É uma boa tese essa sua, Alberto. Quando o NJ falou sobre a modernização dos atuais meios da FAB, na verdade ele não elogiava a idéia da participação no projeto PAK-FA, ele colocava um grande obstáculo, simplesmente disse: se escolhermos esta opção, não compraremos nada agora. Foi por isso que um jornalista perguntou se haveria alguma possibilidade de fazer um mix entre as duas coisas. Ele disse que estavam tentando exatamente isso.projeto escreveu:
Caso se confirme a participação no PAK-FA, o mais provável será a FAB segurar com o que tem hoje, modernizando dentro do possível, e isso inclusive foi adiantado pelos Ministros para essa hipótese.
A compra de um outro caça de 4a geração, mesmo de "prateleira", sairia cara demais a médio/longo prazo. Talvez o Su-35-1 seja uma exceção, já que é do mesmo fornecedor. Poderia ser até um Su-30.
É o meu chute.
Abraços
Alberto
Mas foi o que eu disse lá trás, esse "mix" não seria entre SU-35 e PAK-FA, pois isso é mais o que óbvio, é exatamente a proposta russa. Ele pensa em algo entre Rafale e PAK-FA. Confesso que acho esta idéia muito ousada, para não ir além.
O paradoxo (que tanto falo recentemente) está aí: o Rafale é bem mais novo do que o SU-35-1 (plataforma bem mais antiga), mas o Rafale "envelhece" diante do PAK-FA. Como lidar com isso se preciso de caça pra ontem na FAB?
O "roteiro" que me parece razoável seria um dos dois:
1) Rafale agora, F-35 mais adiante;
2) SU-35-1 agora, PAK-FA mais adiante (entrando no projeto).
Qualquer outra combinação me soa como exótica, mas do jeito que as coisas caminham, tudo parece ser possível. rsrs
Abração,
Orestes