele não chegava a 9 G's... 8-]




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2186 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 10, 2011 12:13 pm

Acho muito jeca pilotar com o joystick, a esquerda (pra quem é destro, e vice versa)

Ou é facil???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2187 Mensagem por henriquejr » Ter Mai 10, 2011 1:09 pm

Valdemort escreveu:
henriquejr escreveu:Com relação ao uso de manche na lateral, como provavelmente o KC-390 terá (pelas fotos do cockpit), não atrapalha a questão do braço motor do piloto? Tipo, se o piloto que ocupar o assento esquerdo for destro, ele não terá dificuldade para operar o manche usando a mão esquerda (questão de sensibilidade de coordenação motora)???

Henrique

Quando se voa ( pilota ) um aviao vc utiliza somente uma das maos , ao contrario de automovel . Uma mao no manche e a outra nas manetes de potencia (thrust lever) . Entao depende do lado que vc estiver voando , na esquerda ou na direita.
Vc comeca na aviacao voando na direita como copiloto e segura no manche com a mao direita e nas manetes com a esquerda , quando sai comandante inverte . Entao nao faz diferenca se vc e destro ou canhoto tera que se adaptar .
Nos avioes com flightstick e a mesma coisa .

Valeu

Abcs
Certo, cmt, mas eu fico imaginando para quem é destro fazer um pouco mais complicado, com ventos forte bantendo nas laterais e ter que controlar um avião com centenas de passageiros utililizando um manche na mão esquerda!!! Sei que tudo é questão de adaptação e treinamento mas acho que se querem utilizar um manche como num caça, que fosse pelo menos no meio ou padronizado numa das laterais (direita, por exemplo)!

Entenda que estou fazendo esses comentários como leigo que sou! Só baseado em achismo da minha parte!

Abraço!




.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#2188 Mensagem por Alcantara » Ter Mai 10, 2011 1:49 pm

Pablo Maica escreveu:
Alcantara escreveu::lol:

O Cadilac voador...

Imagem

Cadilac voador é o Mustang Alcantara, esse da foto é um P-38. :mrgreen:


Um abraço e t+ :D

Pablo, coloquei a foto por causa do comentário sobre o manche, rsrsrs...
E depois, "o Cadillac voador" por causa da cauda. Foi a cauda do P-38 Lightening que inspirou a traseira dos Cadillac 1948.

Abraços!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2189 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mai 10, 2011 3:01 pm

Alcantara escreveu:Pablo, coloquei a foto por causa do comentário sobre o manche, rsrsrs...
E depois, "o Cadillac voador" por causa da cauda. Foi a cauda do P-38 Lightening que inspirou a traseira dos Cadillac 1948.

Abraços!!
Boa! Não sabia dessa da cauda do P-38! :)


Um abraço e t+ :D




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Sobre o KC-390

#2190 Mensagem por alcmartin » Ter Mai 10, 2011 3:42 pm

Bah(by gauchos!)...nem eu!! :mrgreen:




Responder