ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2161 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jun 29, 2012 7:46 pm

Túlio escreveu:Ué, é só modernizar o sistema de controle de tiro e se tem um A6 ou equivalente. A Elbit tá aí... :wink: 8-]

Conterrâneo os melhores programas de modernização de M 109 são de uma divisão da RAFAEL israelense. Mas tem tb o pacote da STKinetics de Singapura, o mais sofisticado, mas mais caro. Os programas da RAFAEL são mais em conta.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2162 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jun 29, 2012 7:49 pm

WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:Ué, é só modernizar o sistema de controle de tiro e se tem um A6 ou equivalente. A Elbit tá aí... :wink: 8-]

Conterrâneo os melhores programas de modernização de M 109 são de uma divisão da RAFAEL israelense. Mas tem tb o pacote da STKinetics de Singapura, o mais sofisticado, mas mais caro. Os programas da RAFAEL são mais em conta.
E tem mais, (agora é sério) na LAAD 2013 vai chover de propostas de modernização de M 109.

Portanto, tu já sabe o que eu vou falar... :mrgreen: :mrgreen: [002]













Aguarde a LAAD!!!!!! :mrgreen: [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2163 Mensagem por Túlio » Sex Jun 29, 2012 8:00 pm

Podiam comprar quase 300 e compraram 36...que bonito! Por mim que modernizem com radinho de pilha. :evil:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2164 Mensagem por jauro » Sex Jun 29, 2012 8:17 pm

Segundo a última edição da T&D são 44/48 M108 disponíveis.
E estão atualmente em uso em qual ou quais GACAP?
3º GAC/Ap – VBC OAP 21ton M108;
5º GAC/Ap – VBC OAP 21ton M108;
22º GAC/Ap – VBC OAP 21ton M108;
48 existem no 3º e no 5º GACAP e mais 24 no 22º GACAP.
Estes serão os redistribuídos pelo 22º, 9º, 19º e 25 GAC, futuros GAC/Ap.
Existe uma monografia da EsCEME e mais umas pesquisa mostrando que o único material de artilharia de tubo, no nível obuseiro, no EB, que ainda tem vida útil é o AP-M108, quando comparado com os M101 e M114.




Editado pela última vez por jauro em Sáb Jun 30, 2012 6:33 pm, em um total de 1 vez.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2165 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 29, 2012 8:46 pm

Túlio escreveu:Podiam comprar quase 300 e compraram 36...que bonito! Por mim que modernizem com radinho de pilha. :evil:
:|

Pois é... depois não querem que eu não me revolte!!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2166 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Jun 30, 2012 12:29 am

Clermont escreveu: Pelo que Jauro escreveu, existem 72 M-108 em uso. E serão destinados às brigadas de cavalaria mecanizada.

De qualquer modo, se eles fossem mesmo destinados ao desmanche, seria interessante saber se alguns não poderiam ser distribuídos aos regimentos de carros de combate e batalhões de infantaria blindada, para servirem de "artilharia de assalto do comandante do batalhão", assim como prescrevia a organização do antigo batalhão de carros de combate do Exército brasileiro na década de 1950 que era dotado - pelo menos nos manuais - com um pelotão de três "Shermans" armados de obuseiro 105 mm. E mais um "Sherman-105" para cada uma das três companhias de carros médios.

Deve dar dificuldades logísticas, mas até que seria um bom reforço de apoio de fogo, não?
Clermont,

Você poderia, por favor, me passar o nome do "manual" citado para eu dar uma olhada.

Eu e o Hélio pesquisamos sobre o Sherman no EB por quatro anos para publicar o livro, e a unica referencia a um Sherman com canhão de 105mm apareceu no manual T-9-2800 - Características Gerais das Viaturas do Exército, de 1947, onde na página 36 existe a descrição do "CARRO DE COMBATE MÉDIO, M4" e a citação "Canhão 75mm, M3, ou Obus 105mm", porem nunca encontramos qualquer documento de compra, BI de unidade que a utilizou ou mesmo uma imagem desse carro.


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18529
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2167 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 30, 2012 12:35 am

jauro escreveu: (...) pensar nas aquisições para a Art das BdaInfMec e para a Art (2ºGAC das AD) Divisionária.

Jauro,

As artilharias divisionárias do Sul terão um material semelhante aas Bdas que prestam apoio, e também é possível, num futuro, que os GAC das Bdas Mecanizadas passem a ser dotadas tam'bém com um M109 ou semelhante (o EB não vai ficar com os M108 ad eternum...)

Essas artilharias terão um material que não é capaz de cobrir todo o T.O. da divisão. Em vista disso, pelo menos no sul, não seria melhor que as artilharias divisionárias tivessem outro material, com maior alcance, suficiente para cobrir a área sob responsabilidade dela e mais potente? Seria o caso do Astos....

E com um novo grupamento de foguetes que o EB terá com a encomenda do Astros 2020, não reforçaria a opção da transferência futura dos atuais Astros àquelas ArtDiv???




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2168 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Jun 30, 2012 1:03 am

jauro escreveu:
Segundo a última edição da T&D são 44/48 M108 disponíveis.
E estão atualmente em uso em qual ou quais GACAP?
3º GAC/Ap – VBC OAP 21ton M108;
5º GAC/Ap – VBC OAP 21ton M108;
22º GAC/Ap – VBC OAP 21ton M108;

15º GAC/Ap – VBC OAP 25ton M109A3;
16º GAC/Ap – VBC OAP 25ton M109A3;
29º GAC/Ap – VBC OAP 25ton M109A3.

Alem dessas OM’s a AMAN tambem possue 4 VBC OAP 21ton M108 e a EsSLog, antiga EsMB, possui 1 de cada.


Abraços,
Paulo Bastos




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Sáb Jun 30, 2012 11:15 am, em um total de 2 vezes.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2169 Mensagem por Clermont » Sáb Jun 30, 2012 7:58 am

Paulo Bastos escreveu:Você poderia, por favor, me passar o nome do "manual" citado para eu dar uma olhada.
C-17-100 - Manual Para As Forças Blindadas - "A Divisão Blindada", Rio de Janeiro - 1947. Autorizado pelo General Milton de Freitas Almeida (Chefe do EME) e conferido pelo General Zeno Estilac Leal (1ª Subchefia).




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2170 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Jun 30, 2012 10:33 am

Clermont escreveu:C-17-100 - Manual Para As Forças Blindadas - "A Divisão Blindada", Rio de Janeiro - 1947. Autorizado pelo General Milton de Freitas Almeida (Chefe do EME) e conferido pelo General Zeno Estilac Leal (1ª Subchefia).
Obrigado Clermont, irei na Brigada no inicio da semana para ver se consigo uma cópia.

Como disse antes, não conseguimos descobrir a existência dos Sherman com Can de 105mm no EB (o que não quer dizer que não ocorreu, mapesar de pesquisar bastante), mas desconfio que esse manual deva ser uma tradução literal de um manual do exército dos EUA, como outros que ja vi.

Conhece mais algum, do EB, onde esse carro tambem é citado?


Um forte abraço,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2171 Mensagem por Marino » Sáb Jun 30, 2012 11:37 am

Até onde sei, o ASTROS 2020 vai para o Sul.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2172 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Jun 30, 2012 11:47 am

Marino escreveu:Até onde sei, o ASTROS 2020 vai para o Sul.
Olá Marino.

De onde é essa info?

As que obtive era que os Astros continuariam concentrados em Brasilia (Formosa), completando as baterias do Grupo Astros.


Abraços,
Paulo




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Sáb Jun 30, 2012 11:50 am, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2173 Mensagem por Marino » Sáb Jun 30, 2012 11:50 am

Foi da época que eu estava na ativa.
Por isso escrevi "até onde sei".




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18529
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2174 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 30, 2012 11:56 am

Paulo Bastos escreveu:
Marino escreveu:Até onde sei, o ASTROS 2020 vai para o Sul.
Olá Marino.

De onde é essa info?

As que obtive era que os Astros continuariam concentrados em Brasilia (Formosa), completando as baterias do Grupo Astros.


Abraços,
Paulo
Mas já há 1 Grupamento lá, formado por 3 Bias de lançadores. Vai-se adquirir um outro tanto de Astros 2020 para formar um outro grupamento. Então vão ter 2 lá em Formosa, deixando as artilharias divisionárias do sul com obuseiros de mesmo alcance que os das brigadas?




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2175 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Jun 30, 2012 12:01 pm

Marino escreveu:Foi da época que eu estava na ativa.
Por isso escrevi "até onde sei".
Obrigado, mas como eu ja disse, as informações que obtive na unidade e tambem confirmada ao Roberto Caiafa no Seminário dos RCB, é que os Astros continuarão em Formosa.

Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Responder